domingo, outubro 29, 2006

Scania 1981

Ontem nesses passeios noturnos que faço sem rumo de vez em quando, conheci o Seu Ademir e seu cavalinho, uma scania 1981. Ela estava estacionada debaixo de uma árvore que costumo parar o carro quando vou neste bar. Sujeito educado e simpático. Me deixou entrar nela e quem sabe um dia deixa eu dar uma voltinha! Combinamos que vamos fotografar seu belo veículo e substituir a foto deste post pela do seu caminhão.Tenho muita vontade de um dia sair dirigindo um caminhão rumo ao nordeste. Alguns amigos caminhoneiros já me fizeram esta proposta. Olhem que uma hora vou mesmo!

terça-feira, outubro 24, 2006

Teatro na escola

Entusiasmados com o sucesso do Rock in Laje, alguns alunos do colégio Rui Barbosa estão agora querendo promover apresentações de teatro na escola. Já consegui o espaço para o começo dos ensaios e as reuniões começarão ainda esta semana. Os interessados devem procurar a Sara ou o Gustavo (primeiro ano A) ou a Pérola (oitava série T). Aproveito para divulgar que está acontecendo aqui em Belo Horizonte o FETO ( Festival Estudantil de Teatro) que tem como objetivo a difusão das artes cênicas no meio estudantil, propagação de conhecimento, espaço e mídia para apresentações de peças teatrais, a promoção de atividades que busquem o desenvolvimento dos estudantes e ainda incentiva a formação de platéias e a democratização do acesso à cultura, oferecendo uma programação de qualidade acessível a todos. Não percam!

segunda-feira, outubro 23, 2006

Santos Dumont









Santos Dumont dispensa apresentações. Hoje é o centenário de seu voo com 14 Bis no Campo de Bagatelle na França. Voou aproximadamente de 60 metros a uma altura de 3 metros. Não tenho dúvidas de que ele é o inventor do avião. Os estadunidenses teimam em dar o crédito da invenção aos irmãos Wright, que teriam supostamente voado em 1903 no interior dos Estados Unidos, sem testemunhas, enquanto o primeiro vôo de Santos Dumont com um aparelho mais-pesado-que-o-ar, aconteceu na presença de centenas de pessoas. Mais um injustiçado como outros dois gênios brasileiros Villa Lobos e César Lattes.

sábado, outubro 21, 2006

Contra a pena de morte

Sempre fui e sempre serei contra a pena capital. Alguns já me disseram:
“E se barbarizarem algum ente querido seu?”
sempre respondo:
Deixa comigo que sei o que fazer!
Um dos grandes problemas que deixo para os que são a favor resolverem é a questão dos inocentes. Quinta-feira 19/10
Um condenado à morte nos Estados Unidos, suicidou horas antes da execução.Michael Johnson ,de 29 anos, que dizia-se inocente o tempo todo com uma veemência que impressionava os funcionários da prisão, foi achado em sua cela sobre uma poça de sangue, após cortar sua jugular e uma artéria do braço com um pedaço de metal. Antes de morrer, o rapaz escreveu na parede com o próprio sangue a frase:

"Não fui eu".

Ironicamente, Johnson foi levado a um hospital, onde foi declarado morto às 18h horário em que deveria ter sido executado.
Aposto que era inocente. Agora é tarde!

terça-feira, outubro 17, 2006

Construções geométricas

Hoje na sétima A do colégio Rui Barbosa, estava ensinando umas construções geométricas com régua não graduada e compasso e lancei a idéia de como construir um quadrado a partir de um segmento dado com esses instrumentos. Disse que estava interessado na explicação minuciosa dos procedimentos.
Está lançado então o desafio a todos!

segunda-feira, outubro 16, 2006

Bacalhoada Coreliana

Se um dia for me chamar para almoçar ou jantar em sua casa nem precisa pensar num prato para me agradar. Pode fazer uma bacalhoada que ficarei muito satisfeito. Dou uma receita que acho muito boa:

Ingredientes

1,5 Kg de bacalhau desfiado
7 batatas
7 tomates
3 pimentões
5 cebolas médias
6 ovos de galinha (prefiro 1 dúzia de ovos de codorna)
300 g de azeitonas pretas
sal e pimenta-do-reino a vontade
azeite extra virgem
umas folhinhas de salsa para enfeitar
2 Garrafas de vinho (no mínimo)

Preparo

Ponha o bacalhau de molho na água gelada para tirar o excesso de sal. Troque a água por umas 4 vezes até tirar o excesso de sal. Cozinhe as batatas com a casca. Coloque os ovos de codorna para cozinharem junto com a batata. Corte as batatas em fatias e separe. Pique as cebolas, os pimentões e os tomates sem pele e sem sementes e separe. Unte um tabueiro do tipo Pirex com bastante azeite e monte a bacalhoada da seguinte maneira:
Primeiro os tomates para forrar, depois a cebola, o pimentão, o bacalhau desfiado e por último a batata.Repita as camadas de acordo com o tamanho do tabuleiro e por fim coloque sal, pimenta-do-reino e as azeitonas. Cubra o tabuleiro com um papel alumínio e ponha-o no forno por uns 50 minutos. Desligue o fogo, coloque por cima os ovos cozidos, regue com mais azeite, tampe novamente o tabuleiro e aguarde mais uns 10 minutos. Essa até o lula consegue fazer.

Sirva com arroz e um bom vinho.

Quando fizer não se esqueça de me convidar!

domingo, outubro 15, 2006

Dia do Professor

Não estou nesta profissão por falta de opção, por pressões familiares ou por qualquer outro motivo que não seja pelo prazer de tentar ensinar matemática. Sei que as coisas em minha área não andam muito bem, tanto do ponto de vista dos ambientes de trabalho quanto em relação as questões salariais, mas consigo ir em frente sem titubear. Não acredito que a educação “salve” este país, mas pode ajudar muito. Por isso “tamos ai”.Um abraço a todos os meus colegas de profissão, sobretudo aos meus pais e meu avô, grandes professores que me influenciaram muito e aos professores Paulo Cesar Carrião e José Oswaldo Ribeiro Moreira que tanto me ajudaram e motivaram a me tornar quem sou hoje.

sábado, outubro 14, 2006

Supercordas

A primeira vez que ouvi falar em supercordas foi num curso de Teoria da Relatividade Geral em nível de Doutorado, ministrado pelo Wapte em 1994, ano que em que se aposentou. Estava só de “sapo”.Tinha apenas um ano de UFMG. Todos os alunos do curso tinham doutorado, menos eu e uma cara meio louco que se dizia médico e pediu para assistir as aulas para ver se uma “teoria” que estava desenvolvendo estava correta. Se chamava Hugo. Era um figura! Chegávamos mais cedo e nos “preparávamos” para a aula na sala do Lincoln .Voltando a teoria das supercordas, penso que ela tem como objetivo principal, conciliar dois grandes pilares da física moderna, a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Propõe que o tecido do espaço-tempo tem, além das três dimensões espaciais e uma temporal, outras seis dimensões. Se estiver correta unificará a gravidade e as outras forças num único pacote teórico.Já foram feitos vários experimentos para detectar alterações causadas pela presença sutil dessas dimensões extras e nada foi encontrado. Por outro lado se as ondas gravitacionais forem detectadas...

sexta-feira, outubro 13, 2006

Sexta feira 13.

Já expliquei em outra postagem que não existe mística com os números. O número 13 é tido como sinal de infortúnio e as vezes como sinal de bom agouro. Como símbolo de desgraça, acredito que tenha explicação na última ceia de Cristo, já que eram 13 eram os convivas, e que Jesus tenha morrido numa sexta-feira. Acreditar nestas bobagens não tem problema algum, ao contrário da mística em torno dos gatos pretos que faz com que os pobres bichinhos sofram maldades. Já vi vários gatos pretos mortos com requintes de crueldade . Independentemente do dia da semana ou do mês, será dia de azar da “pessoa” que maltratar um animal na minha frente. Posso me tornar um personagem de um filme conhecido homônimo da data de hoje.
Aviso aos que maltratam os animais:
Cuidado com o Jason . Este realmente existe em determinadas ocasiões. Não duvidem!

quinta-feira, outubro 12, 2006

Dia das crianças?

Infelizmente o dia das crianças só pode ser comemorado por umas poucas que tem condição sócio-econômica favorável. Sabemos que aproximadamente 2,7 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos trabalham no pais de forma irregular. Perdem a infância nas casas de farinha, nas lavouras, na carvoarias, nos sinais de trânsito, no corte de cana e em espeluncas destinadas a prostituição. Essas crianças quando estão na escola, sempre têm desempenho fraco. Estão muito cansadas para estudar e aprender, ou simplesmente deixam de estudar. Pesquisas mostram que mais de meio milhão crianças e adolescentes, na maioria meninas, são exploradas sexualmente ou no trabalho infantil doméstico. Sem falar nas mortes pela fome e pela violência. Esgundo dados da Unicamp, no Brasil morrem por ano 123 mil crianças com até um ano de idade, pela fome ou em decorrência da falta de amparo.E a rede “Bobo” vem com aquela musiquinha chata de todo ano com a tal “criança esperança”, campanha pequeno burguesa para maquiar a realidade. Hoje é mais um dia de tributo ao consumismo. Mais dia dos donos de lojas de brinquedos e afins do que propriamente das crianças.

terça-feira, outubro 10, 2006

Com a Coréia do Norte a coisa é diferente!

A Coréia do Norte anunciou um bem-sucedido teste com uma bomba nuclear. Como já era esperado, o governo norte-americano pediu sanções imediatas à Coréia do Norte e fez uma ameaça. Seu Exército está pronto para atingir mísseis inimigos e responder a quaisquer ameaças. A resolução que os EUA propuseram inclui a proibição a todos os países de comercializar com a Coréia do Norte materiais que possam ser utilizados para fabricar armas de destruição em massa, a realização de inspeções em importações e exportações norte-coreanas e o fim de transações financeiras que possam ajudar seu programa nuclear. George W C. Bush, rosnou que o teste nuclear é inaceitável e "representa uma ameaça à paz e segurança globais". Sabe a razão do cover do Hitler estadunidense não invadir a coréia do Norte? Os norte-americanas sabem que eles tem armas atômicas, 20 instalações nucleares, entre 2.500 e 5.000 toneladas de armas químicas e dez tipos armas bacteriológicas. Ao contrário das armas fictícias que serviram de pretexto para a invasão Iraque os coreanos tem armas de verdade. Vai lá cawboy. Vá tirar onda com os olhinhos puxados para ver!

segunda-feira, outubro 09, 2006

Debate ou embate?

Nenhum programa de governo. Apenas ataques mútuos. Um picolé de chuchu e um Apedeuta. Não chamo isso de debate. Espero que o máximo de eleitores tenha visto a baixaria de ontem e que consigamos escolher o menos pior. Chega de escrever. A imagem ao lado diz mais. Se você não viu e quer passar um pouco de raiva clique aqui .

domingo, outubro 08, 2006

Ficção e realidade

Na postagem anterior, disse que um de meus sonhos de criança era ser paleontólogo. Influênciado pelo seriado jornada nas estrelas, como muitos de minha geração ,quis também ser astronauta. Ficava impressionado com os compuradores da nave Interprise, com os sistemas de comunicação dos seus tripulantes e com principalmente, com o teletransporte (o processo de moção de objetos de um lugar para outro, em curto espaço de tempo, sem a passagem pelo espaço intermediário.) Até recentemente o teletransporte , estava restrito a ficção científica e a ciência especulativa. Em 2004, entretanto, ocorreu o primeiro experimento prático, no qual um grupo de cientistas teletransportaram fótons em laboratório. Em 2006, Um professor do Instituto Niels Bhor, teletransportou um objeto de trilhões de átomos a uma distância de meio metro. Hoje os telefones cetulares e os PC’s domésticos deixam no chinelo a parafernália daquela nave. Só faltava mesmo o teletransporte. Este não é o primeiro nem o último caso da ciência se fundindo com a ficção.

sexta-feira, outubro 06, 2006

Encontrado no Ártico Fóssil de "monstro"

Um dos meus sonhos de criança era ser paleontólogo. Tinha até uma teoria da evolução para os dinossauros. Devia ter uns sete ou oito anos. Escrevia algumas bobagens e até arriscava uns desenhos. Mesmo tendo mudado de idéia e de rumo quando adulto, gostaria de estar junto dos cientistas noruegueses que encontraram no Ártico, fósseis de répteis gigantes com aspectos bizarros. Foram descobertos 21 plesiossauros, répteis de pescoço longo que parecem uma combinação de tartarugas e cobras, e seis ictiossauros, répteis gigantes parecidos com golfinhos. A descoberta mais surpreendente foram os restos muito bem conservados de um pliossauro, outro réptil gigante que foi o maior predador da era Jurássica. Viveu entre 146 e 200 milhões de anos. Parece um leão marinho com crânio de crocodilo. Só o crânio do "monstro" mede três metros. Seu corpo deve ter chegado a uns 10 metros, o tamanho de um ônibus. Suas mandíbulas exibem mais de uma centena de dentes com alguns do tamanho de uma banana. Imagine cruzar com um desses no mar!?

quinta-feira, outubro 05, 2006

São Francisco de Assis

Ontem foi dia de São Francisco de Assis , meu santo preferido. É também comemorado o dia dos animais neste dia. Em relação aos últimos, temos pouco a comemorar por causa dos maus tratos e abusos a que estão submetidos, então me limito a falar sobre o santo. Não acredito em milagres nem em santos. Acredito em bons homens e este foi um dos melhores exemplos. Amava os animais. Nasceu em berço esplêndido e largou tudo para servir aos pobres. Inspirou-se em Jesus Cristo. No meu entendimento foi muito melhor que o mestre. Cristo era "filho de Deus" e Francisco era um simples mortal. Em sua biografia não há traços de agressividade e vaidade. Nunca proferiu frases do tipo "eu sou a luz" nem muito menos expulsou vendilhões de templos na base da porrada. Olha que poderia ter feito isso no comércio de seu pai. Teve a chance de "se achar" pois até os animais paravam para ouvi-lo. Falou pouco e agiu muito. Quando lemos sobre sua vida, ficamos com vergonha de nossos traços humanos. Recomendo a leitura de sua biografia. Me despeço deixando uma oração.

domingo, outubro 01, 2006

Nem todos são assim










A maioria dos professores de escolas públicas que conheço, são pessimistas reclamões e neuróticos. Não que estejam sem motivos, mas é duro aguentar as lamentações e lamúrias. Deixa pra lá. Ainda bem que não são todos assim. Conheci recentemente uma professora de geografia que tem um brilho nos olhos ao falar de educação que vale a pena ver. Ela está trabalhando comigo no Pedro II. Infelizmente é contratada. Começou mais ou menos na mesma idade que começei e na mesma escola. Por nossas conversas parece-me que tem a mesma trajetória inicial que eu. Teve um começo de vida muito dificil e nem por isso fica se lamentando. Me contou de maneira natural.Outro dia fiquei observando-a desembrulhando um pacote que continha um apagador.Parecia uma criança que acabou de ganhar um presente.Colou nele o horário de suas aulas que já estava previamente pronto feito em computador. Muito caprichosa. Tem um caderninho com seus planejamentos de aulas. Quando crescer quero ser assim. Chama-se Concineli Gonzaga e Silva. Dá gosto conviver com pessoas assim.