quinta-feira, outubro 05, 2006

São Francisco de Assis

Ontem foi dia de São Francisco de Assis , meu santo preferido. É também comemorado o dia dos animais neste dia. Em relação aos últimos, temos pouco a comemorar por causa dos maus tratos e abusos a que estão submetidos, então me limito a falar sobre o santo. Não acredito em milagres nem em santos. Acredito em bons homens e este foi um dos melhores exemplos. Amava os animais. Nasceu em berço esplêndido e largou tudo para servir aos pobres. Inspirou-se em Jesus Cristo. No meu entendimento foi muito melhor que o mestre. Cristo era "filho de Deus" e Francisco era um simples mortal. Em sua biografia não há traços de agressividade e vaidade. Nunca proferiu frases do tipo "eu sou a luz" nem muito menos expulsou vendilhões de templos na base da porrada. Olha que poderia ter feito isso no comércio de seu pai. Teve a chance de "se achar" pois até os animais paravam para ouvi-lo. Falou pouco e agiu muito. Quando lemos sobre sua vida, ficamos com vergonha de nossos traços humanos. Recomendo a leitura de sua biografia. Me despeço deixando uma oração.

22 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Você é um erege. Nunca se esqueça que jesus morreu por nós!!!

05 outubro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Tudo bem, mas da próxima vez não se esqueça do H e do Jota maiúsculo.

Um abraço

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi amigo, vim agradecer a visita e ler o "polemico" texto...
Acho que o leitor não precisava ser tão agressivo. Se não concorda deveria argumentar e não acusar.
Da minha parte entento o que vc quer dizer e concordo. É verdade, Jesus era FILHO de Deus é portanto Dele já se esperava que desse a vida por nós. Era essa sua missão na terra, por isso veio ao mundo, segundo a biblia. Mas Francisco, escolheu a quem dedicar sua vida. Tenho por Ele muita admiração.
Um abraço e volte sempre ao MUNDO ANIMAL.

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho admirável seu gosto por animais, Marco. Não compartilho, mas sou admiradora de que os ama e defende.

Mas penso que para expressarmos admiração por alguém não precisamos comparar essa pessoa a outra. Francisco de Assis foi de fato uma pessoa maravilhosa, mas não necessário compará-lo ao Cristo. Tenho certeza de que ele mesmo não gostaria que tal comparação fosse feita.

Qualquer pessoa tem valor pelo que é e não por ser melhor que outras.

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Marco Aurélio.
Tudo bem?
Vim agradecer a visita lá no Faxina.
Vejo que postastes sobre este amantes dos animais, como eu, no seu dia. Linda estória de Francisco não?
Apareça para limpar junto!
bom final de semana
Abraço.

05 outubro, 2006  
Blogger Cláudia said...

Também gosto da mensagem de São Francisco de Assis, acima de tudo.
obrigada pela visita!

05 outubro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Francisco de Assis se notabilizou por duas coisas essencialmente. Seu amor pela pobreza e pela volta às origens do Cristianismo, que exige de seus seguidores: pobreza, humildade, tolerância, amor ao próximo, não julgamento dos outros. Foram estas e outras manifestações de virtudes que fizeram o Cristo ser uma passagem belisssima na terra. Tenho certeza de que o "babaca" que o chamou de "ereje" (deve ser assim que ensinam na igreja dele) e não tem nem a coragem de dar seu nome, NÃO É CRISTÃO. O amor pelos animais foi identificado quando Francisco (que não pertence à dupla babaca, como o idiota que fez comentário anônimo sobre seu tema) estava tentando falar para idiotas como ele e não sendo ouvido, pregou para os animais, a quem ele chamava de meus amiguinhos. Assim, espero que pessoas que não têm tolerância e sejam anônimas passem ao largo desse bolg notável, democrático, e que não cortou a mensagem agressiva de um anônimo, e deixou que sua babaquice fosse propagada. Tenho pavor de pessoas que estão colocando Jesus Cristo acima do próprio Deus. Faz parte de uma corrente religiosa moderna que tem em George Bush seu expoente máximo. Aquele que quer proibir que as idéias de Darwin sejam expostas na escola. Tenho certeza de que o babaca que o contestou não gosta de "Santos" e pertence a esta escola de neo-pentecostais que tantos males políticosa (Você viu a bancada deles?) têm causado ao Brasil. Acho que este povo deve ficar na deles. Enfim, não vi nada de ofensivo a ninguém em sua postagem, muito menos á DEUS. Os incomodados é que se retirem porque ai tem muita matéria boa que poderia ser aproveitada até pelo babaca.

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco:

Faço votos de que você, com toda a sua perspicácia tenha percebido que há anônimos e anônimas visitando sua casa.

05 outubro, 2006  
Blogger Barbara Lucas said...

o homem do milênio... independentemente de crenças religiosas, a ética, o amor e a ternura são prá lá de ecumênicos!
Beijinho

05 outubro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Pai

Valeu o apoio e obrigado pelos elogios a esse buteco. Por falar nisso estou com muita saudade de tomar uma cerveja com você. Podemos tomar umas quando você estiver por aqui já que, como boa ostra que sou, não vou ai em Goiânia. Só não quero que seja no Cabral. Ô lugarzinho decadente. Depois te conto. Prometo não te encher o saco, não dar porrada em ninguém, não bater o carro e nem atrair a polícia falou!?

Beijão pro cê

05 outubro, 2006  
Blogger Nuno Baltazar Pereira said...

Vim retribuir a visita ao meu cantinho e concordar por integralmente com o seu texto... por causa de vc descobri um site que não conhecia e provavelmente algumas mudanças vão surgir...
Vou dando noticias.
Um abraço

05 outubro, 2006  
Blogger imaz said...

Muito obrigada pela visita ao nosso cantinho
Abraço

05 outubro, 2006  
Blogger NaSacris said...

Bela reflexão sobre o Santo da simplicidade e da ternura.
Gostei do seu blog.
Obrigado pela visita e pelo comentário que deixou no meu blog.
Abraço desde o outro lado do Atlântico.
Pedro

05 outubro, 2006  
Blogger Nuno Sal said...

Como alguém dizia, quando se discorda deve-se argumentar.
Polemicas à parte, discordo da argumentação que fizeste porque não se trata de ser melhor ou pior que Cristo.

Trata-se de tentar ser igual a Ele.

Por respeito a S. Francisco de Assis, deves admitir que foi isso que ele tentou fazer ao longo da sua vida.

Também dizer que porque Jesus era filho de Deus, aquilo que Ele fez até foi fácil, parece-me descabido.

Jesus veio ao Mundo para nos propor uma forma de ser e de estar. S. Francisco de Assis tentou seguir esse ensinamento e foi dos felizardos que esteve muito próximo de o conseguir.

Termino dizendo que nem Jesus nem S. Francisco de Assis, fariam comentários iguais a alguns que li aqui. :)

Devemos respeitar todos.

Quem vem a este blog deve respeitar as opiniões nele expressas. Seja o primeiro anónimo, seja os que se seguiram e ofenderam o primeiro anónimo.

Fiquem bem

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

ei, irmao. sem problemas. todos temos opinioes. calroq eu voce gera polemica porque intimida uma tradiçao q vê no cristo o modelo da perfeiçao. francisco era belo e ao mesmo tempo santo, sem ser filho direto de deus. tbm gosto de seu exemplo, mas o cristo, como se sabe, é a inspiraç~]ao do santo de assis. antes q ele o mestre falava e julgava o mundo da mesma forma. a diferença é apenas de humanidade. ponto pra ti, mas achei q tu cutucou os cristaos, porque teu texto dá a entender que jesus era muito vaidoso e nao humilde como vemos nos atos conhecidos sobre francisco. entendeu aí?abraços.

05 outubro, 2006  
Blogger Ricardo Rayol said...

Por que todo mané é anonimo e semi-analfa? Ao nos espelharmos em alguém o intuito não deve ser só imitá-lo mas superá-lo. E pelo que decreveu aqui São Francisco coneguiu isso de forma maravilhosa.

05 outubro, 2006  
Blogger Susana said...

Obrigado pelo comentário... :) Fui ao site que me indicou e fiquei impressionada com os pensamentos/ frases que li. Não sei como podem fazer tanto mal aos animais! Eu não era capaz.. Fique bem!

06 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Marco!!
Sei que também adora os animais e em especial os cães,o texto ficou muito bom...gosto muito da mensagem de São Francisco.Abraços!!

06 outubro, 2006  
Blogger Tozé Franco said...

Ora no século XIII já havia ecologistas. Não tenho dúvida que S. Francisco foi primeiro e sem dúvida o melhor, pois tratava os animais e a lua, por exemplo, como irmãos.
Não me esqueço do irmão lobo, da irmã lua, etc.

06 outubro, 2006  
Blogger Maria Lua said...

Olá Marco,

Obrigado pela visita. Espreitei a dica que deixaste e tem realmente belas frases/mensagens.
Deixo uma que gostei particularmente:
"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado"- Elie Wiesel
Obrigado e um bom dia para ti!

08 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

olaa:)espreitei como sugerido,mto bom...e aproveitei pa visitar o teu cantinho.beijinho

08 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Amigo
compartilho do seu texto, com cada letra, cada palavra, cada vírgula. Também acredito nos bons exemplos e o do nosso querido Chico é algo sem par. Pena que os seres humanos ainda pensem que os animais não nos ouvem e não nos entendem... abraços

17 novembro, 2007  

Postar um comentário

<< Home