domingo, outubro 01, 2006

Nem todos são assim










A maioria dos professores de escolas públicas que conheço, são pessimistas reclamões e neuróticos. Não que estejam sem motivos, mas é duro aguentar as lamentações e lamúrias. Deixa pra lá. Ainda bem que não são todos assim. Conheci recentemente uma professora de geografia que tem um brilho nos olhos ao falar de educação que vale a pena ver. Ela está trabalhando comigo no Pedro II. Infelizmente é contratada. Começou mais ou menos na mesma idade que começei e na mesma escola. Por nossas conversas parece-me que tem a mesma trajetória inicial que eu. Teve um começo de vida muito dificil e nem por isso fica se lamentando. Me contou de maneira natural.Outro dia fiquei observando-a desembrulhando um pacote que continha um apagador.Parecia uma criança que acabou de ganhar um presente.Colou nele o horário de suas aulas que já estava previamente pronto feito em computador. Muito caprichosa. Tem um caderninho com seus planejamentos de aulas. Quando crescer quero ser assim. Chama-se Concineli Gonzaga e Silva. Dá gosto conviver com pessoas assim.

37 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Quem lê nossas duas últimas postagens pensa que combinamos o tema, né?

Muito legal essa moça. Você já sabe o que penso sobre o pessimismo, né?

01 outubro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Carmen

Parece mesmo. Na hora que li nem acreditei. Já tinha feito essa postagem mas estava precisando das fotos para colocá-la no ar, por isso demorei um pouco. Para cada professora feito ela existem pelo menos umas dez como as que você descreveu. O pessimismo e o mau humor(http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3646.shtml)me incomodam bastante. Fico desesperado perto dessas criaturas.
Você tem que ver o caderninho de notas de aulas dela. Outro dia lá no auditório do Pedro II brincamos com a última folha. Ainda vou escrever sobre este dia!

Bjs

01 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Pô fessô ela tinha que trabalhar no Rui. Tirando o chassi de frango(marcos daniel) tamo maus de profs de geo lá.

Flws

01 outubro, 2006  
Blogger celso muniz said...

marco aurélio: apenas retransmitindo a visita que você fez a um dos nossos blogs.

em relação a seus comentários, sugiro humildemente, que dê um pulinho no cemgrauscelsius.blogspot.com e acompanhe a série manual do anti-marketing político postada muito recentemente.

até mais ver e um abraço. (dê quando em vez darei um pulo por aqui, apesar dos meus dramas com professores de matemática( it´s just a kid!)

01 outubro, 2006  
Blogger Liliane said...

oi. obrigada pela visita e comentário! rs

01 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Vida Locka. Aproveita e manda um abraço pro Magreb.

Té mais

01 outubro, 2006  
Blogger Nina said...

Obrigada pela visita no meu blog!
Tb acredito que ainda existe muita gente boa por aí! No magistério, no jornalismo, na política.
Um abraço.

01 outubro, 2006  
Blogger Suzi said...

Minha formação é essa, a das salas de aula, do sorriso das crianças, da mudança pela educação.
Apesar de hoje estar trabalhando em outra área, quando me perguntam qual é a minha profissão, meu maior orgulho é dizer: "sou educadora".

Obrigada pela carinhosa visita.
Volte quando quiser. Portas e janelas sempre abertas, de dia, de noite, madrugada afora, madrugada adentro. Nem precisa bater. É entrar, sentar, e papear.
Beijos!
Estou indo às urnas. Mesmo com aquela cara... rs*

01 outubro, 2006  
Blogger Cris Serra said...

é isso aí, marco. cidadania também é determinação em fazer a nossa parte e lutar por um país melhor, não só ficar reclamando.

fiquei curiosa: como você foi parar no meu blog?

01 outubro, 2006  
Blogger Fernanda said...

Muito legal o post! Só com pessoas assim que esse país vai p/ frente!

Kisses

01 outubro, 2006  
Blogger Leandro Molina said...

É uma maravilha saber que existem pessoas dedicadas e apaixonadas com o que fazem. Uma de minhas irmãs é professora na rede pública aqui no Rio Grande do sul. Ela leva uma vida simples, e sempre foi apaixonada pela profissão. Conheço de perto as dificuldades que os professores vivem. Também conheço alguns que mudaram de profissão em função do descaso dos governos com os planos de carreira. Educação deveria ser uma PRIORIDADE. É a única arma capaz de combater a violência, a fome, a miséria, a corrupção......
Abração.

01 outubro, 2006  
Blogger Professora Karine said...

A perseverança e a vontade de realizar seus sonhos e desejos são umas das características mais belas que o ser humano pode ter. Também tenho como objetivo ajudar o Brasil a se tornar um país melhor, através da educação de qualidade, e isso pode ser realizado, basta nós professores e professoras querermos. O ponto de partida pra essa corrida começa dentro da sala de aula.
Abraços,
profª Karine

02 outubro, 2006  
Blogger Emanoel Barreto said...

Marco Aurélio,
Você tem razão. É preciso agir de cara limpa. A tragédia brasileira não admite meias palavras. Um homem precisa dizer a que veio. Não se pode servir a dois senhores,.
Abraços,
Emanoel Barreto

02 outubro, 2006  
Blogger http://graceolsson.com/blog said...

Verdade...Agora ele vai ter que mostrar para que quer mais 4 anos....Aqui em ALAGOAS teve um candidato ao Senado que entre Prefeitura E gOVERNO FICOU 16 ANOS NO PODER.Foid eclarado inelegível.Enganando o povo.O que aconteceu?Deu Collor.Teve outro que podre de rico, falava de tudo, mas, sabe o que om povo fez?recebeu oq ue dera,m e nao votaram nele...kkkkkk, agora me diz se nao tenho orgulho do meu povo?

02 outubro, 2006  
Blogger Águas da Vida News said...

Lindo ver uma pessoa positiva mesmo sobre pressões e em baixo de coisas ruins...
Obrigada pela sua visita e um excelente início de semana.
Big Kiss

02 outubro, 2006  
Blogger Rynaldo Papoy said...

Valeu, meu brother, pior é que Lula não tem como enfrentar Alckmin, já que Lula tem a verve de um pedaço de pau e Alckmin é mais preparado. Sem contar que as denúncias de corrupção contra o governo do Lula~, sem precedentes na história do Brasil, serão vastamente escancaradas neste segundo turno. Sei não, acho que Lula vai perder.

02 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Deve ser uma pessoa muito especial!
_.-“*”-.,.-“*”-.________
__(“)=l___O.,.O___l=(“)____
______”.___*___.”_________
________(“”).(“”)__________
_________Beijinhos!!!_______

02 outubro, 2006  
Blogger Edimilson Batista said...

Boa, Marco Aurélio,
Também confirmo seu registro, como testemunha. Sou dessa categoria profissional e assisto muitas vezes as lamúrias dos colegas. Com razão, admito, mas, como você, penso que é preciso sim mais otimismo e esperança de que os professores ainda serão mais valorizados em nosso País. Sobre sua amiga, admito também, além de boa profissional, é uma bela figura. Edimilson. Natal/RN

02 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Não vou me identificar, para poder ficar a vontade para dizer que muitos lá na escola ao invés de dar aulas ficam falando que ganham pouco e reclamando da vida. O marco tem razão é duro de aguentar!

Flws

02 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Aooooooooo careca =)
Cara muito legal ver o seu reconhecimento com aqueles que sao bons....! Do jeito como vc falou ela parece ser uma boa professora...que tal indica-la para trabalhar no Rui ? hehehe

Enfim fiquei putooo...o Carlão nao me deixou entrar na escola no dia que teve as bandas tocando levei até minha gaita e ele nao me deixou entrar =/ Fiquei p... !!! Estudo na escola 5 anos...e quando chego na porta sou barrado...hehehe mas e assim msmo...

É isso ae fessor Abraço pra vc passei msmo so para marcar presença Flws

DANIEL VULGO MINGÁU aauAhUAhUAh

02 outubro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Daniel

Você perdeu. Foi MASSA. Ficará para a próxima. Não faltarão oportunidades!

Um abraço

02 outubro, 2006  
Blogger Wilma said...

Deve ser um traço comum nas professoras de Geografia...isso porque minha filha será professora de Geografia (risos) e espero que também seja como a Concinelli, sem lamúrias. Boa semana.

02 outubro, 2006  
Blogger um sonho, uma meta said...

falat muita consiceincia... vc concorda com a fixação de votos p existencia do partido?

02 outubro, 2006  
Blogger Anabela Quelhas said...

Marco Aurélio:
Estou retribuindo a sua visita. Por aqui há muito que ler...
Um abraço
Anabela Quelhas

03 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Estou escrevendo em nome de uma das salas do segundo ano noturno para dizer que a nossa professora de QUIMICA só dabe faltar!

Valeu

03 outubro, 2006  
Blogger Tozé Franco said...

Há professores e professores.
Sorte dos alunos que têm professores como essa professora.

03 outubro, 2006  
Blogger jctunes.blogspot said...

Para todas profissões é importante que a pessoa goste do que está fazendo, mas algumas em especial como no caso da educação é inprescindível para que não prejudique quem dela necessita.
Parabéns professora!

03 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

afff neim ow http://vivademocracia.blogspot.com

04 outubro, 2006  
Blogger Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. said...

Marco Aurélio,

Ufa ! Pense que era um dos dois ministros o do TSE ou o do Lula. Mas é isto mesmo, salto alto só fica bem em mulheres, como sua simpatica amiga ai apresentada. Mas de fato serve de lição para políticos mentirosos e eleitores inadivertidos que os fazem calçar salto alto. Vamos mudar para transformar com Alckmin. Abs. Jarbas

04 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Concineli

É de gente feito você que a educação deste pais precisa. Tenho certeza que o Marcão não exagerou. Continue assim.

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Professora Concinele

Alguns professores do colégio deviam voltar para a faculdade para aprenderem a dar aulas. É o caso do manuel de matemática. Pode perguntar para os meus colegas para vc ver!!! tive aulas com o marco aurélio e minha sala era a 251. Ele além de bom professor é um gatinho você não acha?

Beijos.

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E isso ai marco aurelio vc reconhece e admira quem realmente trabalha eu tambem pois ja ia te pedir um dia desses uns comentario sobre ela. Eu admiro muito a capacidade, a educaçao e a humildade que ela possui e digo o melhor gosto do jeito que ela aplica sua aula.Fala p/ ela participar com vcs ela tem autonomia p/ isso. Ailton 351 Pedro II

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Te conheço a muito mais tempo e você nunca escreveu nada sobre mim!

05 outubro, 2006  
Blogger Ricardo Rayol said...

É a superação. E fica mais elogiosa por estar em um país governado por um semi-analfa que não está nem aí pra hora de aprender.

05 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Marco!!Adorei a postagem e os comentários(elogios)dos seus amigos,fiquei muito...muito feliz!!!Todo momento livre que tenho leio, releio...Abraços!!

06 outubro, 2006  
Blogger Amana Duarte said...

Corélio,
fico muito feliz de saber que meus queridíssimos e inesquecíveis alunos estejam na companhia de mais uma pessoa iluminada como vc. Pena que ela tb seja designada... Acho que devia ser assim: o professor passa pelo processo de designação e tals, mas depois são os alunos que devem dizer se ele fica ou não... hehhehe... Seria bom, né? heheh. Aliás, penso que muita coisa poderia mudar para melhor se os alunos fossem ouvidos com seriedade. Muito boa sorte pra nova professora do Pedrão! Bjos para todos da escola! E um abraçãozão pra vc, seu moço!! Tô com saudade demais do tempo que passei por aí!!!

08 outubro, 2006  
Blogger Alexandre said...

Vim mesmo dar uma olhada e... gostei do seu blogue! Você é generalista como eu e acho que neste meio tem espaço para pessoas como nós. Estou inaugurando o http://fundamentalidades.blogspot.com mas ainda tenho o http://vislumbrando.zip.net , e outros, como o Comportamentalidades! Obrigado por seu comentário, vou ser assíduo! Quem sabe poderemos fazer uma ponte Brasil-Portugal... Um abraço! Alexandre Abralas

09 outubro, 2006  

Postar um comentário

<< Home