domingo, outubro 15, 2006

Dia do Professor

Não estou nesta profissão por falta de opção, por pressões familiares ou por qualquer outro motivo que não seja pelo prazer de tentar ensinar matemática. Sei que as coisas em minha área não andam muito bem, tanto do ponto de vista dos ambientes de trabalho quanto em relação as questões salariais, mas consigo ir em frente sem titubear. Não acredito que a educação “salve” este país, mas pode ajudar muito. Por isso “tamos ai”.Um abraço a todos os meus colegas de profissão, sobretudo aos meus pais e meu avô, grandes professores que me influenciaram muito e aos professores Paulo Cesar Carrião e José Oswaldo Ribeiro Moreira que tanto me ajudaram e motivaram a me tornar quem sou hoje.

21 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Querido Marco Aurélio,
Parabéns pelo seu dia-a-dia de professor!
Um Abraço!
Jaqueline Líria

15 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns, Marco!

Espero que você mantenha o ânimo para exercer essa profissão tão difícil e importante.

Um abraço.

15 outubro, 2006  
Blogger Segunda Pele said...

Parabéns pelo seu dia!!!
Eu até comecei o magistério uns anos atrás, mas não é pra mim. Tem que ter o dom! E olha não é mole.

O importante é fazermos o que gostamos independente das situações do país. Afinal, ir pra um trabalho que se odeia só por dinheiro não é nada bom.
Agora MATEMÁTICA!!!!!
argh! vc merece um troféu! hahahaha

Até mais

15 outubro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Querido filho.
Parabéns pelo seu dia. Você merece porque está ai na labuta, realizando suas tarefas com prazer, competência e dedicação, o que é raro hoje em dia. Só se pensa em dinheiro nos dias de hoje, fruto de um modelo herdado do capitalismo de competição dos norte-americanos. Pode estar certo que, se você tiver 200 alunos e desses 200, vinte herdarem seu caráter e aproveitarem seus ensinamentos, você terá cumprido sua tarefa de ajudar a fazer um país melhor. Notei que você comentou anteriormente um assunto da maior importância, a Teoria da Grande Unificação (GUT). Ninguém se interessou. Sabe porque?, porque algum professor está falhando em sua missão no segundo grau. Os alunos têm pouca culpa.Isto deveria ser matéria de discussão por parte de leigos. Abstive-me de escrever qualquer comentário para não interferir nas discussões. Entretanto vi que ninguém se interessa por esse assunto. Podem dizer que física é um assunto muito árido e que é chato. Eu até concordo. Mas tente falar coisas de Biologia, Química, História, Língua Portuguesa, Linguística, Economia, Arqueologia, etc. O que você quiser. Não teremos IBOPE. Somente coisas rasteiras como politicagem, propaganda pró-estados unidos, vai ter audiência e comentários com as maravilhosas exceções de praxe. Bem as teorias atuais de supercordas, postulam em altas energias um número de dimensões igual a 11. Dentro em breve teremos 13 dimensões. Acho que é uma teoria muito engenhosa do ponto de vista matemático, mas muito complicada para uma explicação da natureza. As coisas funcionam assim. Alguém faz uma teoria complicada para explicar um fenômeno da natureza, mas faz. (como exemplo as teorias de Ptolomeu para explicar o sistema solar. É uma teoria complicada mas muito engenhosa. Baseada na tentativa de entendimento desta teoria foi que surgiu a teoria de Copérnico para explicar o sistema.
depois faalremos mais sobre supercordas e algumas idéias que as vezes nos ocorrem na cabeça entre um Cuba libre e outro.
Parabéns. Parabéns aos outro membros participantes do Blog que também são porfessores.

15 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu ensino por amor a educação e acho, sim, que esse é o passaporte para um futuro melhor.
Não o único, mas um deles. Talvez o mais estrutural.

Beijos e feliz dia (todo dia).

15 outubro, 2006  
Blogger Helena said...

Marco Aurélio,
Obrigada por inaugurar meu mural de comentários
.
Parabéns a nós, professores, que este dia renove as nossas esperanças de maior valorização pelo nosso ofício.

15 outubro, 2006  
Blogger Vera Vilela said...

Parabéns Professor!
Digo este título com orgulho porque este ofício realmente é movido a paixão.
Parabéns pelo seu dia e parabéns pela sua opção de vida.
Seja feliz sempre!

15 outubro, 2006  
Blogger Clecia said...

OI, Marco Aurélio! Obrigada pela visita e parabéns pelo Dia do Professor! Um abraço!

15 outubro, 2006  
Blogger The Mechanic said...

Eu não sou Professor . Mas gostava . Deve ser a Profissão mais recompensante ( bem como outros "antes" como stressante , desgastante , ... ) que existe .

Pra mim , é mesmo a mais importante . Ensinar aos outros é divulgar o conhecimento . Fazê-lo é fazer avançar a Humanindade .

Parabéns a tí e a todos os que ensinam !!
Que tenham sempre orgulho em fazer bem .


Um abraço ,

The Mechanic

15 outubro, 2006  
Blogger Sirlei said...

Obrigada pela visita no meu blogger no Dia das Crianças apesar de concordar em parte contigo com o que deixaste escrito.Apareci por aqui para também desejar-te FELIZ DIA DO PROFESSOR! Um abraço:Sirlei-Vacaria-RS

15 outubro, 2006  
Blogger MOEM@ said...

Marco, em palavras simples vc disse tudo...Tenha certeza que faço parte dos professores que amam o que fazem,que ensinam por amor E NÃO COMO VC MESMO ESCREVEU: "por falta de opção, por pressões familiares ou por qualquer outro motivo que não seja pelo prazer".

Feliz dia do professor e sucesso na sua jornada!

Abraços,

Moema

15 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

parabens professor... entendo o que você fala, meus pais são professores, e principalmente meu pai tem uma vocacão linda, um pensamento utópico sobre a educacão e uma vontade imensa de melhorar o mundo!! Cresci com esse mundo em volta de mim, acho linda a profissão!!
Mais uma vez parabens!
Mercia

15 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada,
Por lembrar de nossa profissão, é tão desgastante e ao mesmo tempo compensador.........Mas últimamente sinto-me frustada, como ministro aula em faculdade particular, não há nada pior...
Mas de coração adorei sua mensagem, que vc tenha passado um belo dia.

Abraços

16 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marco Aurélio

Um forte abraço para você neste dia tão especial, apesar dos pesares... Abrace BH por mim. Tenho alguns amigos por aí e amo sua cidade. Aliás, há notícias sobre concursos para nós por aí?

16 outubro, 2006  
Blogger rose.:.SR said...

Oi Marco Aurélio, obrigada pela visita, às vezes me esqueço como a internet pode nos mostrar para as pessoas que nunca vimos ou nos viram, você me achou não sei como e eu vim aqui ver você!

Eu sempre digo às pessoas que de mim são próximas que dia de pai, mãe, criança, amigo, professor, Natal é TODO DIA. O único dia que é pessoal e intransferível é aniversário (mesmo que tatnos façam aniversário no mesmo dia que a gente), o resto é resto.

Que o teu "resto de ano" como professor seja excelente, que vc seja um professor excelente, preocupado e atento aos seus conflitos e aos de seus alunos.

Volte sempre lá em casa, a porta está aberta.

16 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Como professor,vc é um ótimo blogueiro fuçador de ....
bom isso agnt releva...
aahuahua
parabens!!!POUCOS anos de profissão e boa aposentadoria!
um abraço

16 outubro, 2006  
Blogger Rejane said...

Olá Marco Aurélio. Às vezes esqueço-me do leque de acessos que a internet nos fornece.Nunca imaginei que uma pessoa de um outri lugar, distante diga-se de passagem, encontrasse o meu espaço ( blog ) perdido dentre muitos outros. Sou professora de CAT ( currículo por atividades__ quarta série) e adoro o que faço. Tenho certeza que a educação é a única forma de tentar mudar este país,em uma ambição ainda maior o mundo.Estou iniciando agora o curso de Pedagogia à distância pela UFRGS, algo inovador e desafiador como ser professor também, não acha? A cada dia que passa estamos ficando mais sociáveis com estas ferramentas que o computador e a internet nos fornece. Obrigado pela visita, e até qualquer outra "blogada".

16 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Prezado colega Marco Aurélio,
Encantei-me, quando li acerca de teu ser professor.
Achei mais um parceiro que gosta de números primos. Caço-os com alternativa para chamar o sonho.
Com admiração,

16 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Tenhas dias iluminados e de

Ampla sabedoria.

Abraço fraterno

16 outubro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá caro Marco Aurélio,

Desejo sucesso nessa nossa árdua, mas maravilhosa, profissão.

Abraços.

16 outubro, 2006  
Blogger Mine said...

Olá!
Parabéns pra vc também!
Eu creio que um dia veremos nossa profissão tendo o reconhecimento que merece...é isso que me mantém na ativa,e lutando pra fazer a diferença pelo menos na minha escola.
Um abraço!

16 outubro, 2006  

Postar um comentário

<< Home