domingo, outubro 08, 2006

Ficção e realidade

Na postagem anterior, disse que um de meus sonhos de criança era ser paleontólogo. Influênciado pelo seriado jornada nas estrelas, como muitos de minha geração ,quis também ser astronauta. Ficava impressionado com os compuradores da nave Interprise, com os sistemas de comunicação dos seus tripulantes e com principalmente, com o teletransporte (o processo de moção de objetos de um lugar para outro, em curto espaço de tempo, sem a passagem pelo espaço intermediário.) Até recentemente o teletransporte , estava restrito a ficção científica e a ciência especulativa. Em 2004, entretanto, ocorreu o primeiro experimento prático, no qual um grupo de cientistas teletransportaram fótons em laboratório. Em 2006, Um professor do Instituto Niels Bhor, teletransportou um objeto de trilhões de átomos a uma distância de meio metro. Hoje os telefones cetulares e os PC’s domésticos deixam no chinelo a parafernália daquela nave. Só faltava mesmo o teletransporte. Este não é o primeiro nem o último caso da ciência se fundindo com a ficção.

5 Comments:

Blogger Ciência Mental said...

Professor
Será sempre bem-vindo
Não preciso lhe convidar
Pois já conheço seu blog
Fiquei preocupado
Quando o senhor disse
Que já escreveu sobre o assunto lido
Pois precisei receber autorização especial
Pra poder ter acesso ao assunto
Em nível de ciência
Tenho outro blog
Com assunto diferente
Se o senhor quiser ler
http://edmilsonfrancisco.blog.terra.com.br

08 outubro, 2006  
Blogger Luciano Ska said...

Sempre que venho aqui fico admirado com a quantidade de comentários. Todos seus alunos? Você (Sr?) deve ser um professor bem popular. Meus parabéns.

Um grande abraço.

Luciano Ska

08 outubro, 2006  
Anonymous Marcos said...

Eu só viajo nesse trem depois que você for, voltar e dizer que foi tudo bem. Enquanto isso deixa eu ir de avião mesmo, nem que sega da gol.

08 outubro, 2006  
Blogger Futebol de Ataque said...

Faz hoje 9 de Outubro um ano que faleceu a nossa colega de blog (Futebol de Ataque), SpicedBlond.

Para muitos de nós neste mundo dos blogs o seu post de despedida marcou o ano de 2005.

Sendo assim, nós Futebol de Ataque convidamos todos os elementos da blogosfera a que nos visitem, no endereço http://futeboldeataque.blogspot.com, homenageando essa grande mulher, Daniela Godinho, lendo este seu post, uma verdadeira lição de vida para todos nós, que hoje voltamos a publicar.

Se puderem, reencaminhem a mensagem.

Um grande abraço de obrigado.

09 outubro, 2006  
Blogger SAM said...

Eu adoro a Enterprise. Ainda hoje... E só de pensar que daqui a dois anos sai mais um filme... nem posso esperar!

Mas sobre a teletransportação, a minha dúvida é essa: trata-se da passagem dum corpo dum ponto a outro ou da destruição dessa matéria no local de origem e a replicação da mesma matéria noutro ponto do espaço-tempo?

14 outubro, 2006  

Postar um comentário

<< Home