quinta-feira, maio 04, 2006

Uma sequência singular

Hoje a uma hora dois minutos e três segundos tivemos a sequência 010203040506. Nem todos reparam nestas "bobagens". Curioso não? Isso só ocorrerá daqui a cem anos! Algumas pessoas crêem que os números tem poderes místicos e outros na sorte de algumas combinações.Como matemático e pretenso cientista, posso afirmar CATEGORICAMENTE que tudo isso é pura crendice. Quem tiver interesse no assunto, pode procurar o Professor Michael Spira no departemento de matemática da UFMG que ele além de concordar comigo, tem explicações magistrais sobre este tema.

18 Comments:

Blogger Carmen said...

Seqûência de quê? Onde? Como? Não entendi nada...

04 maio, 2006  
Blogger Lenise Souza said...

Eu recebi um e-mail falando sobre esta curiosidade! Achei o maximo, adoro estes numeros, que coincidem...
Por ex. meu filho mais velho, fez 9 meses no dia 9 de 9 de 99....heheh eu achei o maximo!
Beijao!

04 maio, 2006  
Blogger vanessa said...

Eu sempre detestei matemática e qualquer coisa relacionada á ela. Depois percebi que então, teria que odiar tudo a minha volta, inclusive a mim mesma.

Porém acho essas coincidências numéricas...hummm...fascinantes. Só me explica uma coisa: Que sequência é essa? (som de relinchos por favor!)

04 maio, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Carmen, Lenise e vanessa

Esta sequência dos seis primeiros números naturais intercalada de zeros tem apenas um apelo estético para “fissurados” em números. Uma bobagem sem maiores conseqüências. Já a seqüência dos números primos e a de Fibonacci por exemplo tem significados especiais. Pesquisem no Google e vamos conversar! Aposto que a Carmen se lembra bem desses assuntos dos seus tempos de Cálculo II!

04 maio, 2006  
Blogger Carmen said...

Ô, Coréio...

Deus foi tão bom pra mim que me proporcionou uma amnésia seletiva das melhores. Não me lembro de nada que aprendi naquela chatice de ICEx... mas fico feliz que as pessoas se empolguem com esses temas. O mundo seria muito chato se todos gostassem das mesmas coisas!

Beijos.

04 maio, 2006  
Blogger Carmen said...

A tal seqüência é horário e data: UMA hora, DOIS minutos, TRÊS segundos, do dia QUATRO de maio (mês CINCO), de zero SEIS (2006). E não olhei no Google. É porque a ficha aqui cai tardiamente quando se trata desses assuntos.

Pelo texto não dá pra saber. Não sei se o objetivo era ser um pouco misterioso, ou se o moço bonito que escreve o blog esqueceu que nem todos estão na mesma linha de raciocínio que ele. Acho que jamais saberemos...

04 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurélio eu estou passando aqui para te avisar que eu deixei um comentário la no post anterior que falava sobre o aluno lá do estadual.....
olha lá depois a minha opinião...
Abraços

04 maio, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Amigos

Mais uma vez ela(Carmen)tem razão. O post ficou mal feito. Não expliquei que se tratava da data de hoje.
A seqüência é uma combinação de horário e data: UMA hora, DOIS minutos, TRÊS segundos, do dia QUATRO de maio (mês CINCO), de zero SEIS (2006).
É verdade. Pelo texto mal feito na sala dos professores na hora do recreio conversando com o Ivan e com o Pachecão a sequência não fica clara.Também não sei realmente o objetivo deste post. Talvez para combinar misticismo e os números, ou para fazer uma homenagem ao Michel. Ela só não tem razão em relacão ao "moço bonito que escreve o blog". Quem me conhece pessoalmente sabe que sou feio prá Cara... E também quanto ao ritmo de pensamento.Se fosse como ela disse teria dado conta do mestrado e não teria parado na metade mais uma vez!

Valeu

04 maio, 2006  
Blogger Carmen said...

Gosto não se discute.

04 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco,

Realmente esses "estudiosos" forçam a barra para que as seqüências apareçam, com transformar o ano "2006" em "06".

Em outras seqüências bem mais “interessantes”, eles retiram os segundos, como "20:02 20/02/2002". Observe que essa rara seqüência pode ser lida também de trás para frente.

Só em 2112 ("21:12 21/12/2112") outra seqüência semelhante aparecerá, pela última vez (segundo os "estudiosos"), pois por enquanto, só temos um dia de 24 horas. Mas nada impede que governantes como Evo Morales faça um dia com 30 horas... só que essa “coincidência” aconteceria apenas na Bolívia...

04 maio, 2006  
Blogger Lia Noronha said...

Marco: qdo recebi um e-mail com essa informação,constava que jamais ocorreria novamente essa sequência de números! Não é verdade?
Boa noite de quinta-feira e abraços mil.

04 maio, 2006  
Blogger Walter Carrilho said...

Perdi essa, é? Acho que estava dormindo.Vou ter que comprar um estoque extra de café para não perder a próxima combinação. Eu espero, eu espero...

04 maio, 2006  
Blogger WAPTE said...

No dia 7 de agosto de 2009, às 4 horas, 5 minutos e seis segundos vai acontecer outro número do mesmo quilate, e assim podemos formar muitos números que são somnte curiosidades, mas que certamente não significam nada.

05 maio, 2006  
Blogger Wilma said...

Nossa!!!agora vi o Matemático que existe em você. Será crendice mesmo? Sempre gostei de números e na minha Monografia escrevi um capítulo sobre a História da Construção dos Números. "Tudo é número" dizia Pitágoras há 500 a.C. e acredito que há algo de encantador e revelador nos números.
Não entendi essa sequência, algo a ver com astrologia...pelos símbolos.

05 maio, 2006  
Blogger Renata said...

O Michel é um grande professor.

07 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu tinha reparado,so nao sabia que isso so iria acontecer de novo so daqui 100anos.....Puxa muito legal1
LOREDANA

19 maio, 2006  
Blogger Bruno Guilherme Cassimiro said...

O ser humano tem tanto potencial... tanto potencial... é tão inteligente... tem uma capacidade de raciocínio tão boa que é capaz de ficar desenvolvendo essas sequencias bobas... pra quê? Nada... simplesmente o homem não sabe o que fazer... fica inventando coisas... pois é... 666... 222... 21:12 ...21/12... seja lá que sequencia for... não tem sentido, nem significado prático nenhum... é só uma sequencia... curiosa... inventada...

Veja o vídeo DANCEM, MACACOS, DANCEM... muito bom, recomendadíssimo...
http://brunoguilherme.blogspot.com/2006/06/dancem-macacos-dancem.html

07 junho, 2006  
Blogger Bruno Guilherme Cassimiro said...

O vídeo citado acima é "sobre quem somos nós"... ;) vale a pena... clique acesse no link: http://brunoguilherme.blogspot.com/2006/06/dancem-macacos-dancem.html

07 junho, 2006  

Postar um comentário

<< Home