terça-feira, novembro 28, 2006

Uma pergunta simples























Gostaria que vocês respondessem à pergunta:

Por que a maioria das pessoas não gosta de Matemática?

segunda-feira, novembro 27, 2006

Vamos chamar de “aluna”

Uma coordenadora da Escola Jovem Osmar Cunha em Florianópolis, foi espancada por uma “aluna” de 16 anos semana passada. A coordenadora ficou com hematomas pelo corpo. A diretora disse que a “aluna” já havia se desentendido com a coordenadora pedagógica em setembro. Após advertir a “estudante” sobre o seu comportamento em sala de aula, levou um tapa no rosto. A coordenadora registrou um boletim de ocorrência. Na terça a “menina” e a mãe foram chamadas para prestarem esclarecimentos sobre a agressão. Inconformada, voltou, à tarde, fora do horário de aula, e agrediu mais uma vez a coordenadora. Segundo o gerente regional de educação Ari César da Silva, haverá um acompanhamento psicológico da aluna, que não perderá o ano letivo.

E a coordenadora como fica?

domingo, novembro 26, 2006

Dilema do Prisioneiro

Este problema é conhecido como o Dilema do Prisioneiro e é objeto de estudo da Teoria dos Jogos. E é em homenagem a minha amiga Juraciara.

"Eu e um comparsa roubamos um carro para traficar drogas. Fomos presos, sem possibilidade de comunicação. A versão que apresentamos foi que tínhamos roubado o carro mas que a droga não era nossa. Um agente entra na minha cela. «Olhe, nós sabemos que a droga é de vocês, mas não conseguimos provar. Vou propor um acordo. Você tem duas escolhas: ou denuncia o seu amigo, dizendo que a droga era dele, ou mantém a versão de que não sabiam nada sobre a droga. Este mesmo acordo está sendo proposto neste momento para o seu parceiro. Se denunciar o seu cúmplice e ele mantiver a versão, o senhor fica livre e ele apanha 5 anos de cadeia. Se acontecer o oposto, é o senhor quem apanha 5 anos de cadeia e ele sai livre. Se ambos se denunciarem, cada um apanha 3 anos. Se ambos mantiverem a versão, não temos modo de provar nada sobre a droga; cada um apanha 1 ano de cadeia por roubar o carro.»

Perante esta situação, o que devo fazer?"

terça-feira, novembro 21, 2006

Desafio

Essas são palavras do grande chefe branco Wapte:

"De agora em diante, eu vou continuar propondo desafios e prometo, não serão só de matemática ou fisica ou biologia. Vamos partir para apresentar desafios em outras áreas para que ninguém não se sinta a vontade no Blog. Para começar proponho o seguinte desafio: (língua portuguesa)"

1- Quantas vogais existem na língua portuguesa e quais são elas ?

segunda-feira, novembro 20, 2006

Petrobrás incentiva a violência contra animais

No Dia Nacional da Consciência Negra só tenho a dizer que gostaria muito que Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, estivesse vivo para me ajudar a vingar da Petrobrás, e de quem fez esta porcaria:

Manual Para Atropelar Cachorros

O protagonista deste “filme” é racista, misógino, homofóbico e representante de vários outros preconceitos. E de noite, para “relaxar”, atropela cachorros. Como a Petrobrás tem a covardia de patrocinar uma barbaridades dessas !? Mandei um e-mail de repúdio para a Petrobrás. Tenho vontade sincera de criar um Manual Para Atropelar quem faz esse tipo de coisa!!!

sábado, novembro 18, 2006

Matemática e música

“Existe um número irracional que é a raiz décima segunda de 2.
Raiz décima segunda (12) = 1,05946com cinco casas decimais. Alguém sabe para que serve um número tão louco?”

Este desafio foi proposto pelo Wapte. Uma aplicação simples envolve a utilização de uma calculadora em sala de aulas que só possua a raiz quadrada. Uma outra vou deixar no primeiro comentário e é a altura da criatividade e do conhecimento musical do meu velho! Valeu pai!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Imagens do telescópio Hubble

Veja clicando aqui ,belas imagens do Universo tiradas com o auxilio do telescópio Hubble. São imagens atualizadas . Em 2008 a Nasa anunciou que enviará uma missão espacial para fazer reparos no Hubble, estendendo assim sua vida útil em mais sete anos. Seu substituto, será lançado em 2013. Desde quando o Hubble entrou em órbita, em abril de 1990, o telescópio possibilitou a investigação de berçários estelares, a descoberta de buracos negros no centro de galáxias e a determinação precisa da idade do Universo. Sempre fui fascinado por telescópios. Quando era criança ficávamos no quintal da casa de minha avó com o primeiro telescópio do meu pai que tive o desprazer de destruir para variar. Com o segundo tivemos mais cuidado e ainda restam alguns pedaços dele. Acho que vou comprar um terceiro. Espero não gastar grana a toa. Quem sabe ganho um do Papai Noel!?

quarta-feira, novembro 15, 2006

O Loopy ataca novamente

Ontem nasceram mais filhotes lá em casa. Por enquanto são dois filhotes. A cachorrada reunida!

quinta-feira, novembro 02, 2006

Desafio











Clicando aqui você descobre a área do círculo.

Mostre que a área do círculo é dada por essa fórmula.

Este desafio surgiu ontem na oitava T, depois de comermos bastante pastel e coca-cola ás custas dos que estavam atrapalhando a aula! Cheguei a apostar meu carro com eles que ninguém conseguiria provar a origem desta fórmula antes da aula acabar. Começamos apostando dinheiro, fomos subindo o valor da aposta até chegar no meu Golzinho . Chamei o Rômulo Petrônio, expliquei o que estava acontecendo e combinamos que quem demonstrar primeiro a fórmula, receberá um prêmio em dinheiro no valor de cem reais. Qualquer aluno do colégio Rui Barbosa pode tentar, mas terá que provar perante uma banca formada por mim, por ele, pelo Ivan Reinaldo e pelo Luiz Carlos Tavares. Peço aos que não forem meus alunos para não proporem soluções nem darem nenhuma pista. Todos podem comentar mas sem nenhuma ajuda aos meus alunos. Boa sorte Moçada!

quarta-feira, novembro 01, 2006

Está fazendo um ano