quinta-feira, novembro 16, 2006

Imagens do telescópio Hubble

Veja clicando aqui ,belas imagens do Universo tiradas com o auxilio do telescópio Hubble. São imagens atualizadas . Em 2008 a Nasa anunciou que enviará uma missão espacial para fazer reparos no Hubble, estendendo assim sua vida útil em mais sete anos. Seu substituto, será lançado em 2013. Desde quando o Hubble entrou em órbita, em abril de 1990, o telescópio possibilitou a investigação de berçários estelares, a descoberta de buracos negros no centro de galáxias e a determinação precisa da idade do Universo. Sempre fui fascinado por telescópios. Quando era criança ficávamos no quintal da casa de minha avó com o primeiro telescópio do meu pai que tive o desprazer de destruir para variar. Com o segundo tivemos mais cuidado e ainda restam alguns pedaços dele. Acho que vou comprar um terceiro. Espero não gastar grana a toa. Quem sabe ganho um do Papai Noel!?

53 Comments:

Blogger Brena Braz said...

Oi, Marco Aurélio!
Primeiro, obrigada pela visita...
E sobre o poema! Nossa... quem dera eu tivesse esse dom, viu?!

Fico lisonjeada que queira escrever comigo mas ando numa correria louca... tenho recebido proposta de vários blogs inclusive, mas ando corridíssima até o final do ano.

Quem sabe mais pra frente!

Beijos e obrigada!

16 novembro, 2006  
Blogger Na Cara do Gol said...

Obrigado pela visita Na Cara do Gol.

Continue sempre nos prestigiando, é um prazer receber os comentários.

Grande abraço!

16 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Belas fotos Hein cara! Temos que marca para irmos no observatório da serra da piedade. Wapte, quando você vai chegar para tomarmos um chopp?

Valeu galera!

17 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Profcorélio

Localizamos o Sr. procurando quem havia divulgado essas fotos na Internet.Ficamos gratos por você ajudar a propagar a astronomia em seu site.

Um abraço

17 novembro, 2006  
Blogger João Flávio Resende said...

Marco,

Belas imagens. Quando menino, eu ficava horas deitado à noite no quintal desenhando na minha cabeça a geografia das constelações. Na época, pude acompanhar, ao longo dos meses, o movimento de algumas estrelas.

Abraços.

17 novembro, 2006  
Blogger Alex Manzi said...

Vi uma por uma, calmamente. E me veio à cabeça a trilha sonora perfeita pra observar isso tudo: Pink Floyd!

Quem concorda levante a mão!

Ósculos estelares.

17 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

João Flávio

Também ficava deitado à noite no quintal vendo o céu onde te disse que observavamos com o primeiro telescópio.

Alex

Eu concordo e levanto a mão.
A trilha sonora perfita realmente é o Pink Floyd. Tenho até sugestões. Faça algumas e eu faço outras.

Abraços.

17 novembro, 2006  
Blogger Alex Manzi said...

Coréio, depois que a própria banda me veio à mente, ouvi na minha cachola "Shine On You Crazy Diamond". Mas "Dogs" também é bem bacana, apesar da letra ser bem terrena.

Inté.

17 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Antes de mais nada gostaria de insistir no desafio sobre o número:
raiz décima segunda de 2.
ou seja : (2)** (1/12) = 1,05946
O símbolo ** significa exponenciação. Vale a pena saber pessoal.

Em segundo lugar, O Hubble é um telescópio refletor de dois espelhos, com o espelho principal com um diâmetro de 2,4 metros!!!. Além do mais ele está colocado a 600 quilômetros de altura, ou seja a atmosfera terrestre muito densa não estraga suas observações. Aproveito o ensejo para um desafio: O período de revolução do Hubble em torno da terra é de 100 minutos. Como podemos obter esse número?. A observação mais dramática do Hubble para mim foi o choque do cometa Shoemaker-Levy 9 com Júpiter em 1994. Lembram-se?.

Em tereciro lugar concordo com o Manzi a respeito do "Shine on your crazy Diamond". É o melhor para se escutar "ouvindo estrelas". Dizem as línguas, que não são tão más assim, que o título da Música por conter "Shine" inicial "S", "Your" , "Y", e "Diamond" , "D", é uma homenagem do Roger Waters ao Syd Barret. Provavelmente "Diamond" tem o mesmo significado que "Diamonds" dos Beatles., ou seja uma referencia ao LSD, que era muito apreciado pelo Syd. Assim "Shine your Diamond".

Bons tempos aqueles de ficar toda a madrugada no quintal da casa da mamãe com o pequeno, mas poderoso telescópio refrator olhando o céu e sonhando.....

18 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E aí Marcão,
Por coincidência estava vendo imagens semelhantes em uma palestra do físico nuclear Adauto Lourenço, criacionista, onde com muita propriedade relacionava teologia e a “BOA” ciência, explicando a origem do universo, e outros temas relacionados (origem da vida, registro fóssil, idade da Terra, etc). O material está a disposição.

Quando olho para o céu, um texto me vem a memória.

"Levantai ao alto os olhos e vede.Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair seu exército de estrelas,todas bem contadas,as quais Ele chama pelo nome;por ser Ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar". Isaías 40,26.

Um abraço

18 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Gostaria de saber quem é Adauto Lourenço. Dei aulas muitos anos no curso de física nuclear da Nuclebrás e nunca ouvi falar deste senhor. Entrei no currículo Lattes, local no qual se encontra o nome de todos os cientistas de todas as áreas, em atividade e não encontrei nada. Nada consta. Gostaria de saber o que é ciência "BOA". O cientista tem "propriedade para falar porque é "criacionista"?. Acho que o criacionismo é uma farsa. A teoria do "intelligent design" pior ainda. Não há nenhum argumento que não seja citar o velho testamento de cor e saltedao que avalize essas teorias. Tenho lido muito a respeito das explicações sobre a origem da vida, o aparecimento de fósseis. Sites "fajutos" na internet pululam. Não conheço nenhum homem de ciência sério e respeitável dentro da comunidade científica internacional que gose do respeito de seus pares que defenda tal idéia exdrúxula, ultrapassada, anacrônica mesmo. Para mim pessoas que acreditam que o mundo foi criado a época de Adão e quejandos são ignorantes. Ao invés de ficar se dedicando a essas bobagens, procure utilizar a inteligência que Deus lhe deu e procure responder os desafios que estão sendo feitos nessa página. Ainda bem que no Novo Testamento não ouvimos essa bobagens. Jesus Cristo tinha muito mais com o que se preocupar. O Criacionismo como todas as ficções e mistificações retrógradas que que já surgiram no mundo tendem a desaparecer quando os Bush (seu maior defensor) desaparecerem da face da terra. Não preciso de seu material, pois a internet está cheia desse lixo.

18 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

GALÔOOOOOOOOOO.......

18 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Caro Senhor Wapte,
Acabo de ler seu comentário, recheado de ódio e de erros de português. Apesar de não ter endereçado meu comentário ao Sr, me sinto no dever de respondê-lo. Fico impressionado como um Doutor está tão mal informado a respeito do que é o criacionismo, que hoje é tão científico quanto teológico. Mas isso é de se esperar de uma pessoa que se limita a pesquisar o assunto em sites da Internet, como o Sr mesmo afirmou. Sua mente materialista, não o permite reconhecer sua finitude e contingência diante da grandeza do poder de Deus. Deve ser duro viver sem conseguir explicar os mistérios da ciência. Deixar Deus assumir a autoria e o controle das coisas e reconhecer fraudes e falhas do modelo evolucionista, jamais. É preferível atropelar as Leis da biogênese, 2ª Lei da termodinâmica e das probabilidades e abraçar cegamente as teorias do Big Bang, origem da vida a partir da matéria inorgânica, origem simiesca do homem baseada em fraudes (Homens de Nebraska, Piltdown, Java, Pequim e outros). Talvez se o relato de Gênesis dissesse: No princípio era o nada, o nada explodiu e aqui estamos nós, o Sr. daria crédito. E o criacionismo é que é esdrúxulo e anacrônico...
Como um Doutor em física, com toda certeza poderá me explicar de onde veio à instabilidade necessária para a grande explosão, ou quais são as Leis da física desconhecidas referidas por Dawkings, em seu livro, que forçam a barra para explicar o processo. Também poderia me dar detalhes sobre a temperatura e o campo magnético da Terra há apenas 20.000 anos e provar-me que as condições nessa época favoreciam a vida. Quem sabe o seu grande conhecimento pode me informar porque a galáxia M31 não envelheceu em 12 bilhões de anos, como era de se esperar.
Como se não bastasse, o Sr ainda se arrisca a palpitar sobre um tema que com toda certeza, também desconhece: A teologia. Na sua ingenuidade geométrica o Sr disse: ”Ainda bem que no Novo Testamento não ouvimos essa bobagens”. Então o que o Sr. me diz desses textos:
"Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis”.(Romanos 1.19-20).
Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas. (Apocalipse 4:11)
O Sr disse não conhecer nenhum homem de ciência sério e respeitável que defenda o criacionismo. Permita-me avivar então, sua memória.
“Ciência não existe para provar a bíblia, mas a Bíblia existe para orientar a ciência” Isaac Newton. Lembrou agora?
Eis aqui parte da biografia do Sr. Adauto Lourenço.
Prof. Adauto J. B. Lourenço, formado em Física pela Bob Jones University, Carolina do Sul, EUA, com grau de Mestrado em Física Nuclear pela Clemson University, Carolina do Sul, EUA. Membro da American Physics Society. Pesquisador do Oak Ridge National Laboratory, Tennessee, EUA e do Max Planck Institut für Strömungsforchung, Göttingen, Alemanha.
Mas o seu maior título não veio de uma universidade, mas sim de seu arrependimento e entrega a Jesus Cristo, através do qual obteve a salvação e a vida eterna. Ainda há tempo.
Um abraço e desculpe-me a franqueza. Daniel Boy

18 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Bem o Adauto Lourenço, não é doutor. Membro da American Physical

(não é Physics) Society, não é preciso nem ser físico conseguir ser

membro. É suficiente pagar a quantia de US$ 112 por ano. É estranho...,

tudo isto que você falou não constar no curriculum Lattes dos

pesquisdaores e grupos de pesquisa no Brasil. O Adauto não é sequer

membro da Socidade Brasileira de |Física. Não tem nenhum artigo

publicado na Physica Review. Não é opesquisador de nenhuma das

instituições que você indicou. Escreverei hoje mesmo para o Oak e para

o Max Planck, denunciando que existem pessoas usando o nome das

instituições. Darei o endereço do Blog e o local, no qual eles possam

acessar esses dados. Outra coisa, eu não me preocupo muito com erros

de digitação ou de português quando escrevo para o Blog. Sei que deve

ser erro de digitação, ma o físico que você cita não se chama

DawkinsContinuo com a minha afirmação anterior : Disse Novo

Testamento, para mim, os primeiros cinco livros. Você citou Romanos

e Apocalipse. Deixe-me explicar para você: acredito em Deus. Não sou

materialista no sentido que você me deu. Bem, há fraudes, infelizmente

(afinal são humanos), também entre alguns evolucionistas. Entretanto, a

grande quantidade de indícios pró teorias da evolução são imensas e

inquestionáveis. Eu acredito, por exemplo, que o homem veio para a

America do Sul há cerca de 12000 anos. Tenho evidências para isto.

Bem eu gostaria que você me desse seus dados a respeito do campo

magnético da terra e de sua temperatura em todos os locais para eu

poder decidir se há condições de vida humana na terra. Hoje por

exemplo a temperatura média em Goiânia é de 30° C, Belo Horizonte,

20° C, Na Patagônia 7° C, Em Oslo -5° C, Em Irkutsk -10,2 (há

habitantes lá: é uma grande cidade da Sibéria), etc. etc. Você sabe que

os Tuaregs vivem no Sahaara, local no qual a temperatura chega a casa

dos 50°C. Há pessoas que moram em Nuuk na Groelândia onde a

temperatura chega na casa dos -50°C. Portanto há que se falar de

temperatura da Terra. Esse é o dado que desejo saber. Quanto ao

campo magnético terrestre, ele não afeta a vida das pessoas, já que

somos feitos (corpo) com moléculas diamagnéticas. Olha meu amigo, a

"turma" do criacionismo gosta de polêmicas pela internet. Eu não "vou

dar esta colher de chá" para você. Pelo seu linguajar, sei que você está

falando de coisas que não entende. Suas perguntas não fazem muito

sentido parar mim.. Se alguém tem origem simiesca deve ser você. Eu

não. Eu evolui de um ancestral comum, que não era macaco no único

sentido que você entende. Aliás deveríamos pedir desculpas aos

macacos por algum ser humano ter dito que era parente dele.. Apesar de

seu comentário não ter sido enviado para mim, eu entendo que o Blog é

um fórum. Se você não quer comentários a respeito do que pensa não

os exponha no Blog. Outra coisa, vocês não são donos da Bíblia. Aliás

gostaria de saber em qual língua você leu a Bíblia. Gostaria de saber se

você lê (não precisa falar, nem entender) alguma lúingua semita. Não

precisa responder, mas pense.
Não tenho ódio de você: Tenho dó.
Desculpe-me a franqueza.

18 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Desculpem-me a formatção do texto anterior. Se o Marco Aurélio apagá-lo eu poderei enviá-lo novamente.
Agora,
Por favor, entrem no "site":

http://www.ornl.gov/


Trata-se do "site" do Oak National Laboratory. Procurem pelo "Dr" Adauto Lourenço lá.

Do "site" do Max Plank retirei os seguintes ramos de pesquisa:
1 -Biologisch-Medizinische Sektion Entwicklungs- und Evolutionsbiologie/Genetik
2- Immun- und Infektionsbiologie/Medizin
3- Kognitionsforschung
4- Mikrobiologie/Ökologie
5- Neurobiologie
6- Pflanzenforschung
Struktur- und Zellbiologie



Chemisch-Physikalisch-Technische Sektion
1 Astronomie/Astrophysik
2 Chemie
3 Festkörperforschung/Materialwissenschaften
4 Geo- und Klimaforschung
5 Hochenergie- und Plasmaphysik/Quantenoptik
6 Informatik/Mathematik/Komplexe Systeme
7 Geistes-, Sozial- und Humanwissenschaftliche Sektion
8 Kulturwissenschaften
9 Rechtswissenschaften
10 Sozial- und Verhaltenswissenschaften
11 Max-Planck-Gesellschaft
Forschungspolitik


Em síntese tal do Stromungsgsforchung (que está no "site" do "Dr" Lourenço)simplesmente não existe.
Agora entrem na página
http://www.monergismo.com/textos/sermoes_audio/criacionismo_biblico_adauto.htm

Lá verão que o Sr. Adauto se intitula Dr e é somente mestre, pela sua própria autobiografia.Nenhuma instituição do mundo aceita mestres como pesquisadores em física. O título mínimo é o de Doutor.

18 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Mais um comentário desagradável. O Prof. Francisco César de Sá Barreto,disse-me que todo estudante de física nos Estados Unidos se matricula para fazer doutorado. Não existem matrículas para Mestrado. Desta forma o aluno primeiro faz algumas disciplinas de nivelamento. Se ele for aceito para o Doutorado, ele recebe o título de mestre (no final do trabalho de nivelamento) e o de Doutor., ao final quando defender su trabalho final de doutorado. O estudante que for recusado no doutorado, recebe o título de mestre pelo seu trabalho final de curso, e é convidado a sair da Universidade. Foi o que aconteceu com o "Dr" Adauto Fernades em 1994 na Clemsy University com um trabalho sobre o Rhodio.
Por outro lado, gostaria de saber em qual obra Sir Isaac Newton, fez aquela afirmação. Confesso que só li os "Principia Matemathicae Phisolophia Naturalis". Não me custa nada que ele tenha dito coisas semelhantes porque era muito místico e religioso, embora rigoroso quanmdo se tratava de assuntos científicos e não acrediatava nunca que Deus tenha mandado parar o sol.
Aconselho o Sr.Daniel Boy participar dos desafios que são feitos nas páginas do Blog, e que guarde sua fé para si.
Outra coisa caro amigo, se você fosse tão bom assim em português a ponto de falar dos outros que escrevem para o Blog, não separaria no seu texto com vírgula, sujeito de objeto.
desculpe-me a franqueza.

19 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Oops, erro: escrevi acima Adauto Frenandes, o nome correto do cidadão é:
Adauto Jose Boianca Lourenço. O trabalho final de curso de mestrado dele foi: "Inelastic scattering of helium from rhodium"
Dissertação de Mestrado, 1994.
Novos esclarecimentos virão.

19 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco:

Eu te falei pessoalmente minhas opiniões sobre alguns acontecimentos e leitores deste blog. Eu estava realmente tentando compreender as razões de cada um. Mas, enfim, retiro o que disse. Hoje cheguei à conclusão de que não estou nem perto de entender coisa alguma. Em geral, quando um desafio se apresenta a mim, eu o aceito. Isto me dá até um certo frisson, essa busca de respostas e de entendimento. Mas no caso do seu blog, vou desistir. Alguns mistérios podem permanecer sem solução.

Espero que você continue publicando suas idéias. Não perca o prazer de se expressar.

Um abraço.

19 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Analisando esses comentarios me vem a memoria
A VERDADE DE DEUS [E LOUCURA PARA O HOMEM SEM SALVAÇAO.

Marcos Daniel

19 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Para encerrar de uma vez por todas esta conversa desagradável, gostaria de dizer que quem decide quem vai ser salvo ou não é DEUS. Ninguém tem a chave da salvação. Nem Marcos Daniel nem ninguém. Aliás: SÂO LUCAS (sou católico) descreveu o que JESUS CRISTO disse em um sermão, no capítulo 6, vers. 27 ao 38, o que vocês devem ter lido, mas nunca seguido, senão não estariam dizendo as bobagens que dizem agora.. Enfiem sua viola no saco, vão cantar em outra freguesia, porque aqui não tem bobo e cuidem-se, porque se não ouvirem os preceitos do Mestre, acima expostos, só ELE sabe o que vão conhecer com suas pobres almas pecadoras. Lê-se muito a Bíblia, mas pratica-se pouco. Preferem o SENHOR dos exércitos ao humilde Jesus que recusou uma legião de anjos para salvá-lo, tendo poder para isto. Finalemnte, por último, mas não menos importante, os mistérios se perderão para sempre para aqueles que se enclausuram em sua arrogância e se recusam a participar dos debates com medo talvez de que as vezes eles são meio "fedidos". Jamais lançarão pai contra filho. Que Deus os abençoe a todos.

19 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

GALÔOOOOOOO........

19 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ao invés de ficar falando coisas que não tem relação com a postagem, que tal discutirmos coisas importantes ao invés de vaidades? Vamos lá! A idéia que Einstein considerou seu maior erro, a de que há uma força contrária à gravidade no Universo, na verdade, parece estar certa. Físicos já sabiam desde 1998 que essa força age atualmente no cosmo, mas, estudando essas imagens do Telescópio Espacial Hubble, que você está mostrando, descobriram agora que ela já atuava há 9 bilhões de anos quando o Universo tinha apenas 60% da idade que possui hoje.

20 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Meu caro amigo anônimo, se você escrever as equações que descrevem o campo gravitacional na Teoria da Relatividade Geral (as equações de campo) e me mostrar em poucas palavras porque Einstein descreveu uma força ficticia que seria anti-gravidade) ai nós poderemos continuar a converasar seriamente sem vaidades. Se você não souber escrever as equações de campo, então procure o Marco Aurélio que ele lhe dará notas de aula que escrevi no inicio da década de 90 sobre o assunto, num curso para o doutorado em física da UFMG. Apareça e nós poderemos discutir esta questão. Não tenho que ter vaidade nenhuma, muito menos em Blogs. Meu fórum nunca foi esse. Minha missão aqui é descrever para leigos algumas noções de física. Se voce não conseguir escrever estas equações porque em notação tensorial vai ocupar muito espaço, não há desdouro algum. Escreva as equações de Maxwell que a partir delas podemos discutir porque o eletromagnetismo tem forças de repulsão e atração e as equações clássicas do campo gravitacional não e porque as equações de campo de Einstein permitem uma força de repulsão que não tem nada a ver com o que você falou e certamente leu em livros ou jornais de divulgação científica. O Raio de Schwarszild é muito mal entendido.

20 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Pai

Se o anônimo quiser tenho as notas de aula do curso de Teoria da Relatividade Geral que você ministrou em 1994. Posso mandar para ele via e-mail.

20 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Meu filho,
É claro que essas notas não serão de nehuma valia para o cara. A gente conhece quando um cara consegue ler uma coisa. Tem muita gente que acha que pode ficar nas "universidades da vida" falando o que quer. Tal tipo de pessoas têm que ouvir o que não querem. Sabemos quando uma pessoa faz uma pergunta com conhecimento de causa. A linguagem da ciência (aliás metalinguagem) infelizmente é muito hermética. Talvez uma pessoa para dominar o que é escrito num texto corriqueiro de Teoria de Relatividaded Geral (como o meu) tenha que estudar uns trinta anos. Você sabe que o nível mínimo para se ler um texto de Relatividadde Geral e falar com propriedade, é o conhecimento de Algebra Linear, Euações diferenciais parciais, análise tensorial e bom conhecimentos de física em nível de bacharelado. O resto é blá, blá, blá.... Ou como diriam nossos amigos de fala tupi: nheng, nheng,nheng....

20 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Bem agora vamos falar do que interessa no momento. Primeiro resolver os desafios elementares que propomos. Segundo:

GALÔOOOOO.....

20 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cara! Esse tal de Wapte é mais grosso que papael de embrulhar prego! De que caminhão que ele caiu????? É de dar dó seu descontrole emocional.

Toma um Diempax que você melhora.

22 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Grosso e foda. Bata o nome dele no currículo Lattes e você confirmará! Se bem que é bem possível que você não saiba o que é isso.
Pedro Alves foi um nome bem escolhido. Ví pelo seu IP qual é realmente o seu nome.

Um abraço.

22 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Pedro Alves: Escreva as equações de campo. Apareça com seu nome verdadeiro. Eu posso ser grosso mas não sou covarde e nem ignorante. Você é ignorante, covarde, idiota, e não reolve nem sequer esses probleminhas que passamos aqui no Blog.

Marco Aurélio: Não perca tempo com um animal desses. Ele não sabe o que é curriculam Lattes. Ele só sabe decorar biblia e compactuar com essas quadrilhas que ficam enriquecendo as custas de pobres coitados fiéis, ignorantes e incautos. Se a gente ficar dando bola para esses vermes, estamos fritos. Essa "raça" não vale o chão que pisa. Nessa altura o Charlatão do "Dr" Adauto já deve estar sendo chamado para prestar esclarecimentos pela fraude. A partir de agora esse verme, essa bactéria pode fazer o que fizer não darei mais ouvidos. Parabéns para você. Na verdade tem razão, devemos manter esses pulhas, para que sejam desmascarados. Todo a verborréia dele se perdeu no vazio. Não passa de um mentiroso, impostor.

22 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Aliás ô Pedro, caí do caminhão que levava.........

GALÔOOOOOOO........

22 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Pai

Só para fechar esta conversa sobre desaforos e continuar como devemos proceder aqui, desafio QUALQUER um a te ofender na minha presença. Você lembra todas as vezes que isso ocorreu? Qual foi o desfecho final? Quem faz isso está seguro por trás de uma tela. Nunca deve ter dado ou tomado um socão na cara. Quem duvidar é só me procurar pessoalmente para CONVERSARMOS!CHEGA de viadagem! Desculpe-me quem não tem nada com isso

22 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Em respeito e consideração ao meu amigo Marco Aurélio e também a Cíntia, que são meus colegas de trabalho, achei melhor dar um tempo na discussão.

Gostaria apenas de prestar alguns esclarecimentos.

O motivo que me levou a publicar o primeiro comentário foi apenas prestigiar meu amigo e oferecer-lhe, um material que adquiri e achei interessante. O fato de discordamos em relação a alguns temas não cria em nós nenhuma diferença a nível pessoal. Somos adultos. Mas quando fui ler sua resposta, confesso que me assustei ao ver seu pai com um caminhão de ofensas a minha pessoa e o que é pior, a um colega que não teve nenhuma chance de se defender. Acredito que um título de Doutor não dá a ninguém o direito de ser mal educado, desrespeitoso e arrogante. Mas tudo bem, Jesus me ensinou a perdoar. Fiquei muito feliz ao saber que o Doutor não é ateu e que até conhece, embora ainda pouco, a Sagrada Escritura. Mas como católico ele deveria ter conhecimento que sua igreja é também defensora do criacionismo e que esse pensamento de evolução Teísta, que afirma que Deus criou a evolução para dirigir a natureza, não existe. É por esse motivo talvez que o doutor foi “julgado” por um outro participante.
Jesus ensinou-nos a não julgarmos com hipocrisia, mas Ele mesmo disse que pelos frutos se conhece a árvore (Lucas 6, 43-45). Uma pessoa que difama o Antigo Testamento, citado por Jesus inúmeras vezes, e CRÊ na evolução (pois ela também exige fé) não está, definitivamente, produzindo bons frutos.
Não sei o que tem de errado nos textos de Romanos e Apocalipse, pois os mesmos são canônicos. Segundo a Bíblia, Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para correção e para educação na justiça (2 Timóteo 3.16).
Mas já que me foi pedido posso também citar o Evangelho de Mateus 19.4 onde Jesus, disse as seguintes palavras: “Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher”; ou também o texto de João 1.3 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.

O doutor mandou que eu guardasse minha fé. Mas sinto em dizer que não poderei fazer isso em obediência às palavras de meu Mestre, que disse: ”Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda CRIATURA”. (Marcos 16.15)

Mas o criacionismo não precisa apoiar-se apenas em textos bíblicos para debater com os evolucionistas. Seria até sem lógica tendo em vista o número de cientistas agnósticos e materialistas. Desculpe-me se o incluí nessa lista.

Atualmente vários cientistas de renome mundial são adeptos ao modelo criacionista, quer por acreditarem no Deus criador ou por não aceitarem as incoerências do modelo evolucionista.

Vejam alguns exemplos:

- Doutor Wernher Von Braun, inventor do foguete Saturno.
- Dr. George Wald e Dr. Francis Crick, ambos ganhadores do prêmio Nobel, que questionaram a geração espontânea.
- Dr. Michael Denton, autor do livro Evolution: A Theory in crisis.
- O Bioquímico Soviético, com três doutorados, Dr. Dmitri Kouznetsov.

Não teria muito sentido continuar a citar uma enorme lista de defensores do criacionismo. Coloquei alguns (todos doutores já que o Sr Almir não aceita mestres) só para responder a crítica feita por ele anteriormente.

E por falar em respostas acho que ele é que me deve algumas sobre: a origem da instabilidade necessária para a grande explosão, o que a 2 lei da termodinâmica tem a dizer a respeito da organização a partir da desordem, o que as probabilidades, segundo a lei de Borel, tem a dizer sobre a evolução, quais são as leis desconhecidas citadas por Dawkings (não estou me referindo a Hawkings como ele imaginou), como se deu a origem da vida a partir do inorgânico, como foi a origem simiesca do homem (ou será que alguém acredita que o ancestral comum era uma libélula!). Veja as palavras do próprio Darwin: “Quem viu um selvagem na sua terra natal não se sentirá muito envergonhado ao ter que admitir que lhe corre nas veias o sangue de um ser ainda inferior. Por minha parte eu preferiria ser um descendente daquele heróico macaquinho que enfrentou o inimigo terrível para salvar a vida de seu guardião, ou então daquele velho bugio que desceu das montanhas para arrastar consigo triunfalmente seu jovem companheiro dentre os cachorros pasmados”; (trecho de “A Descendência do Homem”, destacado por Julian Huxley e James Fischer em “O Pensamento Vivo de Darwin”). O infeliz além de tudo ainda era racista.

Em relação à temperatura (radiação solar) e ao campo magnético da terra (meia vida de 1400 anos) ele demonstrou apenas não ter compreendido a pergunta. Dei mais uma pista para quem quiser arriscar.

Termino citando as palavras de Carl Linnaeus, em seu livro Systema Naturae, onde em posição de destaque inscreveu as seguintes frases:

“O JEHOVA!
Quam ampla sunt Tua Opera!
Quam sapienter Ea fecisti!
Quam plena est Terra possessione Tua!

Magnus est DEUS noster,
Et magna est potentia Ejus,
Et potentia Ejus non est numerus.”


No amor de Cristo, Nosso Senhor,
Daniel Boy

22 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Illi cui cavo leonum in et pueri etiam qui nomen habet: Tibi Marcum Aurelium Cinthiaque excuso sias ergo.Sunt veri verbi tui non. Volo Fidem tui fastidio et non tibi cum tam semare.Hac non plus existat expecto.

22 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Conversando agora de manhã com o Marco Aurélio, chegamos a conclusão que, devido à chegada de comentários inapropriados e fora do assunto feitos por pessoas que só querem ver o circo pegando fogo,encerraremos temporariamente essa discussão.
Daniel Boy

23 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Obrigado Daniel

Acho realmente que pessoas estão querendo que o circo pegue fogo e pessoas como eu, você e o Lincoln não caimos nessa. O assunto para mim ainda continua sendo as fotos do telescópio hubble. Pensei melhor e acho que não tirarei o post do ar. Talvez apenas os comentários que não forem sobre o tema proposto. O que acha? Vamos passar uma regua e recomeçar pelo menos na imagem. O Alex Manzi nos primeiros comentários falou sobre uma trilha sonora perfeita pra observar isso tudo: Pink Floyd! Em particular o papai sugeriu "Shine on your crazy Diamond". Muito boa. Naõ tinha pensado na hipótese de incluir trilha, mas depois dessas boas dicas dos dois, pensei em qualquer música do disco deles "Middle" . Que tal partirmos para uma trilha erudita? Pensei em Bach. Que tal?

Um abraço a todos





Um abraço

23 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Na verdade quem falou primeiro em "Shine on your crazy diamond" foi o Alex Manzi. Eu só fiz alguns comentários. Acho que existem muitas trilhas eruditas boas para o tema. Entretanto acho que o grupo Pink Floyd é especialista em fazer músicas que nos levam a fitar o céu contemplativamente. Não podemos esquecer do "Dark Shine of the Moon". Entretanto, occorreu-me agora o "Clair de Lune" do Debussy.

23 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Oops "Dark side of the moon",... só agora vi. Hoje fiz uma viagem para Anápolis para fazer uma pequena palestra lá sobre línguas indígenas. Como eu não entendo nada de direção de veículos, ocorreu-me uma idéia de fazer um desafio. Não vou colocar o desafio aqui para não atrapalhar o blog, já que o Marco Aurélio quer que passemos uma régua no passado e só falemos do Hubble. Colocarei oportunamente o desafio em outra noticia. Aproveito o ensejo para dizer que acho esses desafios muito interessantes, porque eles nos levam a pensar nas questões. Outro dia um leitor do blog propôs um problema de vinhos que achei muito interessante porque ele nos induzia em um pequeno desvio que nos levaria muito longe da resposta certa. Ilustrava também com devíamos desprezar raíses espúrias de equaçõs polinomiaís de grau superior ao primeiro. Convido a todos para os desafios propostos em outras sessões e também para que os membros proponham também alguns desafios.

23 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

O "Dark side of the moon", vulgo prisma é o meu preferido. Quando você e o Alex propuseram uma trilha com o Pink Floyd foi o que primeiro me ocorreu.Você como eu não entende nada de direção de veículos só sabe dirigir e é o que importa! Seus desafios só ajudam o blog e até as aulas. Precisa ver o das vogais como está gerando polêmica. Os professores de português não estão comentando por receio, acredito eu. Os alunos estão curiosos e estão perguntando e conjecturando adoidado. Também achei o problema de vinhos muito interessante. Também convido a todos para para que proponham também alguns desafios.

Valeu Pai!

24 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Filho,
Bem o problema da direção é o seguinte. (Se você achar conveniente, coloque-o depois em outra seção do blog). Por que a curva de alta velocidade dos veículos fica à esquerda do motorista e conseqüetemente a de baixa velocidade à direita? Não tem pegadinha, é pergunta de física.
Estou escutado o "The Dark Side of Moon" completo nessemomento. Aliás estou com as música do Pink Floyd todas aqui em meu computador e fiz um CD para colocar na máquina lá do Sr. Virgilio.

24 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ainda bem que ninguém citou Janis Joplin e Jimi Hendrix. O Marco entendeu.

25 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Crente é foda!
Como trilha sugiro "the number of the beast" do Iron. Aposto que o crente babaca não sabe ler em latim. Fez citações só para tentar impressionar, senão teria notado a malhada que o cara deu nele!

666

27 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber o que foi que o criacionismo aportou ao conhecimento científico até agora, que tenha um estatuto científico minimamente válido e que não seja apenas a eterna reciclagem de velhos mitos da Antigüidade. Pelo que eu tenho visto desse pretenso debate entre "criacionistas" e evolucionistas (como se tal alternativa existisse), o que o criacionismo tem feito é, apenas, tentar obscurecer algumas das teorias científicas mais importantes do nosso tempo, como a teoria da evolução (que é, de fato, uma teoria, e não uma mera sacação de sabidos). Que experiências científicas o criacionismo realizou até agora e que dados efetivos somouao vasto campo de saberes acumulados pela humanidade em vários setores, a que hoje damos o nome de ciência? Mostem-me uma única experiência efetivamente realizada - uma pedra jogada do alto de um prédio cuja velocidade de queda tenha sido medida, um pêndulo cujas oscilações tenham sido contadas, uma escavação arqueológica - pelos criacionistas e que tenha ampliado o nosso conhecimento do mundo e das coisas, para que comecemos a lhes dar algum crédito.

27 setembro, 2007  
Blogger Earthspawn said...

WOW!

17 junho, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de deixar apenas uma reflexão. Curso o 2° de MEdicina na Unb, passei em 1° no vestibular, tanto para a Unb como tbm para a UFU e Unesp. E sou cristão, acredito com todo o fogo que queima meu coração, nos não viemos de uma explosão e, somos meramente poeira cósmica e, entendo pouco de Fisica nuclear ou Teorias que se arrastam até os dias de hoje sobre a criaçao do mundo. Mas quero deixar claro o seguinte, todos devem conhecer Albert Einstein um grande homem ele foi para a nossa sociedade, e como pessoa e cientista creio eu que ate ele acreditava que tinha que ter um ser supremo que criou todas as coisas que ha, nao serei eu um simples aluno de medicina que entrarei nesse debate sobre a criaçao e evoluçao da humanidade.
Mas deixo com vcs algumas frase que resumem melhor o que eus tentado passar a vcs:

Deus é a lei e o legislador do Universo.
(Albert Einstein)

É impossível proceder ao infinito na série dos seres que se geram sucessivamente. Deve-se admitir, por isso, que existe um ser necessário que tenha em si toda a razão de sua existência, e do qual procedam todos os outros seres. A este chamamos Deus.
(S. Tomás de Aquino)

Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.
(Isaac Newton)

Sou um cristão, isto é, eu creio na divindade de Jesus Cristo, como Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscovich, Gerdil; como todos os grandes astrónomos, os grandes matemáticos do século passado. Sou um católico sincero, como foram Corneille, Racine, La Bruyère, Bossuet, Bourdalue e Fènelon - como um grande número de homens eminentes do nosso tempo, entre os quais astros de primeira grandeza das ciências exactas, da filosofia, da literatura, e que são as maiores glórias das as nossas academias. Compartilho a fé profunda de Ruffini, Hauy, Laenec, Ampère, Freycinet e tantos outros destacados eruditos que a professaram com palavras, actos e escritos. E se não cito os vivos para respeitar-lhes a modéstia, posso dizer todavia que achei toda a nobreza da fé cristã na alegria dos meus amigos, o criador da cristalografia, o descobridor da quinina, o inventor do estetoscópio, o navegador da corveta Urânia e os imortais pesquisadores da eletricidade, Freycinet e Ampère.
(Couchy, grande matemático francês do século XIX, que se ergueu contra a expulsão dos Jesuítas da França)

“Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um espírito sumamente superior ao homem, e perante o qual nós, com nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos.”
(Dr. J. Allen Blair)

Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima
(Loius Pasteur)

Essa ultima reflexao é a que eu mais gosto, a que mais marcou em minha vida. No curso de medicina vc encontra professores de todo o jeito, criacioniatas e evolucionistas, e graça a essa frase que eu a vi num filme chamado Criaturas Incriveis que esta me dando forças para acreditar que exite um ser supremo que rege todos nos.
Me desculpe pelo os erros de ortografia e gramatica, estava pesquisando e vi esse blog, com esse debate, nao tenho tempo para revisar o que eu escrevi por isso as minhas desculpas.
O blog esta de parabéns.

03 agosto, 2008  
Blogger Paulo said...

Com todo o respeito, "anonimo". Se voce realmente acredita e defende tecnicamente essas coisas, mesmo tendo acesso a informacao como qualquer estudante universitario tem, deve procurar ajuda.

12 abril, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Sem fé é impossível agradar a Deus.

09 janeiro, 2010  
Anonymous Anônimo said...

Evos, não se preocupem. Deus criou também um lugar para vocês na eternidade. Lá vocês não estarão sozinhos, mas muito mal acompanhados.

É uma pena.

31 maio, 2010  
Anonymous Anônimo said...

Prezados,

Sobre as discussões acima, no que tange ao fato de alguem ser cientista e crer em Deus. Bom, como doutoranda, professora numa universidade aqui na Bahia e também evangélica, defendo, fortemente, que o único problema está na não demarcação entre o plano material e o espiritual. Entre a ciência, como é praticada na atualidade, e as religiões. O problema, meus caros, está em tentar validar um sistema de saber em nome do outro. No caso em questão, das explicações bíblicas com o nome de ciência. Pergunto aos cristãos: acaso a fé para ter validade para nós necessita ser chamada de ciência? Ora, claro que não! A bíblia diz: "A fé é indispensável a todos que se doam ao Senhor, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). E diz ainda: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10:17.

E o que é a fé do ponto de vista bíblico? "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1). Bom, quem trabalha com as ciências sabe que as atividades científicas, pelo menos até o momento, não são sobre o mundo espiritual. Esta minha afirmativa pode ser comprovada em qualquer literatura sobre história das ciências... Aqui, falo da literatura específica em Ensino de Ciências, pois é com ela que trabalho. Um grande educador e pesquisador Norte-Americano William Cobern escreveu em parceira com a pesquisadora Ketlen Loving um interessante artigo em ingles que traduzido é: Definindo ciências em um mundo multicultural: implicações para o ensino de ciências. Este artigo, apesar de ser específico para a área de ensino de ciências, traz importantes contribuições no sentido de refletirmos o que se constitui ou não ciência e como através do DIÁLOGO é possível mater um limite coerente de respeito entre as diferentes formas de conhecer sem que ocorram discriminações, hierarquizações ou hibridizações de saberes. Os produtos das ciências não são piores e nem melhores, mas apenas uma forma particular de conhecer. Do mesmo modo, as explicações bíblicas trazem no seu contexto explicações que para nós que cremos são verdades! Cabe a cada um de nós conhecer a natureza de cada uma dessas formas, em que elas diferem, se assemelham... E, a partir disto, fazermos nossas escolas. O que do ponto de vista bíblico é perfeitamente aceitável já que ela própria nos ensina o livre arbítrio (Ver, por exemplo, apocalipse 3:19. A bíblia, os argumentos bíblicos, meus amigos, não necessitam ser chamados de ciência para terem validade. Seu valor está na nossa fé e isto basta. Quanto à ciência, é importante deixar claro que estou me referindo aqui não ao significado do termo ciência, mas, sim, a uma comunidade, que possui linguagem própria, critérios próprios: a comunidade de ciêntistas. Tal comunidade produziu e ainda produz conhecimentos úteis a humanidade, e também não úteis, já que muitas sociedades não dependem dela para sobreviver, como, por exemplo, sociedades indígenas em completo isolamento do restante da sociedade brasileira. Para aqueles que crêem, Deus os abençõe. Para os que não, que Deus os abençõe também, pois "Deus é amor" e o amor é algo que todos nós queremos, pelo menos a maioria de nós. Abraços. Geilsa Baptista

02 junho, 2010  
Anonymous Anônimo said...

roman orgies movie http://xwn.in/jokers release date amazing grace movie [url=http://autoupdates.info/auto-net/card-credit-prepaid-visa-auto-bad-credit-loan-card-credit]card credit prepaid visa auto bad credit loan card credit[/url]
the movie mannequin http://xwm.in/plymouth/plymouth-of-thanksgiving fucking free movie [url=http://songmusic.info/kanye-west]my bodyguard movie[/url]
free movie makers http://atravel.in/tourist_tourist-carribean lehigh promenade movie theatre [url=http://livetravel.in/adventure/the-life-and-adventure-of-santa-claus]the life and adventure of santa claus[/url]
movie main character training and preparing for murder http://meen.in/ciprofloxacin/ciprofloxacin-dog-dose free teen modeling pics legal video movie vids [url=http://casinosextra.net/lottery/ohio-lottery-home-page]the simpsons movie pictures[/url]
slasher movie training http://jqz.in/permethrin/will-permethrin-kill-bed-bugs black angel free movie viewing [url=http://autoexpress.in/porsche/parr/porsche/crawley]parr porsche crawley[/url]
indian songs from the movie guide http://atravel.in/vacation-packages_yerevan-armenia-vacation-packages adult 2007 movie squirt [url=http://poow.in/methylsulfonylmethane/msm-methylsulfonylmethane-for-cats]where eagles dare movie[/url]

04 outubro, 2010  
Anonymous Anônimo said...

edmonton canada travel radio http://icej.eu/home travel agency pictures [url=http://icej.eu/senior-care/stay-at-home-senior-care-llc-columbia-md]stay at home senior care llc columbia md[/url]
travel to europe air company http://icej.eu/storage interlink travel [url=http://icej.eu/moving/flash-moving-around-an-image]travel the erie canal[/url]
weather travel forecast http://icej.eu/kitchens/pictures-of-cathedral-ceiling-kitchens backpacker cheap insurance travel worldwide [url=http://icej.eu/roofing/iko-roofing-products]iko roofing products[/url]
flight rules for travel to switzerland http://icej.eu/siding/xl-marine-siding adventure travel india [url=http://icej.eu/lawn-care/sample-lawn-care-letter]tomtom travel maps[/url]
joint travel chapter 5 pdt http://icej.eu/concrete/step-made-of-concrete-in-the-home free boston travel brochures [url=http://icej.eu/roofing/davinci-roofing]davinci roofing[/url]
airlines requirements to travel with raffle http://icej.eu/concrete/concrete-block-hatch travel from san antonio to guadalajara consolidator [url=http://icej.eu/floor/noaa-ocean-floor-profiles]unique journeys travel[/url]

29 outubro, 2010  
Anonymous Anônimo said...

steve watt travel industry http://icej.eu/siding/portable-siding-brake tourist travel to rangoon burma [url=http://icej.eu/moving/moving-company-in-philly]moving company in philly[/url]
cancun travel tours http://icej.eu/moving/u-hall-moving-boxes online travel agent uk [url=http://icej.eu/kitchens/tile-for-kitchens-floors]motorola v195 travel case[/url]
honduras travel guides http://icej.eu/bathrooms/award-winning-bathrooms georgia road map travel guide [url=http://icej.eu/decoration/easter-string-lights-for-decoration]easter string lights for decoration[/url]
south padre island travel guide http://icej.eu/floor/home-theatre-floor-plans byu travel tours [url=http://icej.eu/room/vanities-room]travel agents athens greece[/url]
gecko travel http://icej.eu/sunroom/what-to-look-for-sunroom low cost travel insurance [url=http://icej.eu/storage]storage[/url]
rail travel skopje http://icej.eu/bathroom/bathroom-renovation-nj how to index a travel magazine [url=http://icej.eu/house/in-missouri-must-seller-disclose-structural-defects-in-house]air travel comfort tips[/url]

30 outubro, 2010  
Anonymous Anônimo said...

spring valley wi pharmacy http://tea.ygr.in/what-is-tea-bagging-sexually mayfair pharmacy london [url=http://stress.ygr.in/jerry-greenberg-stress-maryland]jerry greenberg stress maryland[/url]
mexician pharmacy http://oily-skin.ygr.in/get-rid-of-greasy-eyelids zitomers pharmacy [url=http://anti-aging.ygr.in/led-technology-wrinkle-treatments]pharmacist pharmacy consultant[/url]
highest paid pharmacy technician jobs http://warts.ygr.in/wart-away pharmacy benefit purchasing alliances [url=http://dry-skin.ygr.in/child-dry-skin]child dry skin[/url]
who employs pharmacy tech http://natural-remedies.ygr.in/natural-allergy-remedies cvs pharmacy 9683 [url=http://dry-skin.ygr.in/cure-dry-skin-in-winter]gc pharmacy[/url]
brooks pharmacy south boston http://anti-aging.ygr.in/life-extension-magazine lyons pharmacy steamboat springs co [url=http://bath-salt.ygr.in/homemade-gift]homemade gift[/url]
pharmacy back order prescription told week epainmeds http://is-syndrome.ygr.in/imposter-syndrome pharmacy membership [url=http://dry-skin.ygr.in/care-for-dry-skin]hbs pharmacy software[/url]

26 novembro, 2010  
Anonymous Anônimo said...

travel distance and florida http://pornography.hyop.info/totally/free/pornography totally free pornography [url=http://condom.hyop.info/pull/foreskin/back/condom]pull foreskin back condom[/url]
http://blow.hyop.info/how/to/blow/up/a/balloon how to blow up a balloon britney spears nude beaver [url=http://blow.hyop.info/how/to/blow/thick/smoke]how to blow thick smoke[/url]
[url=http://blow.hyop.info/how/to/blow/smoke/hearts]how to blow smoke hearts[/url] watch free full ghayal movie http://pornstar.hyop.info/pornstar/orgasms pornstar orgasms
travel advisory belize http://amateur.hyop.info/nude/candid/amateur/brides/wife nude candid amateur brides wife [url=http://ass.hyop.info/twink/round/ass]twink round ass[/url]
http://oral.hyop.info/dosing/oral/antifungals/seb/derm dosing oral antifungals seb derm christopher bruces ghost dance [url=http://blow.hyop.info/how/to/blow/up/a/potato]how to blow up a potato[/url]

27 dezembro, 2010  

Postar um comentário

<< Home