terça-feira, novembro 21, 2006

Desafio

Essas são palavras do grande chefe branco Wapte:

"De agora em diante, eu vou continuar propondo desafios e prometo, não serão só de matemática ou fisica ou biologia. Vamos partir para apresentar desafios em outras áreas para que ninguém não se sinta a vontade no Blog. Para começar proponho o seguinte desafio: (língua portuguesa)"

1- Quantas vogais existem na língua portuguesa e quais são elas ?

23 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Claro que não são cinco dada a esperteza dos proponentes!!

Beijus pros dois!

23 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Você começou bem. É mais esperto que os proponentes. Está no caminho certo.

23 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada por ter me achado esperta!

23 novembro, 2006  
Anonymous Concineli said...

Poderíamos considerar o y como vogal? Tal pai tal filho!

23 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Não. O "y" nem sequer como grafema existe na língua portuguesa. Estamos falando de vogais mesmo. Vou dar uma outra dica. A língua espanhola tem cinco vogais. Está cada vez mais quente. As perguntas são muito inteligentes. Logo, logo vocês chegarão na resposta certa. felicidades.

23 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Isso é uma pegadinha?? (rs*)
Beijus

23 novembro, 2006  
Blogger Miguel said...

E esta hein ...!?
Como diria o Sr. Fernando Pessa!

Um abraço da Matilde e Cª!

23 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Não é pegadinha não, é coisa séria que admite uma única resposta.

23 novembro, 2006  
Anonymous Hugo said...

Entendo que temos exatamente 5 (a, e, i, o, u). Não devemos confundir vogais com suas diversas classificações (como timbres, etc). Por exemplo, temos 12 fonemas vocálicos (7 orais e 5 nasais). Isso não quer dizer que temos 12 vogais.

Mais duas pegadinhas:
1) Qual a palavra que quando "vai" para o plural, a variação é no meio dela e não no final, coma casa/casas?
2) Qual a palavra que tem 2 sílabas e 9 letras?

23 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Caro Hugo, você além de muito inteligente é também muito gentil pois faz duas perguntas que têm a mesma resposta. O adjetivo "qualquer" , "vai" para o plural como "quaisquer", e esta palavra tem 2 sílabas e 9 letras.
Quanto a pergunta, você quase chegou na resposta certa. Ainda não vou dizer qual é porque esperamos novos comentários. Posso adiantar que a língua portuguêsa não tem vogais nasais e sim nasalizadas. Não sepode confundir grafema com fonema. Grafema é a letra impressa. Fonema é o som. Por exemplo "x" e "ch" são grafemas que expressam o mesmo fonema nas palavras "lixo" e "bicho", em ambos os casos os grafemas representam o fonema fricativo pós-alveolar surdo. Para conhecer todas as vogais que existem nas línguas naturais do mundo entrem em:

http://es.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_Fon%C3%A9tico_Internacional

23 novembro, 2006  
Blogger Juraciara said...

Pelo pouco que conheço sobre minha lingua pátria, até então acreditava haver somente cinco vogais...pelo visto estou equivocada...

Wapte...eu até concordo com as pegadinhas sobre a lingua, assunto este que, pelo que sei, encontra-se inserido na sua área de domínio, mas também acho que nos deveria ser dada a mesma oportunidade, qual seja, a de também propormos pegadinhas dentro de nossas áreas de conhecimento...assim não fica fácil pra ninguém...rsrsrs...grande abraço!

24 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Juraciara. Você está convidada por mim e creio que também pelo Marco Aurélio e mais ainda, tenho ceretza, por todos os participantes desse blog, para colocar seus desafios no blog. Eu creio que isto só irá nos fazer crescer e aprendermos numa área do saber tão bela e interessante qual seja o Direito. Terei imenso prazer em participar e tentar responder seus desafios. É isto que é legal. Não me esqueço de sua participação inteligente e competente aquela vez no assunto Pena de Morte. Estou aguardando pelos seus desafios.

24 novembro, 2006  
Blogger Santa said...

Abdel Kareem Nabil Soliman, um bloguer egípcio de 22 anos encontra-se preso pelas autoridades devido a opiniões publicadas no seu blog. Convido todos os que por aqui passam a assinar a petição online pedindo a sua libertação. Mais informação disponível no site Free Kareem!

Petição:
http://www.hamsaweb.com/c2/home.php?id=Kareem

24 novembro, 2006  
Anonymous Hugo said...

Obrigado pelas dicas e parabéns pelo seu conhecimento da nossa rica e bela língua portuguesa.

Quanto ao desafio, você falou anteriormente que não era pegadinha. Se fosse uma pegadinha, eu diria que "língua portuguesa" tem 8 vogais (i u a o u u e a).

Abraços

24 novembro, 2006  
Blogger Juraciara said...

Wapte,

Como sempre gentil...passei a tarde de hoje tentando encontrar algo que não seja relativo...a lógica me ajuda a chegar às conclusões que EU desejo chegar, mas nunca a conceitos "verdadeiros" ... pelo menos não nas ciências sociais... portanto, acho que seria impossível, dentro da minha área de conhecimento, propor um desafio passível de ser respondido "a uma só voz".

Por exemplo (e este é o meu maior problema; problema este que já me dedico a algum tempo e não chego a lugar algum), caso eu perguntasse qual é o "conceito de justo", ou que "devo entender como justo", teria possibilidades que remontam de Platão a Habermas, sem que ninguém pudesse, com exatidão, responder a meu desafio... o desafio proposto seria então, em última instância, também o meu maior desafio...

Não há uma só resposta, nem somente uma forma de pensar: posso ser relativista - como de fato sou - e crer que todos estão corretos, embora nunca possam se pretender universais e absolutos; ou posso ser universalista e crer que somente um dentre vários conceitos possíveis é o correto. Não haveria respostas para meus desafios...em direito nada "é" (nem mesmo as leis, que podem ser interpretadas dadas as possibilidades semânticas), tudo "pode ser", dependendo do ponto que se parte!

Estou verborrágica hoje...acho que não estou mais aguentando "chegar a lugar algum"...resolvi desabafar...rsrsrs

Um dia volto a biblioteca do seu pai...as vezes lá encontro alguma saída, pois aquele é um dos melhores lugares que já visitei...

Um grande abraço

Juraciara.

24 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Juraciara:
Realmente será muito dificil fazer perguntas no campo da filosofia. As respostas em geral são múltiplas, dependendo da escola a que pertence a pessoa que responde. Entretanto no campo do Direito, pelo menos em suas aplicações, não na Teoria Geral do Direito, você pode fazer perguntas interessantes sobre código penal, em exemplos como : "tentativa impossível", "legítima defesa de terceiros", etc. Sei que você contestará dizendo que a caracterização é dificil. Mas se a pergunta for bem formulada, eu creio que podemos chegar a um caso de reposta quase única e será muito instrutivo para todos. Se eu estiver falando bobagem, me perdoe, mas é tentando-se que se aprende. Até hoje aprendi quase tudo o que sei errando. Visite a casa da mamãe para se deleitar com a biblioteca do papai. Será um prazer para nós.

24 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Hugo,

Não sou conhecedor de nossa língua, atuo na área de lingüística e iso faz com que tenha algum conhecimento de fonética e fonologia. Vou dar mais algumas dicas para a descoberta dos fonemas vocálicos do português:
Novas dicas:

Sons que servem para distinguir palavras em uma língua são chamados fonemas. Por exemplo o [f] e o [v] nas palavras 'faca' e 'vaca' são fonemas e representamos por /f/ e /v/. Para identificar fonemas, busca-se
palavras com significados diferentes e cuja cadeia sonora difira por um só som.Dizemos que as palavras formam um par mínimo. Exemplo:
'pato' e 'mato' . /p/ e /m/ são fonemas. Nunca confundir o som com o símbolo que representa esse som. Assim por exemplo o som [k], na
língua portuguesa é representado as vexes por {c} e {qu} . Voces já
devem ter notado que o símbolo [] denota um som genérico, // um
fonema e {} um grafema: Vamos dar um exemplo a palavra 'moqueado'
grafema {moqueado},fonema /mokeadu/, fonemas /m/, /o/, /k/, /e/, /a/,
/d/, /u/. Note-se que apesar do último som dessa palavra ser escrito como grafema {o}, o som, pelo menos no linguajar mineiro é [u]. Agora vocês já podem procurar pares mínimos para descobrir quais são as vogais do português. Uma dica final, as vogais se distinguem, pelo grau de abertura da boca: [a] é aberta e [o] fechada. Pelo arredondamento ou
não dos lábios, [a] é não arredondada e [o] arredondada e pela posição da língua:posterior, central e anterior. Por exemplo [i] é anterior e [o] posterior.

24 novembro, 2006  
Blogger Pedro Gama said...

Quanto tempo sem contacto seu. Obrigado por voltar a postar no NOSSO Palavrasdefogo.blogspot.com

desculpa a minha ausência. O tempo é escasso.

Espero que o alerta no Nosso Blog Palavras de Fogo sej escutado (lido).

Um abraço

25 novembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Não vou mais continuar com o desafio. A resposta do problema é a seguinte: A língua portuguesa tem sete fonemas vocálicos. Diante do que expus acima basta observar os seguintes pares mínimos:

Molho (do verbo molhar)
Molho (pega bem numa macarronada)

apelo (subst)
apelo (verbo), etc....

Depois falo quais são as vogais.

26 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

língua portuguesa
8 vogais
i u a o u u e a

25 julho, 2008  
Anonymous Ana Paula said...

São as seguintes:

a, ê, é, i, ó, ô, u

22 setembro, 2008  
Anonymous Rafaella Ste. said...

Achei muito legal o blog. Fui convidada à visitá-lo pelo professor Marco Aurélio e super achei interessante.
Mas então, o certo seria que existem 7 vogais?

16 julho, 2009  
Anonymous valdir said...

Encontrei esse Blog por acaso, estava procurando atividades sobre grafemas. Confesso que gostei muito.

06 julho, 2010  

Postar um comentário

<< Home