terça-feira, novembro 28, 2006

Uma pergunta simples























Gostaria que vocês respondessem à pergunta:

Por que a maioria das pessoas não gosta de Matemática?

191 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Marco,
eu amo matematica!!! mas acho que tudo depende da primeira professora que você teve... ela vai tracar seu destino...
quem aprende matematica, ama matemática!!!
bjos!
Mercia

28 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Corélio

Bem que você disse que algumas pessoas não iam conseguir responder objetivamente a pergunta. Você não perguntou se fulano ou beltrano gosta ou não de matemática e sim o que pensa a MAIORIA das pessosas!

28 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurélio
Na minha opiniao! MATEMATICA vai com o criterio de cada um.
Eu mesmo tenho uma certa dificulade em varias coisas na MATEMATICA!
E uma materia de calculo e tem q ficar batendo a cabeça com os determinados calculos.. Tem q ter pacienciaa e um Q.I altooo!! Coisa q n tenho!
Mas vc explica a materia muito bem!!!
flw
abraço

28 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

É certo que a maioria das pessoas não gostam de matemática! Pois é uma materia exata, onde o resultado é um só...Além de ser chata e de bastante raciocinio. As pessoas não gostam principalmente pq é uma materia que exige um pouco mais de atenção e vc tem que pensar (coisa que o brasileiro não gosta muito ne? preferem as coisas "mastigadas")

Beijãooo

28 novembro, 2006  
Blogger Ricardo Rayol said...

Não faço a menor idéia, gosto de matemática e se pudesse estudaria mais o assunto. Tive um belo caso de amor com ela no 3º ano às vesperas do vestibular e foi demais.

28 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Pq matematica é uma das primeiras materia q te bota pra pensar mesmo e a primeira impressão é a que fica,c vc n levar jeito pra coisa tente a não gostar.

28 novembro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Amigos

Como o Carlos Alberto Fonseca 353 do Pedro II disse, quero uma resposta objetiva. Não quero saber se o comentarista gosta ou não de matemática nem observações que extrapolem o assunto e sim o que ele pensa sobre a razão pela qual a MAIORIA das pessosas não gosta de matemática!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Matemática é uma matéria que envolve raciocínio e não decoreba!
Acho que o principal erro da Matemática dada aqui no Brasil,é no primário já que os alunos precisam decorar a tabuada.Isso pra mim força muitos alunos a não gostarem dessa matéria,que eu particularmente adoro muito e não pelo fato de ter alguém aqui em casa pra me ajudar mais sim porque eu gosto de coisas que me façam pensar e ter um raciocíno.E aí Marco Aurélio,concorda?

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

UMA RESPOSTA DE CORAÇÃO A UMA PERGUNTA SIMPLES:

Oi, Marco. Tudo bem aí?

Você escreveu:

"Amigos

Como o Carlos Alberto Fonseca 353 do Pedro II disse, quero uma resposta objetiva. Não quero saber se o comentarista gosta ou não de matemática nem observações que extrapolem o assunto e sim o que ele pensa sobre a razão pela qual a MAIORIA das pessosas não gosta de matemática!"

Talvez nesse seu comentário esteja a resposta para a pergunta proposta. Assim com a matemática, você exigiu exatidão nas respostas das pessoas. A primeira comentarista, a Mércia, é uma mulher brilhante, fazendo pós-doutorado em engenharia lá na Noruega, deu uma resposta alegre e interessante, mas que não foi suficiente para o Carlos Alberto do Pedro II.

Não gosto de falar pela maioria das pessoas como a pergunta sugere. Cada pessoa terá sua história e seus motivos particulares para não gostar do que quer que seja. Mas meu palpite é de que as pessoas não se adaptam à exatidão. Os seres humanos são mais propensos à fluidez e à incerteza. A matemática, apesar de toda a sua beleza, evoca enquadramento e conformidade. As respostas são certas ou erradas. Em geral não dependem do ponto de vista ou das particularidades de cada um.

Este é o problema: somos múltiplos, criativos, diferentes não apenas uns dos outros, mas principalmente de nós mesmos ao longo do tempo. Por isso não gostamos do fato de que dois mais dois sejam sempre quatro. Acho que no fundo gostaríamos mesmo é que dois mais dois fossem quatro, cinco ou até três, dependendo de nosso humor, disposição, alegria ou tristeza.

Por isto, aplaudo a resposta alegre da Mércia... a mais poética, mais autêntica e mais humana. Até porque acho que ninguém está apto a responder pela maioria. Cada um pode falar apenas por si mesmo. Tudo o que vier serão conjecturas improváveis, assim como esta que acabei de fazer.

Um abraço!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Varias vezes e pelo fato de como vc aprendeu como te ensinou... muitas vezes so querem q vc decore! e tb por exigir muito calculos acabam deixando as pessoas desanimadas.

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gostam de matemática porque ela exige mais raciocino do que as outras matérias.

marcelo bruno drummond da silva brito .8a e 7a

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gostam de matematicaa, pois e uma materia q exige raciocinio,e o resultado so existe um,e uma materia muito cansativa e que vc tem q pensar todo o tempo,por isso axo q a maioria das pessoas nao gostam de matematicaa!

bjaoooo

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Na matemática precisa-se de muito racicinioo...
se agente perde qualquer coisinha já ficamos muito perdidos e nao conseguimos fzer os exercicios !
Precisa de muita atençaao..concentraçao . se nao perdemos a questão ..
acho que precisa-se de um dom para gostar de matemática !

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Bom não sou de culpar professores, mas como já ouvi muitas pessoas falarem que seus professores complicam demais a matéria, acho que pode ser um dos motivos. E também por causa disso muita gnt como eu por exemplo acham a matemática um bicho de sete cabeças, vc já aprende a matéria achando muito difícil antes msm de tentar ISSO NO MEU CASO!

29 novembro, 2006  
Blogger Juraciara said...

Tentarei seguir sua regra: resposta simples e nada de preferências.

Acho que os alunos após aprenderem somar, dividir, subtrair e multiplicar (operações que úteis no cotidiano), passam a se desinteressar por não conseguirem encontrar aplicação prática em uma equação de segundo grau, por exemplo.

Acho, pessoalmente, que a matemática deveria ser ensinada dando aos alunos a possibilidade de verem que ali há mais que números, mas sim uma idéia (como a lógica, por exemplo).

Confesso que se tivesse aprendido antes sobre as vantagens do raciocínio lógico matemático durante minha formação escolar, teria dedicado mais tempo a ela...mas nunca fui informada disto, até ter a necessidade de buscar e ver que a matemática é bem mais que números...é uma forma de pensar o mundo! Aliás, interessantíssima!

Em suma, falta "filosofia" nos professores de matemática! Eles têm que aprender que não ensinam apenas maneiras de se chegar a uma resposta correta ao final da equaçao de segundo grau, mas sim uma construção de raciocínio que, se bem entendida, será de grande valia para o resto da vida.

Acho que é isto! Nem sei se é também, falo por mim e pelo que vejo as pessoas dizendo a respeito!Eu não tenho afeição a matemática, mas hoje vejo o quanto de falta ela me faz...por isto dedico horas para aprender coerência e lógica, coisas que a matemática de segundo grau poderiam ter me ensinado!

Bjos

29 novembro, 2006  
Blogger Juraciara said...

Eu nunca consigo escrever algo objetivo...toda vez que posto fico "chocada" com o tamanho do que escrevi...tenho que ser menos prolixa! Mais objetiva...mais matemática!

rsrsrs

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

bem...
acho q matematica é uma coisa q envolve muito o raciocínio e não decoreba..intao quem tem preguiça de pensar,ja era!!
ou tambem se ja tiveram algum "trauma" com algum professor..e ficam com medo de arriscar um palpite..com medo do professor não dar espaço para o aluno expor suas ideias.

ahh eu acho q é isso..
bjooO!!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Porque tem q raciocinar!!!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Matemática está intimamente ligada a Raciocinar. E a maiorias das pessoas tem uma certa dificuldade!
E a tendencia da matemática é complicar!!!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Por que não perguntar:

Você gosta de matemática?

Acho que as respostas seriam mais interessantes...

A Juraciara pode ter achado que foi prolixa, mas eu discordo. Achei uma beleza de resposta. Aliás, a objetividade deveria ser menos freqüente no mundo blogueiro.

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

pq matematica é uma materia muito complicada...

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

a maioria das pessoas ñ gostam de matematica pq tem que usar muito a cabeça GABRIEL ARAUJO SILVEIRA SÉRIE 7

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A MAIORIA DAS PESSOAS Ñ GOSTAM DE MATEMATICA POR TEREM QUE PENSAR MUITO FILLIPE TULIO LISBOA JARDIM 7 SÉRIE

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gostam de matematica porque tem que raciocinar muito e as pessoas não gostam muito ,ow tem preguiça

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Geralmente os alunos quando entram em sala tem preguiça de raciocinar.

Trata-se de uma matéria que requer uma ótima base e bons professores para ensinar e principalmente incentivar.

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Bom eu acho que a maioria das pessoas nao gostao de matematica, por ser uma materia muito exata que exige bastante atencao e mto raciocinio alem de ser uma materia em q nem todos tem facilidade e de nao ser o tipo de materia q se estuda um dia antes da prova e se consegue nota boa, matematica ou voce sabe ou nao sabe, pois cada materia nova q e dada se apoia em uma q ja foi passada pode ser uma ate mesmo q foi dada a um ano atras assim dificultando bastante as coisas e fazendo com q a a maioria desgoste por nao conseguir resolver os seus problemas.

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Bom a matemática é muito complicada por que tem que ter muito raciocínio e se você não entende uma parte da matéria vai faze algum exercício você não consegue concluí-lo . e nas provas você tem que ter muita concentrarão e atenção na questão por que se você erra a mínima coisa no calculo erra a questão toda!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

As pessoas alem de não gostarem, tem muita dificuldade, por ser uma matéria que exige bastante da pessoa, puxa bastante da logica, de prestar atenção nas coisas, e nem todos costumam ter essa facilidade!

=]
um beijo Marco Aurelio

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Fala Marco Aurelio, um dos motivos q as pessoas nao gostam de matematica e pelo simples motivo deficiencia na forma de apredisagem com por varios motivos um deles e por nao gostarem do professor q quase sempre nao tem culpa de na nada, de ser um materia mais de raciocinio e logica do que " decoreba" e sim numa ciencia em consiste em treinar e nao como outras materias q vc so lendo o caderno ou o livro ja conseque estudar nao e o caso de matematica q exige mais do aluno na sua forma de aprender!!

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

esqueci de botar a serie 1A MANHA rui barbosa

29 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Porque a maioria das pessoas não consegue seguir um raciocinio lógico.Então,a matéria se torna de difícil compreenção,pois ela lida com raciocínios certos ao contrário de outras disciplinas que lidam com algumas suposições.
Assim ela se torna chata uma vez que as pessoas são obrigadas a colocar o cerébro para pensar,o que grande parte delas não gostam de fazer.

29 novembro, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Questão cultural. Matemática é apaixonante para quem consegue desvincular-se do paradigma. O triste mesmo é quando encontramos professores que reforçam a ideia coletiva para valorizarem seu intelecto.

bjs

30 novembro, 2006  
Blogger Meu Neguinho said...

Matemática tem um pouco do "é isso" ou "é assim". Infelizmente, a questão ontológica é deixada de lado e passamos ao simples aprendizado de algorítmos. Veja bem que não estou dizendo sobre "serve para isso". A beleza da matemática, para mim, está nas coisas inúteis. Quando eu estava no ensino fundamental e médio, achava um saco estudar gramática. Hoje o faço por gosto.

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

1A RUI BARBOSA

Muita pessoas nao gosta da matematica porque nao deve ter facilidade com calculos e numeros

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Bom para mim a mairoria das pessoas nao gostam de matematica, pelo fato de que é um ciência exata, e que exige muito raciocionio, atenção, concentração... para ser efetuada, e como é normal para algumas pessoas quererem as coisas fáceis, sem precisar de pensar acabam tomando antipatia com a matéria. Essa é a minha opinião oo fei pa caraai, uhauahaha... abraçaao,

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que as pessoas não gostam de matematica pelo simples fato que faz elas "exigirem" mais do seu raciocinio...e por causa disso elas tem preguiça...aeHuaehuaeHuaeHaheuaeHaeH...

Abração!!

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opiniao.. a maiora das pessoas nao gostao de matematica por preguiça e por ser a materia mais deficil e complicada e exige muito calculo e raciocinio logico ! Valeu Abrçao !! Daniel Egg Abib 7A

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Porque além da matemática ser uma obrigação, ela faz parte do nosso dia a dia, e a maioria das pessoas não gosta do que se torna rotina.
Um Abraço

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

OI Marco Aurelio, Olha eu nao seu por que a maioria das pessoas nao gostam de matematica!
Eu acho que quem nao gosta é por que nao consegui aprender algumas coisas, e como na matematica uma coisa leva a outra as pessoas acabam se perdendo, e sao as minimas coisas que fazem agenti se perder e ter dificuldade nas outras materias!
Bom é isso o que eu penso!
Bjos

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que as pessoas não gostam de matematica por preguiça...Ja que a matematica é muito exata e exige muito do raciocinio e é ai que surgem as duvidas... é oq eu acho blz

30 novembro, 2006  
Blogger Tozé Franco said...

Manias...
Eu sou de humanidades e gosto de mAtemática.
Um abraço.

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

acho que ja começa pelo oque as pessoas falão da matématica, depois pelo raciocinio que a matématica cobra, dai vai de cada um, porque para min as pessoas estão enteressadas em coisas mais superfuras, mais simples. thales santiago 1* b

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

O que acontece é que as pessoas tem preguiça de raciocinar e a matematica exige muito o raciocinio das pessoas e as vezes ela e muito complicada e a maioria das pessoas gostam de coisas mais praticas(faceis).
Abração!!
André Silvestre 1ºB

30 novembro, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Marco, fui tentar colocar foto no blog como vc sugeriu e dei com burros n 'agua. Continua aparecendo o selo Ariadne, estou até fazendo o teste aqui pra ver q foto aparece. No perfil tá direitinho mas, o que fazer?


Buáaaa

30 novembro, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

ih, apareceu a foto !:-P

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gostam de Matemática porque e uma materia dificil e muito facil de errar
tbm de vez em quando por causa do professor q nao sabe ensinar. REINALDO CESAR DE MELO GARCIA 7 SÉRIE

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Fala Marco Aurélio tó de volta!Estamos ai para responder a sua pergunta.É simples Matématica é uma matéria que envolve muita lógica, dedicação, e força de vontade pois precisamos dela em nosso dia-dia na maioria das vezes,e por ser também uma matéria q envolve muito raciocinio exige muito de um aluno fazendo com que coloque-mos nossa cabecinha para trabalhar.Mas também exites pessoas como eu que não gosta da Matématica pois tem dificuldade, ou simplismente não vê graça. Bom no meu ponto d vista eu acho isto. Um grande Abraço....

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Foi mal Marco Aurelio eu comentei ai como anômimo e esqueci de colokar o nome pamonha igual a eu faz isso : Sou eu Matheus Pereira Cavaliere 8ª A Fuiiii

30 novembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Boa noite Marco Aurélio!

Bom, eu acho que as pessoas não gostam muito da matemática por causa de tantos cálculos, dá uma preguiça . realmente as vezes é mto complicado! Mais se vc entender a matéria, nada se complica tanto! Basta entender, e interessar, é claro! =)

Minha opinião né, vai saber !
Tchau .

30 novembro, 2006  
Blogger cantabile said...

Acho que é propaganda enganosa e negativa na infância. Assim como nos amedrontavam com dentista, bicho-papão etc. Lembro-me vagamente de ouvir pessoas falando mal dela antes mesmo d'eu ir para a escola. Até mesmo os professores de matemática são "pintados" como monstros! Uma confirmação para o poder da propaganda.

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Grande Marco Aurélio
Eu penso q a matematica e uma materia boa que se voce entende-la voce consegui domina-la de varios jeitos, so que com isso as pessoas que nao a dominam acabam pegano implicancia com a materia que por sinal e muito gostosa de aprender pricipalmente com um bom professor.
abraços Marco Aurélio

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

O fato de não gostar de matematica, já é motivo para não ter como "caucular" uma resposta!

abraços

01 dezembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Cantabile está com a razão total, assim penso. Trata-se de propaganda. Quando somos pequenos, nossos pais nos alertam sobre as dificuldades da matemática. Dizem para nós que os professores são maus e que não se pode vencer na vida sem ela. Dizem que só podemos usar o racicinio e que não se pode "decorar" nada. Dizem que a matemática é para seres inteligentes e superiores e que a maioria das pessoas jamais conseguirá dominar a matemática. Pior do que isso quando meninos é só pior o boi-da-cara-preta, o sapo-cururu, a mula-sem-cabeça, etc. Conheço, débeis mentais (no sentido exato da palavra que extraem de cabeça raizes quadradas de qualquer númro com qualquer exatidão que se deseje) e conheço grandes matemáticos que são nulidades absolutas quando se trata de resolver uma questão simples da vida diária. Dai podemos ineferir que a matemática foi feita para todos e que não existe nenhum dom especial para dominá-la por exemplo como a música, a pintura, a literatura, a arte de confeccionar sapatos, os azulejistas, etc. Eu afirmo com toda asegurança, baseado na minha eperiência, pois de 1963 até 1971 lecionei matemática no ensino fundamenbtal e médio e meus alunos não tinham grande dificuldade com a matéria, já que conseguíamos motivá-los para seu estudo e neutralizar o pânico que as outras pessoas colocavam na cabeça deles.
E não sou melhor professor do que nenhum que conheço. Até o segundo ano do ensino médio, eu tive um desempenho mediocre nesta matéria. Foi só quando percebi o que falei acima que me tornei uma pessoa normal em matemática. Uso esse ramo do saber na física e na lingüística. Se vocês examinarem as respostas, verão que todas são baseadas no fato de que a matemática é uma ciência exata, as vezes não tão exata como se pensa. E que ela nos faz usar muito o raciocinio. Eu acredito que qualquer ramo do saber exige raciocínio específico. Assim a matemática não seria diferente. Pelas respostas inteligentes que vimos neste blog sobre essee assunto, creio que nehuma dessas pessoas teriam qualquer dificuldade em matemática. Assim creio que a afirmação de que as pessoas não gostam de matemática é mais uma "lenda urbana".

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opiniao a maioria das pessoas nao gostam de matematica por que uma matéria pucha a outra, por que tem muuitos calculos e tem que ter muita pasciencia eu por exemplo nao tenho nenhuma!
Eu penso assim!

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião, as pessoas não gostam de matemática pois é uma materia que exige muito raciocinio, pois qualquer perda pode resultar em um erro enorme..
Na matematica ou é certo ou é errado, nunca é mais ou menos...
exige muito esforço, concentração e paciencia, o que os jovens de hoje em dia não vem tendo..

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rafael augusto lima sala 8t {col.rui barbosa}

E ai Marco Aurelio pensso q a maioria das pessoas não gosta de matemtica por ter q ser conta exata,pois se voce errar um numero se quer voce erra a questão toda ,tambem pensso q vai do professor a pessoa q estiver se quer uma aula com vc ela passa a gostar !hehehe,bem e so,valew!

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

eu acho q a maioria das pessoas nao gosta de matematica pq tem q pensar muita na maioria das vezes pra resp. as perguntas, e pq e dificiu pq ser errar um numero vc pode errar a pergunta toda e pq tem q prestar muita atençao nas aulas coisas q hj em dia nao acontece muinto.
vlw marco aulerio pelo espaço q vc me deu para dar minha opinial.
VLW !!!

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que a maioria das pessoas não gostam de matemática é porque não foram corretamente ensinados e orientados a trabalhar nela e nisso a matéria vai dando continuidade sem que as pessoas entendam as coisas anteriores tornando assim difícil de se aprender, tendo que usar muito o raciocínio que pode ser cansativo e não dando um bom resultado. Na minha opinião a maioria não gosta por falta de uma base, tornando a matemática uma coisa difícil . até mais Marco Aurélio abraço.

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

-pq a maoria tem dificuldade
-pq nao gostam da materia
-as vezes o professor nao sabe encinar a materia
-a falta de peerguntar ao professor suas duvidas

ass:riccardo augusto silva nogueira 7ªA

01 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

e porquem o encino desde o maternal enfluencia na aprendisagem do aluno mais pra frente

01 dezembro, 2006  
Blogger Everaldo Vilela said...

A maioria das pessoas não gostam de matemática porque infelizmente, construiu-se no imaginário popular que matemática é difícil.
Desde o pré-escolar, as crianças tem uma apresentação desta natureza da matemática: matemática é difícil demais...
quando na verdade é uma disciplina que, a meu ver, requer disciplina, outro fator q possivelmente contribui para que a maioria não goste. Somos, de uma maneira geral, indiciplinados. Me refiro à disciplina no sentido de estudar com frequência, ser aplicado.

Meu primeiro vestibular foi para matemática... a Comunicação chegou depois e tomou conta, mas eu ainda espero, no futuro, tentar misturar as duas coisas, quem sabe uma pós em economia? esperar pra ver :)

02 dezembro, 2006  
Blogger Everaldo Vilela said...

ah... já ia me esquecendo: alguns professores tb não ajudam, principalmente os que não compartilham do conhecimento com seus alunos, semelhante ao mágico que não revela todos os truques a seu discípulo.
Isso não é legal, aluguns professores gostam de deter o 'poder' sobre a matemática, para assim, reinar absoluto sobre os leigos.

02 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

É o seguinte Marco Aurélio muita gente não gosta de matemática pois matemática exige da pessoa muita concentração para fazer as contas, e com isso as pessoas ,vamos falar que ficam com "preguiça" de usar a sua concentração e fala que a matemática é dificil...
É difícil pq a pessoa tem preguiça de pensar e raciocinar para resolver a questão...
As pessoas querem tudo de mão beijada...
E matemática tbm é uma coisa exata também e isso tambem faz com que as pessoas naum gostem....
um grande abraço Marco Aurélio

02 dezembro, 2006  
Blogger parla marieta said...

Oi! Há quanto tempo!
Saudades.
Eu gosto de matemática. Não sei quase nada, mas gosto.
Sabe que me lembrei quando li o nome so seu blog, Boatemática?
De um amigo meu, que me chamava de madrinha. Agora ele me chama de Boadrinha.
Beijos.

03 dezembro, 2006  
Blogger Yúdice Andrade said...

Como também sou professor, fico assustado quando vejo tantas pessoas dizendo que o problema da Matemática é exigir raciocínio. Passa-me a impressão de que as pessoas acham normal não gostar de pensar.
Estou convencido - e as respostas anteriores reforçam isso - de que o problema está no método educacional. A Matemática sempre foi mal lecionada (eu que o diga), então o aluno só aprende a ter medo dela. A maioria dos professores (penso que ainda hoje seja assim) não consegue fazer o aluno perceber a utilidade da Matemática em sua vida. Dou um exemplo: se o professor explicasse a relação entre Matemática e música, poderia ensinar conceitos matemáticos fazendo música em sala de aula! Não seria maravilhoso?

04 dezembro, 2006  
Blogger WAPTE said...

Concordo com o Prof. Randol no que tange o item motivação. Entretanto, dada a felicidade da pergunta, que motivou respostas de tantas pessoas, sobretudo alunos, representantes de nossa juventude, seria interessante continuar com a pesquisa e perguntar porque existem pesssoas que gostam de matemática, ou porque poucas pessoas gostam de matemática. (Não estou bem certo desta última afirmação). De qualquer maneira, convido a todos para continuarmos, afim de que possamos entender o que se passa na realidade.

04 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

e ai Marco Aurelio beleza!!
bom vim comentar o assundo que muita gente não gosta de matematica.
para min uma pessoa que nao gosta de matematica, tem essa ideia desde de piqueno, por que na infancia nos queremos so brincar, diverti e assim vem a matematica com contas tabuadas e etc..
e tabem tem as pessoas ja falam mal da matematica criando um preconceito contra a materia.
falou Marco!

04 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

nem todo mundo gosta de matematica por que tem dificuldade de lidar com numeros, ou não tiveram na escola uma maneira legal de aprender matematica que é tão importante na vida de uma pessoa.
um abraço!

04 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E ai Marco Aurelio!!!!
Tempão que eu não passo aqui pra comentar nas suas postagens hein!!?!?
oh,
na minha opinião a maioria das pessoas nao gostam de matematica porque não conseguem compreendê-la.
Comigo aconteceu isso, como eu nao entendia a materia, eu nao gostava;
mas depois que comecei a entender passei a gostar de matematica.
abraço

04 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A EU AQUI DE NOVO!
Eu acredito que a matematica e como uma escada crescente na vida de cada um. Se vc nao acertar bem o primeiro(passo)no inicio de sua jornada vc tera que aceitar as consequencias de grandes erros.E isso que faz com que as pessoas se desinteressam pela matematica!Niguem pode ser obrigado a aprender matematica essa vontade surge dentro de cada um nos...Ate mais Marco Aurelio.

05 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu não gosto de matematica por ser uma materia q precisa de concentração e paciência,e tbm pq eu não vou precisar dela para meu futuro,e pelo fato de sempre q tiro nota baixa minha mesada tbm abaixa kkk

P.s---->Vale 3 pontos neh prof?kkkk

05 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

ha...
muito simples....
pq as pessoas teem preguiça de pensar,de estudar,de ficar horas e horas comendo livros pra enteder o nao entendido.as pessoas querem as coisas mastigadas,como eu tbm...tenho preguiça de estudar,afinal nao e uma coisa que eu tenho prazer em fazer,ai fica mais dificil..e nao e so eu nao.isso rola com agalera tbm...falta de paciencia de entender algo bastante complicado...

07 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gosta de matematica pq:

exige mtu
raciocinio
logica
atençao
calculos
compreendimento e varias outras coisas..

mas na maioria das vezes as pessoas tem mta preguiça de fzer contas acabam usando a calculadora..e talz..
a matematica tem um certo problema tb..é q c vc errar qq coisaa o resto pode estar tdu errado..
principalmente os sinais..

entao é issuu

08 dezembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

bom acho q nem todos gostam de matematica pq, sao muitas regras chatas q acabam confudindo nossas cabeças, acho q tbm pq aprendemos muitas coisas q nao vamos usar no nosso dia - dia, eu por exemplo detesto matematica. mais faze o q?
temos q estudar ela...

20 dezembro, 2006  
Blogger Fernando said...

Eu era bom em matemática, era até um dos primeiros da sala. Porém, lembro-me também que uma vez que algo não ia bem criava-se uma barreira difícil de ser superada para mim. A matemática é uma linguagem à parte, uma vez perdido o rumo de casa a sensação que fica é que você está perdido para sempre. Diferentemente das humanas, eu acho, que mesmo se você estiver perdido parece que sempre é possível achar o caminho de volta. sei lá!
Um abraço.

26 dezembro, 2006  
Blogger Rodrigo Xavier said...

Olá Marco Aurélio,

O problema é a soberba com que muitos professores desta disciplina nos intimidavam. Ou seja, para ser bom em matemática é poque a pessoa é muito inteligente. Logo, o professor de Matemática, ou de Física, ou de Química, são super cérebros. Quem é bom em História, ou Geografia é considerado CDF? Não. Quando conseguia aprender as regras e as operações, achava fácil. Mas até chegar lá... penava bastante.

Abraços.

27 dezembro, 2006  
Blogger Wilma said...

Para uma pergunta simples uma resposta simples: porque não conhecem a Matemática, ou melhor, acham que conhecimento matemático são aqueles números complicadíssimos, calculos enormes, e não é só isso. Até os pássaros usam um pouco o conhecimento matemático e nós também com maior ou menor complexidade...sei muito pouco, mas adoro aprender assuntos ligados a ela porque é um ótimo exercício para a observação, a paciência, o raciocínio rápido. Uma das aulas inaugurais de Matemática que tive foi com o texto de Clarice L. cujo nome é Laços de Família.

01 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A verdade é que todo ser humano tem preguiça de pensar e ler para entender...por que ler, a matematica nada mais é que um conjunto de informações que vc coloca no papel e atraves dessas informções vc tera um resultado exato...nós seres humanos(me incluo)temos o terrivel habito de nao querer ler e muito menos pensar...

15 janeiro, 2007  
Blogger Isabel said...

Acho que além da queda natural para as palavras ou numeros, tudo depende também do primeiro professor/a. Eu virei para as letras. Um abraço. Isa

18 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marco meu nome e hugo eu sou da 212 do pedro II eu nao gosto muito de matematica por causa da minha primeira professora ela era um demonio ai eu tomei trauma mas as suas aulas sao legais e eu acho q nos vamos nos dar bem abraço

10 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

sabe por que eu nao gosto de Matematica? Porque desda terceira serie q eu fico em recuperaçao nessa materia!
ate hoje eu nao tenhu motivos pra gostar dessa materia!
tomara q com o Marco Aurelho eu passe a gostar dessa materia que vem me perceguindo a anos!
afff
Eu odeio matematica

11 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

tipo a maioria das pessoas tem dificuldade na matematica porque tem que presta atençao na materia e exerce muitu a pratica pra aprende e as pessoas gostao de pega a materia mais mastigada mais facil e acaba se complicando um poco XD vlws prof

13 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA??

Bem deste que eu conheci matematica eu me interessei bastante... Mas um dos fatos que muitas pessoas nao gostar de Matematica e pelo fato de mecher com numeros e para aprender tem q fazer muitos exercicios... nao e uma materia que é apenas decorar que estamos sabendo.. e sim temos q praticar bastante, coisas que as pessoas nao gostam...

No meu caso ja odeio ler entao eu funciono mais na pratica doque na leitura... por isso eu gosto da matematica e este e um dos motivos que eu quero fazer engenharia eletronica e enfrentar calculo e outras materias envolvidas =P...

13 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Essa pergunta tem pra todos aq de casa uma simples resposta: A matemática quando estudada muito a fundo, para muitas é chato porquê a matéria usa muitas vezes calculos "cavalares" para resultados simples e calculos simples pra resultados cavalares. além do que, tudo na vida envolve matemática e por isso muito gente naõ gosta dela. um abraço
Magnus 2o B

13 fevereiro, 2007  
Blogger Wender Rondinelle 211 Pedro 2 said...

Eu acho ser falta de costume de querer intender e querer estudar Matematica , talvez por causa daquela professora chata q vc teve na primeira , segunda , terceira , quarta , quinta , sexta , setima e oitava serie...
Ou pelo medo q toda pessoa tem de não conseguir entender o exercicio!
Acho essas respostas acima , muito boas explicações!

13 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

As pessoas encontram dificuldade em mecher com numeros.Eu gosto de matemática é complicado responder para aqueles que não gosta.Acho que por ser uma materia que mexe com numeros,as pessoas acham que tem que gravar as regras e sim aprender.Talvez pode ser que o proferror é chato ,monotolo e não explica bem.
Acho que matemática tem muitas formulas e a maioria acha que por ser formulas e mais formulas eles acabam achando mais dificil.Não sei dizer mais acho que da para mostrar um pouco dos motivos, que as pessoas não gostam da maravilha matemática!

14 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

Ei Marco Aurréio jóiaa? então, dexa eu responder isso aqui ...
Ou, eu acho que a maioria das pessoas não gostam de matemática porque é uma matéria que exige muito raciocínio, muita atenção,e a maioria das pessoas tem preguiça disso, ainda mais quando o professor eh chato, fica tudo mais dificil... mais como vc vai aprender sem estudar? não tem como ! Tamém as fórmulas, as regras, dificultam muito, acaba que vc tem que ter muita memória... Se vc não prestou atenção nas séries anteriores vc acaba tendo resultado negativo, pq mais pra pra frente vc vai precisar...(uma matéria depende da otra) as vezes isso faz as pessoas desistirem, pois "ficar boiano" na matéria é foda!
Ta aqui minha opnião quanto a isso Marco Aurélioooo ! Beijooo LAURA (SKATE) 2º B ! =)

14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

olá Marco Aurélio,
na minha opinão,a maioria das pessoas não gostam da matématica porque elas provavelmente tem preguiça de pensar em fazer cálculos e decorar fórmulas.Além disso,as pessoas acham que não vão usar grande parte da matemática no decorrer das suas vidas,porque para essas só importa saber quanto é 2+2 e não é bem assim!Hoje em dia usa-se matemática para tudo!
E outra coisa:muitos não gostam da matemática por causa do professor que não é o seu caso,porque você está me fazendo gostar muito desta matéria,que antes eu detestava!

fica ai minha opinião!!!!!
abração!!!

14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoa não gostam de matamatica pelo seguinte fator, não tiveram uma base, e sem base ñ a sustentação e sem sustentação ninguem aguenta! dai as pessoas começam a pensar q não são capazes de resolver um simples problema, q na verdade se vc souber portugues pra interpretar o que esta pedindo e encarar o medo de errar, você sem duvida ira conseguir resolver.
Muitas pessoas tambem adoram decorar as famosas formulas de matemática e na maiorias das veses quando chega na hora da prova junta o nervosismo, medo, insegurança e as decorebas quem disse q sai alguma coisa, e se sai algo esta errado, apartir dai as pessoas começam a odiar matemática.
"Decorar não é saber é preguiça de aprender"
Gente ta parecendo q eu sou o experte em matematica, mas não sou nenhum "CDF". Na maiorias das vezes eu presto atenção nas aulas coisa q é mais importante q até copiar a matéria no caderno!!!
Uma frase que todos os pais e professore falam " Tem hora pra tudo, hora pra brincar, conversar, comer, estudar, trabalhar e etc."

Abraços Marco Aurélio

14 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Bem, eu acho que as pessoas nao gostam de matematica, porque desde que entramos na escola, a matematica não é ensinada de forma correta, a maioria dos professores nao costumam explicar as coisas, apenas nos dão regras e formulas e nos mandam resolver exercicios. Por isso o aluno cria uma certa resistencia e acaba cultivando uma certa antipatia pela materia. Se os professores, desde o primario, ensinassem a matematica de uma forma mais dinamica, aonde o esclarecimento fosse mais importante doque as regras e formulas, essa situação poderia se inverter. No final das contas a matematica é uma materia mal vista por simples preconceito. Ae marco aurelio, abraço ae!!

14 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

Marco Aurélio...

A maioria das pessoas quando se deparam com um simples exercicio de matematica e nao sabem resolvelo logo pensam...

15 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

Felicio Magalhaes

1°A (DEP de MAT)


Marco Aurélio...

A maioria das pessoas quando se deparam com um simples exercicio de matematica e nao sabem resolvelo logo pensam...

ISSO É IMPOSSIVEL!!!....

O QUÊ QUE AQUELE PROFESSOR TA FAZENDO???

QUE LOUCURA!!!!

...mas nao eh bem assim, O EXERCICIO MUITAS VEZES REALMENTE É SIMPLES E FACIL DE RESOLVER!! basta um pouco de atençao nas aulas e treino com exercicios, mas tambem uma boa parte pode ser feita pelo professor ao ser mais discontraido, dinamico e interativo com seus alunos cultivando assim um maior interesse em sua materia.

bem eu acho que deve ser isso kra...VLW!!!

15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gosta de matemática por que ja vem da sociedade esse odio da matematica.
As pessoas tanto falam, que um kara ja coloca aquilo na cabeça,que a matemática é dificil,complicada.
Também por preguissa,por que matemática requer raciocionio.As vezes as pessoas nem leem as questões direito em uma prova e dexa de entender,sendo que você tem que ler repitidas vezes para compreender a questão,pelo menos esse é o certo.
Falta de base também ajuda muito,por que na matematica uma coisa puxa a outra e se você nao souber tal coisa você fica perdido e nao consegue aprender.

É tipo isso
Abraços Marco Aurélio!

15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Porque a maioria das pessoas não gosta de matemática?

Bem eu acho q a maioria das pessoas não gosta de matemática, porque é uma matéria diferente das outras, nela não basta apenas decorar você tem q saber formulas, cálculos e símbolos pra resolver os exercícios, você tem que fazer muitas contas de cabeça e raciocinar mais do que nas outras matérias, com isso as pessoas ficam com preguiça de pensar e de fazer contas para chegar a um resultado final, mas quando você para e presta atenção vê q é muito mais simples do que você estava fazendo e perde o “MEDO” da matéria, encarando as provas com mais tranquilidade, e ate raciocina melhor.

Falow Marco Aurélio...

15 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

Marco Aurélio...

Nossa....eu naum sei exatamente o pq q estas pessoas dizem tanto que naum gostam de "matemática"...Acho q o primcipal motivo pela quel estas pessoas respondem isso, é o fato de elas naum terem muita afinidade com esta matéria...
A matemática é um instrumento de trabalho que todos nós temos...mais poucos sabem usar este instrumento corretamente...

Estes que dizem que realmente naum gostam de matemática, são aqueles que tem preguiça de pensar...e por serem assim, tbm tem dificuldades de aprender tudo o que é apresentado a eles...só aprendem oq trará o bem deles...

uhsuahsuahsuahsuahusahsuahuahsa

a única coisa que nós...(os que adoram a matemática)...podemos fazer em relação a estes que já naum gostam tanto de matemática é simplesmente rir....

ushaushaushauhsuashauhsuahauhsah

Espero q eles tenham sorte na vida...pois sem matemática, naum se vai a lugar nenhum....naum apenas se a propria e dita metemática...mais assim como todas as matérias...o aluno tem que se dedicar de corpo e alma....asso é claro que só para aqueles que querem se dar bem na vida!!!

^^

Ass: Dante Sacchetto...
1ºA...manhã...

15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gostam de matemática pelo fato de ser uma matéria complexa,ensinada muitas vezes de maneira pouco estimulante, como decorar a tabuada, por exemplo.
Desde que começam a estudá-la,os
alunos já são induzidos pela sociedade a não gostar da mesma,com isso, cria-se uma antipatia nos alunos em relação à matéria desde o ínicio.




Ismael Nascimento
1ºA

15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A matematica e igual a uma escada se vc pula alguns degraus chega mais rapido mais acaba deixando algumas lacunas para tras, eestas lacunas sao essencias para q vc avance na matematica sem elas acha dificil e acaba desistindo,e fala q nao gosta de matematica!!!!!

Joao Paulo da costa vieira 2ªB

15 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurelio, eu axo q muitas pessoas n gostão de matematica porque os professores n ensinam a matéria direito, n pergunta o aluno se ele entendeu, n corrige todos os exercicios no quadro. Mas eu particulamente adoro matematica, só q n entendo muito a materia de vez enquando.
abração


Marco Aurelio Freire Alves 8ªA

16 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

as pessoas nao gostam muito de matematica, pelo motivo de que essa materia exige mais raciocínio do que as outras, e tambem requer mais atenção, pois na matematica, nao existe "decoreba"

16 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Alex Oliveira Damascena 8A: As pessoas não gostam de estudar matemática por culpa de outros professores, que ao Invés de explicarem a matéria complicam e não ensinam como o aluno deve chegar à resposta do exercício, é ai que o aluno fica com ódio de matemática, o aluno fala que o professor é chato, a matéria é difícil. É isso ai Marco Aurélio.

16 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gosta de matemática porque elas não se habituaram ao raciocínio lógico necessário e muitas vezes têm preguiça de pensar. Matemática nos seus princípios básicos exige uma grande concentração e treinamento da pessoa, e paciência, o que a maioria das pessoas não tem. E a matemática exige que a pessoa entenda e se dedique à matéria, pois ela não conseguirá resolver os exercícios apenas decorando as formulas. Bem eu acho que estas estão entre as principais razões.

16 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gostam de matemática, pois,as vezes pode ser pelo fato de não compreenderem a matéria a qual o professor não a explica direito e não da atenção ao aluno,muitas vezes por falta de paciência em assistir a aula prestar atenção e fazer muitos exercícios assim você Vera que a matemática poderá ser até boa

17 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Bom eu acho que ninguém gosta de matemática,porque como você mesmo disse os professores(a)dão a matemática,os professores(a)não tem paciência pra esplicar a matéria.
Com você faz tem que dar aula de boatemática,a aula tendo como discursão a matéria dada
Pelo professor.

17 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Macaco Orelho ou Oreia ou ate Marcola que sá Marco Aurelio,

Porque a maioria das pessoas nao gostam de matematica?
Primeiro por ser uma materia que traz muito o raciocinio da pessoa na hora!
Segundo pelo brasileiro ser um povo muito largado, muito folgado e ter preguiça de raciocinar e de pensar e querer as coisas de mao beijada

po é mais ou menos isso né?

E tem mais o brasileiro so faz as coisas no ultimo dia do mes.. pd ter certeza coloca uma questao no ultimo dia do mes que a galera faz!!

abraço macaco oreia

17 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que as pessoas têm preguiça de pensar, porque a matemática e preciso ficar atento e sendo assim você pensa mais.

E a matemática requer muitos exercícios, e muita gente não gosta de pensar isso e o problema se todos prestarem a atenção na aula todos iriam aprende rapidamente...

17 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Rodrigo César Farnesi Silva 7A

A maioria das pessoas não gosta de matemática porque é para mim um da matéria mais difícil que tem .
Ex: Na matemática você pode resolver um problema de varias formas e isso não acontece nas outras matérias que só existe um jeito de resolver e o povo brasileiro só não gosta de matemática por isso eles querem tudo na mão e na matemática não tem jeito de da tudo na mão eles não gostão de matemática .

21 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gostam pq tem prequiça de pensar e tem medo, acha complicado mas quando entende ela ve que nao e assim
flowss

21 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

igor bracarense 7a

21 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Matemática e uma matéria complicada pois e cheia de números e letras que faz confundi muito complicando cada vez mais quando vai aparecendo os dois conjuntos

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Muitas pessoas não gostam da matemática por que,elas tem medo de pensar de usar o lápis e a borracha ,porque a matemática você tem que fazer e refazer os exercícios ,ler e saber interpretar a pergunta e outra coisa você tem que pensar muito e muitos professores não sabe como ensinar a matéria eles dão a matéria e não saber ensinar para o aluno ,tem q fazer uma aula boa !!!!!!!!!!




Oswaldo Rodrigues Malta Junior 1°A Rui Barbosa Manha.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Rafaela Augat...1°b

Pq nem sempre o professor tem a capacidade de encinar uma boa matematica...
muitas vezes o aluno nem entendeu a materia e fala eu odeio matematica, sendo que ele nem conhece a verdadeira matematica...
=P

Ahh...
pra mim e isso aee..
eu so naum to sabendo explica...=D


BJuhh

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Ahhhh essa é manha...eu ja tinha meu texto pronto... hihihi...
3 pts de graça... yessss

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

É certo que a maioria das pessoas não gostam de matemática! Pois é uma materia exata, onde o resultado é um só...Além de ser chata e de bastante raciocinio. As pessoas não gostam principalmente pq é uma materia que exige um pouco mais de atenção e vc tem que pensar (coisa que o brasileiro não gosta muito ne? preferem as coisas "mastigadas")

Beijãooo

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gosta de matemática porque e uma matéria muito complexa e que exige muito de você, diferente das outras matérias que já vem mastigada; ou seja, nas outras matérias você pode responder a uma pergunta apenas copiando uma parte do texto (na maioria das matérias) já na matemática você e quem vai ter q raciocinar e responder a questão. Eu cheguei a essa conclusão porque tenho preguiça de fazer cálculos, e sou uma dessas pessoas, então não foi muito difícil né??? rsrs

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Estou passando aqui para falar do porque as pessoas não gostam de matemática. É o seguinte muitas pessoas não gostam de matemática porque a matemática exige muito do raciocinio das pessoas e muitas das vezes as pessoas não gostam de raciocinar...
ai esta minha opinião...
Um Grande abraço Marco Aurélio

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Porque a maioria das pessoas não gosta de matemática?

Bem eu acho q a maioria das pessoas não gosta de matemática, porque é uma matéria diferente das outras, nela não basta apenas decorar você tem q saber formulas, cálculos e símbolos pra resolver os exercícios, você tem que fazer muitas contas de cabeça e raciocinar mais do que nas outras matérias, com isso as pessoas ficam com preguiça de pensar e de fazer contas para chegar a um resultado final, mas quando você para e presta atenção vê q é muito mais simples do que você estava fazendo e perde o “MEDO” da matéria, encarando as provas com mais tranquilidade, e ate raciocina melhor.

Falow Marco Aurélio...

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Bom a maioria das pessoas, não gosta da matemática, pois e uma matéria muito complicada e uma disciplina que tem maior indiciem de reprovação de todos os colégios, isso faz que a maioria dos alunos torne se a não gostar da matéria de matemática. Quando se fala em matemática alguns alunos tem medo, já pensão que a matéria e difícil sem ter tentado a resolver o conteúdo proposto falam que logo não consegue fazer. Mas por outro lado à matemática e uma matéria que requer muita atenção e concentração, pois e uma matéria que tem que ter muito raciocínio para resolver e como o conteúdo e muito puxado, e o ensino da matemática e muito pesado muitos acabam ficando odiando a matemática, mas tem outro obstáculo e quando o professor não sabe ensina a matéria ai que fica pior, pois todo se confunde, quando o professor sabe explicar a matéria tudo fica mais fácil quanto ele quanto pro alunos.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO GOSTA DE MATEMÁTICA??

Bem deste que eu conheci matemática eu me interessei bastante... Mas um dos fatos que muitas pessoas não gostar de Matemática e pelo fato de mexer com números e para aprender tem q fazer muitos exercícios... não e uma matéria que é apenas decorar que estamos sabendo.. e sim temos q praticar bastante, coisas que as pessoas não gostam...

No meu caso já odeio ler então eu funciono mais na pratica do que na leitura... por isso eu gosto da matemática e este e um dos motivos que eu quero fazer engenharia eletrônica e enfrentar calculo e outras matérias envolvidas =P...

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Na verdade, a maioria das pessoas nao gosta nem de ouvir a palavra matemática, parece que o som da palavra já assusta; pois a maioria das pessoas tem certa dificuldade em lidar com o raciocínio lógico, que se exige na matemática.
Pode ser também que não goste da matéria por ela ser exata, dois é dois, e ponto; não é igual as outras matérias do currículo escolar fundamental, que pondem ser moldadas nesse ponto, por serem abstratas.
E não podemos esquecer que muitas vezes tambám nos bloquemos em uma matéria por causa de um professor arrogante que acha que sabe de tudo por estar dando aulas.
É provavel que por esses e varios outros motivos que não fui capaz de me acordar no exato momento; que a maioria das pessoas sinta ate arrepios quando ouvi a palavra matematica; que e fundamental no nosso cotidiano.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Por que a maioria da pessoas não gosta de matemática?

Duas razões me vêem a cabeça para as pessoas não gostarem de matemática.
O primeiro é que a matemática demanda um raciocínio que as pessoas normalmente têm, literalmente, preguiça de desenvolver. É mais cômodo decorar e “cuspir” as ideas no papel. Outra boa razão para que não se goste de matemática é que o erro em tal matéria é evidente. As respostas se traduzem em números e expressões que são exatas e difíceis de serem achadas. Assim, é mais fácil responder uma pergunta de biologia e acreditar que o raciocínio está correto, enquanto se escreve uma grande asneira. Da mesma forma que este texto está escrito, mas provavelmente longe da perfeição. Na matemática se percebe o não domínio do conteúdo no meio de uma inequação ou nas próprias respostas que não conferem com o gabarito. Porque não gostamos da matemática? Por que gastamos menos energia em dizer “não gosto” do que em “deixe-me pensar”.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A matemática exige muito raciocínio e compreensão de quem a esta aprendendo, uma matéria meio complexa de ser entendida. Muitos cálculos, contas, e não havendo muita atenção fica ainda mais difícil de aprendê-la, e ainda sim custamos a entendê-la ou simplesmente não a entendemos.
Mas também muitas vezes pessoas tem preguiça de pensar, fazerem algumas contas e estudar o q foi passado na aula, o que dificulta mais seu entendimento.Mas afinal a matemática não e uma matéria tão difícil assim como imaginamos e nem impossível de ser compreendida, e um pouco mais complicado, mas com atenção na aula e a preguiça de lado não tem ninguém que não aprenda.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

o Marco Aurelio uma coisa no trabalho ferro, nao tenho aula semana que vem, entao te respondo aqui mesmo.
Acho que é porque a matematica presissa de calculos exatos e nao é uma coisa livre que da pra ter respostas deferentes, creio que um bom profesor poça fazer com que qualquer um passe a gostar de matematica basta essa pessoa ter um pouco de conciencia e saber que matematica é esencial na vida de qualquer um.
esse é meu ponto de vista!!!


TE MAIS

Fika com Deus

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Macaco Orelho ou Oreia ou ate Marcola que sá Marco Aurelio,

Porque a maioria das pessoas nao gostam de matematica?
Primeiro por ser uma materia que traz muito o raciocinio da pessoa na hora!
Segundo pelo brasileiro ser um povo muito largado, muito folgado e ter preguiça de raciocinar e de pensar e querer as coisas de mao beijada

po é mais ou menos isso né?

E tem mais o brasileiro so faz as coisas no ultimo dia do mes.. pd ter certeza coloca uma questao no ultimo dia do mes que a galera faz!!

abraço macaco oreia

poha eu fui no outro mais tah aki tbm

3 pontosssssss
aaa esse ano eh caixaaaa
uma atraz do outro
marcolaaa
buteco eh noiss
aeuhaeuaheuh

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que as pessoas têm preguiça de pensar, porque a matemática e preciso ficar atento e sendo assim você pensa mais.

E a matemática requer muitos exercícios, e muita gente não gosta de pensar isso e o problema se todos prestarem a atenção na aula todos iriam aprende rapidamente...

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

na minha opinião, as pessoas pensam que matemática é difícil, pois s elas não sentem o interesse de estudar a matéria, que tem tanta utilidade na vida.Tá certo que existem algumas fórmulas que não tem utilidade no nosso dia-dia, por isso não são necessária ser estudadas... Muitas pessoas até gostam da matéria, mas se4 o professor não ensiná-la direito e nem ser uma pessoa gente boa, os alunos passam a criticar a matemática..... Por isso depende muito do aluno e do professor. E a maioria dos alunos tem preguiça de pensar p resolver a questão..

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A matematica pra alguns é dificil pois,não compreendem muito bem os enunciados dados em prova ou em atividades escolares.Outros não gostam de matematica pois,tem um professor que não é mutio simpatico enãto os alunos ficam com esse olhar sobre essa materia que não é tão dificil assim,alem de acharem que todo professor de matematica perseguem eles o resto da vida.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gosta de matemática devido à dificuldade de entende a matéria dada em sala de aula, se não entendem não são capases de fazer os exercícios propostos e passam a não gostar de matemática.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gosta de matemática é porque ela é considerada uma matéria muito desgastante e cansativa, muitas vezes chega à ter ser um pouco complexa.Outras pessoas não gostam porque sentem realmente dificuldades em resoluções d exercícios.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

porque exige muito raciocínio e e não decoreba!

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

As pessoas encontram dificuldade em mecher com numeros.Eu gosto de matemática é complicado responder para aqueles que não gosta.Acho que por ser uma materia que mexe com numeros,as pessoas acham que tem que gravar as regras e sim aprender.Talvez pode ser que o proferror é chato ,monotolo e não explica bem.
Acho que matemática tem muitas formulas e a maioria acha que por ser formulas e mais formulas eles acabam achando mais dificil.Não sei dizer mais acho que da para mostrar um pouco dos motivos, que as pessoas não gostam da maravilha matemática!

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A matemática nunca foi vista com bons olhos pelas pessoas.Envolve raciocinio e lógica, além de necessitar da total atenção de quem a resolve.
A Maioria das pessoas não gostam (ou ODEIAM) matemática pois, além de exigir atenção,testa também sua paciência, afinal, fazemos várias contas para chegar a apenas um resultado correto.
Por causa disso, as pessoas sem paciência tem preguiça de raciocinar, de usar a borracha, apagar o erro e refazer,chegando assim á lugar nenhum e não aprendendo nada... talvez por isso são reprovados pela matéria e, por isso culpam a matematica de ser difícil e culpam até os professores de ensinarem mal.

Por isso que eu amo matemática...
auhahuahuahua
=]

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião não é nem o fato de não gostar. O problema eu creio que está mais no fato das pessoas estarem com preguiça de usarem o cérebro.
Hoje em dia com tanta tecnologia as pessoas não estão mais “usando a cabeça” elas estão sendo trocadas por máquinas, mais o problema está no simples fato de que as máquinas não pensam não tem a capacidade de raciocinar. Ai se encontra o problema as pessoas não estão gostando da matemática pois não estão sabendo DESENVOLVER o problema.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Bom...
A maioria das pessoas não gostam da matemática, porque além dela exigir muito raciocínio, ela exige muita prática, alguns não a pratica por preguiça, outros por dizerem não entender e nem sequer tentam resolver os exercícios.
O professor tambem influencia muito no aprendizado do aluno, uma aula mais dinâmica sempre chama mais atnção do aluno e desperta mais interesse.

22 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A matemática exige mais paciencia e requer muito treino.
Ela passa ser interessante a partir do momento que é entendida perfeitamente. Quando isso não acontece, ela se torna chata.
Muitos não gostam por isso.

22 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

eu acho que as pessos não gostam da matematica por causa das formulas que tem que decorar, contas que tem que fazer para achar o resultado e tambem pelos traumas passados pela infancia dentro de sala de aula com outros professores que fizeram o aluno "pagar mico" na frente dos colegas de sala.
flw vlw pelos trez pontos bonus

23 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Nesse mundo de hoje em dia as pessoas estão muito desinteressadas não só com matemática também com as outras matérias...as pessoas estão muito preguisosas, mas também depende muito do modo que ela aprende e de quem a ensina..eu acho na minha opinião que é isso ai...

23 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gostam da matematica, pq muitas tem dificuldades de lhe dar com numeros e as formulas q a matematica apresenta.Mas tb nao e so por isso.As vezes o problema sao professores q nao sabem ensinar.

23 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gostam da matematica, pq muitas tem dificuldades de lhe dar com numeros e as formulas q a matematica apresenta.Mas tb nao e so por isso.As vezes o problema sao professores q nao sabem ensinar.

23 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

na minha opiniao a maioria das pessoas que nao gosta de matematica é pq é um materia que tem que raciocinar e muitos naos gostam e outros teim preguiça mesmo..
mas matematica é uma materia ateh que facil
o foda é que tem que pensar
rsss

\m/

24 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

marco aurelio eu acho q hoje em dia as pessoas tem preguiça de pensar,e a matematica exige muita calma,e tb esforço,raciocínio.
Uns não gostam,outros gostam.
Mecher com numeros,desenhos,é trabalhoso pra kem tem preguiça.
Mais nao é a questão de ter preguiça,ou nao gostar,tem o professor,se uma pessoa pegar um professor,q nao goste de tirar as duvidas,explica rapido ai fica dificíl para o aluno.
É isso ai marco aurelio que eu respondo da sua pergunta.

Flws

24 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Reinaldo Cesar de Melo Garcia 8A
Porque algumas pessoas já tiveram professores de matemática que não sabiam explicar os resultados que conseguiam as questões aplicadas passo a passo ou
outras pessoas q também tem dificuldade erram muito e por isso tem medo de falar sobre
matematica ficam timidas ao se expressar por causa do medo de errar ou de não saber falar como obteve as soluções de algumas questões. Porque a matemática você tem que
saber explica-lá não só da as respostas mais também tem aqueles que tem vergonha eles tem dificuldades!!!

24 fevereiro, 2007  
Blogger Mona Acessorio said...

muitos jovem nao gosta de calculo como eu matematica para mi e a pior materia que tem, mais um dia eu acredito que eu vou comerça a gosta de matematica......
valeu Marco Aurelio

24 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

porque esses numeros idiotas confundem a nossas cabeças....
ja tem a nossa vida q é uma complicaçaum.... agora com essa matematica....
issu é pra arruinar as nossas vidas..... quem é q presisa dissu....

25 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

a maioria das pessoas tem medo da matemática porque são tantas coisas tantos numeros que elas acabam ficando frustadas de tantas tentativas inúteis,mais claro há aquelas que se dão bem e por esforço próprio acabam gostando

26 fevereiro, 2007  
Blogger Arthur Braga said...

Acho que as pessoas tendem a não gostar de matemática porque o professor não é bom ou porque ouve outros falarem de matematica e já pensam q é um bixo de sete cabeças, e na verdade e´uma matéria de raciocínio
no qual naum é preciso decomrar muita coisa.
abraço ae galera.

26 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

O Preoblema não e a matematica ou qualquer materia ... eu normalmente não gosto da materia por causa dos professores... com um bom professor e facil aprender qualquer coisa...

26 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

porque a matematica è um pouco confuso èa multiplicaçao de numeros e letras que confunde a cabeça de muita gente e a minha .

moroni 8ºa

26 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Nós, imagem e semelhança do Criador vivemos em uma busca incesante do melhor, e o mais curioso é que sempre queremos o melhor sem medir esforços, afinal de contas raciocínio ocupa tempo e "espaço".
Para tudo há uma simetria, do que seria o vencedor se não fosse o perdedor?
Cabe ao aluno deixar de propor desculpas e pretestos e se colocar entre o vencedor ou o perdedor.
Aline Paula, P2- noite

27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Bom eu acho que a maioria das pessoas nao gostao de matematica, por ser uma materia muito exata que exige bastante atencao e mto raciocinio alem de ser uma materia em q nem todos tem facilidade e de nao ser o tipo de materia q se estuda um dia antes da prova e se consegue nota boa, matematica ou voce sabe ou nao sabe, pois cada materia nova q e dada se apoia em uma q ja foi passada pode ser uma ate mesmo q foi dada a um ano atras assim dificultando bastante as coisas e fazendo com q a a maioria desgoste por nao conseguir resolver os seus problemas.

27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

oi Marco Aurélio,
acho q as pessoas não gostam de Matematica, devido a cada histórico.
Os alunos antigamente tiveram professores que, ao contrario do senhor, não deram suporte para a perfeita aprendizagem.
Por outro lado também acredito, Dr. Marco Aurelio que isso seja um fato individual...cada aluno deve encontrar uma nova maneira de aprender a materia, sendo ao mesmo tempo, divertido e produtivo.
Devemos (nós alunos) proucurar soluções para tornar a aula mais discontraida e concequentemente produtiva!
um abraço sua queridinha aluna Srta. Fernanda mendes.

27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Nayla 2b

A Matematica por ser uma materia exata, ou vc sabe ou vc nao sabe, o que assusta ou ate mesmo apavora os alunos e claro,com isso vem o desprezo com a materia,matematica requer paciencia e disciplina coisa que a maioria dos alunos nao tem, o que causa ainda mais o desgosto com a materia, o pior de tudo `e quando o aluno nao se da bem com a materia e sempre vai mal no final de cada etapa, o que realmente dificulta tomar gosto pela matematica.

27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

oi Marco Aurélio,
acho q as pessoas não gostam de Matematica, devido a cada histórico.
Os alunos antigamente tiveram professores que, não deram suporte para a perfeita aprendizagem. Hoje isto ja está sendo mudado...
Por outro lado também acredito, Marco Aurelio que isso seja um fato individual...cada aluno deve encontrar uma nova maneira de aprender a materia, sendo ao mesmo tempo, divertido e produtivo.
Devemos (nós alunos) proucurar soluções para tornar a aula mais discontraida e concequentemente produtiva!


Fernanda Mendes Cardinali 7ª serie.

27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Matheus 8º
As pessoas tem problema com a matematica pq envolve muitoas coulos e fasem as pessoas penssarem muito mas tem aquelas que tem facilidade e tem outras que quando erram duas treis vezes ja desistem de tentar de novo.
mais tendo aula com o Marco Aurelio vc fa ateh conseguir pq ela encina direto e num modo divertido.

27 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurelio,

creio que por se tratar de uma materia que envolve grandes esforços mentais e uma capacidade de querer aprender muito grande,ao invez das pessoas prestarem mais atençao elas acabam se desviando do conteudo ensinado e assim como em um filme,se voce perde um pedaço é cada vez mais dificil de interar do mesmo.portanto ,desta forma o grau de dificuldade só vem a aumentar,fazendo com que o interesse apenas diminua.

28 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

A maioria das pessoas não gostam de Matemática porque e uma materia dificil e muito facil de errar
tbm de vez em quando por causa do professor q nao sabe ensinar...

ow seja..matematica e dificil!!
ehehehe

carlos rony silva pimenta
1'B

28 fevereiro, 2007  
Blogger Unknown said...

robert - 8 Aa
nemm todos vem a matematica com os msmo olhos de outros
a maioria nao gosta pois matematica requer raciocinio e vontade
a maioria tem preguiça
tem muitos ai que nem gostam de matematica e nem sabem porque nao gostam.

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Pq quase todo mundo tem dificuldade em matematica,ou nao gosta da materia pq acha chato(preguisa de raciocinar).

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS TEM PREGUIÇA DE COLOCAR EM PRATICA O QUE O PROFESSOR EXPLICA;PORQUE MATEMÁTICA É UMA MATERIA QUE PRECISA DE MUITA PRATICA. MATEMÁTICA É IGUAL A ANDAR DE BICICLETA QUANDO VOCE APRENDE VOCE NUNCA ESQUECE.

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que a maioria das pessoas não gostam de matematica porque, ela exige o máximo de concentração das pessoas exige tambem o conhecimento total do assunto, poruqe qualquer desatenção ou desconhecimento pode ocasionar o erro no exercicio.
E muitas pessoas tem dificuldade de concentrar-se perdendo assim um detalhe ou outro da materia ou do exercicio por isso elas nao gostam muito de matematica.

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

a maioria das pesoas nao gostao de matematica porque requer muito rasiosinio,atençao,concentrasao e todos estao querendo poupar tempo assim nao sobra muito espasso para rasiosinio,concentrasaoe aternçao. valeu marco aurelio sua aula e o maximo estou comesando a gostar e me emteresar por ````boatematica´´´´

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

me esquesi de falar soa a katia da 8A

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

28 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Acho q muitas coisas est�o se perdendo no meio de tanta informa��o,e
transforma��es q tudo vem sofrendo.A Matem�tica exige de cada um de nos uma
aten��o maior,uma dedica��o momentania,concentra��o e exfor�o,e muitos de
nos n�o queremos e n�o gostamos de ter esse trabalho,� comodo ficar parado
em um s� lugar achando que as coisas v�o se facilitar cada vez mais.Com a
Matem�tica n�o � assim.Temos que correr atraz,e isso muitas veses incomoda
as pessoas.As dificuldades com os numeros e com a ligica de raciocinio
influencia muito tbm,e o principal ''o n�o se achar capaz''isso tudo nos faz
n�o gostar da materia.Mas nos alunos do Rui Barbosa temos sorte de ter o
Marco como nosso professor, que se exfor�a para fazer e faz uma Matem�tica
melhor uma BOA matem�tica.
OBS:Marco Aurelio mandei hoje porque como te falei n�o tinha conseguido
enviar pelo seu site,me desculpa masi acho q ta no prazo ainda n�...OBRIGADA
espero que goste!Abra�os

01 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

a maioria das pessoas nao gostam de matematica porque nao entende

01 março, 2007  
Blogger Unknown said...

A maioria das pessoas não gostam de matemática pois é uma matéria que já tem "fama" de ser difícil, e todos acabam complicando mais do que é! Com isso as pessoas fazem com que a matéria se torne desinteressante e canssativa.
Abraços.

01 março, 2007  
Blogger Unknown said...

Maria Aparecida Silva 8ª serie do Colegio Rui Barbosa.
As pessoas nao gostam de matematica por se tratar de uma ciencia em que é necessrio muito raciocinio, e por se tratar de ciencia exata, nao ha interpretaçao, há maneiras exatas, especificas de se chegar a uma conclusao e um resultado. Como ela num te da a chance de desenvolver seu proprio raciocinio, ela acaba se tornando dificil e chata.

02 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Acho q muitas coisas estão se perdendo no meio de tanta informação,e
transformações q tudo vem sofrendo.A Matemática exige de cada um de nos uma
atenção maior,uma dedicação momentania,concentração e exforço,e muitos de
nos não queremos e não gostamos de ter esse trabalho,é comodo ficar parado
em um só lugar achando que as coisas vão se facilitar cada vez mais.Com a
Matemática não é assim.Temos que correr atraz,e isso muitas veses incomoda
as pessoas.As dificuldades com os numeros e com a ligica de raciocinio
influencia muito tbm,e o principal ''o não se achar capaz''isso tudo nos faz
não gostar da materia.Mas nos alunos do Rui Barbosa temos sorte de ter o
Marco como nosso professor, que se exforça para fazer e faz uma Matemática
melhor uma BOA matemática.
OBS:Marco Aurelio mandei hoje porque como te falei não tinha conseguido
enviar pelo seu site,me desculpa masi acho q ta no prazo ainda né...OBRIGADA
espero que goste!Abraços

02 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

eu acho que as maiorias das pessoas ñ gostam de matemática porque usa muito o raciocínio e é uma matéria muita cansativa.... GABRIEL ARAUJO SILVEIRA 8 SÉRIE

02 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

ah !!!! eu axo q tudo na viida eh questao de pratiica e oq me assusta na matemàtica eh o fato de ter de gastar tanto tempo fazendo exercicios !!! apezar de saber q sao a base de um bom rendiimento em sala !!!!!! axo q eh isso !!!!

02 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

CMO VC DISSE... UQ FAZ A MAIORIA DAS PESSOAS A NÃO GOSTAR DE MATEMATICA É PENSAR QUE VAM TER QUE MEXER COM NUMEROS.. ISSO DÁ UM SUSTO0O... MAIS TEM NADA A VER, MATEMATICA TEM NUMEROS SIM, É CLAROM MAIS TBM TEM COISAS BOAS... DÁ PRA TIRAR UM CONCEITO MUITO BOM DA MATEMATICA.

RAFAEL M. 1ª B

02 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gosta de matematica pq:

exige mtu:raciocinio,logica,
atençao,calculos,compreendimento e varias outras coisas..

mas na maioria das vezes as pessoas tem mta preguiça de fzer contas acabam usando a calculadora..q por um lado é bom..por outro num vem ao caso..
a matematica tem um certo problema tb..é q c vc errar qq coisaa o resto pode saber..esta errado
principalmente os sinais..

entao é issu..

04 março, 2007  
Blogger Steven Allan said...

Bom no meu caso eu diria que seria preguiça ou falta de esforço hehe Pra dizer a verdade acho que para fazer uma coisa a gente tem q gostar, pois muitos só conseguem fazer aquilo que gosta, bom eu não curto muito matemática mas tento aprender, acho muito difícil matemática (falta de base desde a 5º 6º e por aí vai...) Mas acho q a maioria dos alunos de hj em dia estão muito mal acostumados, não estudam no passam e passam por dificuldades no futuro, as vezes um a simples fórmula na 8º te atrapalha no 3º ano, eu diria que matemática é uma montanha de cartas, se vc tirar uma e seguir em frente ela irá soltar e o baralho irá cair, outro exemplo seria um muro, vc esta construindo um muro e deixa um buraco sem tijolo, dae vc acha q não vai dar problema depois e continua construindo o muro, la na frente esse buraco rompe e todos os tijolos cai e vc perde seu muro atoa, espero q alguém esteja me entendendo (risos)

Bom acho que é isso que o Marco Aurélio falou, falta de base e prática, praticar alguns exercicios em casa de vez em qndo é bom e a gente tem que saber dividir nosso tempo, um pouco para diversão e um pouco para estudar tbm senão fica dificil, eu diria que dinheiro hj ta foda e não é brincadeira fazer 20 anos e morar com os pais sem ter um emprego bom não viu?!

Um abração Marco Aurélio

04 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas nao gostam da matematica muitas vezes pelo professor que nao transforma a materia que achamos chata numa materia divertida..em desafios...
Outras pessoas nao gostam da matematica pelo fato delas mesmas serem preguiçosas e nao terem interesse mesmo,tem pessoas que nao pessistem numa coisa pra aprenderr ai vaia xanu xato complicado e desistii...ai no caso nao gostam da matematica pelo fato de nao serem pessistentes e aprender a materia,pq eu tenho certeza que se elas entenderem , elas vaum amar a fabulosa e interessante boatematica =]

Beijooo Marco Aurelio
te adoro =]

05 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

A maioria das pessoas não gosta de matemática por não entenderem ou pelo fato de terem preguiça de pensar .

06 março, 2007  
Blogger Laurinha said...

LAURA PRAGANA 8T,RUI BARBOSA

As vezes por matematica ser uma materia que exige muita paciencia e concentraçao...Se voce erra uma conta,erra quase tudo ou tudo....
Eu particularmente nao gosto de matematica,mas eu tento aprender,pq sem ela eu nao vou me formar em nada...

06 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurélio, eu não consegui explicar porque eu não gosto de matemática.

Bom domingo!

11 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Porque nao gostam ou tem dificuldades de raciocinio,sendo fundamental a forma de ensino do mestre. Marco Aurelio faz a diferença

11 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Olha, a matemática esta em nosso cotidiano. Mesmo que muitas pessoas não concordem com isso, com certeza o fato de que ela nos é essencial, é verdade. O que faz com que muitas pessoas não gostem dela é o fato de que a mesma é muito complexa. Para pessoas que não estudam, ela se torna algo banal, mas pra quem tem acesso a ela de forma direta nas escolas ou faculdades, seu entendimento se torna muito difícil simplesmente por uma coisa, a matemática, diferente de muitas matérias, é uma das poucas que exigem raciocínio e não decoreba! se vc quiser se dar bem na matemática, vc tem que saber matemática realmente e isso não é muito fácil pra pessoas que sempre foram acostumadas a lerem um livrinho de historia, decorarem uma ou outra estrofe e mandar bem na prova. O fato de ter que raciocinar cansa as pessoas!! Mesmo que isso seja super errado, todos se entregam a isso e acabam detestando a matéria.

12 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

pela falta di base talvez.
ow pelo fato de ser diferente de muitas matérias, é uma das poucas que exigem raciocínio,nao so decorar...

12 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

eu acho que o conceito da matemática está na maneira de entender a matéria,existem pessoas que entendem com mais facilidade,e outras que entendem com menos facilidade...quando a pessoa entendi a matéria acha aquela coisa que pensava ser um bicho de 7 cabeças a coisa mais boba que tem...então eu acho que é isso mesmo se vc entendi vc gosta, ja se vc nao entendi vc odeia a matéria

13 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Ah eu acho que a maioria das pessoas nao gostão da matemática por causa da falta de base FM..
Ou ate mesmo pelo medo de lidar com numeros, ai nao conseguem entender a materia..eh ate pela fama que todo mundo faz dela.
No meu caso e pq tenho um pouco de dificudade mesmo.
mais e isso ai..

13 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

bom na miha opinião as pessoas não gostam de matematica por que o raciocinio tem que ser muito rapido

16 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Porque é uma materia dificil ! :D

26 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Porque é uma materia muito complexa, cheia de formulas!

26 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Fantástico, alunos bem encaminhados.

22 novembro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

OLAEU NAO GOST DA MATEMATICA PORQUE É DIFICEL, E UMA SECA,E NAO SERVE PARA NADA.


RXP:
PARA O MAIL:SYLVIETAVARES12@HOTMAIL.COM

09 dezembro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurélio.
Achei muito boa essa sua idéia!
Será que posso plagiá-la?
Também sou professora de Matemática e seria ótimo poder ouvir as respostas dos meus alunos.
Beijos.
Lúcia. (Escola Municipal Santos Dumont)

26 maio, 2008  
Blogger Gavriel Falcão said...

é pura preguiça de pensar. ninguém gosta de fazer: quer tudo pronto.

12 setembro, 2008  
Blogger Gavriel Falcão said...

resposta a "sylvie":
como é q é? a matemática não serve pra nada? então, me diga uma coisa: como é que os projetistas calcularam a trajectória correcta dos eléctrões para poder montar a tv que mostra a maldita novela q ela gosta??? essa dela... deixe eu adivinhar: ela tem 16/19anos, está no ens. médio e repetiu (ou repetiria, se não colasse) de ano pelo menos 2 vezes, p/ completar, banca a patricinha. essa é f**a.

12 setembro, 2008  
Blogger Unknown said...

As pessoas em geral dizem não gostar de tal matéria por não entendê-la. Se você perguntar para qualquer aluno qual a metéria que ele não gosta, será a metéria que ele menos domina. Eu mesma dizia não gostar de matemática, até começar a sentar e estudá-la sem preconceito

29 dezembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião, a resposta é bem simples: a maioria das pessoas não gosta de matemática porque não conseguiu aprender a matéria devido, possivelmente, experiências anteriores ruins com seus professores. Pois quando uma pessoa aprende matemática desde sua base, ela passa a amar esta matéria. E olha que eu nem sou da área de ciência exatas viu!

12 dezembro, 2009  
Blogger Unknown said...

Fiz uma postagem no meu blog sobre esse assunto:

http://experienciasnamatematica.blogspot.com/2010/07/por-que-matematica-e-disciplina-mais.html

01 fevereiro, 2011  

Postar um comentário

<< Home