Samuel Beckett

A dúvida é um tema recorrente no teatro de Beckett, e segundo o dramaturgo, a única "certeza inata" dos homens. Esperando Godot, sua peça mais conhecida é um divisor de águas no teatro do século XX. Se passa em um descampado onde dois vagabundos esperam indefinidamente, a vinda do senhor Godot, que nunca aparece. o século XVII foi a inspiração do teatro Beckettiano.Tentou de desconstruir a certeza de que podemos explicar e entender o mundo e até mesmo resumi-lo em réplicas cênicas. O cenário idealizado por Beckett é recriação da paisagem convencional usada nas pastorais renascentistas. A solidão e a improbabilidade permeiam sua obra. Era extremamente perfeccionista e disse a célebre frase:
"tentar, falhar de novo, falhar melhor".
Seu centenário começou a ser comemorado, com festivais, exposições e debates. Não percam!
http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=10491
4 Comments:
Obrigada pela visita. Voutentar acrescentar ainda maisno meu blog de teatro "CENAS". Aqui voltarei com mais tempo.
Olá Marco Aurélio,
O que tem de muito interessante a Internet, é que nós a milhares de quilómetros um do outro, postamos exactamente sobre o mesmo senhor da Literatura.
Parabéns ao senhor Beckett, o pai do teatro do absurdo.
Um abraço e aparece sempre.
Eu vou ter que conhecer melhor o Samuel antes de tecer qualquer comentário. Mas se comemoram o centenário dele é porque coisa boa ele fez. Vou me informar melhor, se bem que teatro não é bem o que eu gosto. Tentarei. Fui
Realmente o mais extraordinário de tudo isto é nós postarmos algo sobre o mesmo autor e mesmo festejo do seu centenário apesar de estarmos a milhares de quilómetros de distância.
Parabés Samuel Beckett e obrigado Marco Aurélio por ter visitado o meu blog. Volte Sempre.
Não sei se essa teoria de que o número 13 favorece a criação de génios. De qualquer forma nasci no mesmo dia que o Beckett - 13 de Abril. Vamos lá ver no que isto dá..
Abraço
Postar um comentário
<< Home