domingo, abril 09, 2006

Marcos Pontes está de volta.

O astronauta Marcos Pontes está de volta à terra. Pousou às 20h48 de ontem com a Soyuz no Cazaquistão. Chegou sorridente como sempre. Êta carinha simpático. Eu tinha uma implicância talvez sem razão com o Airton Senna. Apesar de adorar carros detesto fórmula um. Achava aquela agitação da bandeira do Brasil daquele finado piloto, pura média. No caso de Pontes, não acho. É sim orgulho de ser brasileiro e vontade de divulgar para o mundo e para os jovens brasileiros que este país de terceiro mundo não só produz miséria. Muita gente achou um desperdício de dinheiro público esta ida de Marcos Pontes á ISS. Estas mesmas pessoas não reclamam dos 158 bilhões DADOS recentemente aos bancos. O que são 20 milhões de reais perto desta cifra? O custo benefício da ida do cosmonauta brasileiro ao espaço foi sem dúvida positivo. Já consegui detectar entre meus alunos alguns benefícios e uma pontada de inspiração. Pena que ainda preferem o Senna. Coisas da mídia!

15 Comments:

Anonymous Jussara said...

Prezado Professor, obrigado pela visita e pelo comentário em meu blog.Deixo aqui minha homenagem ao Marcos Pontes.

Existe um brasileiro que o sonho dele é fazer o possível e o impossível pelo povo de seu país, esse mesmo brasileiro vai além das fronteiras de seu país buscando meios para acabar com a fome no mundo. Esse brasileiro se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Existe um outro brasileiro que o sonho dele é mostrar que tudo é possível, até mesmo transpor as fronteiras do planeta terra e deixar nossa bandeira no espaço sideral. Rumo a Estação Espacial Internacional foi esse brasileiro, Marcos Cesar Pontes, a bordo da nave Russa Soyuz TMA-8, ele levou com ele experimentos científicos para serem estudados em ambiente de microgravidade. Marcos Pontes é o primeiro brasileiro a sair da órbita da terra, isso foi possível graça a um acordo firmado pelo governo Lula através da Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial da Federação Russa em outubro de 2005. Quando se tem coragem e determinação não há limites para que sonhos sejam realizados. Parabéns ao Marcos Pontes, sucesso na missão é o Brasil em nova dimensão.

09 abril, 2006  
Blogger Borbs said...

Quem diria. Eu comentando em um blog de um professor de Matemática, aparentemente. Que coisa horrível. Sempre odiei essa matéria. =]

Mas enfim, eu não me orgulho de ser Brasileiro por causa do Marcão. Eu fico feliz por um conterrâneo ter ido ao espaço. Pq ele lutou contra tudo, aqui nesse país, para estudar e ter capacidade de ir até o espaço.

O problema é que a mídia e quem manda por aqui o trata como se ele fosse a nossa imagem. Não é. Claro que serve de inspiração. Ele é um ícone do "sim, é possível". Mas eu não estou orgulhoso pq ele foi. Ainda mais pq foi de maneira meio estranha, por conta de calotes dados e por aí vai. =]

Além do mais, acho que os 10 dias dele na ISS teriam sido mais proveitosos com algum tipo de pesquisa mais importante do que "semente de feijão". Tanta coisa boa que a ciência do Brasil produz... =]

Um abração! =D

09 abril, 2006  
Blogger WAPTE said...

Bem, a história verdadeira consiste no fato de que todos os participantes dos programas espaciais conjuntos podem ter acesso aos vôos livremente (já são mais de 40 páises inscritos), desde que o país patrocinador cumpra com as suas obrigações. O "herói" poderia ter ido ao espaço passear gratuitamente, desde de que o Brasil cumprisse os acordos que assinou. Como não cumpriu, a missão do astronauta brasileiro foi adiada para 2009, se gratuita. Como o Lula se predispôs a pagar 0s 25 milhões de reais para que a missão fosse realizada agora, ai para o espaço sideral foi nosso astronauta. Bem para sentirmos orgulho pelo trabalho dele precisaríamos saber qual foi a sua participação no programa. Certamente não é científica. Os programas espaciais que rendem resultados substanciais para a ciência são muito demorados e realizados por equipamentos, não por seres humanos. Não sei como uma pessoa pode ir ao espaço em tão pouco tempo e contribuir para a ciência quer nacional quer para a da humanidade. Bem, estou tentando usar a razão, ao invés da emoção. Não sou chegado a bendeiras e nacionalismos. Entretanto parece-me que não tenho sensibilidade suficiente para entender esses problemas, porque tenho um gene que é dispensável, mas certamente incomoda. Não me julgo gênio, aliás tenho quase certeza de que não sou por não conseguir entender direito o que seja um gênio, exceto aqueles das garrafas. Se meu gene é dispensável, eu lamento muito. Não posso fazer nada. Desta forma fico feliz que algum descendente meu não tenha adquirido esse gene, caso contrário a página teria que ser fechada por falta de sensibilidade de um participante. Se pelo menos eu puder fazer meus comentários livremente, creio que a página (Sim, o blog é uma página da Internet) cumprirá sua finalidade de fórum de discussão, no qual uma pessoa pode dizer que há certo charlatanismo nas discussões estéreis de alguns profissionais. Caso contrário, será mais um caso de dialogismo e ai prefiro me abster de participar, porque seria uma página de dialógo. Bem domingo para todos.

09 abril, 2006  
Anonymous Wadinhoo said...

olá marco aurélio, concordo com sua crítica aos 158 bilhões ao bancos, mas o que queremos saber com a ida do astronauta brasileiro é se estamos investindo em programas espaciais que trarão retorno ao país, ou se não passa de puro marketing...
Como dizem alguns cientistas.

09 abril, 2006  
Blogger FERNANDO said...

Obrigado pela visita e pelo comentário no blog Marco Aurélio. Como vc mesmo disse, "Estas mesmas pessoas não reclamam dos 158 bilhões DADOS recentemente aos bancos", bancos esses que exploram o povo brasileiro e que sempre são socorridos pelos nossos governantes. O Dinheiro do mensalão que ninguém sabe de onde veio, para comprar políticos que riem ao serem absolvidos pelos comparças do Congresso, deveria ser usado para solucionar os problemas daqueles que pouco ou nada possuem. Como Eu mesmo já disse, tenho orgulho da ida de Pontes ao espaço. Acho sim que o Brasil tem que reconstruir o Centro de Lançamento de satélites no Rio Grande do Norte, mas enquanto isso não acontece, Marcos Pontes foi um excelente investimento para os País e seus cidadãos.

09 abril, 2006  
Blogger Wilma said...

Vim visitá-lo e encontrei polêmicas e polêmicas...mas é assim mesmo. Apesar de tudo, nos últimos meses, acredito ter sido um dinheiro bem gasto, embora concordo que há outras prioridades aqui mesmo na Terra, mas o mundo do conhecimento também é político...pelo menos vamos falar menos de Airton, não pela pessoa, mas pelos agregados, irmãos,etc. Que venham novos idolos!!! Bjus.

09 abril, 2006  
Anonymous QUEIROZ said...

Bem Marco Aurério, 1° falando do Senna, discordo, não acho que era média. Mas, formula 1 é uma porcaria mesmo sem dúvida. Só valia a pena ver por causa do da genialidade do Senna na pista mesmo, além do fato que era muito mais simpático que o meu conterraneo Picket e comparado ao Rubinho, fala sério!!! Mas, o assunto não é esse. Outro dia vi o Jornal da Ana Paula Padrão e ela disse que o Brasil não teria mais condições de financiar outra empreitada como essa. E então qual seria o futuro do nosso Astronauta. A fila do desemprego? Creio que não pois com o prestigio e o estudo que tem, qual instituição de ensino não ia querer te-lo como mestre. E olha depois que o Cesar Maia gastou aquela grana p/Mick Jagger não tocar nem metade do repertório dos Stones e ceder a todas as frescuras deles um gasto com algo relacionado a ciência, tecnologia não vejo com maus olhos. Quem pagou R$200,00 para ver U2 tem algo a dizer? Ninguém?? Era o que eu imaginava. Quanto ao Jimi Hendrix o que dizer? Fica até dificil comparar. Um nome que me vem a cabeça Tom Morelo do Audioslave, ex-Rage Against, se falarmos só dos efeitos. Mas, e quanto ao resto? Deixo a opinião dos mestres com Pete Townshed, que quando viu Hendrix tocando pensou, o que vou fazer da vida agora? Trabalhar no Mc Donalds. Aí Aurélio cata na locadora o seguinte filme Meu almoço com Jimi, que conta como o vocalista do Turtles conheceu Jimi Hendrix.

09 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Vc vai ver..daqui a alguns anos vão tar ovacionando Marcos Pontes por ter sido o primeiro brasileiro a ver a terra azul...hhahahaha...vai ser um kra mto influente no futuro e é como vc disse mtas pessoas vão estudar física pro sua causa
arthur

09 abril, 2006  
Blogger Tauanny said...

Ah, obrigado pela visita ao meu blog. Não faço idéia de como você o achou, mas tudo bem.

Bom, sobre o Marcos Pontes não acho que tenha sido á toa sua ida ao espaço. Além de testar algumas coisas e sacudir a bandeira do Brasil o tempo todo ele teve a oportunidade que todo mundo quer ter quando tá meio deprê: ir pra bem longe de tudo. E para um país subdesenvolvido, ter um astronauta é um grande avanço.
Depois da catastrofe com o centro de testes espaciais do Brasil o minimo que a gente podia fazer era pegar carona na nave de alguem, se quisessemos descobrir alguma coisa relacionada ao espaço com nossas proprias mãos. Não vejo a ida do carinha como um desperdicio de dinheiro, mas acho que pra valer a pena ele devia ter ficado mais tempo. Mas essa foi só a primeira, quem sabe não venham outras mais e elas acabem servindo pra alguma outra coisa que não seja agitar uma bandeirinha do Brasil na frente das cameras, sorrir e fazer uns 2 ou 3 testes.
Bom, se o Marcos Pontes desistir da carreira de astronauta ele agora poderá tentar um cargo político, já que é carismático, tem um sorriso de comercial do Colgate e se mostrou patriota abanando uma bandeira do Brasil. Ele pode ate tentar virar presidente. Com todo aquele carisma dele eu não deixaria de tentar uma candidatura, hehehe.

Abraços.


Obrigado pela visita.

09 abril, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Pai

Será que preciso dizer que tenho orgulho de ter os seus genes?

Um beijo na testa cara!

10 abril, 2006  
Anonymous AZIMUTH said...

Li um comentário seu lá no blog do Ozéas e resolvi dar uma passada por aqui. òtimo blog, voltarei mais vezes.
Apareça lá no AZIMUTH.
Abs,
N. Cotrim

10 abril, 2006  
Blogger Leandro Molina said...

Obrigado pelo comentário. Sua participação é importante.para o debate. Como vc descobriu um blog sulista??? Grande abraço

10 abril, 2006  
Blogger EAUG said...

Eu continuo achando um desperdício ir plantar feijão no espaço e fazer showzinho na TV. Pro Lula talvez seja positivo. Ele pode tentar usar isso de alguma forma nas eleições. Acho que era isso. Vou pro post de cima. abraço

10 abril, 2006  
Blogger Ellen!!! said...

Oi Marco Aurélio!

Eu achei muito positiva a viagem que Marcos Pontes fez, mesmo ele tendo gastado nosso dinheiro para isso! Há tempos o Brasil não tinha uma imagem positiva "lá fora" e eu acho que esse "evento" colaborou muito para isso! Obrigada pelo comentário, apareça mais vezes, será bem vindo!

Abraço

Ellen

11 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nice fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

18 março, 2010  

Postar um comentário

<< Home