quarta-feira, março 29, 2006

Festa no céu

Dois fatos “celestes” importantes acontecem hoje :

1) A lua vai hoje cobrir totalmente o sol deixando na escuridão completa algumas zonas da América do Sul, África e Ásia. Os eclipses totais do Sol acontecem a cada 18 meses. A última vez foi em 23 de novembro de 2003 e a próxima vez que o fenômeno ocorrerá será no dia 1º de agosto de 2008.

2) O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira e engenheiro aeronáutico Marcos Pontes, se tornará nesta noite o primeiro astronauta brasileiro que viajará rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).Quando isso vai ocorrer novamente ou até mesmo, se vai acontecer de novo, não sabemos.

Os astronautas que integram a missão vêem o eclipse solar no dia do vôo como um sinal de bom presságio. Também vejo a presença brasileira nesta missão como muito inspiradora para os jovens. Como o próprio pontes disse:

"Minha luta não é para chegar ao espaço. Minha luta é para chegar ao coração de cada jovem e mostrar que tudo é possível ,se realmente desejar”

Me lembrei hoje de manhã do professor Amarante(avô) e um dos últimos eclipses que vimos juntos no jardim de sua (nossa) casa como tínhamos o costume de fazer desde que eu era criança.

Este Post foi em homenagem ao amigo e professor Renato Las Casas um dos maiores contribuidores para a astronomia deste país.

6 Comments:

Blogger Carmen said...

O Las Casas é a única boa lembrança que tenho dos professores da física. Talvez porque tenha sido o único EDUCADOR que tive ali.

29 março, 2006  
Blogger Fátima Franco said...

Oi,Marco Aurélio:
Legal você ter visitado meu blog.Obrigada. E muito bons seus posts.Acho que estamos na mesma linha de divulgação.Fiz questão de publicar sobre Marcos Pontes, pois acho que ele é um exemplo prá essa moçada (como você também colocou) que vai prá escola aprontar, como demonstrado em um dos seus posts. Sou professora e sei bem o que é isto.
Mais uma coisa em comum: fiz meu mestrado em Linguística, na UFMG.Espero poder voltar prá fazer o doutorado, por lá, desta vez em Ciências da Informação, aliando os conhecimentos da Linguística.
Ih... virou testamento este comentário.
Abraços

29 março, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marco Aurélio, passei para agradecer s/visita e dizer que voltarei sempre por aqui, gostei dos ss/posts. Parabéns por ser prof de Matemática. Como você encontrou meu blog? Um abraço.
Wilma / http://vievivi.blogspot.com

29 março, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rafael Fernandes Cototi 1a manha
Iai Marco Aurelio... tudo bom ???
ta muito 10 o blog....
estou fazendo um outro site para um conhecido meu ainda nao esta completamente pronto falta por o conteudo do site http://cototidesign.webcindario.com/site/index.php

o site pode nao abrir ou ficar lerdo porque o servidor nao é estavel é só para testes.... vlw!!!

30 março, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ola marco aurelio, legal seu post de eclipse solar, parabens e muitas felicidades.Ex-professor de fisica da escola estadual engenheiro prado lopez.situada no bairro vera cruz,proximo ao aglomerado do cruzeirinho.Há dois quarteiroes da minha residencia!!!!!!!!!!!!!....

31 março, 2006  
Blogger Marlene Koch said...

Cheguei no eclipse de 29/03. Lembro que na Turquia, a maioria do povo resolveu que dormiria em barracas fora de casa por alguns dias depois do eclipse, temendo um novo terremoto. A exemplo do trauma que vc mencionou noutra reportagem tua, os turcos passaram a ter pânico de eclipse porque o terremoto de 1999 ocorreu me parece, uns 10 dias depois do eclipse.(por aí...no remember)

22 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home