quinta-feira, abril 27, 2006

A Física em sua casa - A Geladeira


Por que o congelador fica na parte de cima da geladeira?

Está é uma das perguntas que são analisadas e respondidas no material que está sendo reunido por um grupo de alunos e alunas sob minha supervisão e sob a orintação de um colega professor de Física. O material será em breve, enviado por E-mail para os interessados.

É só enviar o seu E-mail e responderemos.

ENCONTRE A RESPOSTA no primeiro comentário
(vá no coments)

Antes de olhar tente responder a pergunta.

Faça um comentário depois que conferir a resposta.

Envie uma sugestão para os próximos temas.

Um Abraço e até Breve!

54 Comments:

Blogger Marco Aurélio said...

Esta resposta foi elaborada pelo grupo

“O congelador fica na parte de cima da geladeira porque o ar frio é mais denso do que o ar quente e quando o congelador esfria o ar na parte superior da geladeira, este com baixa temperatura, desce e o mais quente e denso sobe, gerando uma circulação de ar no interior da geladeira denominada "corrente de convecção" que percorre toda a geladeira.”

27 abril, 2006  
Blogger Janaina said...

Ahhh essa do congelador eu já sabia. Acho que é a única que eu sei!! Heehe! Bacana a iniciativa! Você precisa me dar o endereço do blog do seu pai. Eu procurei pelo nome, mas não achei. Beijão!!

27 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

CONVECÇÃO !!!!!!!!!!!! ACERTEI !!!!

27 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Vc publica as fotos com o Hello?? Picasa??? Como se agrupa o texto e a figura para um não fica acima do outro e sim ao lado ???

27 abril, 2006  
Blogger Morena said...

Muito interressante seu blog. Não cheguei para ver a dos apresentendaroes mas acho que essa do congelador vale beeeeem mais a pena.
E eu tbm já sabia da resposta^^

Obrigada por visitar o "Vivendo", será sempre bem vindo
Bom finzinho de tarde

27 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ahhh sooh...Ki trem totalmente cabuloso...uma sugestão eh fazer um comentário ou sei lah o q sobre um escritor importante tipo Monteiro Lobato...
Flw
Arthur

27 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá! Vc deixou um recadinho no meu blog e eu já participei da pesquisa. Mas foi páreo duro achar o pior!!!! Acertei a resposta da geladeira \o/
E adorei seu blog! Venho aqui te visitar sempre!!!
Abração!

27 abril, 2006  
Blogger Matilda Penna said...

Física é um mundo à parte para mim, incógnito, intranponível, misterioso como os universos paralelos, como os exercícios do livro de física da capa cinzenta que tinha que resolver o segundo grau, torturantes.
Eu até posso entender como funciona a Corrente de Convecção, mas...
É um mundo estranho, para mim, lógico.
Tudo de bom, :).

27 abril, 2006  
Blogger Marlene Koch said...

Pelo mesmo motivo que um ar condicionado fica na parte mais elevada da parede... o ar frio por ser mais pesado desce >>>> e um aquecedor ou calefação interior fica rente ao chão.. porque o calor é mais leve.. e sobe <<<< bom, respeitei a tua ordem de comando ou seja, ler a resposta após dar minha opinião. Poderia dizer que nunca vi um aquecedor pendurado no teto, alguém já viu? rsrs. Não vale aquecedor solar, esse fica em cima da casa.

27 abril, 2006  
Blogger Claudio said...

Acertei a resposta da geladeira. Já tinha deixado um comentário sobre apresentadores em um post anterior. Gostaria que Raul Gil estivesse na relação para que eu pudesse votar nele.

valeu pela visita. Volte sempre.

abs

27 abril, 2006  
Blogger carlos ponte said...

Olá Marco Aurélio!
Tomei a liberdade de adicionar o endereço do seu blog à minha, ainda diminuta, lista de links. Espero que não se importe.
Óptima (desculpe o p) ideia essa de divulgar a ciência com linguagem entendível por todos.
Um abraço
Carlos Ponte

27 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

oi.............eai? blz?
sou eu alexander luciano marco aurélio vc e suas piadas na tv né?
mas vc ta certo temos q acabar com aquele gordo fdp num axa??????????????????? aki parabens pela sua atitude de querer tornar o nosso domingo mais interessante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!pessoas como vc vao mudar nosso pais vc sabe q eu gosto de vc demais né?
entao ta aí meu recado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!fuiiiiiiiiiiiiiiii alexander luciano

27 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nem essa eu sei...rs! Ou não lembrava, se é que eu já ouvi algum dia...hehehe!
Bjos...muitas alegrias.

27 abril, 2006  
Blogger Enio Augusto said...

Po. eu ouvi algo parecido com essa resposta no cursinho ano passado. Mas nao lembrava de como responder. é legal esse tipo de projeto. torna fisica divertido pra quem nao gosta. eu nao sou um fa de fisica, mas as situaçoes dela no cotidiano eu gosto. tem q botar mais perguntas dessas no blog. vai ficar bem interessante. abraço

27 abril, 2006  
Blogger Enio Augusto said...

a sugestao. pode ser: pq o leite derrama quando aquece ou algo parecido com isso. nem sei se eh fisica ou quimica, mas soh consegui pensar nesse sugestao por agora. fui

27 abril, 2006  
Blogger Lia Noronha said...

Eu quero saber...e meu filho tbém! Sempre aprendemos muito qdo te visitamos!
E o resultado da enquete sai qdo?
Entregaremos o troféu abacaxi para o porre do Fausto Silva qdo?
Abraços e boa noite de quinta-feira.

27 abril, 2006  
Blogger Lia Noronha said...

Vou te enviar uma sugestões por e-mail,certo?
Obrigada pelo carinho da visita ao meu Cotidiano hj.
Abraços.

27 abril, 2006  
Blogger Anisio Feitosa said...

Parabéns!!! Realmente não sabia da tal "corrente de convenção", embora tivesse ciência da circulação do ar. De qualqeur forma, muito obrigado.
Abraço aos autores

27 abril, 2006  
Blogger Lenise Souza said...

Eu jà sabia que era por isso! Quando se tem um marido Eng. Mecanico e um filho de sete anos que quer saber de tudo. A gente acaba aprendendo muitas coisas. Aqui no nossa ap, na Itàlia, a geladeira nao tem congelador. E' pouco maior que um frigo-bar. Porèm tem um frizzer, que fica na parte de baixo, separado da geladeira. Foi ai que meu filho fez a pergunta: "porque aqui na Itàlia o congelador nao tà na parte de cima mae?". Meu marido, que estava perto (ele fez estàgio na intelbras em Joinville-SC), repondeu, falandoinclusive da "corrente de convecçao", usando outras palavras è claro. rsrs

Baijos,
Lenise.

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Física é tudo! Adorei a idéia das curiosodades aqui no blog!!
Abraço..

28 abril, 2006  
Blogger ana laura diniz said...

hahaha, essa questão é clássica! muito bom! volto no tempo...

28 abril, 2006  
Blogger WAPTE said...

Mais uma:

A areia tem calor específico muio menor que o da água. Assim a areia durante o dia, com o sol, se aquece mais rapidamente que a água. Durante à noite, sem sol, a areia se resfria mais rapidamente que a água. Usando o mesmo raciocinio do congelador e o conceito de correntes de convecção, você pode explicar porque durante o dia o vento sopra do mar para a terra e durante a noite da terra para o mar.

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Em Breve meu blog estará no ar. Por enquanto vou me encontrando com voCês no Boatemática. Lincoln é um orgulho estar aqui a seu lado!
Quando vier aqui em BH vamos nos encontrar.

Enio vou te responder o motivo pelo qual o leite derrama quando ferve

O leite, ao ferver, expande-se e sobe. O aquecimento faz com que a água contida no leite ferva e evapore. Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam por transbordar.

Valeu

28 abril, 2006  
Blogger Jorge Sobesta said...

Marco,

Pra ser bem sincero eu pensei mesmo nessa questão do ar frio ser mais denso, só que pensei de maneira tão desconexa que preferí ir direto à resposta. Mas valeu saber disso. Conhecimento nunca é demais!

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

meus congeladores ficam embaixo..

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

eai........
sou eu alexander passei aki pra te dar um abraço vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!fui!!!!!!!!!!!
marco aurelio vc é d+ tenhu saudade de ser seu aluno vc é um otimo rofessor

28 abril, 2006  
Blogger Max Borges said...

Marco:

Meu cérebro já havia deletado a "corrente de convecção" há um bom tempo e o tema "A Física em sua casa" é muito interessante.

Estou no aguardo dos próximos

Abraço

Max
Blog- http://www.riograndepod.blogspost.com
POdcast: http://riograndepod.vocepod.com

28 abril, 2006  
Blogger Jerusa said...

Nao conheco Freiburg, mas tenho uma colega que fez doutorado sanduiche lá e gostou muito da cidade, se eu tiver oportunidade gostaria muito de visitar Freiburg.

As questoes que estás colocando no Blog sao bem interessantes e pelo que percebo envolve tbem teus alunos e ex-alunos e é uma forma ótima de informar e educar. E educacao é a palavra-chave para mudancas importantes ocorram em nosso país.

28 abril, 2006  
Blogger Walter Carrilho said...

Cara, fica tudo mais fácil quando explicam para a gente! Acho ótimo tratarem a ciência desse jeito. Quero mais!

28 abril, 2006  
Blogger Arthur Petrillo said...

Cara,

Sobre os apresentadores, é o Leão Lobo. Imitação BARATA de COISA RUIM!!!

Abraçøs!!!

Arthur Petrillo

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ah essa resposta é simples. Por um fenomeno fisico chamado convecção: os gazes frios são mais "pesados" e descem enquanto o ar quente sobe. Se o congelador ficasse embaixo ia ficar sempre resfriando o mesmo ar e o resto da geladeira ficaria quente. Acho que era isso rs... o mesmo principio vale para o ar condicionado ficar em cima e so on... beijos

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Na verdade, sou péssimo em Física, mas imaginei uma resposta assim, mas, sem dar nome aos bois. De fato, a matemática, a química, a história, a biologia,etc estão sempre próximas de nós, por dentro e por fora, mais do que imaginamos. Um abraço.

28 abril, 2006  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Pois... afinal não sei a idade escolar de teus alunos, mas enfim...

Cá estou e com uma perguntinha bem doméstica:

- Porque a água da pia, desce sempre em sentido horário???
- Qual a maneira mais rápida para esfriar um líquido quente???


E quanto ao emprego do 'MOLUSCO', te digo que não sei como não me dei conta disso antes... Deve ser pelo fato de que eu adoro os animais e ai... Tadinho do invertebrado...

Mas enfim!!!
Achei muito interessante o perfil de teu pai. Gostei!!!

Beijos de bom final de semana!!!

28 abril, 2006  
Blogger Vander said...

Se não me engano tem a ver com a diferença de densidade do ar, para facilitar as correntes de convecção. Como o ar frio é mais denso, ele tende a descer, por isso ele é jogado no congelador, e se distribui para baixo em toda a geladeira. se eu me lembro, as leis da termodinâmica favorecem também.

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cristiana

É por causa do Efeito Coriólis que é a tendência que qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre tem de mudar seu curso devido à direção rotacional e da velocidade da Terra.No hemisfério Norte, a atração é no sentido horário (para a direita) e no hemisfério Sul, a atração é no sentido inverso (anti-horário).

Quanto a outra pergunta vou deixar pata o Lincoln Wapte réponder.

Falô Galera

28/4/06 12:29

28 abril, 2006  
Blogger lidia said...

Obrigado pela visita ao meu blog, já votei.
Quanto a esta questão do congelador ficar na parte de cima do frigorifico(como nós chamamos em portugal) há 2 tipos de geladeira ou seja o frigorifico e o combinado( não sei se no brasil há ou se conhece o combinado) O frigorifico é o tal que tem o congelador em cima e não é dividido,certamente é assim pois se fosse em baixo, ficava mais dificil ir buscar os congelados, depois existem os combinados que o congelador fica na parte de baixo,neste já é mais fácil ir buscar os congelados pois este congelador é mais alto e está divido por gavetas, normalmente têm 3-4 gavetas no máximo,o que eu acho interessante pois assim podemos separar a carne do peixe e legumes congelados por gavetas.
Espero ter ajudado e que tenha percebido.

28 abril, 2006  
Blogger Marco em Siegburg said...

Minha opiniao:

Em vários é em baixo porque qualquer geladeira moderna vem com ventilador interno e fica uma questao de ergonomia e uso. Qual é a porta que abrimos mais vezes? Será melhor entao que essa porta e o seu conteúdo fique ao nível dos nossos olhos e facilmente acessível.

28 abril, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Engraçado que enquanto elaborávamos as perguntinhas e por eu haver pensado que elas seriam direcionadas aos alunos (e eu já estou na fase de outros aprendizados...), nos rimos muito pela fato de no hemisfério norte o movimento acontecer ao contrário e como não poderia deixar de ser, fizemos do fato, uma dose e satírica ironia...

Te agradeço pelo cuidado e assumo que eu devo mesmo ter entendido errado a proposta do Marco... Mas enfim e de todo, valeu!!!

Aguardarei a resposta do senhor Wapte!!!

Um bom final de semana!!!

ò,ó

28 abril, 2006  
Blogger Luma Rosa said...

Ah já deu a resposta?!

Ia explicar o fenômeno físico da convecção térmica dos fluidos...

Bom fim de semana! Beijus

28 abril, 2006  
Blogger Bruno Soeiro Vieira said...

Amigo Marco Aurélio,]

Peço-lhe que visite o post sobre a data que nunca mais acontecerá e comente novamente.
Um abraço
Bruno

28 abril, 2006  
Blogger Unknown said...

Como está dinâmico o seu blog! Parabéns! Bom feriado!

28 abril, 2006  
Blogger Unknown said...

Já agora, amigo Marco Aurélio, dizer-lhe que, no que respeita, ainda, a apresentadores de Televisão, Portugeal não está muito melhor servido. Infelizmente temos cá esse tal de João Kleber (degradante no programa que faz: "Fiel ou Infiel"), mas também temos cá os nossos portugueses. Não conheço muito bem o trabalho do do Faustão, mas temos por cá o Herman José, um comediante que, ao longo dos anos tem perdido muito daquilo que me fez, em tempos, gostar do trabalho dele. Enveredou pela piada fácil e hoje faz rir o público apenas com piadas de baixo nível, quando me tinha habituado a humor inteligente da parte dele. MAs é assi: os não perdoam e ele perdeu a graça.
Mas o mal televisivo é universal e não só do Brasil.

enha um bom dia (responda ao meu e'mail)...

29 abril, 2006  
Blogger Moziel T.Monk said...

Quando a história da pia, o efeito de Coriollis é meio superestimado para este caso. Ele seria válido para correntes marítimas e ventos, mas para a pia é mais lenda. Um bom artigo sobre o assunto pode ser encontrado aqui:http://www.projetoockham.org/boatos_coriolis_1.html
No mais, parabéns ao blog.

29 abril, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Caramba , eu sou um gênio. Acertei!!!


:-D

30 abril, 2006  
Blogger Prof. Gomes dos Santos said...

Caro Marco,

Me disponho a responder qualquer pergunta sobre os fenômenos jurídicos. A respeito dos fenômenos naturais sou uma negação.Infelizmente.

01 maio, 2006  
Blogger dns said...

sim, geladeiras brasileiras sao no modelo inteligente ao que me consta. ja' as geladeiras inglesas tem o freezer/congelador EMBAIXO (sim, pasmem, embaixo) do resto, alem de serem do tamanho de um frigobar.

so' nao sei o que isso prova...

02 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nossa Marco Aurelio!
to ruim demais!
não sei o porque desse não!

Umm deve ser porque encima o ar da geladeira é mais frio,não sei mesmo!!!!

la vo eu olha dinovo!
hehe!

vamos aprender né?

Bjss

18 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

o congelador fica na parte de cima da geladeira por que o ar quente fica em cima e desce e o ar frio fica em baixo e sobe,tendo assim uma corrente de convecção.
ja em freezers de bares,o ar frio faz a mesma coisa portanto na horizontal

19 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

o congelador fica na parte de cima da geladeira por que o ar quente fica em cima e desce e o ar frio fica em baixo e sobe,tendo assim uma corrente de convecção,o mesmo ocorre em freezers de bares!
Marco Aurélio eu comentei em cima "anonimo" por que eu esqueci de colocar o nome..desculpa

19 maio, 2006  
Blogger Higor.Cat said...

Ei galera me adiciona no msn.
O meu msn é _higor_@exemplo.com
Flw pessoal tchau ...

14 maio, 2009  
Blogger Higor.Cat said...

Ei pessoal eu estou aqui denovo e eu tinha dito essa palavra "convecçâo" eu acertei na cagada más acertei ...

14 maio, 2009  
Blogger Higor.Cat said...

ops eu errei na hora de digitar eu botei a ascento errado más todo mundo já sabe que a palavra é "convecção" tchau

14 maio, 2009  
Anonymous Anônimo said...

valeuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!

23 novembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

como o balão pode voar ?

02 maio, 2010  

Postar um comentário

<< Home