Che Guevara
O grande ícone da Revolução Cubana nasceu na Argentina, em 1928. Ernesto Guevara de la Serna era de família abastada. Pouco antes de se graduar em Medicina, abandonou tudo para fazer uma viagem de moto pela América Latina. Na Cidade do México conheceu os irmãos Raul e Fidel Castro. Juntou-se a eles e, em 1956, o grupo desembarca em Cuba. Che se transforma em um dos comandantes do Exército Revolucionário, que toma o poder em janeiro de 1959, ao derrotar as forças do ditador Fulgencio Batista. Manuseava a pena e a metralhadora com igual maestria.Depois de conhecer vários líderes mundiais, discursar na ONU e aproximar o seu país do bloco da Europa do Leste, decide "promover a revolução", como guerrilheiro em Angola e Congo, e depois, em 1966, parte para a Bolívia.Lá é emboscado pelo Exército boliviano e flagrado por um agente da CIA. É executado em 9 de outubro de 1967, aos 39 anos. É o que atesta um envelope que chegou anônimo para o escritor argentino Pacho O'Donnell. O envelope continha as fotos da agonia de Che nos seus últimos momentos no interior da Bolívia. O'Donnell afirma que uma das fotos, a que ele aparece logo depois de receber os disparos, acaba com a polêmica sobre a morte do Che. "Ele não morreu em confronto, foi assassinado". Diz também"A foto em que Che olha para cima tem toda sua mística. Ele sabe que vai morrer, mas não há rancor nem ódio. Há serenidade. Essa foto não deve nada às duas que construíram a imagem do mito, a que está espalhada em camisetas pelo mundo e a dele morto. Essa se junta a elas agora."Viva Che!
Clique aqui para ver mais fotos.
Clique aqui para ver mais fotos.
16 Comments:
Che: é uma figura marcante históricamente,e em nossos corações tbém.Ele foi um camarada bem cativante!
Abraços Dominicais.
Vi essa reportagem na folha, é de chocar as imagens,muito interessante o fato de reliquias como essas fotos terem sido guardadas, isso mostra o quanto ele é importante, sem duvida um combustivel para os movimentos de esquerda. Po parco ta me devendo uma visitinha la no blog cara, abraços!
Che Guevara...triste fim aos 39 anos, traído por uma mulher que ingenuamente o entregou, sem mesmo saber o quanto queria fazer bem para seu povo...
Você assistiu o filme Diário de Motocicleta? fica a sugestão para quem não viu.
Che Guevara! Mesmo ele não estando mais aqui, sou fã desse cara! Deveria haver mais Ches Guevara.. centenas ou milhares dele. Daí, o mundo seria diferente. Agora.. quem está sentindo falta de vc.. sou eu! bom feriado, cuide-se bem
abços
Mar
Oi Marcos
Parabéns pelo texto.
Che foi um grande líder e é importantíssimo conhecermos a sua história e a sua luta.
Agradeço a visita e o comentário no meu blog.
Um abraço,
Diana
Oie Marco Aurélio. Num dos meus blogs, certo dia postei algo onde mencionei que precisamos de mais Ches Guevara. Alguém se candidata? -Será mesmo que não temos mesmo, ou.. quantos deles cairam mortos sem jamais se deixar conhecer. Acho que existem sim.. no anonimato. Sou um pouco dele também, vc também é, se fôssemos mais que esse pouco que somos, já estaríamos mortos. Os materialistas egoguiados dão um jeitinho rápido de tirar o bem do caminho. A eterna luta entre o bem e o mal onde... parece que o mal sempre vence! -será? Bom sono... bom feriado. Vou dormir agora para dormir bastante..... abraços!
Che Guevara ficou como um ícone das revoluções da América Latina, virou um mito depois da sua morte, suas frases ficaram famosas.
"O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade".
Esqueceram a generosidade nos mesmos lugares onde ele lutou, infelizmente...
Ele morreu lutando pelo que acreditava, quer dizer, foi assassinado por isso.
Enfim...
Bom feriado, :).
Um dos últimos cavaleiros andantes. Pena que para as novas gerações Che Guevara seja uma fotografia do Alberto Korda. Um bom 1.º de Maio para si, Marco Aurélio.
A propósito, não me disse ainda quantos professores assistiram à conferência sobre o 25 de Abril!
a imagem dos dedos cortados não sai da cabeça.
A foto que está no post é terrível, mas ele é de fato carismático.
Para os que conhecem Cuba, sabem que Che lá, é muitíssimo querido e a admiração que todos ntrem por ele, supera muitíssimo o que sentem pelo famigerado ditador... O que é um comportamento normal, pois ditadura é ditadura e seja lá onde ela estiver.
Abraços!!!
ò,ó
Sem palavras para este post de Che! To adorando o teu blog! valeu
Marco Aurélio,
Entrei no seu BLOG,achei muito interessante e criativo.
E gostaria de entrar várias outras vezes.
Um abraço,Shell.
Graças a homens assim, o sonho é possível ser realidade. Um mundo melhor.
Só para dizer que CHE GUEVARA por tudo o que representa para a Humanidade, merecia uma foto neste Post mais condizente com a sua personalidade mística de lutador. A imagem que o Mundo tem de CHE, de certeza não são estas que o autor deste blog nos dá a visitar, ou então o "VIVA A CHE" é apenas mais uma frase sem qualquer significado apelativo.
*Radija...agora vc pegou no meu ponto fraco o "Che" ...eu não costumo postar aqui, mas esse post me chamou a atenção ...pq o Che eh um dos caras q eu mais admiro....ele pra mim é
foda...a nossa amiga matilda fez um post falando q o Che foi " um ícone da revoluções da América Latina" ,concordo plenamente com ela, o Che pra mim é
como uma inspiração....ate na foto postada onde ele esta a beira da morte...ele consegue mostrar q é
superior a toda aquela maldade e que ele não esteve nessa vida atoa...e que ele cumpriu pelo menos uma parte da sua missão aqui na terra.
*Marco A. adorei o seu post sobre o Che, continue assim!
bjos
Oi Marco Aurélio, sugiro a você e ao pessoal o filme Che Guevara - Anatomía de Un Mito. Tem no You Tube. Trata-se de um outro lado da história.
Abraço,
Gabriel.
Postar um comentário
<< Home