domingo, fevereiro 04, 2007

Carta ao Aluno

Mais um ano se inicia e espero que todos tenham sucesso. Nesta carta estão algumas dicas que a meu ver, aumentarão sensivelmente sua chance de no mínimo ser aprovado nas matérias que ministrarei.
É fundamental que você faça quase todos os exercícios. Na pior das hipóteses, refaça pelo menos os exemplos. É conveniente que você tenha um grande número de exercícios no caderno. Eles são os candidatos a aparecerem em sua prova. Pode acreditar. Você verá!Os enunciados deverão ser copiados. Como você vai compreender um exercício com apenas sua resolução?Preste a atenção nas aulas e copie a matéria que for passada no quadro. Esses procedimentos facilitam o seu estudo para a prova. Como diria o professor Elon Lages Lima, “Matemática não é novela. Não se aprende Matemática apenas vendo. É necessário papel e lápis ...”.Eu acrescento a BORRACHA. Ela é um instrumento importantíssimo na matemática.Não tenha medo de errar. É errando que você vai conhecer realmente o que é verdadeiro. Será possível entender o que é verdadeiro sem conhecer o que é falso?Não tenha medo de perguntar. Faça as perguntas em voz alta. A dúvida de um é a sempre a dúvida de outros. Você desenvolve sua oralidade e ganhamos tempo. Às vezes uma boa pergunta inspira o professor a fazer uma aula mais personalizada para a turma e ainda tira o professor do centro do processo de aprendizagem.A presença do aluno nas aulas é fundamental. Mesmo quando não está prestando atenção. Ele(a) acaba pelo menos sabendo as datas importantes e a matéria da prova. Está provado estatisticamente que os alunos infrequentes raramente passam.Quanto à atenção não precisa nem falar. Quem sabe dirigir e sabe um pouco de matemática já viu no que pode acabar uma falta de atenção.Procure saber com o prof. os assuntos que serão dados para você ler antes da aula. A compreensão torna-se muito melhor. Estou dizendo isso como aluno.
Nunca se esqueça da Falta de base e tente reverter este problema.
No mais Um Abraço e boa sorte!Marco Aurélio


28 Comments:

Anonymous pedro henrique campos said...

fala marco aurelio...bom cara to ai pra fala quue esse ano nao estou no rui la com vc...e ai o que vc anda fazendo como foi as ferias??
abraçao manda um e-mail me respondendo...pedro_hcg@hotmail.com

04 fevereiro, 2007  
Blogger Aloisio Nunes de Faria said...

Passei aqui para ver o seu "Boatemática" e a sua carta me despertou atenção, apesar de eu não ser estudante. Demonstra um interesse e cuidado muito grandes pelos seus alunos, coisa rara de ver hoje na maioria dos profissionais desta área. Parabéns.

04 fevereiro, 2007  
Blogger Santa said...

Meu querido,


Vc é um dos raros na profissão. Parabéns!

04 fevereiro, 2007  
Blogger Ricardo Rayol said...

Bons conselhos

04 fevereiro, 2007  
Blogger Cristina Lima said...

Pena não ter tido você como professor...
beijos e bom retorno

05 fevereiro, 2007  
Anonymous Ana Carolina Ferraz de Oliveira said...

olá Marco Aurelio
joia?
sou sua aluna no Pedro II
da 211
Gostei muito das dicas
vlw..
bjinhus

05 fevereiro, 2007  
Blogger Juraciara said...

Gostaria de ter tido um professor assim!

Fiquei com tanta "inveja" que tó quase fazendo um parecido para meus alunos, quem sabe assim evito o constrangimento de efetivar uma reprovação.

bjs

05 fevereiro, 2007  
Blogger Wender said...

muito interessante e adivertivo essa carta!!
parabens!!
akele abraço!!

05 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

fala Marco Aurelio:
blz to dando uma olhada no blog, ta bakana pra caramba
te +


Filipe da Cruz Lemos
Turma:211
OBS:
o aluno que fez a questao dos casais no quadro hoje
la no Pedro II
Abraçao

05 fevereiro, 2007  
Anonymous Bárbara B. said...

FESSÔ! :D

Ótimas dicas :)

Ok, agora me dê cinco pontos por esse comentário.

06 fevereiro, 2007  
Anonymous Henrique 2º B disse... said...

Eai Marco Aurelio estou voltando a comentar aqui neste seu Blog...
Hoje a turma estava uma maravilha de trabalhar tomara que continue assim que nossa turma vai longe...
Epa esta foto ai eu que tirei ano passado quando assistia sua aula fora da minha sala...Está foto foi tirada no primeiro A..
É Marco Aurelio nós perdemos a Nathália pois ela foi para o soma...eu vejo ela todos os dias de manhã indo para o soma....
Um Grande Abraço....
Henrique

06 fevereiro, 2007  
Anonymous renato said...

Muito doido vc mandar a gente no quadro pra resolver as questões da federal!!

06 fevereiro, 2007  
Anonymous Raphael...turma 211 said...

porfessor......
ou melhor marco aurelio....
e aih cara???

to passando aki pra agradecer pela
relaçao q vc estah tendo com nós alunos.....
achei mto interessante a carta feita pra nós.....
achu q espaireceu bastante a minha mente......
mto obrigado....

abração

06 fevereiro, 2007  
Blogger Alex said...

ALEX 8A Rui barbosa Ai professor vc ta correto a duvida de um é sempre a duvida de outros alunos parabens vc tem um bom convivio cm os alunjos é o que parece né hoje foi meu primeiro dia de aula é q eu to fazendo dependência na 8 de manha e 1 ano de noite!!! Vlw

07 fevereiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

e ai marco aurelio...
nossa,eu to adorando a sua aula,espero que continue assim!vc é um ótimo professor!!!!!!

vlw!!!
bjinhu


giovana - 2 ano

08 fevereiro, 2007  
Anonymous Mariana L. 1 B said...

Eii Marco Aurélio...
tô aqui comentando pq você disse lá na sala que ninguém de lá comentou! hehehe...

legal a carta...tomara que todo mundo seja aprovado! (inclusive eu lógico ! ahuahuahuah)

abraçosss...

08 fevereiro, 2007  
Blogger joao paulo said...

boas dicas
vlw mereço ganhar alguns pontos

08 fevereiro, 2007  
Anonymous Gabriel Peres said...

Cole Marco Aurelio

Meu nome é Gabriel e sou seu aluno no Rui BArboza da 8° de manha.... putz puta professor vc.... boto fé q vai ser meu melhor ano em matematica...e olha q como vc falo eu tenhu trauma de matematica!


Vlwwww ai, Abraçosss!

09 fevereiro, 2007  
Anonymous lucas rodrigues 8ªA said...

Fala Marco Aurelio
boa essa carta se seguir ela concerteza irei passar...
abraxxx

17 fevereiro, 2007  
Anonymous rafael martins said...

mto show isso aki...

até que fim consegui postar algo.
Marco Aurelio, vc ta de parabéns... mto boa as palavras.
bye bye

rafael 1º B

25 fevereiro, 2007  
Anonymous João Paulo Matavelli Perfeito said...

E ai, Marco Aurélio.
estava dando uma olhada aqui na carta ficou muito interessante,
Parabéns pelo seu trabalho.

Abraço.
João Paulo Matavelli Perfeito 7°A

28 fevereiro, 2007  
Blogger Steven said...

Ola Marco Aurélio aqui é o Steven, vim aqui pra ler os topicos do seu blog e matar a saudade, gradei d+ de ter tido aulas com vc, espero ainda te encontrar em outra escola ou quem sabe na UFMG, to batalhando aki pra aprender matematica, li sobre o assunto desse topico, ficou muito bom, o blog ta ótimo, to estudando no Sesc mas pretendo voltar pro RUI p q matematica no Sesc ta meio chata, se der tudo certo, eu vo passar pro Rui de novo, e desta vez vou leva mais a sério e não ficar dormindo olhando para o ventilador babando (risos)

Um abraçãoo Marco Aurélio

28 fevereiro, 2007  
Anonymous katia ligia 8A said...

oooiiii so pasei pra te dizer que a aula de matematica hoje foi a melhor que eu ja tive....... muiiiiitoo obrigado vc e um grande `````mestre´´´´ o melhor que eu ja tive..... valeuuuu marcão fuiiiiiii....

02 março, 2007  
Anonymous Mariana Lelis 1 B said...

Li denovo a carta ...

hehehe

02 março, 2007  
Anonymous RAFAEL said...

JAH LI, RELI A CARTA...
MTO BOAS PALAVRAS, NUNCA DEIXE FALTAR BASES... IMPORTANTISSIMO.
VLW

ABRAÇO

RAFAEL 1ª B

02 março, 2007  
Anonymous zizi(isis) 7ªA said...

passei aki pra ler a carta do aluno e acabei descubrindo que tem exercicios mto bons pra se estudarrr

bjusss

04 março, 2007  
Anonymous LAURA COTTA FARIA said...

marco auréliooooooo... to gostando demaisss desse blog seu... ta ajudando muitooo... to fazeno todos exercíciosss ! Beijooo lauraaa

04 março, 2007  
Anonymous BRUNA DE ALMEIDA said...

bjus MARCO AULRELIO DA BRUNA DE ALMEIDA DO 1-B

05 março, 2007  

Postar um comentário

<< Home