Cometa McNaught no céu do Brasil
O Cometa McNaught, que tem o nome de Robert McNaught, astrônomo australiano que o descobriu há cinco meses será a partir de segunda-feira visível em todo o Brasil. Provavelmente será visto com uma cauda de aproximadamente 1°, o que equivale a um comprimento igual a duas vezes o diâmetro aparente da lua. Será observável ao nascer e ao pôr-do-sol na direção sudoeste, durante cerca de quinze dias. Depois se afastará rapidamente do Sol. No entardecer será melhor para observá-lo. Com telescópio, mesmo de pequeno alcance pode ser visível após o por do sol. Seu período ainda não foi calculado, mas existem estimativas de cerca de 200 anos. Michael Jäger e Gerald Rhemann obtiveram a imagem mostrada do cometa McNaught em 5 de janeiro de 2007
6 Comments:
Pai
Você adivinhou sobre o que eu ia escrever hoje.Saudemos o primeiro cometa a passar pela Terra em 2007. Estou ansioso pelo final deste mês para vê-lo. Durante séculos os cometas foram considerados mensageiros de más notícias e civilizações ancestrais criaram mitos sobre eles. Um desses maus presságios fala da chegada de um cometa que faria com que os céus ardessem em chamas, o ar ficaria impregnado de enxofre e a terra, afundaria.Os romanos afirmavam ter visto um cometa com cauda no dia do assassinato do imperador Júlio César, no ano 78 a.C..O Papa Calixto II chegou a excomungar o cometa Halley por considerá-lo um instrumento do diabo. Atualmente o único medo dos cometas deve ser por seu poder destrutivo caso algum venha a se chocar com a Terra. Esse pelo menos para mim é um bom sinal, mesmo não me considerando um cara místico. Serve também para “baixar a crista” dos cientistas que simplesmente não o conheciam. Vale lembrar que por ter um período de 200 anos, devia ser conhecido pelos astrônomos. Ainda bem que é tão brilhante que pode ser avistado a olho nu. Valeu a dica do telescópio, mas sabemos que a maioria das pessoas não tem este instrumento e grande parte das que tem não sabem usa-lo. Estão dizendo que seu brilho é comparável ao de um planeta como Vênus. Pena que a proximidade de sua trajetória em relação ao Sol poderá causar sua desintegração. A chance é de até 95%. Me lembrei mais uma vez das nossas incursões astronômicas no quintal da casa do vovó e na área de serviço da casa da mamãe. Valeu mais uma vez!
Para observar o McNaught é preciso olhar para o céu logo após o pôr-do-Sol na direção do poente, de preferência usando binóculos. Os melhores locais para observação são longe de luzes urbanas e com o céu limpo. Vênus, que estará no oeste, também pode ser usado como ponto de referência.
está muito nublado hoje vai ser dificil de ver. Queria simular a orbita no Celestia mas ainda não tem no pacote. Em breve!
O cometa McNaught servirá para estudar e revelar dados sobre a composição do aglomerado de matéria que existia nesta região do Universo antes de o Sistema Solar se formar.
Ele é um dos corpos que povoam a chamada Nuvem de Oort, um conjunto de cometas com órbitas longas, que se estendem para muito além de Plutão --cerca de 100 mil vezes além da distância que a Terra está do Sol. Observações estão sendo feitas por grandes telescópios da Terra e pelas sondas Stereo e Soho, mas os melhores dados só devem ser colhidos dentro de algumas semanas, pois agora esses instrumentos sofisticados podem ser ofuscados pela luz do Sol. Alguns astrônomos aventam a possibilidade de o cometa ser aniquilado pelo desgaste que sofre ao passar perto do Sol, mas ninguém se arrisca dar certezas. "Ainda não foi possível determinar nem a massa do cometa nem o período", diz Jablonski.
Olá Marco Aurélio,
O McNaught foi descoberto em agosto do ano passado, mas pelos elementos orbitais não deve bater na Terra... O estrago ia ser grande.
Abs!
OLÁ, eu moro no interior de SC, e ontem pude ver o cometa McNaught, muito bonito e emocionante,e se não fosse meu marido confundi-lo com um aviaõ, e então me chamar para ve-lo...perderiamos a chance...ehehe... chamamos todos os visinhos para apreciá-lo.
Postar um comentário
<< Home