Confirmação experimental da seleção natural
Conversando com o Daniel, professor de biologia do Colégio Rui Barbosa, sobre evolução e seleção natural, ele me disse acreditar que ambas, como não estavam sujeitas a simulações experimentais, não podiam ter assim tanto crédito científico.Estávamos discutindo o criacionismo, a fé cega, seja nas religiões ou na ciência entre outros assuntos relacionados. A teoria da evolução que tem como um dos pilares a seleção natural, pode ter dado uma "evoluida" como ciência da natureza.Foi publicado em 14/07/2006, no mesmo dia em que conversávamos, na revista "Science" um fenômeno observado e acompanhado por pesquisadores chamado de deslocamento de caracteres que é o nome dado quando uma espécie adquire características diferentes em razão da competição com outra. Biólogos norte-americanos conseguiram observar pela primeira vez um fenômeno da seleção natural entre espécies de pássaros do início ao fim. Verificaram a redução do tamanho médio de bicos em uma população de tentilhões-da-terra-médios, os mesmos estudados por Charles Darwin no século
9 Comments:
O processo evolutivo segundo Darwin é lento e gradual. Acontece durante vários anos. A gora é VAP VUPT tudo em um ano??? Mais uma vez. Cuidado com a fé cega nas notícias!
Marco Aurélio,
obrigado pela visita.
A propósito, falo hoje no conflito entre ciência e religião.
A revista Science esta linkada em casa, profe, e a real e que vale mais a pena ler a Science do que ler as noticias... Um explica o outro, e a displiscencia humana explica o resto. Abrax RF
Então me explica: somos ou não descendentes dos macacos? Se a Teoria da evolução nada explica, nem tampouco a Teoria da seleção natural, devo eu acreditar que sou descendente de Adão e Eva? No fim, segundo seu amigo, será tudo mesmo uma grande crendice!bjos
Ju
Ju
A linha dos hominídeos de que o homem é originário e a linha dos macacos provêm ambas dos primatas. O homem não descende do macaco. É apenas um “parente” bem próximo. Acredito que em algum momento na história ambos tiveram um ancestral em comum e é só. Pelo contrário, a Teoria da evolução explica muito fenômenos usando a seleção natural como ferramenta.
Estávamos discutindo a fé cega seja, nas religiões, na ciência, na filosofia ou em qualquer outra fonte de conhecimento. O questionamento que ele fez sobre o metódo científico na confirmação da Teoria da evolução procede.
Bjs
Eu realmente não havia entendido dessa forma, mas assim esclarecido, fico mais tranquila por saber que não preciso aceitar Adão e Eva como meus pais...rsrs
O método nas Ciências anda sendo o meu calcanhar de Aquiles, principalmente nas Ciências Sociais... quanto mais tento buscar um método "limpo", mais "sujo" ele se mostra...A minha pretensão de busca da verdade ainda é quase infantil, pois sei que quero encontrar um método que, na verdade, não existe, principalmente no que se refere às ciências sociais...
Obrigada pelo esclarecimento
Ju
Evolucionismo: Ciência ou Pseudociência?
De acordo com o modelo evolucionista que atualmente é, para muitos, inquestionável, as mutações e recombinações gênicas originam diferenças nos indivíduos e a partir daí a seleção natural atua conduzindo a formação das novas espécies na medida em que seleciona os indivíduos mais aptos. Mas mutações são raras, não podem ser dirigidas e na maioria das vezes são nocivas. São raras, pois o DNA é dotado de um sistema de reparos de alta eficácia. Isso prova que elas são indesejáveis e que as espécies tendem a se manter estáveis. Alem disso é possível observar que a seleção natural age também como um freio, eliminando os indivíduos que foram enfraquecidos pelas mutações. Por outro lado, se houvesse seleção do mais apto apenas, com o tempo, haveria uma diminuição do número de espécies, e por fim, restaria só uma. Parece até aquela série “Highlander”
Os conhecidos biólogos Kimura, Ohno, G.Willams e R. Lewotin criticaram a evolução com base na seleção natural. Eles insistem que há um conservadorismo das espécies. Até o próprio Darwin se perguntou:
"Por que as espécies são tão bem definidas? Onde estão então as gradações infinitas que minha teoria exige?"
É claro que isso não é colocado nos livros que defendem o dogma do evolucionismo.
Conclui-se então que Darwin não era tão "darwinista" como os seus seguidores. O que se passa é que os darwinistas crêem em Darwin, mas não o lêem. Isto é um costume do ser humano. Pergunte aos marxistas se eles lêem Marx. Ou aos cristãos se eles lêem a Bíblia.
Em relação ao tema “deslocamento de caracteres”, ficou parecendo um retorno ao lamarkismo, onde o ambiente exerce o papel de induzir as mudanças que são posteriormente transferidas aos descendentes. (Quem não se lembra da velha história do pescoço das girafas?)
Coloco aqui algumas perguntas para também discutirmos:
1) De onde veio a energia necessária para causar o big bang?
2) Se o universo caminha para a desordem, porque a escala evolutiva cresce em complexidade?
3) Qual a origem da vida na terra?
4) Como o conceito de espécie se aplica aos seres que só se reproduzem assexuadamente?
5) Aonde estão os fósseis de transição? Não vale a velha história do Archaeopteryx que até para os evolucionistas não é mais o “elo perdido”, embora continue aparecendo nos livros de ensino médio e até superior.
6) Conforme os transformistas, o osso articular e o osso quadrado do maxilar dos répteis teria se transformado no martelo e na bigorna do ouvido dos mamíferos. Nessa transição será que os intermediários não comiam e/ou eram surdos?
7) Sabe-se que normalmente todo corpo aquecido se dilata e, resfriado, se contrai.
Também se sabe que a água quando é resfriada até 4º ela se contrai. E continuando a ser resfriada, entre 4º e 0º ela volta a se dilatar.
Então quando a água de um lago se congela, dá-se uma dilatação de seu volume, e isto é que permite a flutuação do gelo na água. Entretanto, as camadas mais profundas do lago não conseguem congelar-se, porque ficam sem espaço para dilatação. Por isso, num lago congelado, as camadas mais profundas permanecem sempre a 4º de temperatura e jamais se congelam, o que permite à vida lacustre sobreviver. Será que o ambiente se adaptou para permitir a vida dos seres aquáticos? Como explicar esse fenômeno?
8) O que a teoria das probabilidades tem a dizer sobre a evolução?
9) Em qual cientista Marx e Hitler se inspiraram?
10) Toda seleção importa na adoção de um critério, e todo critério supõe uma mente inteligente que o estabeleceu. Quem será essa “mente inteligente”?
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»
Postar um comentário
<< Home