sábado, julho 01, 2006

A qualidade do ensino fundamental

O MEC (Ministério da Educação) divulgou os resultados de uma avaliação do ensino fundamental brasileiro mostrando que a maioria absoluta dos alunos da 4ª série não conseguem interpretar textos curtos, não sabem ler horas em relógios de ponteiros, e não sabem fazer multiplicações com números de dois algarismos. No caso da 8ª série, não entendem histórias em quadrinhos, nem identificam a tese de textos argumentativos com linguagem informal. Cinqüenta pontos separam o desempenho dos alunos de 4ª e 8ª série. É como se, hoje, os alunos de 8ª série tivessem conhecimentos dos de 4ª série, de poucos anos atrás. Estes resultados parecem com as novidades do IBGE que escrevi outro dia. Este é um problema que enfrento diariamente. A falta de uma pequena “base” faz com que os alunos às vezes entendem uma matéria que estou iniciando e não sigam em frente por não saberem coisas simples como as citadas acima. Ontem em um segundo ano do ensino médio, estava resolvendo um problema de progressões geométricas cuja resposta era 2 elevado ao expoente 9 e uma aluna me perguntou se o resultado era 81. No jogo de hoje entre Brasil e França não sei quem vai ganhar. Na educação de seu povo a resposta é óbvia.

4 Comments:

Blogger Roy Frenkiel said...

Por isso que os verdadeiros torcedores nao so erguem a bandeira uma vez a cada quatro anos!

Abrax

RF

02 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

É por essas e outras que eu sou obrigado a declarar que eu e mais alguns da minha idade por aqui (tenho 24) fazemos parte da "última geração feliz".

Feliz pelo tempo em que a gente pro colégio e realmente saía de lá com alguma coisa a mais pra vida (ou pra um jogo de RPG, ao menos).

Me surpreende que, mesmo o pessoal mais "alternativo" por aqui (leia-se "nerds") não têm uma mísera noção do que é entender, e sobretudo, ESCREVER um texto corretamente.

E depois me questionam quando eu implico com esse "internetês"...

Abraços.

02 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E, educaçao no Brasil tá dificil.A cada dia que passa so piora.Se o Brasil investisse mais na educaçao desde o berço, hoje nos nao estariamos cultivando tanta desgraça na sociedade, como a do STF, o post anterior.

04 julho, 2006  
Blogger Ricardo Rayol said...

E eu que até hoje não saco nada de MMC e MDC....

04 julho, 2006  

Postar um comentário

<< Home