quarta-feira, maio 17, 2006

O caleidoscópio

As imagens deste post são de um caleidoscópio. Esta geringonça serve tanto para brincar quanto para estudar o conceito de reflexão da luz em superfícies polidas. Vou dar um roteiro de como montar um. Sugiro que sejam feitas algumas experiências enquanto ele ainda está sendo construindo. Coloque um espelho em frente ao outro. Você verá que as imagens que se formarão são infinitas por causa da angulação dos espelhos e da aleatoriedade da combinação do material interno. Depois use a estrutura triangular como se fosse uma luneta. Verá imagens incríveis.

MATERIAL

3 espelhos de 20 cm de comprimento por 3 de largura com as extremidades lixadas


Fita-crepe e adesiva

Tesoura

Papel filme ou plástico transparente

Miçangas coloridas, canutilhos e contas de plástico

1 triângulo eqüilátero de cartolina de 7,5 cm de lado com um orifício central de 1 cm

Papel ou plástico auto-adesivo


COMO FAZER

1. Una os espelhos e faça um triângulo com os três espelhos de maneira que a parte refletora fique para dentro. Fixe-os com a fita-crepe.

2. Monte o caleidoscópio e vede uma das extremidades da peça com o papel filme ou plástico transparente. Coloque as miçangas, os canutilhos e as contas dentro e tampe a outra extremidade da mesma maneira. Cubra um dos lados com o triângulo de cartolina com um furo no meio. Para ver as imagens, aponte o brinquedo para uma fonte de luz, gire lentamente e olhe através do orifício.

Agora vá brincar e experimentar e não se esqueça de mostra-lo depois de pronto para as crianças.

22 Comments:

Blogger AdMedeiros said...

Pôxa! Achei realmente interessante este artigo! Gostei da estrutura de informações no seu blog.
Ganhou um visitante diário!

17 maio, 2006  
Blogger Lia Noronha said...

Marco: vou contruir um pra ver o mundo mais colorido! Adorei a dica.
Boa tarde de quarta-feira e obrigada pela visita ao meu Cotidiano.

17 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco aurelio vamos mexer com Fractais...?
E muito legal....
Passa la no meu flog para você ver o que uma menina fez para mim...
Um Grande Abraço

17 maio, 2006  
Blogger Stella said...

Que local grande! No., eu não falo o português, eu estou usando os peixes de Babel (http://world.altavista.com) traduzir e ler seu blog. Obrigado para seu comentário.

17 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

O caleidoscópio é como a psicanálise - actualiza a vida com recurso a uma nova paleta de cores (nunca usada)

17 maio, 2006  
Blogger Milena said...

Ooooooooooooooooooooh, eu vou fazer um caleidoscópio pra minha sobrinha, quando ela for maiorzinha! Sempre achei caleidoscópios lindos!

17 maio, 2006  
Blogger Kafé Roceiro said...

Marco,
Muito lindo o post sobre caleidoscópios! Muito criativo.
Eu tenho um caleidoscópio! Mas acho que fazer deve ser uma emoção ímpar.
Abraço,
Kafé.

17 maio, 2006  
Blogger valter ferraz said...

Marco Aurélio, vc recuperou uma grata lembrança de infância para mim. Construí um num trabalho escolar sobre refração da luz, e não esquecí mais os conceitos. Durante muito tempo depois ainda encontrava-o nos meus guardados, obrigado pelo resgate na memória!
PS: tua receita da pizza alí, bate com a que minha esposa faz e fica uma delícia, vou montar o meu forno lá em Mongaguá e te convido para inaugurar,
Um abraço

17 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

fuck it off!!!eu ainda naum tenho o gates of metal fried cichken of death o cd do maior banda d metal..
me arranjah
ahauahaua
flws
arthur

17 maio, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Sempre amei caleidoscópios mas , não me arrisco a fazer , dará algo errado sem dúvida , sou muito atolada. :-)

17 maio, 2006  
Blogger Gabriela said...

Adorei o post anterior!
Gostei da "receita" do caleidoscópio!
Só não tentarei mudar um pq é muito complexo (até que não é tanto, o problema é eu ser muito atrapalhada mesmo... hehe)!
Beijos

17 maio, 2006  
Blogger Pamela said...

Marco,
Só por curiosidade... Como vc chegou ao meu blog???

17 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eii Marco Aurelio!
Nossa ouu...essa calendoscopio eh mto legal mesmo!
lá no batista ano passado eu tive q faze um trabalho de fisica la q eu tinha q contrui um instrumento la..aii o meu foi luneta...mais tinha o calendoscopio la tbm!!

Bjsss !!

17 maio, 2006  
Blogger Santa said...

Caleidoscópio pra mim é desafio, não teria a menor competência pra montar um desses...rsss

Bjs

17 maio, 2006  
Blogger Gregor Samsa said...

Pô, legal cara!!! Eu tinha um desse qd criança... qd tiver inspirado vou fazer esse da "receita".

P.s.: Valeu por visitar e comentar em "O mundo complexo"

17 maio, 2006  
Blogger Politikus said...

É mais dificil de fazer do que parece...

18 maio, 2006  
Blogger Zacarias Gama said...

Gostei do caleidoscópio. É um brinquedo que diverte e instrui.
À propósito tenho noticias novas no meu blog: http://zjgama.blogspot.com. Dê uma olhada e deixe seu comentário. è um prazer tê-lo como visitante.

18 maio, 2006  
Blogger Rose said...

Marco,
Já brinquei um monte com uma peça dessas, é uma delícia, relaxante.

abraços

18 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente nao sei onde vou arrumar esses espelhos so que eu vou tentar,pois adorei esse tipo de desenho...
LOREDANA

19 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

OPS DEI MANCADA VOU TENTAR FAZER SIM TAH .....BJOS
LOREDANA

19 maio, 2006  
Blogger Wilma said...

Caleidoscópio é uma doce lembrança de minha infância. Quando o tive nas mãos fiquei tão encantada que acreditava ter encontrado um tesouro de pedras preciosas...ainda tentarei fazer um com a sua dica
Um abraço e Bom Final de Semana

19 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

És um paneleiro pá oh Marco Aurélio Amarante Ribeiro.

27 dezembro, 2008  

Postar um comentário

<< Home