sexta-feira, maio 12, 2006

Fractais

Fractais são formas ou estruturas cujas ramificações são variações de uma mesma forma básica que se repetem indefinidamente. Um fractal se caracteriza pela auto-similaridade que é a repetição de um determinado padrão com ligeiras e constantes variações. Podem ser encontrados na natureza nos flocos de neve, em uma couve flor, em árvores, mariscos, em formações astronômicas e numa infinidade de outras coisas que você mesmo vai começar a perceber depois que entender o que é a auto-similaridade. Em conseqüência da auto-similaridade, quando vistas com uma lente de aumento, as diferentes partes de um fractal se mostram similares à forma como um todo. Observe a figura que coloquei no post e entenderá. Por falar nisto, foi muito difícil escolher uma imagem para esta postagem, pois são realmente maravilhosas as imagens de fractais que podemos achar na rede. Decidi por uma que não é bela mas explica por si só o que é a auto-similaridade. Não deixe de ver os links que indico e de procurar e sugerir outros.

Clique e encontrará alguns links com algumas informações e algumas imagens de uns fractais bem legais.
Aqui você verá uma animação da curva de Koch.
Pesquise na matemática as Curvas de Peano e o Conjunto de Cantor .

17 Comments:

Blogger Reven Erom Al-ways said...

Maravilha, maravilha Marco! Sabe, vou lhe confessar: minha primeira paixão, quando ainda um gurizinho, foi a matemática. "Abandonei-me"´às Artes, porém continua o gosto...é pena que a defasagem em relação à tal ciência tenha se tornado tão grande, mas, ainda assim, pode-se encontrar nos textos que escrevo algumas "brincadeirinhas" má ou boas-temáticas (essa é sua...rs)
A "impressão" que tenho é que me limito à repensar os conceitos simples...mas são tantos...são tantos...
Adorei este de auto-similaridade (esse não é simples, ou é?), me lembrei do Tantra, me lembrei das Mandalas, e também me lembrei de Escher (Mestre)...rs
Mais ainda: me lembrei do Ser-Humano, de seus auto-desdobramentos, de sua auto-expansão e fiquei pensando como podemos ser simultaneamente desiguais e harmônicos...
Enfim, devaneios...
Quem me dera ser um matemático...rs
Abração grande!
Obrigado pelas suas contribuições, pelo seu compartilhar generoso...
J.K.

13 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nossa! "fractais" -desconecia essa palavra. Vou ter que voltar aqui para estudar um pouco mais sobre o assunto. Andas sumido.... vê se deixa um olá de vez em quando para eu não me preocupar ok?
bom final de semana.

13 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

e ai corei...bom de++???vai lah na vó amanhã??
flw
arthur

13 maio, 2006  
Blogger Marlene Koch said...

Fractais.. fractais.. eie.. posso ver isso sem o uso de uma lente? Essa coisa me deixou intrigada. E as curvas de Koch.. curvas que tem o mesmo sobrenome que eu? Com certeza quem elaborou as tais curvas não foi Thomas nem Robert Koch. O primeiro foi um tenista, o segundo.. o descobridor do bacilo causador da tuberculose.
Lembre-se.. não brinque com "queda de braço". Há um ano atrás um amigo do meu irmão quebrou o braço "quebrou no meio//" no sentido exato da palavra. Está encostado pelo INSS até hoje. Não conseguiram cicatrizar o braço dele nem com parafuso. Ele trabalhava com informática.. ahhh.. foi o braço direito , se ferrou legal. Então.. se alguem quiser brincar disso com vc.. cai fora enquanto vc tem braço.
Abraços.. e obrigada por retornar ao.. meu infeliz mortal blog.

13 maio, 2006  
Blogger Sergio Denicoli said...

Oi Marco,

Gostei do blog. Vou passar a visitá-lo com frequencia. Abraço!

13 maio, 2006  
Blogger Lia Noronha said...

Marco: bem interessante essa pesquisa,gostei! Aprender mais e mais é muito importante,sempre!
Boa noite e bom fim de semana.
Abraços.

13 maio, 2006  
Blogger Leão said...

Olá Marco Aurélio.
Vi os fractais agora e achei bem interessante a sua origem matemática. Não sabia.
Uma abraço
Leão

13 maio, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Obrigada pela aula , achei imagens lindas, eu não fui má aluna em matemática, mas meu negócio sempre foram as letras. É sempre bom usar o cérebro em coisas diferentes pra não enferrujar, não deixar os neurônios morrerem antes da hora .

:-)

abração

14 maio, 2006  
Blogger Alberto Lang said...

Marco! Agradeço sua visita ao blog lado direito. Seu site é interessante, muito bom. A figura que ilustra a matéria me lembra um dos símbolos da R+C. (Ordem Rosacruz)

14 maio, 2006  
Blogger Mário Sérgio said...

Marco
Obrigado por sua visita ao meu blog.
Fico feliz por tê-lo como meu leitor.
Um forte e fraterno abraço.
Sérgio Franco

14 maio, 2006  
Blogger Giuliano said...

"repetição de um determinado padrão com ligeiras e constantes variações"...
O que 'rola' agora em São Paulo com essa onda de terror é mais uma forma de retaliação. E já deveríamos estar habituados a isso, afinal de contas não é isso que os governantes têm feito conosco?
Destroem nossa educação, saúde, segurança, bem estar social e por aí vai. Tudo isso porque se 'alimentarmos' as mentes do povo e este 'acordar' do sono em que vive seriam os políticos e autoridades de hoje os primeiros a sofrerem penosos castigos depois de décadas e anos de 'escravidão social' que vivemos em nosso país.
O PCC e criminosos em geral envolvidos nessa 'onda' querem apenas que o Governo deixe 'quieto' alguns líderes criminosos e que se insistirem em 'cutucar a onça', o PCC irá então provar que a 'vara' do Governo é realmente curta.

14 maio, 2006  
Blogger Pry said...

Agora sei o que eh fractais..rs
Que mae desnaturada ne? como ter coragem pra fazer isso com um bebe?! Eu hein..

15 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Marco Aurélio tudo bem com você??
Como foi o dia das mães??
Estou passando aqui para te falar que estou cheio de aneis de latinhas para te dar....Não deixe eu esquecer de te entregar...
Abraços

15 maio, 2006  
Blogger Blumen Blog said...

Hello, i am german and i cant understand portuguese.
you can find fraktale:
sometimes coasts are fraktale or
the vegetable Romanesco (latin)Broccoflower (english) is a fraktale.

Tell me if i could help you.

15 maio, 2006  
Blogger Nil Borba said...

Olá, Marco!

Obrigada por deixar sua marquinha em meu cantinho. Adorei seus posts.
Beijos e boa semana

15 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ei Marco Aurelio!
nossa as imgens do link são lindas mesmo,eu procurei no google imagens de fractais,e encontrei uma de paisagem muito linda tambem!!

Bjos

18 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E muito legal,sao imagenas que se formam atraves de outras.....bjokas
LOREDANA

19 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home