terça-feira, maio 09, 2006

Freud

No dia 6 de maio há 150 anos , nascia Sigmund Freud um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise. Uma de suas frases mais célebres, que não sei se foi falada literalmente assim é:
"não somos donos da nossa própria morada", isto é, no inconsciente ocorre um turbilhão sobre o qual não temos controle. Um sujeito pode estar totalmente convicto que ,manter relações sexuais com sua irmã é contra os códigos morais de sua cultura, não ter desejos conscientes por ela e no entanto sonhar de maneira sequencial que está possuindo-a. Como explicar isto? Basta interpretar a fase dita acima. Sua imagem é cercada de muitos mitos e polêmicas. Amado por uns e totalmente odiado por outros.Poderia falar um pouco mais, mas não me sinto a vontade para falar dele, apesar de tê-lo estudado na universidade e já ter lido um bocado de coisas a seu respeito. Gostaria apenas de registrar a data e homenagear uma amiga que é a leitora deste espaço. Ela é realmente indicada para falar sobre este tema.

Para saber mais clique aqui

11 Comments:

Blogger Carmen said...

Oi, Coréio! Tudo bem aí?

Agradeço a homenagem, meu querido. Mas não posso dizer que sou muito entendida de Freud, não. Sou uma mera admiradora do pouco que sei...

Beijos.

09 maio, 2006  
Blogger António Ferra said...

Obrigado pelo seu comentário no meu blog "o funcionamento de certas coisas" Volte sempre. Bom trabalho de blog.As minhas felicitações pela sua pesquisa sobre Freud. Os links são muito apropriados.
Saudações do
António

09 maio, 2006  
Blogger Luna said...

A mente é algo muito complexo e por muito que se estude que se procurem respostas, o verdadeiro conhecimento está dentro de nós e no não pensar.
boa noite

09 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Polêmico Freud!
Nos sonhos a gente não tem censura, outro dia ouvi uma terapeuta falando, por isso que neles se soltam os demônios...rs! Interpretar os sonhos, parece, é o segredo!!!!!
Bjos...linda tarde de terça.

09 maio, 2006  
Blogger Rui Miguel Ferreira said...

Olá.

Muito obrigado pela visita ao blog Rupturas onde será sempre muito bem vindo. Envio saudações ao Brasil, terra que nos é muito querida..

Sobre Freud, e como mencionei no meu blog, eu não sou um especialista. No entanto, do que lhe li e do que li sobre Freud e aquilo que ele fez mudar na minha concepção de ver as coisas do mundo e das compreender é sem sombra de dúvida muito importante, também porque Freud mudou quase tudo á sua volta. Depois de Freud o mundo ocidental mudou a sua forma de compreender e pensar. Isso reflecte-se nas artes, na ciência e influênciou, também, o senso comum.

Abraço,
Rui

09 maio, 2006  
Blogger Leonor said...

ola marco. pbrigado pela tua visita ao meu sitio e pelo comentario que deixaste tambem. que maravilha o teu gosto pela matematica. eu nao gosto porque nao a entendo. mas gostaria muito. é defeito do meu cerebro. so se inclina para as letras, rsss
no entanto, reconheço... a matematica, a logica, comanda tudo.
abraço da leonoreta

09 maio, 2006  
Blogger Wilma said...

Freud, sei tão pouco dele e gostaria de saber mais, mas nem sei mesmo se ele explicou tudo o que dizem...mas já valeu saber que temos um "inconsciente" que as vezes nos pega feio!!
Um abraço

09 maio, 2006  
Blogger Jacque said...

Gostei do post. Trabalho com psiquiatria.
Mudando de assunto: Tô passando aqui pra deixar um alerta: tem alguém que está usando o nome da Magui (uma amiga blogueira) para fazer comentários grosseiros e ameaçadores nos blogs que ela visita. Já foram no meu e me ameaçaram de morte, sendo assim, fico receosa que a pessoa comece a usar nossos nomes também pra fazer comentários esdrúchulos nos blogs uns dos outros (já sei de mais dois casos assim); caso apareça algum desse naipe com meu nome e endereço do meu blog, não sou eu, ok?
Beijão.

09 maio, 2006  
Blogger Virginia Pereira said...

Oi Marco Aurélio, adoro visita de amigos da cultura em meu cantinho. Sinceramente não entendi a mensagem, e vim ver seus comentários, li seu post e os comentários e fiquei meio estarrecida com o comentário acima!! Quando será que teremos uma internet limpa e honesta!! Um abração, parabéns pelo blog e pela cultura!
Um grande abraço!!

11 maio, 2006  
Blogger Teresa Genesini said...

Marco Aurélio,

gostei da sua visita; gostei do seu blog e das suas sugestões.

Vou colocar seu blog nos meus links.

Grande abraço.
Teresa

13 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ele e realmente o "cara",teve a moral de tampar a boca de muitos troxas que se achavam melhores que outros.E mostrou que a humildade ti leva ao sucesso.
LOREDANA

19 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home