segunda-feira, março 06, 2006

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

O Termo de Ajustamento de Conduta é um compromisso firmado entre partes mediado pelo ministério público federal, com sanções ao não cumprimento do estabelecido entre as partes.
A primeira vez que ví este termo já era professor da rede estadulal de ensino de Minas Gerais. Estávamos em greve. O governo do estado da época assinou o tal termo junto ao ministério público aceitando nossas revendicações. Seguros de que estavamos amparados pela lei ,terminamos o movimento e tudo ficou na mesma. O governo não cumpriu o acordo. Lembrei-me disso por que vi hoje um procurador de justiça falando que a Rio Pomba Mineração, empresa responsável pelo vazamento de 400 milhoes de litros de resíduos de lavagem de bauxita no rio Miraí, ia assinar um TAC se comprometendo a reverter os danos ambientais causados pelo vazamento. Exatamente o mesmo fato ocorreu em 2001 e 2003 nas cidades mineiras de Nova Lima e Cataguases e outros termos foram assinados. Tudo terminou como nossa greve. Antes de ver na prática o que significa o TAC, Acreditava muito no ministério público federal.

2 Comments:

Blogger Meu Neguinho said...

Dá medo, né? E foram umas três cidades atingidas pelo mar de lama. Isso fora os estragos em fazendas da região e a degradação ambiental. Houve algo parecido aqui perto, quando uma barragem estourou no Rola Moça ou em Macacos, não me lembro. Se tinha o tal do TAC e não sei, mas parece que tudo foi resolvido.

06 março, 2006  
Blogger Carmen said...

Num mundo em que os interesses particulares contam mais que os princípios éticos, humanitários e ecológicos, esse tal TAC parece significar Termo de Aversão ao Compromisso.

06 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home