quinta-feira, março 09, 2006

O Pasquim

Primeiro jornal de resistência ao golpe militar de 1964. Começou suas atividades em 1969 em resposta ao Ato Institucional número cinco(AI-5). A publicação tinha um toque de humor muito inteligente e refinado. Satirizava e criticava sutilmente a ditadura militar. Contava com a contribuição de Chico Buarque,Antônio Callado, Rubem Fonseca, Glauber Rocha,Jaguar,Henfil,Ziraldo,Millor Fernandes, Paulo Francis, Ruy Castro e sobretudo com os divulgadores que corriam risco de vida ao tentarem distribuir o jornal. Os temas eram os mais diversos possíveis mas foi se tornando cada vez mais político de acordo com o recrudescimento da ditadura. Transformou-se numa expressão do pensamento político das ruas. Tenho vagas lembranças das charges que chamavam muita a atenção nas bancas e das advertências dos adultos para tomarmos cuidado ao lermos aquele jornal. Em 70 a redação do Pasquim foi presa. As bancas começaram a sofrer atentados a bomba e o jornal começou a fazer água. Não durou muito tempo, mas sobreviveu a ditadura militar. Ouvi dizer que vão publicar os exemplares de 69 a 71. Confiram.


8 Comments:

Blogger Carmen said...

Nossa, Marco... tenho paixão pela entrevista que o pessoal do Pasquim fez com a Leila Diniz, uma das mulheres que mais admiro. Foi publicada no exemplar de 21 a 26 de novembro de 1969. Maravilha! O Pasquim foi tudo de bom!

Eu tenho esta entrevista - e outra deles, também fantástica, com o Madame Satã - aqui em um livro delicioso, chamado A arte da entrevista, presente de Sr. Ivan. Só entrevistas com figuras interessantes...

09 março, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Carmen

Você acredita que até pouco tempo tinha alguns exemplares originais do jornal? Acho que ficaram na casa de minha mãe e ela jogou fora. Que pena! Se tivesse esse da Leila Diniz, juro que te daria de presente. Você merece. Acho que tenho na casa de meu pai uns outros jornais de esquerda como a Hora do povo e o Voz da unidade. Você os conhec? Na epoca da ditadura ajudei o Lincoln a distribuí-los. Ia busca-los la no maleta e me sintia um agente secreto. Nem sabia direito o que fazia mas me sentia muito importante. Hoje é que entendo a importância do que fazia e o risco que corria.

Bjs.

09 março, 2006  
Blogger Alex Manzi said...

Nos anos 90, o Ziraldo tentou reeditar algo do tipo, com a Revista Bundas. Muito bacana, mas ela não sobreviveu (acho que por falta de verba ou anunciantes, ou tudo isso). Hoje em dia, temos a Caros Amigos. Ainda bem, né, crianças?

Ósculos ditatoriais.

09 março, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marco Aurelio, muito legal o seu blog as vzs eu penso q vc é o cara mai louco q eu já conheci, mas acima de tudo inteligente e coerente! heheheh te do moral..
Bjinhos Kívia

10 março, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oie!
Que a kivia achando que vc e louco! kkkk...
A verdade é q metade do mundo e louca e a outro acha q nao e!

Voce tem orkut marco aurelio?

Beijos!

10 março, 2006  
Anonymous Anônimo said...

falaew narco aurélio!!!! putz,,vc fudeu tud cum akele num 2 da prova hem.... hauehuea...
tipow, a commu ta abaixo.. divullgue e entre...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8733519

tipow, sobre o paquim, meu padrasto, Diniz, tinha uns exemplares lah im ksa.. pq ele participou do movimento estudantil e talz.. eu vo ve se axo e te empresto ok??/
tipow, sem tah puxanu u sacu, eu kiria te dar meus parabéns.. tipow, vc eh foda como pessoa e como profissional.. tipow, vc teve as manha no teste hj.. e tipow.. rasga soh pq eu sai pra fumar?// [rsrsrsrsrs]
tipow, parabéns falow??? blog do kralho!!!!
abraços!!!

10 março, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Manzi

Você acredita que conheço a bundas mas nunca coloquei a mão nela. Num Exemplar é claro. Depois você me mostra.Um Exemplar é Lógico.

Paulinha

Você pode viver e participar do momento político que passamos que é tão ou mais importante do que naquela época. Naqueles tempos sonhavamos com um governo de esquerda e no entanto...

Kívia e Maíra

Não sou louco não vocês sabem. Só gosto muito de matemática e sou um pouco brincalhão e exagerado.

Vitor

Misture o internetês com o português senão não te entendo.

Um abraço

10 março, 2006  
Blogger Carmen said...

Faça o favor de dizer o que pensou no dia da sinuca. Eu tenho e-mail... e direito de saber! Juro que, por pior e menos lisonjeiro que tenha sido, não ficarei brava... :D

carmenfernandino@yahoo.com.br

10 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home