quarta-feira, março 22, 2006

AIDS

No Brasil, já foram notificados desde a identificação do primeiro caso de aids, em 1980, até junho de 2005 aproximadamente 371 mil casos de aids. Em 2004, uma pesquisa de âmbito nacional estimou que no pais, cerca de 593 mil pessoas, entre 15 a 49 anos de idade, viviam com HIV e aids. O ministério da saúde afirma que hoje, bem mais de 600 mil pessoas são portadoras do vírus. Apesar destes números alarmantes após a democratização do acesso ao tratamento anti-retroviral , do aumento do uso de preservativos e de intensas campanhas de conscientização observou-se uma queda expressiva na mortalidade pela síndrome.Não podemos nos dar por satisfeitos com nossa situação atual que em relação ao resto do mundo que não é das piores. Temos que ficar sempre alertas e sermos multiplicadores de informação. Viva o sexo com camisinha!

3 Comments:

Blogger Carmen said...

Olha, Marco, eu queria acreditar que a informação muda o comportamento. Mas em meu trabalho com diabéticos e hipertensos notei que não bastava informar sobre os cuidados necessários para controlar a glicose e a pressão arterial. Isto é, não basta dizer que açúcar faz mal ao diabético e quais as possíveis conseqüências de seu consumo. Não basta dizer ao hipertenso o que acontecerá se ele ingerir sal, assim como não basta simplesmente ensinar métodos contraceptivos aos adolescentes e esperar que eles não se reproduzam.

É preciso um trabalho muito mais profundo, que possa minimamente integrar as dimensões do pensar, do agir e do sentir. A informação precisa ser integrada a uma série de reflexões sobre projeto de vida, sobre auto-estima e etc. Caso contrário ela entra por um ouvido e sai pelo outro. Saber não basta...

Esses dados que você trouxe aí levam a crer que, em relação à AIDS, a situação é análoga.

22 março, 2006  
Blogger Jo said...

iai Marco Aurelio.. me desculpa ter apagado os dois comments acima.. tava 100 criatividade..


"Temos que ficar sempre alertas e sermos multiplicadores de informação. Viva o sexo com camisinha!"

Poxa.. 600.000 pessoas com Aids eh foda.. mais eu axo assim.. se tem essas 600.000 pelo menos umas 500.000 nao tiveram responsabilidade...


Ahh jah to indo nessa.. mais passei aki mais pra dizer q seu blog tah mto legal.. seus assuntos sao super Legais e importantes..

»Falows«

[]'s: Giordano Bruno (((Jo)))

22 março, 2006  
Blogger Jo said...

Up..!!!

24 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home