domingo, setembro 17, 2006

Encontrada a galáxia mais antiga do universo

Astrônomos anunciaram ter descoberto a galáxia mais antiga já detectada pelo homem. A luminosidade recebida foi emitida há 12,7 bilhões de anos, nos primeiros momentos do universo. O Big Bang ocorreu 750 milhões de anos antes. Quando fazia umas práticas de espectroscopia nas aulas de física experimental no ICEX, analisando o desvio para o vermelho de algumas galáxias, encontrei para a idade do universo aproximadamente 14 bilhões de anos. Dados mais precisos do surgimento do universo apontam para 13,7 bilhões de anos. Bati na trave. Quanta saudade daquelas aulas que começavam a tarde e terminavam a noitinha. A pressa para terminar os relatórios, a volta para casa de “busão” e uma fome do cão. Naquela época já sabia que um dia sentiria muita falta daquilo. Fazendo as contas de quanto tempo essas aulas aconteceram encontrei 1,2 vezes dez elevado a menos nove bilhões de anos!

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Coréio

Que dia vamos agendar uma ida no observatório da serra da piedade?
Temos que combinar com o Renato Las Casas.

Um abraço pra galera!

17 setembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, Marco... taí uma coisa da qual não tenho a menor saudade: aulas de física experimental. Aliás, nem saudade nem memória. Deus é tão grande que nos criou de forma a esquecermos todas as coisas que não têm importância para nós...

Mas acho bonita essa sua saudade. A saudade e o interesse por esses assuntos. Apesar de achar física a coisa mais enjoada do universo, tenho a maior admiração por quem gosta. Este é um dos motivos por eu ter tanta admiração pelo Erlon - aquele meu amigo. Acho que se eu tivesse um filho físico, teria o maior orgulho dele!

Beijo e bom domingo aí.

17 setembro, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

E nós aqui, poerinha cósmica!. Passei aqui pra dar um oi e avisar que tem texto novo no Fio. Estou enrolada com trabalho, faculdade, namorado e coisa e tal :-). Não consigo mais sentar para escrever na frente do micro, agora é em qualquer lugar e ontem foi no ônibus , vindo do Rio pra Petrópolis.

abração

17 setembro, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

opa , poeirinha!!!

17 setembro, 2006  
Blogger Emilio Pacheco said...

Foi para você que indiquei o livro "Tiradentes, a Alguma Verdade, Ainda que Tardia" de Sérgio Faraco, não foi? Esse livro está fora de catálogo, mas o recente "Histórias Dentro da História", do mesmo autor, inclui um capítulo sobre Tiradentes que, pelo que vi, corresponde a uma edição atualizada do livro anterior (que era bem fininho). Abraços.

18 setembro, 2006  
Blogger AdMedeiros said...

a MATEMÁTICA é impressionante!!!

18 setembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Fui lá ver o filme que vc recomendou.Credo.Como diz um amigo meu ...o problema é que não é fotogênico!!!!O importante é viver com intensidade para dar saudade e não arrependimento.Eu sou de BH e tive colega Las Casas com certeza é parente desse aí de cima...

19 setembro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cara, perdoa minha ausência na escola.. mas to passanu a maior barra em casa...

Mas tipo, pretendo voltar a ativa segunda feira, por que eu não posso perder mais tempo..

saudade da sua aula cara!!!

abração e obrigado por se importar!!!


ate segunda marcão!

abraço!

20 setembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home