domingo, julho 30, 2006

Israel e Libano n-2

Quase 60 pessoas morreram hoje nos bombardeios de Israel no sul do Líbano. Dentre as vítimas, 37 eram crianças e 16 eram mulheres. A vila libanesa onde aconteceu o ato terrorista Israelense é onde se acredita que Jesus fez seu 1º milagre. É patético como o mundo “civilizado” permanece inerte à essa carnificina. Queria ver se Jesus fizesse o milagre da multiplicação dos foguetes Katyusha. Talvez o mundo acordasse para esse holocauso que muitos apelidaram de guerra.


E como disse Bertolt Brecht

Primeiro prenderam os comunistas,
E eu não disse nada porque não era um comunista.
A seguir prenderam os judeus,E eu nada disse porque não era um judeu.
Logo vieram pelos operários,E eu nada disse porque não era nem operário nem sindicalista
E então meteram-se com os católicos,E nada disse porque eu era protestante.
E quando, finalmente, vieram por mim,Já não restava nada para protestar.

Se virarmos as costas para esta situação, terminaremos como o poema!

23 Comments:

Blogger Roy Frenkiel said...

'Ja estamos acostumados a nao termos mais nem isso... Sonhos vem, sonhos vao, o resto e imperfeito'

Acho que Russo ainda tinha otimismo. Resto e o escombrio do tudo que algum dia foi. Sera que foi? Foi, qui'ca, quando nao havia pegadas humanos impressas aos solos...

Salve, Profe

paz

RF

31 julho, 2006  
Blogger Nina Ferreira said...

Olá professor
Primeiro não posso deixar de mencionar meu apreço pelo seu Estado, por onde estive passando alguns dias de férias...perfeito!!!
Quanto à violência...fazemos protestos mas acredito que pouco são os conscientes dessa realidade, ou melhor, o povo se adaptou ao sensacionalismo e às brutalidades, como algo rotineiro. Triste isso, um exemplo bobo mas real: geralmente p/ os finais dos folhetins da globo são feitas pesquisas de opnião e veja no que deu em Belíssima: a vilã saiu ilesa e ainda com grandes vantagens diante de suas vítimas....
o preocupante é que estamos em época de eleição aqui no Brasil e essa consciência popular me preocupa!!!!

abçs

31 julho, 2006  
Blogger a d´almeida nunes said...

Olá Marco Aurélio

Tive um problema com o meu template e perdi os links qu tinha na barra de navegação lateral.
Estou agora a refazê-la.
Ando há que tempos para procurar o seu endereço num dos meus posts mais antigos.
Vejo que continua activo e que o boatemática está em em forma.
Ando a preparar uma exposição sobre o tema do Médio Oriente, desde os tempos Bíblicos.
Até para ver se percebo ao pormenor as razões que possam justificar todas as javardices que se fazem em nome de DEUS (o dos Árabes, o dos Israelitas ou o dos Cristãos).
Um abraço.
António

31 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

A Finlândia teve a coragem de considerar "inaceitável" a atitude de Israel. Haja alguém...

Paula.

01 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Caro Marco Aurélio...
Ainda bem que senti que por estas bandas continuamos a ser povos irmãos que comungam das mesmas opiniões... Revolta-me esta guerra e tantas outras que todos os dias vitimam gente que nada tem a ver com isto. Mulheres, homens e crianças que apenas querem viver o seu dia-a-dia em paz...
Que diria Brecht se visse estas armas que se degladiam, onde há 2000 anos alguém pregava o amor...
Um abraço do outro lado do oceano (portugal).
Lena Peixoto

01 agosto, 2006  
Blogger Roy Frenkiel said...

Marco, de uma olhada no meu sitio e no RS Urgente, vale a pena!

abrax

RF

01 agosto, 2006  
Blogger Roy Frenkiel said...

Se eu puder ajudar, por favor, avise como!

abrax

RF

01 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!PUDIM!
Eh essa guerra ai som qm salva eh chuck norris,...
aujahuahuhaua
flws
abraço

01 agosto, 2006  
Blogger Juraciara said...

Você tá com raiva de mim? O que aconteceu? Responde por favor...

02 agosto, 2006  
Blogger Unknown said...

Que situação!Abs

03 agosto, 2006  
Blogger Jorge Sobesta said...

Marco,

O problema é que o que é visto como tragédia para uns é lucro pra outros. A gente pode ver um foto como essa da criança e ficar estarrecido. Outros já vem como uma boa foto, uma boa reportagem, um bom motivo para vingança e o que é pior : Grandes negócios bélicos a vista.

Um abraço.

03 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E realmente horrivel de se ver essas imagens.
Crianças espedaçadas
o futuro do mundo sendo destruido
cidades enteiras sendo bombardeadas
como o senhor mesmo disse Marco Aurélio
e simplismente PATÉTICO
as pessoas deviam acorda para a vida!


Um abraço!

03 agosto, 2006  
Blogger Jack Brandão said...

Olá Marco,

Me sinto muito mal ao ver notícias de lá, até pq tenho parentes em Israel e tb no Líbano (que graças a Deus estão bem e de partida para Espanha).
Concordo com tudo que vc disse, só há uma coisa que eu gostaria de ressaltar. Vc disse o seguinte : "É patético como o mundo “civilizado” permanece inerte à essa carnificina."
Acho que não precisamos desse tal mundo "civilizado" para tomar uma atitude, só precisamos ser mais HUMANOS! Se todos fizessem a sua parte, mesmo que pequena,poderíamos, juntos, fazer a diferença!

03 agosto, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Oi Marco, estou enrolada da vida e vistando os amigos menos que deveria. Nesta questão Israel x povo muçulmano , eu tenho opinião e defendo um lado. Não a exporei por aqui pq posso parecer radical. Mas recomendo os escritos e livros de Tariq Ali e um excelente, cujo autor não me recordo mas o título é Os judeus, o dinheiro e o mundo. Continuo torcendo para que a ordem mundial inverta e eu possa assistir.


abraço

06 agosto, 2006  
Blogger Menina Marota said...

Boa escolha de Bertolt Brecht...

"...E quando, finalmente, vieram por mim,Já não restava nada para protestar."

É o que vai acontecer com este Planeta... quando ele "acordar" não vai restar um humano sobrevivente...

Um abraço ;)

07 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cara, eu nem sei mais o que dizer sobre a guerra.

Acho que só consigo dizer que é o atestado de ignorância maior dos povos.
Principalmente se considerarmos que, estando abaixo do mesmo céu, acima da mesma terra e precisamos das mesmas coisas para sobrevivermos, por que atacarmos uns aos outros?
eu não quero soar falso.. mas talvez sejamos mesmo todos irmãos não?

ao ver cenas como as que passam no Oriente médio, e até mesmo aqui no Brasil,em São Paulo, algo sempre vem a minha cabeça:

O Homem é um ser racional.

Será mesmo?

abração fessor!

09 agosto, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Vitoe

Também não vejo racionalidade nenhuma nesses casos.

Abração

10 agosto, 2006  
Blogger Wilma said...

Gostaria mesmo que Jesus fizesse o milagre de acabar com essas diferenças... Que ele fizesse a multiplicação e divisão do bem estar para todos... Isso sim, seria milagre!!! Essa humanidade é complicada demais...

10 agosto, 2006  
Blogger "O tolo" said...

É na realidade uma série de crimes monstruosos contra a condição humana. E uma coisa eu posso afirmar: a guerra não é contra o Hezbolah nem contra o terrorismo; é contra nós todos. Pois, quem mostre uma opinião contrária aos interesses económicos dos EUA é logo rotulado de terrorista e ponto final. (lol .. já estou na lista)
E faltando-me as palavras, .. é a ditadura sangrenta dos estados Unidos sobre o Mundo. É repugnante!!! Uma guerra que nos querem fazer crer que teve origem no rapto de dois soldados, quando esta, já estava na agenda politica e preparada há muito tempo. Uma guerra contra civis desarmados, que nome tem? Que lhes poderemos chamar? Filhos da p...

11 agosto, 2006  
Blogger "O tolo" said...

Se concordarem com o termino do genocídio, assinem esta petição. Não custa nada.

11 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
http://www.moen-faucet-parts.info/Tenterouletteavendre.html http://www.purwaterfilters2.info/Residuals-merchant-services-pdf.html Tennis cala rajada Brands of swimwear Usa washable leather swimwear bikinis micro bikinis allegra d+medicine herbal remedy for high cholesterol natural cholesterol lowering supplement Cholesterol high hypothyroidism Cholesterol in blood caused by sugar San diego select soccer free spam blocker windows xp back to school tax free day Chemicals in perfume Does apple cider vinegar lower blood pressure blood cholesterol

24 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

03 março, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Best regards from NY! »

24 abril, 2007  

Postar um comentário

<< Home