terça-feira, junho 13, 2006

Nem tudo é futebol nessas terras.















Não gosto e não consigo “decorar fórmulas”. Não é preciso. Sexta feira passada estávamos estudando na 7ªA a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo dado o seu número de lados. Fomos construindo figuras, dos quadriláteros aos octógonos e ficou claro para todos que de cada vértice de um polígono convexo com n lados, partem (n – 3) diagonais e também que, como temos n vértices, o número de diagonais D deste polígono será:

D = n.(n – 3)/2

Pois cada diagonal no produto n.(n – 3) é contada duas vezes.

A Jéssica e a Laura foram para o quadro e construíram um polígono de onze lados e mostraram para os colegas as 44 diagonais(Leitor,CONFIRME com a Fórmula) deste polígono.Deram um exemplo de boa vontade e persistência e comprovaram que podemos ter os mesmos resultados se construirmos os polígonos ou se fizermos as contas com a fórmula. A Thais construiu um icoságono e suas 170 diagonais. A imagem vai depois. Ainda não me enviaram-na. As fotos são produto da boa vontade do Jô, do Adan e do Elvio. Queria agradecer a atenção de TODOS os alunos daquele dia. No meu sentir, foi uma das melhores aulas que tivemos naquela sala. É bom lembrar que o Brasil abriga grandes centros de pesquisa matemática de nível internacional com destaque ao IMPA. Que hoje é a estréia do “brazil” na copa de 2006 todos sabem. O que muitos não sabem é que o país produz bem mais que futebol e carnaval.

Leia O uso politico do futebol

Encontrei um bom texto sobre geometria que inclusive trata deste assunto das diagonais de polígonos. Se quiser ver clique aqui

4 Comments:

Blogger Futebolemanha said...

COM VAI PROFESSOR.

NÃO VI O GALVÃO COMENTANDO O TAL MINUTO NÃO. O QUE ELE FEZ?

JÁ CONHECE O DESDOBRAMENTO PARA SIMPLIFICAR A FÓRMULA 1+1=2?

OBRIGADO PELOS COMENTS NO MEU BLOG.

VALEU.

13 junho, 2006  
Blogger Ricardo Rayol said...

Cara sou fascinado por matemática pesar de ser um completo analfa. Muito legal este post

13 junho, 2006  
Blogger Jo said...

Aeee O post fico massa!!

vlw aí Marco Aurélio !..

16 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Nossa isso nao e tao dificio mais nao vale apena temtar!!!!

24 outubro, 2008  

Postar um comentário

<< Home