segunda-feira, maio 29, 2006

O HIV surgiu em chimpanzés

Muitas pessoas acreditam que a Aids foi criada em laboratórios para ser usada como arma biológica. Existem várias outras teorias conspiratórias como essa. Depois de sete anos de pesquisas, foi descoberto por um grupo de cientistas liderados por Brandon Keele, da Universidade do Alabama, que uma população isolada de chimpanzés de Camarões foi o ponto de partida para que o HIV chegasse a seres humanos. O trabalho foi publicado na revista Science . A descoberta não deve trazer conseqüências rápidas para a criação de vacinas, mas é importante para entender a biologia do HIV. Na África é costume o consumo de carne de chimpanzés, gorilas e outros macacos. O consumo dessas carnes aumenta significativamente o risco do surgimento de novas variantes do vírus da Aids capazes de infectar humanos. Que sirva de alerta que o consumo de carne símia pode piorar ainda mais a propagação desta pandemia.

15 Comments:

Blogger Alex Manzi said...

Coréio

Falando em teorias conspiratórias, ouvi também uma de que o vírus passou dos macacos para os humanos através de relações sexuais.

Bacana, né?

Ósculos primatas e silvícolas.

29 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Alex

A culpa disso tudo é do Michael Jackson.

29 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ei Marco Aurelio!

nossa,hoje teve uma apresentação de um grupo la na sala falando sobre o virus do HIV que atinge a maioria da população da África!
Eles já não tem muita alimentação,imagine agora que eles vão te que se preocuparem com a carne que comem!
meu Deus!!


Bjss

29 maio, 2006  
Blogger Carmen said...

É, Marco... quem está desesperado por comida não está muito preocupado com HIV. Entre a fome e a AIDS, acho que a fome mata mais rápido. Acho também que tem coisas mais urgentes acontecendo lá. Aliás essa preocupação é absolutamente egoísta: os bonitões que publicam na Science só se lembram da África quando vêem a ameaça do HIV que vem de lá se alastrar pelo resto do mundo. Morro de preguiça desse pessoal.

29 maio, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Carmen e Juliana

Entre a fome e a AIDS é certo que a fome mata mais rápido. Quem está faminto sabe disso. Tudo é urgente na África. A fome, a AIDS, a degradação ambiental, a extinção de vários animais, o Apartheid, as minas terrestres, os conflitos étnicos...
E isso vem de muito tempo. Conhece Vozes d’África de Castro Alves. Ele já dizia isso. Sempre que fico bêbado e lembro-me de recitar poesias incluo um fragmento dela:

"Deus! ó Deus! onde estás que não respondes?
Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondes
Embuçado nos céus?
Há dois mil anos te mandei meu grito,
Que embalde desde então corre o infinito...
Onde estás, Senhor Deus?...
Qual Prometeu tu me amarraste um dia
Do deserto na rubra penedia
- Infinito: galé! ...
Por abutre - me deste o sol candente,
E a terra de Suez - foi a corrente
Que me ligaste ao pé...
O cavalo estafado do Beduíno
Sob a vergasta tomba ressupino
E morre no areal..."

Não vou colocar tudo por que é aqui onde sempre paro e que pela beleza e pelo efeito do álcool começo a ...

Bjs

29 maio, 2006  
Blogger Palpiteira said...

Nossa, escuto que essa doença veio dos macacos há tantos anos e só agora conseguiram comprovar? Pelamor! Daí se tem uma idéia de quantos milênios virá a cura. Infelizmente.
Um abraço.

29 maio, 2006  
Blogger Emilio Pacheco said...

Marco, sobre o que você escreveu no meu blog, eu estou pensando em criar outro blog em inglês para postar destaques ("highlights") do meu blog original e alguns textos escritos especialmente para ele. Não seria atualizado com a mesma freqüência, talvez uma vez por semana. Ainda vou pensar.

29 maio, 2006  
Blogger Vera F. said...

Será que foi só o consumo de carne mesmo??? Tô achando que pode ter pintado também relação sexual entre o macaco e o homem...
Só não entendi porque demorou tanto tempo para se chegar esta conclusão.

Bjos.

29 maio, 2006  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

O consumo da carne e a invasão nas reseras naturais, pela população humana, essa espécie que não para de crescer e abafar as demais...

Adorei o site que me recomensaste e o prédio é mesmo lindíssimo. Temos prédios desses ainda, espalhados pelo país, mas já raream... Uma pena, mas enfim...

Obrigada por tua visita e por teus post sempre tão interessantes!!!

Beijinhos Marco!!!
Cristina

29 maio, 2006  
Blogger WAPTE said...

Eu não acredito no fato de que o vírus da AIDS tenha vindo de macacos, por uma razão muito simples. Os africanos caçam e comem chimpanzés há milênios. Porque só agora apareceu a AIDS?. Porque só na década da realização das primeiras experiências de Engenharia genética?. Além disto foi feita uma experiência de deteção de vírus HIV-1 em símios da espécie (Pan troglodytes trogtodytes), a espécie mais comum do popular Chimpanzé. Usando a técnica PCR que é muito precisa, encontraram em 400 símios que tinham a presença do SIV, somente 3 com a presença de um vírus muito similar ao HIV-1. É preciso tomar cuidado porque semelhança não é igualdade. Tenho também dúvidas a respeito da forma de transmissão do vírus de macacos para humanos e como ele se espalhou da África para o resto do mundo.Não nos consta que norte-americanos gostem de carne de Chimpanzé ou de africanos. Para haver a disseminação da doença seriam necessários muitos casos. Ademais, suponhamos que, realmente, ficasse provado que os macacos transmitiram o SIV para os africanos e que daí tenha surgido o HIV-1. Restaria explicar o seguinte fato, conhecido por qualquer microbiologista: em todos os casos conhecidos de vírus que migram de uma espécie para outra, o vírus se torna menos patogênico, não mais. É com base nesse princípio que muitas vacinas operam e funcionam. No caso dos macacos, os próprios não apresentavam AIDS, não tinham nenhum sintoma; o vírus simplesmente não fazia mal aos seus organismos na mesma medida que faz a um organismo humano. Por que, então, o HIV-1 seria o único vírus com o qual o contrário aconteceria? Por que essa exclusividade?

30 maio, 2006  
Blogger Janaina said...

Controverso, beeeem controverso. Vou pensar a respeito para formar uma opinião.

30 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

11 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

21 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

pra mim não há dúvidas, ela foi criada pela industria farmaceutica, com fins lucrativos e também existe apoio da igrja catôlica a fim de freiar a promiscuidade no mundo,más isso é lógico é negado por todos envolvidos, a cura do hiv ( se que ele causa aids,já que isso nunca foi provado ) já existe e não é divulgada porque o lucro com venda de medicamentos e controle do comportamento humano em relação as drogas e o sexo promiscuo aumentaria novamente como no fim da decada de 70.

03 maio, 2008  
Blogger Unknown said...

Eu concordo que este
Vírus foi criado para fins lucrativos pois como já disseram aqui os africanos comem macacos a milênios e esta doença si apareceu no século 20. Com as grandes guerras e as mudanças do comportamento humano talvez ela tenha sido criada para reduzir a população do planeta qu sabe pois ela já tem agora até um subtipo 2. Muito estranho nao é.

16 fevereiro, 2013  

Postar um comentário

<< Home