quinta-feira, maio 25, 2006

Descoberta de novos exoplanetas

Cientistas europeus, descobriram um sistema planetário constituído por três corpos semelhantes a Netuno. A descoberta foi publicada na revista Nature. A surpreendente descoberta, foi batizada de “tridente de Netuno”.Todos eles possuem órbitas quase circulares. O uso de instrumentos ópticos cada vez mais potentes, na década passada possibilitou identificar quase duas centenas de exoplanetas. Graças ao método das velocidades radiais e ao espectrógrafo harps foi possível a detecção. Este sistema planetário parece ter um cinturão de asteróides, tornando-o assim muito parecido com o Sistema Solar. Um aluno do Departamento de Física na Universidade de Aveiro chamado Alexandre Morgado Correia integrou a equipa de investigadores, o que prova que não é preciso ter muita formação acadêmica para fazer ciência de ponta.

Entenda os métodos utilizados e saiba
mais informações clicando aqui .

Se quiser saber o que a Folha disse.

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Quero agradecer-te a visita que me fizeste lá pelo Kraak FM esperando que possas regressar em breve.

Acho este teu post bastante interessante, podendo aqui encontrar partilhas de opinião curiosas, já que, pelo que pude ler no teu perfil, somos da mesma área científica. :)

O Kraak FM é uma extensão do meu blog principal Paixaum >+++'>, esse dedicado exclusivamente à música :)

Abraço Luso

25 maio, 2006  
Blogger Wilma said...

Olá, uma leitura dos vários posts eu fiz e gostei.
Um abraço.

25 maio, 2006  
Blogger Bianca Rosolem said...

Oi,estou respondendo seu comentário.
Eu vi, e achei uma palhaçada.
Eram idiotas demosntrando poder, quem pode mais, sabe.
E a OAB está aprovando nesse examinho de merda apenas 7%, para estes virarem braços políticos do crime organizado e do legalizado.
Yes, nós temos um povo de bananas rumo ao caneco.
Mais populista impossível!
Prefiro observar o Universo também e suas manifestações. Me dão alegria e não reviram o meu estômago.

Abraços,

Biônica

26 maio, 2006  
Blogger Fátima Franco said...

Oi, Marco Aurélio:
Tá sumido , hein?
Gostei da notícia sobre as descobertas. E o presidente falando em javanês foi ótimo.
Bom final de semana.

26 maio, 2006  
Blogger Rose said...

oi Marco Aurelio,

Achei fantástica esta notícia.
Amo descobertas espaciais.
Do jeito que está ficando feio aqui na queridíssima Terrinha, só vendo que tem muita coisa lá fora.

Pena que não dá nem para visitar.

Abraços, bfs

26 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Vim visitar o seu blog e desejar um bom fim-de-semana! Um abraço de Portugal

26 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá, você deixou um comentário em meu blog, vim agradecer e conhecer o seu. Pimeiramente, devo dizer que o adorei (o blog), extremamente interessante, e é este tipo de página pessoal que procuro e tenho vinculado aos meus favoritos, simplesmente magnífico, nao só seu blog, mas todo o seu trabalho voluntário, pena que moro tão longe (Belém), se nao estava na turma, eheheheh,pois estou estudando para o vest. e quero fazer história, licenciatura.... Bom, no mais, conte com mais um assíduo leitor e torcedor, abraços...

26 maio, 2006  
Blogger Alexandre S. Custódio said...

Olá!
Primeiramente obrigado por comentar em meu blog.
Lembro-me de quando li a primeira notícia sobre a descoberta de um planeta fora do sistema solar, de como fiquei animado e esperançoso.
Desde então quantos e quantos mais "surgiram"!
Acredito que isso reforça mais a teoria de que há vida em outros lugares além da Terra.
Abraços...fui!

29 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home