sábado, maio 27, 2006

A Física na sala de aulas - derretimento do gelo


O gelo derrete mais rápido dentro da água ou fora dela ?

Vários alunos têm o costume de colocar garrafinhas de água no congelador e leva-las para a sala de aula para não precisarem sair de sala e ainda beberem água geladinha. Alguns observaram uma coisa curiosa e concluíram empiricamente um fato e agora querem uma explicação científica. Vale lembrar que a pergunta é feita para uma água à temperatura ambiente.

ENCONTRE A RESPOSTA no primeiro comentário(vá no coments)
Antes de olhar tente responder a pergunta.
Faça um comentário depois que conferir a resposta.
Envie sugestões para os próximos temas.
Um Abraço e até nosso próximo encontro!

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tudo na Paz?

Mesmo que a água tenha a mesma temperatura do ar, o gelo vai derreter mais rápido dentro da água. O ar é um bom isolante térmico, então as trocas de calor com a água no estado líquido ocorrerão mais rápido, pois transferência de calor por convecção é muito mais eficiente quando o fluido é um líquido do que quando é um gás.

FaloooÔ galera!!

27 maio, 2006  
Blogger Unknown said...

Sábado de visitas! Pois é, ando meio sem tempo, mas não podia de deixar de dar uma passadinha aqui para me atualizar.
Bom final de semana!

Vinicius Factum
Blog de um Cidadão

27 maio, 2006  
Blogger WAPTE said...

O Pachecão acertou na mosca, como sempre!!. O gelo tende a receber calor para entrar em eqüilíbrio térmico tanto com a água quanto com o ar. Entretanto para receber esse calor, o mesmo tem que se propagar através dos meios. O mecanismo claro de propagação, no caso, é a convecção. Ela é sempre mais eficiente em gases que em líqüidos. Assim o gelo receberá mais calor da água que do ar. Interessante observar que a Física sendo uma Ciência eminentemente experimental, nos induz automaticamente a fazer seguinte experiência caseira simples. Encha uma vasilha com água "torneiral". deixe por uns minutos em repouso para que ela adquira a mesma temperatura que o ambiente. Depois coloque duas pedra de gelo do mesmo tamanho, uma na vasilha, outra deixe fora da vasilha. Você notará que a rapidez da fusão é sensivelmente maior na vasilha com água. Gosto muito desta orientação do site em tratar assuntos científicos com singeleza e tentando despertar a curiosidade de todos para esses temas. Continue assim.

27 maio, 2006  
Blogger via gene said...

Vivendo e aprendendo...
Gostei do seu blog! Obrigada pela visita e comentário no via gene! Seja bem-vindo,

ana claudia

27 maio, 2006  
Blogger Nathanne said...

Olha só! Blogoesfera também é cultura! Justo pra mim que sempre fui tao ruinzinha em física... Achei super curiosa essa história do gelo... toda vez que for encher minha garrafinha vou lembrar disso...

Um abraço! Brigadao pela visita!

28 maio, 2006  
Blogger Leonardo Echeverria said...

Oi, Marco. Valeu por passar lá no blog. Como eu nunca divulguei o blog nem pra minha mãe, fiquei surpreso. E agradecido. Vou passar aqui mais vezes. valeu!

28 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Corélio,
tô teclando pra te avisar que teci os comentários, por sinal com bastante atraso, nas matérias do IBGE e do Evangélio de Judas Escariotes.
Um grande abraço
p você e pros amigos da serra!

28 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Mas a gente não tem memsmo o que fazer , não é? Agora parem e pensem: será que os pinguins ficam a admirar os icebergs e a pensar que o "mar é derretido" (sessão besteira) porque entrou em contato com a água? E que a montanha gelada é sólida porque demorará mais a derreter em contato como ar?

29 maio, 2006  
Blogger Ana said...

Olá Marco!
Vim retribuir a visita ao meu blog e comentar mais abaixo.
Volta sempre, também gostei do seu blog e vou tentar passar por cá mais vezes.

29 maio, 2006  
Blogger Walter Carrilho said...

Ah...mas e aquele cara que esfrega toalha no gelo para ver se ele seca? Como é que fica?

30 maio, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

21 julho, 2006  

Postar um comentário

<< Home