Cotas para alunos de escolas públicas em universidades federais
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara federal aprovou em 15/02/2006 o projeto que cria um sistema de cotas destinando 50% das vagas das universidades federais para a alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro desse percentual, devem ser destinadas vagas para negros e índios de acordo com o percentual racial medido pelo IBGE em cada estado.
Segundo o ministério da educação, o objetivo é facilitar o acesso dos alunos carentes ao ensino superior apoiados naquele senso comum de que só alunos de escolas , particulares, passam nos vestibulares das universidades públicas federais.
Esta medida fere o principio da universalização do ensino público.
Um aluno de classe média pode muito bem estudar em uma escola particular de manhã e a noite numa pública, garantindo assim o seu acesso a universidade pública de maneira ainda mais fácil.
Eta projetinho populista e mal formulado.
Marco Aurélio
Segundo o ministério da educação, o objetivo é facilitar o acesso dos alunos carentes ao ensino superior apoiados naquele senso comum de que só alunos de escolas , particulares, passam nos vestibulares das universidades públicas federais.
Esta medida fere o principio da universalização do ensino público.
Um aluno de classe média pode muito bem estudar em uma escola particular de manhã e a noite numa pública, garantindo assim o seu acesso a universidade pública de maneira ainda mais fácil.
Eta projetinho populista e mal formulado.
Marco Aurélio
13 Comments:
Ótimo seu comentário. Nível muito alto.
Estou realmente entre aqueles que defendem a necessidade de mudar a escola pública( sou professor de uma) para que o aluno possa competir de verdade com os alunos egressos de escolas particulares.O que questiono realmente é que tudo isso foi feito a toque de caixa sem a participação popular. Tenho medo de uma onda de preconceito que isso pode gerar.
Um abraço
e volte sempre!
Alisson
Da agenda de qual governo? De lula, de FHC, dos dois? isso é tema de debate para no mínimo 30 anos pois tem um impacto muito grande e as vezes não é possivel reverter os danos de uma reforma tão grande nem corrigir outros que vem de muito mais anos. Quanto ao debate público a mídia para variar não cumpriu com seu papel.
Suas posições são muito boas e bem fundamentadas.
Volte sempre
Belezinha Corelio??Acho a ideia super legal,pois a varios alunos de escolas publicas que naum têm condiçoes de pagar uma faculdade ou ate ha aqueles que tem de trabalhar e naum ha tempo de estudar para tentar uma UFMG. . .
Temos e que abrir as portas para aqueles que naum as têm abertas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BJOKAS_Loredana
Loredana
Legal, vc sendo uma aluna de uma escola particular pensando assim.
notou que não houve um comentário sequer de alunos de escolas públicas?
Poxa notem Marco Aurelio,ouh pode ser vergonha de falar de estudam em escola publica ou sei la por falta da internet
loredana
Falta de internet não é pois quase todas as escolas públicas que conheço tem acesso a rede.
É isso ai, Companheiro! Este projetinho, no entanto,deve ser visto como bem formulado para salvar as falidas Instituições Particulares de Ensino Superior.
É isso aí.. "projetinho" mal formulado e discriminativo esse tal da vaga dos 50% dos alunos discriminados. Um dia cada um de nós pensou que gente.. é gente simplesmente. Não é bem assim... fomos colocados num planeta disfarçado, acho que aqui é o inferno!
Olá, sou aluna de escola pública e acho sim que tem que mudar o ensino das mesmas, mas apoio também esse projeto, pois existem bons alunos nas escolas públicas e por uma desvantagem em relação ao aluno da escola particular não conseguem
engressar em uma faculdade federal.
Assim, tendo que trabalhar o dia todo para pagar mensalidade em faculdades privadas.
Se esse projeto funcionar mesmo,e com a melhoria do ensino na rede pública, desde o ensino fundamental é uma boa pedida para a diminuição da desigualdade social.
Obrigada,
Mirella.
Bom...
Concerteza..., é urgente a implementação de uma política que promova o acesso de todos a universidade pública, mas penso que é imprudente um sistema de cotas que separe as pessoas entre oriundos de escola pública e particular. Estou na universidade pública e estudei numa escola particular como bolsista, e pelo menos num curso de exatas, uma formação razoável é indispensável. Convenhamos que o ritmo de uma universidade pública é bem puxado e se a pessoa não tiver tido um bom ensino fundamental, entra na universidade..., mas não sai. O que vai acontecer é que se os alunos estão despreparados, o nível de ensino vai cair, a credibilidade das nossas instituições públicas de ensino vai diminuir e de nada vai adiantar... todo mundo vai ter acesso ao ensino superior, só que de má qualidade...
Talvez este seja um pensamento meio simplista..., mas acho que primeiro tem que ter uma reforma no ensino fundamental. Por hora, a melhor forma de democratizar o acesso ao ES é atravéz de iniciativas como ProUni ou Fies, Reuni(desde que bem planejado)...etc...
Talvez eu precise pensar mais sobre o assunto.., mas hoje, essa é a minha opnião.
Eu studo em scola particular tb, e ñ é por isso q desaprovo a lei; mas sim pq o governo parece querer facilitar as coisas.
Em vez de trabalharem mais para melhorar o ensino das escolas públicas, deixando o aluno mais capacitado; eles querem praticamente "dar de presente" vagas para entrarem na universidade.
Mas eu tnho uma dúvida e qria q me respondessem:
- Com essa lei dos alunos das escolas públicas e tb com a dos alunos negros e pardos, qual a porcentagem e a chance de alunos de escolas particulares engressarem em uma universidade pública(Estadual/Federal)??
A função da universidade não é resolver a situação econômica de ninguém, não é reparar injustiças históricas, nem de promover a igualdade racial. A função da universidade é produzir conhecimento e profissionais competentes e capacitados. A entrada deve ser assegurada pelo mérito, como está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O sistema de cotas não é apenas preconceituoso, é inconstitucional, e ameaça o que a democracia e a lutas sociais levaram séculos para conseguir: o fim da discriminação e segregação. O que pode ser feito para diminuir as diferenças é aumentar a qualidade do ensino fundamental público. Achar que simplesmente aplicar cotas nas universidades vai melhorar a desigualdade no país é um pensamento ingênuo e perigoso.
O que presenciamos por aqui é tão somente muita conversa, muito achismo, porém a vida continua no decurso, as desigualdades estão à cada dia esmagando as classes menos favorecidas, a realidade é: faculdades particulares=pobres, federais melhores graduações=ricos. Essa é a realidade e ponto final. Quem irá mudar isso em um curto espaço de tempo, pois tem que ser pra já!
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