quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Carta ao Aluno

É fundamental que você faça quase todos os exercícios. Na pior das hipóteses, refaça pelo menos os exemplos. É conveniente que você tenha um grande número de exercícios no caderno. Eles são os candidatos a aparecerem em sua prova. Pode acreditar. Você verá!
Os enunciados deverão ser copiados. Como você vai compreender um exercício com apenas sua resolução?
Preste a atenção nas aulas e copie a matéria que o professor passar no quadro. Esses procedimentos facilitam o seu estudo para a prova. Como diria o professor Elon Lages Lima, “Matemática não é novela. Não se aprende Matemática apenas vendo. É necessário papel e lápis ...”.Eu acrescento a BORRACHA. Ela é um instrumento importantíssimo na matemática.
Não tenha medo de errar. É errando que você vai conhecer realmente o que é verdadeiro. Será possível entender o que é verdadeiro sem conhecer o que é falso?
Não tenha medo de perguntar. Faça as perguntas em voz alta. A dúvida de um é a sempre a dúvida de outros. Você desenvolve sua oralidade e ganhamos tempo. Às vezes uma boa pergunta inspira o professor a fazer uma aula mais personalizada para a turma e ainda tira o professor do centro do processo de aprendizagem.
A presença do aluno nas aulas é fundamental. Mesmo quando não está prestando atenção. Ele(a) acaba pelo menos sabendo as datas importantes e a matéria da prova. Está provado estatisticamente que os alunos infrequentes raramente passam.
Quanto à atenção não precisa nem falar. Quem sabe dirigir e sabe um pouco de matemática já viu no que pode acabar uma falta de atenção.
Procure saber com o prof. os assuntos que serão dados para você ler antes da aula. A compreensão é muito melhor. Estou dizendo isso como aluno. Quando freqüento aulas no ICEX, faço isto. Aliás, quem quiser ir lá já está convidado. Basta marcarmos um dia.


Um Abraço e boa sorte!
Marco Aurélio

14 Comments:

Blogger Carmen said...

Texto inteligente e divertido. Pena que isso não seja um blog e sim uma comunidade restrita aos alunos. Se não fosse, eu me sentiria à vontade pra voltar sempre...

09 fevereiro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Carmen

Você tem razão.Esta comunidade está muito restrita. Vou alterá-la. Gostaria que você voltasse.
Quanto ao texto, muito obrigado. Faz parte de um material que escrevi para o Rui Barbosa.Parabéns pela entrega de sua dissertação.Sempre soube que um dia isso ia aontecer e não seria na física. Te falei isso em uma festa junina na escadaria do ICB. Se lembra?

Um Abraço

Marco Aurélio

11 fevereiro, 2006  
Blogger Carmen said...

Das suas falas e da festa eu me lembro, só não lembrava que foi no ICB! :)

E gostei da mudança na descrição do site: agora sim estamos em uma democracia virtual!!!

Um abraço.
Carmen

11 fevereiro, 2006  
Blogger Amigos Duram Para SEMPRE said...

Achei super legal,com essa carta podemos ter a noçao de que nem sempre as aulas sao monotonas e chatas
BJUS
ass:Loredana Miranda
8ºA "RUI"

15 fevereiro, 2006  
Blogger :::::arthur:::::::: said...

cole professor!opaa foi mauu...professor eh a maee!hauhauahua
primeira fez q eu to vinu akii!doidoo de mais seuu blog
soh de passage mesmoo

--->sou arthur da 8 serie

faloww aiiii

15 fevereiro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

E ai professor !!!! entrei no seu blog hoje e achei legal d+. Vc devia colocar mais textos na rede.
eu li todos e adorei todos eles.
um abração
Magnus
8A

16 fevereiro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Magnus,Arthur,Loredana

Gostei da presença de vocês no blog voltem sempre.

Magnus, seu flog é massa.vamos agitar um para a oitava.

Arthur, n entendi bem a linguagem pois sô iniciante mas apoio e quero aprender a escrever como você.

Um abraço para vcs.

16 fevereiro, 2006  
Anonymous Mariana Soares said...

olà Marco Aurèlio,to aqui de novo,eu queria te falar que ficou muito interessante esta sua carta para o aluno,ela faz com que temos noção do que precisamos para passar de ano.E no que depender de mim,vou fazer o possìvel para seguir esta carta neh!beijos mariana

17 fevereiro, 2006  
Blogger Marco Aurélio said...

Mariana

Esta carta dá uma "receita" que seguida gerará na pior das hipoteses um 60 com um pouco de compreensão da matéria.

Volte sempre!

Marco Aurélio

18 fevereiro, 2006  
Anonymous Anônimo said...

falaa marco aurelio!!
aqui é a Isadora da 8 manha...

achei mtu legal essa carta ao aluno...porque nela podemos observar o nosso erro e procurar consertar ao decorrer do ano!!

hehehe..to gostanu mtu da sua aulaa...

bjinhussss

15 agosto, 2006  
Blogger Kafé Roceiro said...

Eu num sô seu aluno mas gostaria de sê. O pobrema é que eu num como capim por que gosto, é por que necessito.
abraços do Kafé.

16 agosto, 2006  
Anonymous paulo henrique said...

Aeww Marco Aurélio texto bacana, na questão da duvida acho q vc tem total razao pois as vezes alguns ficam com duvidas mas fica com medo de perguntar pois achao q vao ser vaidos por algo q nao sabe e as vezes acaba sendo a duvida de muitos!!!

Um abraço Paulo Henrique 7a

16 agosto, 2006  
Anonymous Iuri said...

Bacana demais esse texto,vc tem toda razão em relação a esse assunto,como vc mesmo diz o aluno é que faz a aula o professor apenas administra...sua aula é da hora,você tem o dom.
Esse estilo dinamico que você usa ajuda muito,a aula fica mais interessante e descontraída.
Parabens pelo seu trabalho!
Abração ae!

18 agosto, 2006  
Anonymous elizabeth souza (254) said...

opa se tá bão ?
ak ate que heim fim
eu apareci ak né ...
ak seu blog ta muito
legal ...bem criativo
cheio de informações importantes... agora eu vo ali tá
t++ agente se ve na escola tá

29 novembro, 2006  

Postar um comentário

<< Home