terça-feira, novembro 10, 2009

Muro de Berlim (parte II)

A Alemanha comemorou ontem derrubando simbólicamente um dominó gigante o 20.º aniversário da queda do Muro de Berlim, acontecimento que tambem simbólicamente pôs fim à chamada Guerra Fria e alterou a nova ordem mundial. O Muro de Berlim, começou a ser construído a 13 de Agosto de 1961 pelos comunistas da República Democrática Alemã (RDA), supostamente para “pôr fim às provocações revanchistas” da Alemanha Federal. A verdade era outra, os comunistas pretendiam barrar a migração em massa de leste-alemães para o ocidente, por causa da falta de liberdade e das dificuldades económica. Após o fim da II Guerra, Mais de 3 milhões de alemães orientais foram para o Ocidente, Não acreditando nas promessas de igualdade do partido comunista . dele faziam parte 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Quase 150 pessoas, morreram metralhadas pelos guardas da fronteira tentando de fugir rumo ao ocidente.Uma verdadeira barbarie. Eu como um ”camarada” de esquerda tive que engolir isso várias vezes sem poder falar nada. Agora voltando aqui pro terceiro mundo, vejam essa! No Rio de Janeiro começaram a imitar os alemães construindo muros de concreto para prevenir a expansão de favelas na cidade. A construção começou em duas favelas na região sul da cidade maravilhosa. Foi alegado que o muro é para proteger a floresta de mata atlântica que ainda resiste. Claro que a medida pode ser considerada como discriminatória e se torne símbolo da divisão de classes no país. A historia se repete!

14 Comments:

Anonymous gabriel stein said...

Parabens pela postagem!escrevi sober este tema tambem. Se quiser depois visitar meu blog fique a vontade!
saudacoes democraticas

10 novembro, 2009  
Anonymous GEOPOLÍTICA said...

GOSTEI DA ANALOGIA da Queda do Muro de Berlim com a construção de muros de concreto barrar a expansão de favelas na cidade.

10 novembro, 2009  
Anonymous Glória said...

Muro da Vergonha

10 novembro, 2009  
Anonymous amilcar tavares said...

LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE! DAQUELE DIA EM DIANTE SABIA QUE A DISSOLUÇÃO DA URSS SERIA UMA QUESTÃO DE TEMPO!!!!!!!

10 novembro, 2009  
Anonymous KÁTIA said...

MARCO

VOCÊ FOI MUITO RUDE COMIGO NO TELEFONE NO DOMINGO, MAS ANDEI PENSANDO E VC ESTAVA CERTO. EU ESTAVA SENDO INCONVENIENTE. COMO VC ME PEDIU, NUNCA MAIS VOU TE LIGAR.REALMENTE ESTAVA SENDO VULGAR COLOCANDO AQUI NUM LUGAR TÃO RESPEITÁVEL FOTOS MINHAS DE BIKINI. ESTA FOTO É DE QUANDO ERA MAIS NOVA E QUE TINHA MAIS JUIZO. OBRIGADO POR ME FAZER ACORDAR AINDA QUE DE MANEIRA MEIO AGRESSIVA. GOSTARIA DE PODER CONTINUAR COMENTANDO AQUI. POSSO? PROMETO MANTER A LINHA! DEIXO AQUI UM VIDEO QUE ENCONTREI NO YOUTUBE SOBRE O DIA DA QUEDA DO MURO:

http://www.youtube.com/watch?v=hNh_4SoTYhs



E MAIS UMA VEZ DESCULPAS PARA VOCÊ E PARA SUA AMIGA( ME REFERI A ELA DE UM MODO MUITO DESRESPEITOSO)


ABRAÇO

10 novembro, 2009  
Anonymous Saramar said...

E pensar que conheci esse vexame da historia! agora essa do rio de janeiro hein! ao inves de copiar as coisas boas da alemanha...
saudacoes!

11 novembro, 2009  
Anonymous Cristovam said...

Realmente um vexame!
me refiro ao rio de janeiro!

11 novembro, 2009  
Anonymous maurilio ferreira lima said...

Não sei se vocês sabem mas um grupo de amantes da arte construiu uma réplica no centro da cidade para dar uma chance ao público de fazer uma manifestação artística no símbolo da separação da Guerra Fria.
A associação de arte Artitude alinhou 20 partes do Muro no que era antigamente terra de ninguém para encorajar moradores, turistas e artistas a enfeitar um lado do concreto com suas próprias tintas coloridas e grafite.

o link da foto é:

http://www.iaacblog.com/rodrigoavila/wp-content/uploads/2007/10/berlin-wall.bmp

11 novembro, 2009  
Anonymous Fátima said...

Escrevi também sobre este tema. Acho que como a maioria dos blogs sérios feito os nossos.

11 novembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Bons tempos da época da URSS! agora quem manda no mundo são os EUA. ESTRANHO VOCÊ NÃO TER ESCRITO ISSO! Pelo que te conheço devia ter citado! deixou de ser um cara de esquerda?

12 novembro, 2009  
Anonymous Kaka said...

Será que a construção do muro pode proteger a floresta de mata atlântica que ainda resiste lá no rio? Favelado não pode ver um pedaçinho de terra desocupado que vai logo erguendo um barraco!

12 novembro, 2009  
Anonymous abelhinha said...

O Muro de Berlim foi uma barreira física, construída durante a Guerra Fria, e separava a Alemanha em duas partes: Ocidental e Oriental. Saiba mais sobre a separação e a queda do muro visitando o meu blog!

12 novembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com a Kaka do scrapa ai de cima! favelado e FODA!

13 novembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

te muito reacionário mesmo! esse ai de cima mesmo é um!

16 novembro, 2009  

Postar um comentário

<< Home