quinta-feira, outubro 08, 2009

Mais um anel de Saturno


Sempre gostei de Telescópios! O meu primeiro foi destruído rapidamente! Era muito criança. Ficávamos eu( com menos de três anos), meu pai, minha mãe, minha avó e o Paulo Roberto Silva, observando o céu. Principalmente Júpiter, Saturno e é claro, a Lua. Por falar em Saturno, Um Telescópio Espacial chamado Spitzer descobriu o maior, mas nunca antes visto, anel em torno deste planeta! Antes da detecção deste, sabia-se que saturno tinha sete anéis principais que recebem nomes das letras A até E, e diversos anéis tênues e sem nome. Este é constituido de partículas de gelo e pó fica nos limites do sistema saturnino, e orbita numa inclinação de 27º em relação ao plano dos anéis principais. Ele é muito difuso e não reflete muita luz visível, mas o Spitzer, detecta luz infravermelha e foi capaz de descobri-lo. Ninguém antes tinha olhado nessa direção com um instrumento infravermelho. O anel é de dimensões colossais! Seria necessário 1 bilhão de planetas Terra para preenchê-lo! A propósito: Se alguém quiser me dar de presente um Telescópio fique á vontade pois estou sem!

2 Comments:

Anonymous Pachecão said...

E ai irmãozinho! Muito tempo sem escrever sobre astronomia hein!
Não estava sabendo dessa não! obrigado!
Forte abraço

08 outubro, 2009  
Blogger Unknown said...

Caramba Coréi! Qualquer dia marca com a turma de ir lá na serra observar os planetas, estrelas, lua e ovnis... kkkk

Forte Abraço!

14 outubro, 2009  

Postar um comentário

<< Home