terça-feira, novembro 17, 2009

aquecimento global

Tem sido difícil dar aulas com este calor . Os alunos ficam agitados e fico bastante cansado. Eles me perguntam se isso é normal, ou seja, se sempre foi quente assim e hoje conversamos muito sobre o aquecimento global. Me pediram pra falar um pouco sobre este tema e então ai vai... O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.

Aqui vão algumas Conseqüências do aquecimento global

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, pode ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Não são as janelas, as portas nem os ventiladores que vão melhorar a situação de sala de aula. Eles ficam o tempo todo tentando minimizar o calor. Infelizmente isso não é possível. O que podemos fazer é tentar dar uma freada na situação, principalmente conscientizando quem ainda acha que isso é apenas assunto de televisão

8 Comments:

Anonymous Salve o planeta said...

Você tem razão! Tem gente ainda acha que isso é apenas assunto de televisão!
Deve estar morando em um mundo virtual e midiatico!

18 novembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Esta foto do urso polar é comovente! Corei, vc é um homem de extrema sensibilidade apesar desse seu jeito meio abrutalhado e as vezes agressivo! Quase não tem tempo pra si e ainda pensa no planeta!
adoro

18 novembro, 2009  
Anonymous ambientalista said...

Esta foto do urso polar é REALMENTE comovente!

19 novembro, 2009  
Anonymous Bella e a fera said...

Alergias, doenças respiratórias e infecciosas: as repercussões da mudança climática sobre a saúde humana devem ser consideradas um tema essencial na próxima cúpula de Copenhague, afirmam os especialistas. Segundo eles, os ursos polares não serão as únicas vítimas do aquecimento global.

19 novembro, 2009  
Anonymous Tiago Dantas said...

Toda a sociedade mundial está alarmada para as conseqüências catastróficas que o aquecimento global pode provocar no mundo inteiro. A novidade agora é que entre os países mais prejudicados com o fenômeno está o Brasil. Mas o que, especificamente, pode acontecer a nós, brasileiros, por causa do aquecimento global no médio e longo prazo?

Para Heitor Matallo, membro da Convenção das Nações Unidas para o Combate da Desertificação (UNCCD), um ciclo puxa outro. Se no Brasil, o meio ambiente já é degradado por meio de desmatamentos e erosões, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas. Com o avanço da temperatura global, será quase impossível viver nessas áreas em curto prazo, porém não impossível, uma vez que o corpo humano se adapta conforme as necessidades. Com isso, o ecossistema desta região ficará totalmente desequilibrado, permitindo a extinção de várias espécies de animais.

Com o degelo das calotas polares, o nível do mar irá subir. Em longo prazo, o degelo das calotas fará os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas no Brasil, além de provocar a escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos casos de malária em todo o mundo. No nosso caso, a dengue poderá provocar uma epidemia nas regiões alagadas ou até mesmo em regiões planálticas, resultado da falta de definição das estações. Além disso, as ondas de calor, que com o fenômeno irão aumentar em proporção e intensidade, serão responsáveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo; no Brasil isso também será uma realidade.

A incidência de furacões, que é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso já está acontecendo aos poucos, principalmente na região Sul. O furacão Catarina, por exemplo, tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h.

O primeiro passo para a solução deste problema talvez seja a conscientização. Desta forma, a idéia de que não somos a última geração do planeta e não temos o direito de arruinar a vida de nossos descendentes deve proliferar em todos os níveis da sociedade.

19 novembro, 2009  
Anonymous Os ambientalistas said...

A meu ver vou dizer o que acho que precisa ser feito
Para tentarmos reduzir o impacto da poluição atmosférica no meio ambiente, evitando um maior aquecimento global.

* devemos criar uma rigorosa legislação antipoluição, que obrigue as fábricas a instalarem filtros nas suas chaminés, a tratar os seus resíduos e a usar processos menos poluentes.

* penalizações para as indústrias que não estiverem de acordo com as Leis;


* Controle rigoroso dos combustíveis e sobre seu grau de pureza;

* Criação de dispositivos de controle de poluição;

* Vistoria nos veículos automotores para retirar de circulação os desregulados. Nos modelos mais antigos a exigência de instalação de filtros especiais nos escapamentos;

* Aplicação de rodízio de carros diariamente;

* Incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa pelo menos dois dias, organizando assim, um sistema de caronas e a utilizarem mais os transportes coletivos;

* Melhoria e segurança no sistema de transporte coletivo;

* Recolhimento de condicionadores de ar, geladeiras e outros produtos que usam CFC;

* Incentivo às pesquisas para a elaboração de substitutos do CFC;

* Investimentos nas fontes alternativas de energia e na elaboração de novos tipos de combustíveis como o álcool vegetal (carros), extraído da cana-de-açúcar e do eucalipto, e do óleo vegetal (substitui o óleo diesel e o combustível para a aviação), extraído da mamona, do babaçu, da soja, do algodão, do dendê e do amendoim;

* Melhor planejamento das cidades, buscando a harmonia entre a natureza e a urbanização;

* Maior controle e fiscalização sobre desmatamentos e incêndios nas matas e florestas;

* Proteção e conservação dos parques ecológicos;

* Incentivo à população para plantar árvores;

* Campanhas de conscientização da população para os riscos da poluição;

* Cooperação com as entidades de proteção ambiental

19 novembro, 2009  
Anonymous Iara Cardoso said...

Estava assistindo um jornal televisivo hoje de manhã e ouvi que um planeta com mais raios é o que a humanidade terá de enfrentar em um futuro próximo. Disseram que a tendência global de crescimento na frequência de raios ocorrerá, fundamentalmente, devido ao aumento de temperatura provocado pela maior concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Além do aumento no número de incidência de descargas atmosféricas, a distribuição geográfica do fenômeno também sofrerá alterações.Estamos fud...

20 novembro, 2009  
Anonymous Rapha said...

vc tá causando aquecimento global! pelo menos em mim!
vai no meu album, olhe as duas últimas fotos e veja qual vc prefere!

21 dezembro, 2009  

Postar um comentário

<< Home