terça-feira, setembro 01, 2009

Religião e Biologia



Darwin apresentou em A Origem das Espécies, ideias revolucionárias - a teoria da seleção natural que diz que todos os seres vivos são descendentes de um ancestral comum e as diversas espécies surgiram por uma lenta e gradativa sequência de diferenças, que quando favoráveis à sobrevivência e à reprodução do organismo, tendem a ser preservadas nas gerações seguintes. Darwin teve vários problemas na época da divulgação de suas idéias pois uma das conclusões que se pode tirar dos seus estudos é que não há criadores nem um Criador por trás da seleção natural, daí toda a incompatibilidade com a narrativa bíblica do Gênese. Pense numa coisa; Se um vestibulando afirmar numa prova que Deus criou o mundo em sete dias, meia dúzia de milênios atrás, e não que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade, quem corrigir a prova terá de marcar a resposta como errada, pois a primeira afirmação não pode ser corroborada com fatos, observações e medições, como a segunda. Parece que para chegar perto de DEUS não é bom se aproximar de Darwin! o que acham?

115 Comments:

Blogger ˙·٠•● GuSTAvO●•٠ said...

lol..bastante discutido esse tema...mais na minha opinião, essas histórias bíblicas tipo ''O mundo foi criado em 7 dias '' ...serve mais como uma lição de ida...ah, eu não sei explicar direito....é como se fosse parábolas ...mais ou menos isso ...Bacana o documentário ^^

02 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Este é um assunto que gera muita polêmica.. eu até colocaria religião versus biologia. O que a religião diz a ciência não prova e vice-versa. Penso que um indivíduo que formula uma resposta que segue o lado da religião deve respeitar de qualquer forma a biologia mesmo que não acredite nela porque, se pensarmos bem, o que cai nas provas é a teoria defendida por Darwin (ou algo relacionado) e não uma narrativa biblíca. Nada contra a religião, cada um com sua crença.. eu respeito e até acho bacana entretanto eu prefiro acreditar na ciência. É complicado.

Espero ter contribuído,
Beeijo :]

02 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

Creio que para uma pessoa acreditar que Deus criou todo o universo, animais, seres humanos e etc; ou acreditar que o universo inteirooo, tudo o que nele existe e tudo o que vive nele surgiu de uma explosão... necessita-se de fé... ou para acreditar nas teorias da ciência ou para acreditar na bíblia...

É claro que em uma prova de vestibular, vc não colocará a resposta falando que Deus criou tudo, alias vestibular não é prova de religião...

Ao se aproximar da teoria da evolução de Darwin, a pessoa se distancia do que a bíblia afirma, e vice versa...
Penso que as pessoas deveriam ter um certo equilibrio entre Deus e a ciência...

Pesquisando sobre Darwin, li que seus filhos afirmam que antes de morrer, Darwin se converteu...
Voltando no inicio do que escrevi, para acreditar no surgimento do universo pela ciência ou pela biblia, é preciso ter fé... agora, pq não acreditar em Deus?
A ciência a muitos anos vem tentando explicar e contradizer a bíblia, enquanto ela (a ciência), vem apresentando teorias que de tempos em tempos mudam...

Segue abaixo uma frase que me mostraram um dia e que me fez pensar muito...:
“A ciência não existe para provar a bíblia;
a bíblia existe para orientar a ciência.”(Isaac Newton).

Pensem nisso!
abraços.

02 setembro, 2009  
Anonymous Nany(filha) said...

Bommm esse assunto q gera mta polemica..... religiao x biologia!! esse e um misterio q axo q nao terá soluçao..pois o q a religiao e a biologia dizem nao temm provas concretas!
Bom axo q posso ter contribuido!!
um grande bjooo paii *_*

02 setembro, 2009  
Blogger Os Deskings said...

Dizer que Deus criou o mundo que conhecemos da forma que conhecemos não deve ser marcada como "Mentira" porem provem da fé de cada um por isso é um assunto bem polêmico bom texto coréi....

Meu blog www.sociedadeescrita.blogspot.com

02 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

O mundo ainda é um mistério. Apesar das idéias científicas, filosóficas e crenças que nos acercam desde os primeiros séculos, poderíamos abrir nossos corações para sentir apenas o mundo e segui-lo a partir da nossa transformação para o presente. Passado faz parte da nossa história, pois é o alicerce que nos estimula a crescer cognitiva e espiritualmente bem. É apenas uma história que ensina a gente ser criativa no presente, sem criar o conflito ao tentar buscar a melhor resposta em nossos corações. Teoria é teoria, mas melhor ainda é usá-la na prática por meio do nosso olhar amoroso e lúcido, pois é este olhar que se revela e transforma, sem explicação científica. A vida ainda é misteriosa e continuará sendo, pois estamos vivendo há mais de 2 mil anos! Ainda estamos cegos, influenciados e cansados de alguma certa forma, por falta de percepção do olhar. Sim, quem sabe poderemos unir Darwin e Genesis de alguma certa forma, abrangente e lógica.

02 setembro, 2009  
Anonymous Samuel silva calado said...

A religião e a ciência são muito importantes no âmbito que cada tem sua responsabilidade.A religião deveria se concentrar menos com as explicações que a ciência dá para as coisas.Os clones por exemplo, podem ser usados de alguma forma em benefício da humanidade e a igreja vai contra isso o que não deveria acontecer .So quanto a igreja e a ciência conseguirem se relacionar conseguiremos ter um verdadeiro avanço não só tecnologico mais em muitos outros âmbitos.

10 setembro, 2009  
Anonymous Samuel silva calado .Sala:210 said...

A religião e a ciência são muito importantes no âmbito que cada tem sua responsabilidade.A religião deveria se concentrar menos com as explicações que a ciência dá para as coisas.Os clones por exemplo, podem ser usados de alguma forma em benefício da humanidade e a igreja vai contra isso o que não deveria acontecer .So quanto a igreja e a ciência conseguirem se relacionar conseguiremos ter um verdadeiro avanço não só tecnologico mais em muitos outros âmbitos.

10 setembro, 2009  
Anonymous Felipe Antonio.Sala:210 said...

A ciência e a religião deveriam andar juntas na busca pela verdade, pois cada uma tem sua importância,completando o que cada uma diz sobre a realidade mesmo que esta seja contra os principios que cada uma tem.

10 setembro, 2009  
Anonymous Diego Alexsander 209 Nº06 said...

Eu concordo com que a Marina falou a em cima: “[...] até colocaria religião versus biologia”,ela tem toda a razão quando fala isto,pois não é de hoje que ciência(a biologia como a colocou)vem se enfrentado com a religião(principalmente a igreja católica).Recentemente teve o caso do uso da célula embrionária ou célula tronco,a ciência queria usar a célula pois ela tem a capacidade de se transformar em qualquer outra célula,podendo assim ajudar nos tratamentos de várias doenças degenerativas e traumas diversos, já a igreja não “autorizava” o uso da célula pois falavam q eles estariam tirando,matando,uma vida.Ou seja a briga entre ciência e religião não é nenhuma novidade para nós.Mas com relação ao que você disse eu penso da seguinte maneira existe um criador assim,se nós fomos olhar pelo lado da ciências nós sempre iremos fazer perguntas como “quem criou estes ancestrais que dizem q viemos??”,mas ai a ciência nos responde,e com base nesta resposta fazemos a mesma pergunta “e quem criou...”e assim sucessivamente.È por isso que eu prefiro acreditar q há um criador para todas as coisas,não desmerecendo ou criticando a ciência,até porque se não fosse ela talvez eu nem estaria aqui hoje,mas sim pelo simples fato de acreditar que existe um Deus.

“A ciência sem a religião é paralítica - a religião sem a ciência é cega.” Albert Einstein

Pense nisto.

flw..

10 setembro, 2009  
Anonymous Marlon Pinheiro Dias Cabral >t: 210 said...

Essa é uma questão que colocou muita gente aí para refletir...como todos aí de cima falaram esse é um assunto que gera muita polêmica... sempre que religião e ciencia tratam das mesmas coisas, o conflito é inevitável. Religião e Ciência carregam preconceitos e dogmas uma das outras.

Mais aí tem um tópico a ser destacado... axu ki eh muito mais fácil uma pessoa acreditar na ciencia, que provar o que diz do que na religião. Aí vai depender do ensinamento que cada um recebeu e de sua fé.

Ass: Marlon BLD157 (666*)

10 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

http://static1.orkut.com/img/b.gif

Larissa Márcio - nº 11 - Sala 207T

Esse assunto é algo muito polêmico, pois coloca em conflito as idéias do Criacionismo (que apoia radicalmente a tese da criação da Terra nos seis dias literais do Gênesis) e do Darwinismo, (teoria que estabelece que as espécies são fruto de uma longa evolução). Eu acredito em Deus, porém não levo ao pé da letra a narrativa bíblica da criação do mundo por Deus, para mim a Bíblia é repleta de metafóras. Creio que as espécies sofrem mutações aleatórias, que são transmitidas aos seus descendentes, mas acho que o Criador dá uma forcinha para que isso aconteça. Com as mudanças climáticas que a Terra já passou a milhares de anos atrás e está sofrendo atualmente também, os seres que Deus criou não seriam nada sem evolução, pois iriam se extinguir e não resistiriam a este processo. O Criacionismo e o Darwinismo deveriam andar de mãos dadas, mas Fé X Razão sempre foi e sempre será uma polêmica sem fim! Se Deus foi capaz de fazer tábuas de pedra com os 10 Mandamentos escritos e entregua-las ao profeta Moisés, e foi capaz também de fazer uma virgem engravidar, por que não poderia ter criado Darwin justamente para transmitir a idéia da evolução, já que cada ser humano é criado para cumprir uma certa missão na Terra?

http://evolucaoebio.files.wordpress.com/2009/08/darwin-v-god-cartoon-cjmadden_01.jpg?w=270&h=161

10 setembro, 2009  
Anonymous Breno Rodrigues da Silva.Turma:210 número:02 said...

Breno Rodrigues da Silva TURMA: 210
Número:02

Como falar de BIOLOGIA e RELIGIÃO ?
Como todos estão falando acima dois assuntos de muitas duvidas,muitos questionamentos.
Religião todos tem uma cada um tem sua crença uma forma diferente de pensar como viemos ao mundo,uma forma diferente de pensar.
Ninguem sabe ao certo a nossa existência pq vivemos nesse mundo,pq estamos aqui,quando o mundo vai acabar.
A biologia mostra que viemos de celulas pelo que eu sei ñ existe nenhuma ligação entre eles,mas estou dando minha opinião ninguem e DEUS pra falar quem e certo quem e errado.
A RELIGIÃO fala de uma forma a BIOLOGIA de outra cada um por Darwin a ligação entre eles, mas eu acho que não.
Existem milhoes de teorias da BIOLOGIA e da RELIGIÃO mas ninguem sabe ao certo!
So minha opinião ! Abra'z

10 setembro, 2009  
Anonymous Henrique Muniz Gonçalves - N:06 - Turma:207 said...

Eu acredito que a origem das especies foi criada por Deus porque acho mais complexo embora muitos tem suas dúvidas. AchoO tambem o siguinte,que a teoria de Darwin tem um pouco a ver pois no decorrer dos anos a modificaçao nos genes por exemplo:uma pessoa dos dias de hoje estiver numa região onde há neve sem proteção alguma contra as geadas e o frio,com o passar dos anos os genes do pai iria passar uma informaçao para o filho e iria ocorrer uma mudança no DNA do filho ou seja o filho iria ter mais pelos do que o seu pai, sendo assim capaz de proteger melhor do frio como antigamente nossa especie era, so que com as novas descobertas que vimos que poderiamos fazer com o couro dos ursos uma especie de proteçao contra o frio fomos perdendo esses pelos e assim por diante.
Mas cada um pensa de uma maneira diferente, pode ser que eu esteje certo ou pode ser que esteje errado mais uma coisa é certa,não é de hoje que à uma polêmica sobre esse assunto, se fosse fácil não taria essa polêmica toda ate os dias de hoje.Esse assunto é igual aquela pergunta "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha"uns falam que é o ovo outros que é a galinha,mais acredito que a primeira galinha surgiu com a criaçao de Deus pois Deus criou um par de animais,em fim...Cada um tem suas critícas e seus elogios.
Gostei desse assunto,pois faz agente para pra pensar e refletir mais sobre o nosso passado e ate mesmo ter uma noção do futuro...........

10 setembro, 2009  
Anonymous Victor Elias Siqueira Guimarães said...

Acho que naum tem nada ave,porque Darwin tiro uma conclusão que ninguem sabe se e realmente correta,pois não da pra saber com 100% de certeza qual fato esta certo e qual esta errado,talvez o mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução,ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina?
Nos não podemos saber realmente qual é o fato correto,no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status da verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
A visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos mágicos e religiosos, mas não foi bem isso que aconteceu", analisa Silas Guerriero, sociólogo e professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Para ele, "apesar do mundo estar cada vez mais "cientifizado", as pessoas ainda fazem uso de explicações religiosas, porque a dimensão religiosa faz parte do ser humano".
Como podemos ver podemos perceber não temos come saber o que de fato aconteceu.

10 setembro, 2009  
Anonymous Victor Elias Siqueira Guimarães / N°: 23 / Turma: 211 said...

Acho que naum tem nada ave,porque Darwin tiro uma conclusão que ninguem sabe se e realmente correta,pois não da pra saber com 100% de certeza qual fato esta certo e qual esta errado,talvez o mundo surgiu por acaso e segue a lógica da evolução,ou foi criado e se modifica conforme a vontade divina?
Nos não podemos saber realmente qual é o fato correto,no encalço dessas questões a polêmica esbarra no status da verdade única conferido tanto ao saber religioso quanto ao saber científico.
A visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos mágicos e religiosos,como poderíamos saber o que de fato aconteceu?Talvez um dia teremos essa oportunidade.

10 setembro, 2009  
Anonymous Karen Nagela da Costa Gomes. turma 210 numero:13 said...

karen nagela da costa gomes turma; 210 numero:15


Tah o que eu posso fala sobre RELIGIÃO E BIOLOGIA todos nos temos uma crença ou uma opinião de onde viemos onde e para onde vamos depois da morte,existem muitas teorias.
Bem na teoria da biologia viemos atravez da evolução varias especies diferentes se evoluirão ate chegar no ser humano.
Na teoria da religião viemos atravez do DEUS "o criador".Tipo Deus criou o céu e a terra e a igreja pensa por esse modo pensam acreditam que Deus largou a biblia como prova de sua existem na terra e seus milagres como criou a terra em sete dias e etc.
A biologia acredita em varias teorias,pesquisas,vestigios opiniões,e experiencias.
O que eu estou querendo afirmar é que é possível acreditar em Deus e na ciência ao mesmo tempo. Tanto um quanto outro falam com mundos diferentes da experiência humana.
Continuando na minha opinião:A biologia e a religião têm mais coisas em comum do que possam imaginar. Ambas compartilham o fascínio por coisas que não se podem ver.
Tipo muitos pensam da seguinte maneira "acredito na ciência, até onde ela pode explicar. A partir daí, temos que deixar nas mãos de Deus. São mistérios que só a fé pode resolver."
Aff ¬¬ sei lá a biologia e a religião andam basicamente juntas mais claro provocando varias polemicas.Mais eu acho que se não ouvesse a disputa entre eles nao averia a sabedoria entre ambos.
Tah essa e minha opinião mais eu acredito na Ciencia ate uma parte e na religião aff eu acredito toda pois meus pais me fizeram acreditar nisso e tambem eu tenho muita fé em DEUS =D .
Apenas minha opinião adorei opinar sobre esse assunto mesmo por existe muita polemica.
bjo ate mais !!

10 setembro, 2009  
Anonymous Victor Elias Siqueira Guimarães said...

Aki MARCO AURÉLIO sem querer mandei dois testiculos o que ta com o meu numero e a minha turma é o que esta correto apago o outro la di boa at+

10 setembro, 2009  
Anonymous Rafaella Paula A. Alcântara nº 20 turma 208 said...

Religião e Biologia é um ringue q sempre existirá.Pois ambos não batem a mesma idéia, a biologia automaticamente "discute" com a religião em aspectos que tem vários lados para analisar e por isso nunca há um lado certo e um lado errado ,pois os homens hoje em dia tem direito de escolher suas próprias opiniões.Além desse assunto ser discutido polemicamente ele invade a curiosidade das pessoas de investigar e tentar saber e formar sua opinião e isso talvez um dia alguem possa dizer que uma opinião foi provada e essa é a certa.Os jovens principalmente chamam bastante atenção aonde fala de biologia e religião porque eles tem do que falar e expor sua opinião.A religião para mim não vem muito em conta pois eles usam argumentos nao comprovados e ainda confirmam que é certo sendo que não sabemos , e por isso que gosto mais das coisas exatas, ter respostas concretas e nada de "pode ser que" porque o "pode ser" pode "não ser" também ! Intão que cada um respeite a opinião do outro e que reine a sabedoria nos pensamentos . (: bjs

10 setembro, 2009  
Anonymous Darci G, Junior Sala 212 N°07 said...

O tema religão vs Ciencias é muito complexo pois tem diversos fatores que nao nos deixam ter a "pureza" mental para Pensar.Para começar temos a Midia que sempre nos influencia em alguma coisa e nos dao uma pekena opnião.Tambem temos o aspecto religioso da familia que nos impoe uma ideia formada desde pequeno.Tambem tem a parte Dos livros e da escola qe as opnioes dos proferssores sao sempre as masi visadas.Bom eu acho que das duas teorias temos um polco das duas, msm que a Humanidade e a especie Humanda fosse evoluindo as polcos, teria qe ter um "soprinho de Deus" pra que isso acontecesse.As duas coisas estão fortementes ligadas mas temos que ter a cabeça fria por exemplo diante de uma prova.A questão é que se começarmos a pensar de onde veio isso, e da ond surgiu aquilo podemos enlouquecer se nao tivermos uma boa saude mental. Bom mas um dia concerteza tudo isso será esclarecido e veremos de ond toda sao nossas origens.

10 setembro, 2009  
Anonymous Andressa Ramos Rodrigues - Nº 1 - T: 207 said...

Realmente a resposta dessa tal prova pode estar errada, vai depender de quem estará conrrigindo, se ele está perto de Deus ou de Darwin.
Na Bília, em Gênesis fala que a terra era sem forma e vazia, isso significa que ela já existia.
A Bíblia diz 6 dias, e não 6 dias consecutivos.. e são 6 dias porque no 7º ele descansou.
Um exemplo é o macaco, se agente fosse mesmo a evoluão do macaco, por que que ainda existe macaco, e por que nós reproduzimos e não evoluimos mais?
Essa questão da ciência e da religião realmente está baseado no que a pessoa acredita e somos livres pra acreditar no que agente quer e eu acredito em Deus e creio na Bíblia.
Brigadaa Coréi pelo espaçiinho aqui!!
To comentando o que eu sei
Valeeu
Beijoos

10 setembro, 2009  
Anonymous Nayara Gonçalves De Lima Romano/ Turma207 / N°16 said...

pra qm acredita em Deus, andar junto com darwin nao eh uma boa
ideia, sabe pq?
pq ele fez uma teoria q diz q a vida eh um processo de evoluçao
natural dos seres vivos, e nao houve nenhum criador nem se criou nada
e o q diz na biblia eh q Deus criou o mundo em 7 dias
certo?
se darwin diz q nao tem nenhum criador, os religiosos nunca vao
acreditar nas palavras dele

*Quando se fala em biologia, deve-se deixar a religiao de lado, pois a
ciencia nao segue os mesmos principios da biblia... apesar de que os
passos da ciencia sao todos comprovados na pratica, muitos ainda
acreditam na existencia de Deus e na criaçao do mundo atraves do mesmo.

10 setembro, 2009  
Anonymous http://twitter.com/ra_keel said...

" A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz a crença religiosa na criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história .. "

Isso é uma questão muito pessoal, cada um acredita no que quer, depende do ponto de vista de cada um. Eu acho que se ele escrever, as duas terão que ser marcadas como certa, porque na escola, aprendemos a segunda afirmação, e na igreja ( pra quem frequenta ) é ensinada outra.. sempre vai haver uma discussão entre a ciência e religião, então repito .. cada um acredita no que lhe é ensinado.

Raquel Lucena, 208 T

10 setembro, 2009  
Anonymous http://twitter.com/ra_keel said...

" A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz a crença religiosa na criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história .. "

Isso é uma questão muito pessoal, cada um acredita no que quer, depende do ponto de vista de cada um. Eu acho que se ele escrever, as duas terão que ser marcadas como certas, porque na escola, aprendemos a primeira afirmação, e na igreja ( pra quem frequenta ) é ensinada outra.. sempre vai haver uma discussão entre a ciência e religião, então repito .. cada um acredita NO QUE QUER. ( Coréi, apaga minha postagem de cima, eu errei algumas palavras, obrigada).

Raquel Lucena, 208 T

10 setembro, 2009  
Anonymous Pedro Zorzin Fonseca - 212 said...

Pow...Acho interesante...Ainda mais eu que sou cristao, acredito muito na Biblia e em Deus...Como o mundo foi criado em 6 dias e o 7 dia foi para o homem descansar...Muitos falam que esses 7 dias podem ser milhoes e milhoes d anos pra Deus...mais eu acredito que os 7 dias forram como dias ''normais'' para nos , acredito nisso pois o homem nao precisaria descansar por todo esse tempo, se e que me intende!
Acreditando mais na religiao do que na ciencia,tem certas coisas que na escola eu discordo muito mais nao posso criar confusao porcausa disso....
Nao gosto muito de discutir sobre religiao nao...sempre quando e discutido eu saio de perto..porque pra mim sao assuntos que e baseado na opiniao das pessoas..e nao se pode discutir opinioes, pois cada um tem a sua.

10 setembro, 2009  
Anonymous Karol said...

Bom,como eu nunca li a Biblia so sei das historias que meus avós e a igreja que eu frequentava antes me falavam,a historia de Deus ter criado o mundo em sete dias e tal,não que eu não acredite em Deus,nunca,mais se Jesus veio de Deus,Deus veio de aonde ? a Biblia foi escrita e reescrita se não me engano por membros da igreja,com tanta coisa que a Igreja Catolica ja fez nesse mundo,tanta coisa ruim como todo mundo já deve ter estudado em história,não sei se se deve tanta fidelidade ao que está escrito,eu particularmente não acredito nem desacredito,pra mim e uma coisa opcional esse assunto de fé,cada um acredita no que quer,quanta gente nesse mundo não e Catolica,Evangelica,Espirita,Islamista,Budista entre muitas outras religioes ? Assim como se chega pra um mulçumano e pergunta pra ele quem foi Deus,ele já deve ter ouvido falar mais não e o Deus dele,pra ele e o Alá,e as provas que a Ciencia tem hoje em dia que o mundo surguiu atraves do Big Bang ? Na minha opnião,cada um acredita naquilo que se acha mais certo,se você acredita em Deus ou não e uma escolha sua,um motivo seu,pra mim não se precisa acreditar em " Deus " realmente,precisa-se acreditar que há alguem acima de nós,há alguém mais forte,poderoso que nós,e que cada um interprete da maneira que quiser.Esse assunto é muito polemico e que muita gente não esta aberta a ouvir outras opnioes além da dela,da que ela conhece,por isso ele se torna tão assim.
A sua cabeça e seu guia,você faz o que bem entende,todo mundo nasce com o livre arbitrio,todo mundo tem tem o poder sobre suas proprias açoes :D

Karoline 207

10 setembro, 2009  
Anonymous Amanda Hellen Ferreira Sales-t 212 said...

O tema biologia e religiao apresenta controversias e ao mesmo tempo uma mesma base: a criaçao .Enquanto um afirma existir um unico cridor ,o outro afirma que passamos por evoluçoes...Tirar uma propria conclusao do assunto, qualquer pessoa tira ,mas realmente parar e refletir sobre o tema nao é pra qualquer um!Sinceramente acredito um pouco nos dois,acredito que podemos sim termos sidos criados por um unico senhor,mas tambem acredito que o mundo e os seres sofrem uma determinada evoluçao segunda conta a ciência.E digo mais :acredito que cada um tem o direito de expressar uma opiniao,sendo defendendo ou criticando quem quer que seja.Acredito que todos viemos do mesmo ancestral(do macaco rsrsrs),concerteza acredito nisso,mas tambem acho que houveram seis dias de criaçao e um de descanço.E acho que se, e somente se algum dia alguem colocar fim a essa questao:biologia ou religiao,estará tirando o misterio da vida!

11 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

Nenhuma Procedencia está comprovada, eu acredito na ciência,acredito não podemos desprezar a teoria de Darwin ,entretanto como boa religiosa que sou , acima de tudo creio em deus como criado e que sim Ele criou o universo e todas as especies que nele há.já foi dito coisas do tipo que Jesus era um ser extraterreno na forma de homem,mas minha fé é irreversivel não creio nisso .Sei que paulatinamente as leis da blibia tendem a ser derrubadas pela ciências e seus grandes mestres mas eu particularmente continuarei á segui-las .Enfim jogar religião contra Ciência e vice versa jamais levará o homem é lugar algum . Seria assunto pra anos á fio. É isto!Ingrid Tuane turma 210

11 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

Nenhuma Procedencia está comprovada, eu acredito na ciência,acredito não podemos desprezar a teoria de Darwin ,entretanto como boa religiosa que sou , acima de tudo creio em deus como criado e que sim Ele criou o universo e todas as especies que nele há.já foi dito coisas do tipo que Jesus era um ser extraterreno na forma de homem,mas minha fé é irreversivel não creio nisso .Sei que paulatinamente as leis da blibia tendem a ser derrubadas pela ciências e seus grandes mestres mas eu particularmente continuarei á segui-las .Enfim jogar religião contra Ciência e vice versa jamais levará o homem é lugar algum . Seria assunto pra anos á fio. É isto!Ingrid Tuane Agnelo da Silva- turma 210

11 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

Maria Luiza Rocha Caldeira . numero : 14 turma : 211
BIOLOGIA & RELIGIÃO :]
Na minha opinião somos todos frutos da fertilidade desse planeta . É muito confuso querermos acimilar
o dito e o contardito .
Os nosso conheçimentos , baseiam-se que fomos criados por um ser de elevação moral , por DEUS . conheçemos
a historia de que o mundo foi criado em sete dias , qe somos descendentes de adão e eva , conheçemos
a historia da maçã e etc.
Com o tempo , surge a evoluçãao e novas portas vão se abrindo , e novas descobertas começam . a mudar
o rumo da histórias , a ciencia e a biologia surgem como o oposto, elas buscam respostas , elas buscam descobertas
e provas .
Apesar de acreditarmos na biologia , nao abrimos maãos de nossa religião e principios . ''Darwin teve vários problemas na
época da divulgação de suas idéias'' , ateé hoje noós seres humanos preferimos o certo pelo duvidoso e muitas
vezes não aceitamos ouvir , novas opiniões e idéias , julgando-as sem conheçer .
Algumas pessoas , qe tem 'mente aberta' procuram conheçer e entender a biologia , a ciencia , a filosofia . outras
se prendem a religião e seus ensinamentos e nao se deixam abrir pras novas ideias do mundo .
Para mim , é extremamente necessário conheçer , os novos meios de progredir e as novas descobertas , pois elas
podem ser nosso passaporte para um futuro vantajoso.

''Somos a confusa consequencia das condições de tempo e espaço que podem acontecer em qualquer lugar do universo.''


aê Coréei :]
Beeeiijãaao !

11 setembro, 2009  
Anonymous Washington Sousa de Lima TURMA 207 said...

Se for para fazer algum tipo de prova de ciencia sobre a criação do mundo eu concordo,
porque este testo esta relatando o que muitos cientistas não só o Darwin, estão querendo nos ajudar a nós pessoas a saber um pouco do nosso passado.
Mas a religião não gosta que as pessoas pensem o contrarios delas seja qualquer tipo de religião querem que as pessoas acredita em Deus acima de tudo.
Varias vezes também eu já vi colega meu manifesta a sua opnião e ele acaba se dando maL.


NOME:WASHINGTON sOUSA DE LIMA

TURMA:207

NUMERO:25

11 setembro, 2009  
Anonymous Mateus Campos Nunes T: 211 Nº: 16 said...

Como muitas pessoas disseram acima esse é um assunto muito polêmico que cada pessoa vê e encara de maneiras diferentes, de acordo com a cultura que recebe de seus familiares. Muitas pessoas pensam que as crenças religiosas são uma afronta aos estudos e anos de pesquisas de várias pessoas ao redor do mundo para provar que a existência da terra se originou através do "big bang".
No meu ponto de vista eu creio que nunca conseguirão provar que a ciência ou a religião está correta, pois nós(seres humanos) sempre precisamos de algo para nos apoiar, para nos motivar em momentos mais difíceis, para que possamos seguir adiante e sempre encontramos isso na religião. Da mesma forma que procuramos insaciavelmente pela verdade, o que acaba equilibrando essa busca pela tão almejada "verdade".

11 setembro, 2009  
Anonymous Luiz Fernando said...

Quando nós perguntamos como um planeta tão perfeito e cheio de coisas lindas pode existir, percebemos que somente com força sobrenatural e divina ele existe. Mas, fazendo um estudo prolongado, poderemos chegar à conclusão de que o mundo realmente não foi criado por Deus e que realmente ele poderia nem existir, ou seja, não existiria, na verdade, força sobrenatural e divina, mas sim somente força da natureza. Pessoas que pensam dessa segunda maneira, estão totalmente erradas, pois uma coisa e consequencia da outra, pelo menos na minha opinião. Pois, se na verdade não existisse uma força divina, como poderia existir um mundo tão perfeito como esse, mas, lógico que quem mergulha de cabeça na questão vai acabar totalmente enrolado e muito confuso. Darwin, realmente estava certo quando aprofundou sua pesquisa, pois devemos saber um pouco mais sobre o mundo onde vivemos, mas pessoas mal intencionadas ou que não acredita em Deus, acabam levando isto para o outro lado, e no final das contas, usam isso como uma arma para acabar com a fé em Deus. Mas eu acredito que realmente Deus exista e eu acredito de todo o meu coração!
Abração ai Korei, e “FALA Q É NO MANOH”.

“Para acreditar em Deus, eu não presciso ver, mas sim crer”



Nome: Luiz Fernando Valdemar Canto nº: 14 turma: 207

11 setembro, 2009  
Anonymous Natalha Aredes Cunha n:19 T212 said...

Bom! este assunto ainda gera muita discurçao.Pois a religiao fala que o mundo foi criado em 7 dias por Deus...mais como Deus surgiu???
ja Darwin dis que todos os seres vivos sao decendentes de um ancestral....mais como se deu esta origem ??? ainda acho que sao perguntas sem respostas.Eu sou muito religiosa, mas diante desta pergunta...fica dificil dizer em "quem acreditar".Na minha opiniao eu prefiro nao acreditar em nenhum dos 2 pois sao perguntas ainda sem respostas.Discordo tbm das pessoas que concordam plenamente com Darwin.Pois e se for realmente Deus quem criou o mundo! nao sabemos ainda, mais de qualquer forma eu fico "neutra" diante desta pergunta, eu repito e digo sao perguntas sem respostas!
Adorei o assunto Coréi...
Beijus

11 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

O mundo possui várias idéias filosóficas e científicas, cada uma abrangendo aspectos completamente opostos. A teoria de Darwin conclui que somos descendentes de ancestrais comuns, porém a bíblia relata que Deus criou o universo. Enfim, o mundo é um mistério, e provavelmente será difícil termos uma resposta concreta, certamente é um fato que ainda demorará vários anos para ser descoberto.

11 setembro, 2009  
Blogger Unknown said...

Rodolfo Duarte Rodrigues 209

O mundo possui várias idéias filosóficas e científicas, cada uma abrangendo aspectos completamente opostos. A teoria de Darwin conclui que somos descendentes de ancestrais comuns, porém a bíblia relata que Deus criou o universo. Enfim, o mundo é um mistério, e provavelmente será difícil termos uma resposta concreta, certamente é um fato que ainda demorará vários anos para ser descoberto.

11 setembro, 2009  
Anonymous Karina Reis Di Latella- nº: 13 -T: 212 tarde said...

Bom,eu acho que Religião e a Biologia cada um julga como intende.. é uma coisa muito pessoal mesmo, por exemplo, eu sou católica e acredito que Deus criou o mundo em 7 dias, que podem não ter sido 7 dias seguidos, quem comprova isso? Mas acredito mesmo assim. Como a Biologia, que procura cada dia mais com tecnologias, e mais pesquisas, pesquisar coisas que podem não ser entendidas, digamos assim, mas, que podem ter raciocínios lógicos para que possamos imaginar o como e quando viemos chegar até aqui hoje. Ao mesmo tempo que podemos acreditar na teoria de Deus, de que foi ele quem criou o céu , a terra e o mar, podemos acreditar na Ciência, procurar entender mais coisas que as vezes ,podem ser inespicáveis até mesmo pra ciência! Mas ambas estão muito interligadas, ao mesmo tempo que podemos acreditar em um , podemos acreditar em outro e assim vai! São coisas pessoais e até mesmo as vezes inquestionaveis, nós acreditamos no que sabemos, vem da fé e religiao de cada um!!! beijoos (:

11 setembro, 2009  
Anonymous Lucas Silva Loures n° 14 - 212 Tarde said...

Bom.. Essa questão entre a ciência e a religião sobre como o mundo foi criado já existe a muito tempo, e até hoje ninguém sabe ao certo como realmente surgiu o planeta .. BIG BEN ou DEUS ??
Isso é muito difícil de se debater pois sou cristão , acredito em Deus, mas a ciência prova perfeitamente como ocorreu tudo, desde do surgimento do mundo até como surgiu os seres vivios e consegue nos convencer. Mas enquanto a DEUS ? Ele realmente criou o mundo em 7 dias ? E como estamos aqui ?
Deus , segundo a igreja, criou Adão e Eva e eles tiveram 2 filhos homens .. e se pela igreja não pode haver relação entre os membros familiares .. como surgiu as geraçoes posteriores ? O único modo era os filhos de Eva ter mais filhos com ela..
Por isso , prefiro acreditar na ciência nesse caso..

11 setembro, 2009  
Anonymous Jean Carlos Silva Lemes -nº11 _Turma:212 said...

Religião e Ciência, aliadas ou inimigas? Bom, historicamente estes dois pólos de idéias foram contrários em opiniões quanto à criação da terra e a geração humana. Enquanto a ciência sempre buscou provar através da teoria de Darwin de que os humanos foram evoluindo gradativamente, a Igreja (religião) sempre defendeu a idéia de um Criador. Tecnicamente falando, essa é uma questão antiga, que causou muitas discussões, movimentos que por um processo de alienação tentavam causar impactos nas pessoas fazendo com que elas seguissem a teoria. Sinceramente é preciso ter calma antes de dizer qual é a teoria que tem a razão, por que não é preciso muita sabedoria para chegar a seguinte conclusão.
Qual tem mais lógica, o mundo sendo criado através de uma explosão no universo, ou Deus criando a terra em sete dias? Os Humanos sendo um resultado de uma evolução gradativa e lenta, ou sendo descendentes de Adão e Eva?
Na verdade nem uma das teorias tem uma lógica concreta, ou seja, sem falhas, erros. Não tem como falar com certeza absoluta como tudo começou, e como isso não é possível, as pessoas tendem a se prender em um processo de alienação, ou vão à missa todos os domingos ou assiste uma matéria no Jornal sobre as células tronco.
Concluindo, eu acredito em Deus, eu posso até estar errado, porém a ciência vem a cada dia provando a sua força, a sua tecnologia dia-a-dia deixando os humanos mais “preguiçosos” facilitando sua vida com criações que por um segundo é uma coisa “bizarra” depois vira uma solução. Mas muitas coisas a ciência não foi e não é capaz de explicar, como por exemplo, um paciente sair de um coma de 70 dias ileso sem seqüelas, ou uma gravidez de auto-risco em que mãe e filho saem do hospital em perfeita saúde, coisas que acontecem, simples e unicamente por milagre, ou seja, Deus existe e acredito Nele, mas Religião e Ciência não devem ser inimigas e sim aliadas.

11 setembro, 2009  
Anonymous Igor Vilar said...

Esse é um assunto muito polêmico, de acordo com minhas pesquisas ele causa discussoes e ate mortes no redor do mundo.
Nessa briga igreja vs ciência, teoricamente nao há ganhador, pois ambos os lados apresentao provas diversas.Particurlamente eu apoio a ciência pois ela apresenta realmente provas concretas, e não apenas esperança e fé.
Acredito sim que, ciência e religião podem conviver juntas. O fato de eu crer no criacionismo ou no evolucionismo não vai mudar nada na minha vida. Tem gente que crê cegamente na ciência, outros que crêem cegamente na religião. Eu não estava vivo (pelo menos até onde sei) há bilhões de anos atrás para ver se, de fato, uma proteína deu origem ao que somos hoje.
A Religião e a Ciência não devem se atracar. Devem fazer as pazes e entender que o verdadeiro caminho a ser seguido, é o caminho do bem, ou seja, um caminho em que crianças não pessam dinheiro no sinal, um mundo onde cegos encherguem, onde emos sejam aceitos, onde as pessoas conheçam o verdadeiro significado do amor, um mundo sem arrogância, sem playboys e patricinhas, um mundo sem violência, um mundo... bom, vocês entenderam o recado, nao é ?

11 setembro, 2009  
Anonymous Ana Carolina Pereira said...

Ana Carolina Pereira nº:01 Turma:211

Cada um tem uma crença ou uma opinião de onde viemos e para onde iremos depois da morte, mais existem muitas teorias, na teoria da ciência viemos do macaco, ou seja a evolução, mais outros falam que foi do big bem, agora na teoria da religião viemos atravez de DEUS, que crio a terra em apenas sete dias e tals, tanto a ciência quanto a religião nos apresentam várias teorias diferentes, mas o que eu estou tentando dizer é que podemos acreditar tanto em DEUS quanto na ciência ao mesmo tempo, ambos têm mais coisas em comum do que podemos imaginar, muitos acreditam na ciência, até onde ela pode explicar a partir daí deixam por conta da religião, sendo que a ciência e a religião andam praticamente juntas, eu prefiro acreditar na religião do que na ciência mais lógico cada um com a sua opinião eu estou dando a minha mais de uma coisa eu tenho certeza sempre haverá essa discussão pelo simples fato de cada um acreditar no que quer, “pessoas diferentes opiniões diferentes”.

bjaõo...

11 setembro, 2009  
Anonymous Raphael P.Paiva Miranda/ Nº22/ T:212t said...

Eu acho que não podemos comparar religião com ciência pois são dois assuntos bem diferentes.Primeiro porque a ciência trabalha com fatos comprovados(ou pelo menos vem tentando comprová-los)
enquanto a religião é apenas uma crença individual onde cada pessoa acredita no que quer,por isso este assunto é tão polêmico pois várias teses científicas acabam negando algumas passagens bíblicas como a criação do mundo.Particularmente acredito na ciência até porque é o que preciso para meus estudos.Acho que deve haver respeito das duas partes pois cada um pensa o que quer.Sou cristão e acredito em Deus mas tem muitas passagens bíblicas mal explicadas por isso prefiro acreditar na ciência até que provem o contrário.

12 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Quem ja viu o filme Anjos e Demonios pode ver que a ciencia e a religião pode andar lado a lado mais os ignorantes que não entendem que a ciencia e um modo de explicar o que a biblia fala,não um inimigo que se combate com armas. A igreja tem medo de perder seus fiéis.Essa polemica ja existe a muito tempo e irá continuar por muito tempo, porque ninguem sabe o dia de amanha, neh?

Victor vinicius
Sala: 207 Nº: 24*

12 setembro, 2009  
Anonymous Naiara Souza said...

Nome: Naiara Souza Da Silva, N°18, Sala: 212t

Biologia & Religião

Em minha opinião, a biologia e a religião são temas muito relacionados e específicos, pois os dois temas tem o mesmo objetivo que é estudar a vida.
Quando falamos em religião dizemos sobre fatos em que a experiência, observação e medição não são necessário, basta ter fé e acreditar em que sua religião lhe propõe.
Quando citamos sobre biologia deixamos de lado a fé de sua religião, para realizar experiência, medições e observação como referencia.
Nos sofremos por varias influencias externas que formam diversas opiniões que vem desde pequeno, quando nossos pais nos levam a Igreja, quando entramos na escola e aprendemos sobre a Teoria de Darwin, quando o seu melhor amigo quer lhe impor que tal religião é a certa...
Mas como desvendar o que é certo e o que é errado, se o ser humano busca respostas para suas perguntas que são infinitas? Pois é, o mundo é misterioso e o passado que nos cercam faz parte de nossas historia, de nossas origens...
O que nos restam é apenas aceitar a opinião dos outros, pos cada um tem sua própria opinião. Por isso nenhuma das religiões, nenhum dos filósofos e cientistas e muito menos a Bíblia e as Teorias solucionam as nossas duvidas, para um passado inacabável!

12 setembro, 2009  
Anonymous Hudson Tadeu de Brito Reis 211T Nº 8 said...

O desenvolvimento da biologia evolutiva gerou duas reações opostas nos Estados Unidos, ambas pretendendo desafiar sua legitimidade como explicação científica natural. Uma delas, baseada em convicções religiosas, recusa, de forma hostil, a ciência da evolução, contestando sua suficiência como mecanismo que explica a história da vida em geral e a natureza física dos seres humanos em particular. Os que sustentam essa visão propõem que teorias alternativas sejam ensinadas nas escolas americanas.
A outra reação, proveniente de estudiosos que buscam uma teoria universal da sociedade e da história humana, adota, com entusiasmo, o darwinismo, mas ameaça o estatuto de ciência natural dessa abordagem ao pretender que seu esquema explanatório dê conta não só da forma dos cérebros, mas também das idéias. The evolution- creation struggletrata do primeiro desafio, Not by genes alone, do segundo.
A luta política e cultural em torno da origem da vida e da espécie humana foi, durante um século, fenômeno tipicamente americano. Em julho passado, a disputa teve mais um lance: o cardeal austríaco Christoph Schönborn enunciou a doutrina da evolução do novo papado beneditino. Ele admite que os seres humanos e outros organismos têm um ancestral comum e, portanto, que as espécies atuais evoluíram de outras que não mais existem. O cardeal aceita, assim, o fato histórico de que a vida evoluiu. Mas distingue desse fato aceitável da evolução aquilo que ele caracteriza como a inaceitável teoria "neo-darwinista", segundo a qual a evolução seria redutível ao puro acaso e à necessidade. Ele rejeita a idéia de que no início Deus teria criado somente um mecanismo material dotado de poucas leis moleculares básicas e que o resto da história seria simplesmente a conseqüência desse mecanismo.
Darwin evitou as implicações de progresso geral ou de direcionalidade. Vale notar que sua grande obra é intitulada, de forma não ideológica, A origem das espécies, e não "A evolução das espécies". Com isso Darwin evitava, intencionalmente ou não, qualquer implicação relativa ao desenvolvimento de uma trajetória progressiva.
Apesar da cautela de Darwin, noções de progresso e direcionalidade reapareceram na teoria evolucionista, especialmente nas discussões a respeito da mudança física e cultural do homem. Todavia, a moderna ciência empírica da biologia evolutiva não faz uso de idéias a priori de progresso. Isso pode parecer estranho, já que, supostamente, o processo de seleção natural torna os organismos mais aptos para os meios em que vivem. Assim, por que a evolução não resulta no aumento geral da adaptação da vida ao meio exterior? Não seria isso o progresso? A razão pela qual não há progresso geral é que os meios em que as espécies particulares vivem estão se alterando e, para os organismos, estão em geral piorando. Em geral, portanto, a seleção natural apenas mantém as condições. É certo que novos tipos de vida foram ocasionalmente explorados na evolução, mas cada espécie acabou sendo extinta (99,9% já se extinguiram) e nenhum modo de vida durará para sempre. A julgar pelo registro fóssil, uma espécie mamífera típica dura cerca de 10 milhões de anos: podemos esperar assim viver outros 9 milhões, a menos que, em conseqüência de nossa habilidade para manipular o mundo físico, nos extingamos bem antes ou inventemos algum modo extraordinário de adiar o inevitável.

12 setembro, 2009  
Anonymous WevertomMedeiros,sala209 said...

Humn interessante o assunto ,pois a ciencia e o religiao tem esses temas que intrigam nós..,porem vai na cabeça de cada um ,uns vao pela religiao,na criçao divina...outros preferem optar pela ciencia.

12 setembro, 2009  
Anonymous Andreza Luísa, 209, número: 01 said...

Bom, para mim as teorias que a bíblia prega não devem ser comparadas com teoria científicas.
A ciencia trabalha em cima de comprovações, de verdades; já a bíblia nem tudo pode tem como ser provado, é mais por crenças.
Sou católica, mas nem por isso acredito em tudo que a igreja prega; a teoria de Darwin por exemplo me leva a acreditar que que Deus pode não te construido o mundo em 7 dias.
Não posso acreditar fielmente em nenhuma das duas teorias, mas a ciência, ao ver, pode estar mais correta em certos pontos que a bíblia.
Em uma prova, colocaria a ciência em primeiro lugar, claro!!!
Bom Coréi, espero ke tenha atingido suas espectativas...

12 setembro, 2009  
Anonymous Pâmella Regina Alves Bias Fortes - Sala:211 - Numero:17 said...

Texto complicado de se debater,pois religião e uma das coisas que naum se descute nun e mesmoo?
Intaoo,como disse Silas,um dos maiores professores de teologia e sociólogo:
“ A visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos mágicos e religiosos, mas não foi bem isso que aconteceu"
E Silas complementou seu comentário:
"apesar do mundo estar cada vez mais "cientifizado", as pessoas ainda fazem uso de explicações religiosas, porque a dimensão religiosa faz parte do ser humano".
Tudo indicava qe a gentii ia precisa so da biologia pra explicar “o mundo”,mais pelo o que me parece as pessoas ainda naum acreditam tanto assim na biologia,nos ainda acreditamos na força divina,que Deus demorou 7 ou 6 dias pra fazer o mundo (naum me lembro bem,mais acho que foram 6 mesmo=) ).Muitos ainda acreditam no Adão e Eva,mais naum acreditam que nos viemos dos macacos,para alguns essa afirmação e um grande insulto.
em 2000 pelo então governador do estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao colocar a lei que determina que o ensino religioso faça parte das escolas públicas, criou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.
Para pensadores moderados como Guerriero, o principal problema naum é levar a religião para dentro da escola, mas a forma como ela será abordada dentro das instituições de ensino,pois esse assunto tbm gerou muito debate entre pais de alunos,professores e até mesmo os alunos.
A lei deixou bem claro que o ensino religioso seria separada por religião que seria elas:católica, a evangélica, a espírita, a umbandista, a messiânica e outras que se manifestarem dentro da comunidade.
Mais pelo o qe parece naum foi assim,foi todo mundo junto dentro de uma sala,causando polemica entre os alunos,pois os católicos(maioria)naum concordavam com algumas coisa que os evangélicos diziam.
A ciência a muitos anos vem tentando explicar e contradizer a bíblia, enquanto ela (a ciência), vem apresentando teorias que de tempos em tempos mudam...
Lendo os texto pra conseguir uma idéia,eu vi uma frase de uma garota que me interessou bastante,e eu voi finalizar meu texto com essa frase.
“A ciência não existe para provar a bíblia;
a bíblia existe para orientar a ciência.”
E como a garota mesmo disse:Pensem nessa afirmação....
Beiijos! =)

12 setembro, 2009  
Anonymous Tamires Tainara de souza castro/ 210/n°:22 said...

È.. esse assunto como todos falaram é um pouco polêmico como todos que dizem a respeito da origem do ser humano.
A religião afirma que DEUS criou o homem a sua imagem e semelhança, e a ciência afirma que os seres foram se desenvolvendo até chegar ao homem, se fossemos para pra pensar como os cientistas afirmam com essas conclusões e teoria que evoluímos dos “macacos" uma coisa não muito lógica ,longe de mim estar desrespeitando a ciência e suas afirmações,pois temos que respeitar todas as opiniões ate quando não nos agrada.
Então em minha opinião DEUS criou sim o mundo em Sete dias, aliais 7 dias não em 6 o 7° ele tirou pra descansar.DEUS criou o homem e todos os seres vivos, além do mais isso não é o mais importante o mais importante é a fé e o amor das pessoas umas com as outra, pois JESUS morreu pra nós salvar e não a prova de amor maior, acredito isso pois sou cristã e sei o que DEUS fez por mim e minha família.
Obrigada Corei pela oportunidade de falar sobre esse assunto
bjs!!!!!!!!

12 setembro, 2009  
Anonymous Angel C. Amaral da silva T:212 Nº 4 said...

Biologia e Religião

Eu acho que pode sim ter existido um criador assim como também podemos ter vindo de ancestrais!!!
Mas a biblia não existe para discordar da ciência e sim para orientar como muitos ja disse!
E religião não é coisa para ficar discutindo,por isso acredito na ciência pois a coisas na biblia q não se podem explicar porém a ciência tem fatos comprovados e os que ainda são estão comprovados eles tentam até conseguir!!!

12 setembro, 2009  
Anonymous Samuel J. Pires Silvestre said...

Tah o que eu posso fala sobre RELIGIÃO E BIOLOGIA todos nos temos uma crença ou uma opinião de onde viemos onde e para onde vamos depois da morte,existem muitas teorias.
Bem na teoria da biologia viemos atravez da evolução varias especies diferentes se evoluirão ate chegar no ser humano.
Na teoria da religião viemos atravez do DEUS "o criador".Tipo Deus criou o céu e a terra e a igreja pensa por esse modo pensam acreditam que Deus largou a biblia como prova de sua existem na terra e seus milagres como criou a terra em sete dias e etc.
A biologia acredita em varias teorias,pesquisas,vestigios opiniões,e experiencias.
O que eu estou querendo afirmar é que é possível acreditar em Deus e na ciência ao mesmo tempo. Tanto um quanto outro falam com mundos diferentes da experiência humana.
Continuando na minha opinião:A biologia e a religião têm mais coisas em comum do que possam imaginar. Ambas compartilham o fascínio por coisas que não se podem ver.
Tipo muitos pensam da seguinte maneira "acredito na ciência, até onde ela pode explicar. A partir daí, temos que deixar nas mãos de Deus. São mistérios que só a fé pode resolver."

Religião e Biologia é um ringue q sempre existirá.Pois ambos não batem a mesma idéia, a biologia automaticamente "discute" com a religião em aspectos que tem vários lados para analisar e por isso nunca há um lado certo e um lado errado ,pois os homens hoje em dia tem direito de escolher suas próprias opiniões.Além desse assunto ser discutido polemicamente ele invade a curiosidade das pessoas de investigar e tentar saber e formar sua opinião e isso talvez um dia alguem possa dizer que uma opinião foi provada e essa é a certa.

Concluindo, eu acredito em Deus, eu posso até estar errado, porém a ciência vem a cada dia provando a sua força, a sua tecnologia dia-a-dia deixando os humanos mais “preguiçosos” facilitando sua vida com criações que por um segundo é uma coisa “bizarra” depois vira uma solução. Mas muitas coisas a ciência não foi e não é capaz de explicar, como por exemplo, um paciente sair de um coma de 70 dias ileso sem seqüelas, ou uma gravidez de auto-risco em que mãe e filho saem do hospital em perfeita saúde, coisas que acontecem, simples e unicamente por milagre, ou seja, Deus existe e acredito Nele, mas Religião e Ciência não devem ser inimigas e sim aliadas.

Abraçao ae Coréi ...
Nome : Samuel de Jesus Pires Silvestre
Nº : 24
Turma : 208

12 setembro, 2009  
Anonymous Augusto de Morais Albertini - 209 n°2 said...

Esse assunto é um dos mais interessantes da humanidade e debato ele frequentimente.
Eu não acredito na religião nem na palavra de Deus, eu acho o argumento mais atrasado do mundo falar que o homem vem do macaco, isso é uma afirmação de decadas atraz. A ciência batizou os primeiros ancestrais de homo sapiens que eram parentes bem proximos dos macacos.
Mais a ciencia basicamente provou para o mundo que sua palavra é mais verdadeira do que a palavra da religião, graças a arqueologia e a astronomia acho que nada do que a religião nos passa é necessario.
Não acho que tudo que a ciencia fala é absoluto, afinal os ciencistas vivem em constantes pesquisas para provar o que eles dizem são verdades, mais com tantos avanços e com tantas provas cientificas concretas acho que é cego quem não quer ver.
Enquanto isso a religião se apoia em argumentos antigos sem fundamento sem provas, escrituras de uma epoca onde as escrituras religiosas eram muito facil de ser aceita pelo poder maior e imposto para sociedade.

12 setembro, 2009  
Anonymous Pedro Aleixo Azevedo de Paula / Turma:211/n°18 said...

Ao meu modo de ver essa discussao nunca vai ter fim, pois sao duas maneiras de se pensar e eu acho que pessoas mais "velhas" ja tem sua opinao sobre o assunto e vao passando issso de geraçao por geraçao .
na minha opiniao a ideia que mais me seduz e a teoria da seleçao natural porque ao meu mode de ver e muito complexo essa ideia que deus foi o grande criador pois nu mesmo dito nao tem como se medir ou observar se as historias biblicas estao certas ou nao , mas ja as biologicas sao todas ditas atraves de pesquisas e tem como se saber como se ocorreu de fato esta evoluçao.

12 setembro, 2009  
Anonymous Pedro Aleixo Azevedo de Paula / Turma:211/n°18 said...

Ao meu modo de ver essa discussao nunca vai ter fim, pois sao duas maneiras de se pensar e eu acho que pessoas mais "velhas" ja tem sua opinao sobre o assunto e vao passando issso de geraçao por geraçao .
na minha opiniao a ideia que mais me seduz e a teoria da seleçao natural porque ao meu mode de ver e muito complexo essa ideia que deus foi o grande criador pois nu mesmo dito nao tem como se medir ou observar se as historias biblicas estao certas ou nao , mas ja as biologicas sao todas ditas atraves de pesquisas e tem como se saber como se ocorreu de fato esta evoluçao.

12 setembro, 2009  
Anonymous Lorena Kelly Moreira Souza - Turma:211 - n°13 said...

Bem são assuntos que relacionados causam polêmicas de mais, pois pela religião apredemos que os seres humanos vieram de Adão um boneco feito de barro, e Deus sentiu que Adão sozinho, sendo assim tirou-lhe uma costela formando Eva. Mas segundo a biologia falam que nascemos de "macacos" ou ancestrais. Mas esse tema é bastante flexivél, pois temos que ver que depois de cristo já temos 2009 anos e em 2009 anos vem passando essa história para todos nós, uma história biblica, outra científica, basta assim cada um interpretar. A biblica vem da fé de cada um, vem de acreditar que aquilo realmente aconteçeu e geralmente é a história contada pelos nossos avós, pais.... Já a científica é tudo compravado a base de pesquisas!!
Mais são assim dois pontos (dois assuntos) que as discusões e as opiniões vão ser infinitas, não irá acabar tão cedo, pelo modo de ver de cada um!

12 setembro, 2009  
Anonymous Mariana said...

Mariana Rezende Costa, 212T nº 16

Em alguns livros que li aí pela vida, descobri uma rivalidade antiga (se é que posso chamar assim):Ciência e Religião.A religião me "impõe" que existe um Criador,que criou todo o universo,seres que nele habitam,etc.A ciência me diz por teorias -que inclusive mudam de tempos em tempos- que tudo surgiu de uma explosão e que surgimos de gradativas mudanças.A ciência tbm me diz que a natureza se encarrega de uma seleção natural,e que as mudanças que ocorreram durante os tempos é a luta pela sobrevivência.Já a religião,me dá preposições inquestionáveis e indiscutíveis.Acredito mais na ciência, pois ela me prova as coisas como aconteceram, mas não me afasto tanto da religião, acredito em Deus.Quando estudamos a ciência, nos afastamos da religião,acho que devemos ter um ponto de equilíbrio entre os dois lados.No caso da prova, é colocar a ciência, mesmo pqe é prova de religião né.

O Luan colocou uma frase que eu adorei:
“A ciência não existe para provar a bíblia;
a bíblia existe para orientar a ciência.”(Isaac Newton).

12 setembro, 2009  
Anonymous Kaio henrique Paiva Alves Turma: 209T Nº14 said...

Religião e Biologia assuntos muitos interresantes.
A religião ajuda cada pessoa a acreditar em si mesmo mas a ciência ela é bem mais verdadeira pois ela quando está afirmando algo ela tenta comprovar com fatos a ciencia não é so falar pq eles querem provar com fatos.Na bíblia ela fala q Deus criou o mundo em 7 dias mas vc acha que ele poderia criar em 7 dias o universo? Na biblia fala q Deus criou Adão e Eva, mas vc acha q só os dois poderias fazer bilhoes de pessoas?
Na ciencia procura estudar fatos e prová-los q eles são verdadeiros, ciencia fala q nós somos decendentes dos macacos, pois eles provaram isso, só não sei como, na ciencia eles querem provar para todos q eles são mais verdadeiros q a biblia pois a biblia ela é para os q creem em Deus pois ela relata coisas q contaram para eles, na ciencia esses fatos q sãp narrados na biblia nada daquilo tem cabimento para eles, entaum ciencia baseado ne fatos e religiao baseada na fé, entaum eu acho q esses assuntos devem ser discutidos ao longo da vida.
Taah aew CÒREI...Flww

12 setembro, 2009  
Anonymous SABRINA T:211 said...

Primeiramente oque eu posso dizer é que todos nós somos frutos da fertilidade desse planeta.Todos fomos criados por um ser de elevação moral,DEUS.Sobre religião e biologia é que todos nós temos uma crença ou uma opinião sobre de onde viemos e para onde iremos após a morte,são várias teorias.Na minha pinião a biologia e a religião tem muita coisa em comum do que possamos imaginar.Ambas compartilhando o fascínio por coisas que não podemos ver.
Muitas pessoas pensam de um jeito diferente,alguns pensam da seguinte maneira...'ACREDITO NA CIÊNCIA'até aonde ela pode explicar.A partir daí,deixamos nas mãos de deus.Só a fé pode resolver estes mistérios.
Desde cedo darwin revelou grande interesse pela natureza; seus passa-tempos prediletos eram os de colecionar minerais, observar flores, capturar insetos e pássaros, e caçar em geral; nos anos de Ginásio, mostrou não ter memória para os versos de Homero e Virgílio, mas, sim, um pendão positivo para a Geometria e a Química, o que lhe valeu, como referem os biógrafos, a alcunha de «Gás».
Não tenho muita coisa a dizer mas está aí oque eu entendi sobre religião e biologia.
Valew CÓREI!!!
bjs!!!
Sabrina Rosária Herculano
Turma:211
Turno:tarde

12 setembro, 2009  
Anonymous Samanta M. Guimarães Epifânio 212 said...

Religiao e Biologia deviam andar lado a lado,mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas nos deixam com uma ? na cabeça,simplesmente pelo fato das duas nunca chegarem a um objetivo comum,e em relaçao a evoluçao x criaçao do mundo essas afirmaçao se forma mais convincente.
Na escola aprendemos que a ciencias nos explica sobre a criaçao baseada nos estudos de Darwin a seleçao natural.Darwin dizia que a vida começara com uma ou no maximo algumas poucas formas de vidas simples durante milhoes de anos essas criaturas se evoluiram em outras especies.
E pelo lado da religiao a aqueles que acreditam que a vida em nosso planeta é tao complexa e que a explicaçao é dizer que em algum lugar por tras dela a um criador DEUS,que fez a criaçao do mundo em 7 dias.
Baseado nessas conclusoes acompanho o raciocinio de Darwin, que pode justificar sua teoria de forma cientificamente comprovada, com estudos canalises de forma convincente
VALEU CHARLES DARWIN!!!

12 setembro, 2009  
Anonymous Marina Soares 211 said...

Eu acho que a ciência é uma forma de explicar muitas coisas, ela trabalha não só com fatos,mas também com provas.A religião e uma maneira de encontrar alguma origem para o que a ciência não pode explicar,a religião trabalha apenas com suas crenças.

Charles Darwin, fez o homem encontrar seu lugar no mundo ao localizá-lo na longa história da evolução das espécies, desmentindo a crença de uma criação divina e fundando a biologia moderna, antes de suas idéias serem utilizadas com fins racistas ou eugenistas.
Ele iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies.
Charles tentou explicar a origem do universo com a ciência..Muitos dizem que ele era louco,mas muitos acreditam em sua teoria.

Marina Soares 211T
n°15

12 setembro, 2009  
Anonymous Pablo P. Martins Turma:208 N:15 said...

Tah o que eu posso fala sobre RELIGIÃO E BIOLOGIA todos nos temos uma crença ou uma opinião de onde viemos onde e para onde vamos depois da morte,existem muitas teorias.
Bem na teoria da biologia viemos atravez da evolução varias especies diferentes se evoluirão ate chegar no ser humano.
Na teoria da religião viemos atravez do DEUS "o criador".Tipo Deus criou o céu e a terra e a igreja pensa por esse modo pensam acreditam que Deus largou a biblia como prova de sua existem na terra e seus milagres como criou a terra em sete dias e etc.
A biologia acredita em varias teorias,pesquisas,vestigios opiniões,e experiencias.
O que eu estou querendo afirmar é que é possível acreditar em Deus e na ciência ao mesmo tempo. Tanto um quanto outro falam com mundos diferentes da experiência humana.
Continuando na minha opinião:A biologia e a religião têm mais coisas em comum do que possam imaginar. Ambas compartilham o fascínio por coisas que não se podem ver.
Tipo muitos pensam da seguinte maneira "acredito na ciência, até onde ela pode explicar. A partir daí, temos que deixar nas mãos de Deus. São mistérios que só a fé pode resolver."
Aff ¬¬ sei lá a biologia e a religião andam basicamente juntas mais claro provocando varias polemicas.Mais eu acho que se não ouvesse a disputa entre eles nao averia a sabedoria entre ambos.
Tah essa e minha opinião mais eu acredito na Ciencia ate uma parte e na religião aff eu acredito toda pois meus pais me fizeram acreditar nisso e tambem eu tenho muita fé em DEUS =D .
Apenas minha opinião adorei opinar sobre esse assunto mesmo por existe muita polemica.
bjo ate mais !!

12 setembro, 2009  
Anonymous Guilherme Luiz de Matos dos Anjos said...

Esse tema religião e biologia é bastante complexo mais é tambem muito interessante de ser estudado.No texto as ideas de Darwin se confundem com as escritas na biblia,mas ambos tratam do mesmo assunto RELIGIÃO E BIOLOGIA.Esse exemplo no texto mesmo,que fala do vestibulando fazendo uma prova,já demonstra o quanto esse assunto é polêmico e tem muito que ser estudado e discutido. Esse texto é bem bacana porque ele transpõe as idéias de Darwin e tambem abre espaço para falar do mesmo assunto relacionado na biblia .É um texto que não é fácil de ser compreendido,mais é bem escrito e ótimo pra ser estudado.

NOME:Guilherme Luiz de Matos dos Anjos

Turma:209

TURNO:Tarde

13 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Este é um assunto que gera muita polêmica.. eu até colocaria religião versus biologia. O que a religião diz a ciência não prova e vice-versa. Penso que um indivíduo que formula uma resposta que segue o lado da religião deve respeitar de qualquer forma a biologia mesmo que não acredite nela porque, se pensarmos bem, o que cai nas provas é a teoria defendida por Darwin (ou algo relacionado) e não uma narrativa biblíca. Nada contra a religião, cada um com sua crença.. eu respeito e até acho bacana entretanto eu prefiro acreditar na ciência. É complicado.

Marina Rezende Costa, 212T, nº 17

13 setembro, 2009  
Blogger ˙·٠•● GuSTAvO●•٠ said...

Bastante discutido esse tema...mais na minha opinião, essas histórias bíblicas tipo ''O mundo foi criado em 7 dias '', serve mais como uma lição de ida...ah, eu não sei explicar direito, mais pra mim é como se fosse parábolas. Hoje em dia, as pessoas e principalmente os jovens, não se contentam apenas com uma afirmativa, sempre querendo saber o ''por que? ''e o ''como?''...
Para muitos a questão é simples e nem requer muita reflexão: ciência lida com o mundo objetivo, utiliza a razão e a experimentação; religião lida com o mundo espiritual, utiliza a fé e o espiritualismo.
Mais o mais importante é sabermos respeitar a opinião das outras pessoas e tentar formar a sua própria conclusão sobre o tema sem ser influenciado diretamente por outros.

Gustavo Silva Barbosa, 212T, n°09

13 setembro, 2009  
Anonymous Diny Oliveira Leão Turma: 210 nº 07 said...

Religião x Biologia, essa 'batalha' não é só com os ciêntitas e os religiosos, eu particularmente quando paro para pensar nesse assunto, procuro não querer explicar sozinha, não aprecio muito me aprofundar no assunto sem poder sobre os assuntos, posso ter um pensamento errado mas acho que se você começa a procurar respostas sozinho começa a viajar na maionese. Mas voltando ao assunto, O Criador são poucos os que contestam, e a ciência quem contesta são os que são 'fanaticos' pelo Criador e pela criação. Particurlamente (novamente), as vezes dúvido da existência de Deus, ou desse tal criador, não que eu SEJA seguidora do ateísmo, mas nesse momento em particular eu ESTOU ateísta. Mas temos que saber lidar com as diversas maneiras de enxergar o mundo, são os pontos de vista, Deus (ou Deuses pra quem acredita que exista mais de um) é relativo a fé ao espiritualismo. A Biologia (ciência) está relacionada com objtividade com às verdades comprovadas por fatos. Esses pontos de vistas existem porque têm quem os seguem. É como se fosse Cérebro x Coração, as pessoas relacionam o amor e as emoçãoes ao coração sendo que a parte do corpo que causa as reações no coração é o cérebro.. mas ninguém iria desenhar um cérebro em um cartão declarando o seu amor. As pessoas acreditam no que acham mais conveniente mais 'bonito'. Não é necessário estar perto de Darwin pra se aproximar de Deus, é só ter motivos que nos conveçam pra acreditarmos na Fé ou na ciência. Na minha opinião não precisamos desacreditar de um para acreditarmos em outro, precisamos apenas saber conciliar os dois de maneira que se completem em nossa razão.

Nome: Diny Oliveira Leão
Turma: 210T
Nº: 07

13 setembro, 2009  
Anonymous Wiver Henrique Soares Ribeiro said...

Religião x Biologia

Não tenho dúvidas de que a visão que a maioria dos naturalistas possui, e que eu previamente também tinha, de que cada espécie foi criada independentemente, é errônea. Estou totalmente convencido de que as espécies não são imutáveis; mas que aquelas que pertencem ao que chamamos do mesmo gênero são descendentes diretas de alguma outra espécie, geralmente extinta, da mesma forma que as variedades reconhecidas de qualquer espécie são descendentes daquela espécie. Além disso, estou convencido que a Seleção Natural é o meio principal, mas não exclusivo, de modificação. Hoje em dia tomar decisão é uma coisa que quase todas as pessoas acha meio difícil , pois somos obrigados a rever e a analisar com profundidade as bases éticas e causas da nossa moral, da nossa visão do mundo, das nossas emoções e da nossa razão.
Então a partir desta visão do mundo, criou-se um duplo sistema de valores. Um para o homem e outro para a criação. A natureza à nossa volta era uma realidade biológica separada. O domínio e usufruto da natureza tinha-nos sido dado por deus. Como seres à imagem e semelhança de deus éramos superiores e com nada em comum com o mundo à nossa volta.
A idéia de religião com muita frequência contempla a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de determinação no destino humano , pois visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos mágicos e religiosos, mas não foi bem isso que aconteceu.
Por causa do mal caráter o ser humano se tornou um homem basta valorizado na sociedade , pois seu papel na religião se implica na maneira dogmática.
Mas segundo a biologia falam que nascemos de "macacos" ou ancestrais , mas isso é mesmo que não acredite nela porque, se pensarmos bem, o que cai nas provas é a teoria defendida por Darwin (ou algo relacionado) e não uma narrativa biblíca.
Então existe várias teorias que ninguém sabe na qual aceditar ...
Pois na sociedade não precisamos desacreditar de um para acreditarmos em outro, precisamos apenas saber conciliar os dois de maneira que se completem em nossa razão.Na minha opinião provar que a ciência ou a religião está correta, pois nós(seres humanos) sempre precisamos de algo para nos apoiar, para nos motivar em momentos mais difíceis, para que possamos seguir adiante e sempre encontramos isso na religião.
Mais são assim dois pontos (dois assuntos) que as discusões e as opiniões vão ser infinitas, não irá acabar tão cedo, pelo modo de ver de cada um.Concluindo, eu acredito em Deus, eu posso até estar errado, porém a ciência vem a cada dia provando a sua força, a sua tecnologia dia-a-dia deixando os humanos mais “preguiçosos” facilitando sua vida com criações que por um segundo é uma coisa “bizarra” depois vira uma solução , pois algumas pessoas , qe tem 'mente aberta' procuram conheçer e entender a biologia , a ciencia , a filosofia . outras
se prendem a religião e seus ensinamentos e não se deixam abrir pras novas ideias do mundo .
Para mim , é extremamente necessário conheçer , os novos meios de progredir e as novas descobertas , pois elas
podem ser nosso passaporte para um futuro vantajoso.

Wiver Henrique Soares Ribeiro Turma:211T
Nº:25

13 setembro, 2009  
Anonymous Plínio de Almeida Júnior said...

Para se aproximar de Deus, é ótimo se aproximar de Darwin! Porque a igreja Católica (a dona do mundo) tem que meter o bedelho em tudo? A mesma Igreja que condenava várias práticas que ela mesma utilizava. A mesma que tanto errou e continua errando diante da evolução humana e atrasando esse processo. A Igreja Católica pra mim é uma piada, que inventa um tanto de histórias e se aproveita da fragilidade sentimental do ser humano para dominá-lo e por isso "governou o mundo" durante séculos! A partir do momento em que algumas pessoas que usavam 1% a mais de seu cérebro e começaram a questioná-la, ela se viu acuada, tentou reprimir e perdeu parte de seu poder diante das pessoas. Só faço-lhes uma pergunta e mais nada: quem escreveu a bíblia?
A ciência faz a sua parte, com provas, argumentos, simulações, apesar de que a maioria dos cientistas não acreditam na figura divina, mas quando veem a morte de perto, pedem "pelo amor de DEUS". Acredito em uma figura maior, apesar da não seguir nenhuma religião. Acho totalmente pertinente a teoria da evolução de Darwin, que para mim é um ser iluminado pelo "cara lá de cima" assim como outros grandes gênios da história da humanidade. Se Deus tivesse criado o homem, por que não nasceu um ser perfeito psicologicamente, porque ele comeu a tal maçã, por que ele não poderia buscar a verdade com provas no universo?
São perguntas que continuarão até o fim de nossa história, quando conheceremos a verdade: o cara lá de cima vai descer, acabar com o mundo num fenômeno sobrenatural e dizer: vocês pecaram, morram todos, menos os padres virgens!!!
Ou então o aquecimento global vai nos matar e nossa espécie vai ser extinta, ou a queda de um meteoro, ou uma sequência de fenômenos naturais. Só conheceremos a verdade no final de nossas vidas, infelizmente, por causa desses caras ambiciosos que tomaram o poder e para ninguém os ver, colocou num pedaço de papel como os homens deveriam agir, pensar e viver, pasra que não tomassem o poder deles!

(aaaaaahhhhhh, desabafei!!!)

Plínio de Almeida Júnior, nº 19 da turma 208, aluno de um professor doido e peludo, mas gente boa!

13 setembro, 2009  
Anonymous Marcelio said...

Olha Coréi eu acho que de uma certa maneira religiao e ciências estão interligados.Historicamente a ciências tem tido uma relaçao complexa com a religiao:doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico,enquanto o conhecimento científico tem surtido efeito contra crenças religiosas.Isso ja vem de anos,e isso nunca vai mudar.Tanto a Igreja Católica como as evangélicas nunca irão aceitar os fatos de Darwin e de qualquer outro cintista que discordar sobre os fatos da biblia,principalmente a católica que por sua vez igual o Plínio disse sempre que alguem contradizia a Igreja utilizavam práticas de condenaçao contra essa pessoa.Muitas igrejas manipulam o pensamento dos seres humanos, pois sempre acharam que era os donos da verdade e como o ser humano é muito ingenuo sempre acreditou na palavra da igreja.Basicamente eu acho que a religiao e a ciencia sempre será bem vinda na nossa sociedade,mas cada um com seus argumentos e seus pontos de vistas.



Nome:Marcelio de Oliveira Costa
Sala:208T
Número:12

13 setembro, 2009  
Anonymous Lorenα мeireles said...

Religião e Biologia

Se algum vestibulando colocar numa prova a Teoria Criacionista ao invés da Teoria da Evolução de Darwin, provavelmente ou a questão seria dada como errada ou seria anulada. As pessoas que corrigem as provas não devem ter nenhuma instrução de como proceder nessa situação, afinal, cada um tem uma religião, cada religião tem a sua maneira de interpretar a criação.
Se marcassem como errada a questão, estariam – não achei uma palavra mais adequada – reprimindo a religião da pessoa, que é no que ela acredita. Por outro lado, se considerassem, estariam colocando de lado tudo aquilo que nos foi ensinado desde a primeira série: que a Terra é apenas um pedaço de terra, água e seres humanos. Por isso acho que a anulação, ou ainda melhor, a não colocação dessa questão em uma prova de vestibular seria a melhor opção.
Em minha opnião , ambas as partes não tem provas comcretas, embora eu ache que “ Deus nos criou”. Não sabemos se somos imagem e semelhança de Deus – como diz a biblía – ou se realmente evoluimos dos macacos –embora não me lembro de comido tantas bananas - , Na minha humilde e sincera opinião, acho uma ironia as pessoas acharem que somos descendentes dos macacos apenas pela forma como andamos ou seguramos algum objeto. Isso não quer dizer que sou contra a Teoria de Darwin, quero dizer apenas que é uma TEORIA, portanto, pode ser questionada.

13 setembro, 2009  
Anonymous Lorenα мeireles said...

Religião e Biologia

Se algum vestibulando colocar numa prova a Teoria Criacionista ao invés da Teoria da Evolução de Darwin, provavelmente ou a questão seria dada como errada ou seria anulada. As pessoas que corrigem as provas não devem ter nenhuma instrução de como proceder nessa situação, afinal, cada um tem uma religião, cada religião tem a sua maneira de interpretar a criação.
Se marcassem como errada a questão, estariam – não achei uma palavra mais adequada – reprimindo a religião da pessoa, que é no que ela acredita. Por outro lado, se considerassem, estariam colocando de lado tudo aquilo que nos foi ensinado desde a primeira série: que a Terra é apenas um pedaço de terra, água e seres humanos. Por isso acho que a anulação, ou ainda melhor, a não colocação dessa questão em uma prova de vestibular seria a melhor opção.
Em minha opnião , ambas as partes não tem provas comcretas, embora eu ache que “ Deus nos criou”. Não sabemos se somos imagem e semelhança de Deus – como diz a biblía – ou se realmente evoluimos dos macacos –embora não me lembro de comido tantas bananas - , Na minha humilde e sincera opinião, acho uma ironia as pessoas acharem que somos descendentes dos macacos apenas pela forma como andamos ou seguramos algum objeto. Isso não quer dizer que sou contra a Teoria de Darwin, quero dizer apenas que é uma TEORIA, portanto, pode ser questionada.


Turma : 210
Numero : 14
Tarde /

13 setembro, 2009  
Anonymous Dáphine Regina 209T said...

Definição: Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e etc.
Definição: Biologia é o ramo da Ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico.
O mundo possui várias idéias filosóficas e científicas, cada uma abrangendo aspectos completamente opostos. A teoria de Darwin conclui que somos descendentes de ancestrais comuns, porém a bíblia relata que Deus criou o universo.
È muito difícil acreditar em que tudo surgiu de uma grande explosão, ao
Mesmo de um único criador ... Esse tema é bastante polêmico, mas,
Eu acho que cada pessoa tem que ter o bom senso de saber separar uma coisa
Da outra, pois, tudo tem a hora e o lugar correto ! É obvio que uma pessoa não
Vai chegar na igreja contradizendo e falando que surgimos de nossos antepassados, ou uma pessoa responder uma questão de vestibular dizendo que viemos de um único criador.
Eu, particularmente sou católica, mas pra falar a verdade eu não sei ainda ao certo no que acreditar, pois eu acho que esse é um mistério que dificilmente será revelado. Então como eu disse antes vai do senso de cada um acreditar, procurar saber e estudar sobre os fatos para depois tirar suas próprias conclusões!
Enquanto eu estava lendo os textos dos outros alunos eu li um e me deparei com essa frase, acho que ela já diz tudo e é com ela que eu encerro o meu texto ..
“A ciência não existe para provar a bíblia;
a bíblia existe para orientar a ciência.” (Isaac Newton).

Bju Coréizitoo !

13 setembro, 2009  
Anonymous JeeH said...

Esse assunto, na minha opinião é o que mais gera polêmica e esse é mais um texto onde fica explícito a existência de uma certa "rivalidade" ou "parceria" entre cientistas e cristãos. Se na natureza tudo se transforma e nada se perde, e nós seres humanos fazemos parte dessa ecologia, é normal "transformarmos" nossas ideologias e conceitos em pró de nosso benefício, como no caso, ao fazer uma prova.
Como o que move o mundo são as perguntas, o homem inventou uma forma para que nem todas as respostas estivessem ligadas a Deus: a ciência; E nela se encontra todas as respostas ou "quase" todas. Existe um entrelaçe muito extenso entre Religião e Biologia, pois o que uma afirma de um jeito, a outra com bases científicas desmente,mas o que é totalmente evidente é que o ser humano seja feito do sopro de Deus ou de algum ancestral que ninguém sabe da onde surgiu, já nasce com livre arbitrio, então cada um tem sua escolha de ser cristão ou "científico". Nós não podemos afirmar com certeza absoluta, se Deus existiu, ou se as teorias de Darwin são as mais complexas, cada um acredita no que quer, eu por exemplo prefiro acreditar em Deus, pois se formarmos um teia de idéias desde a última até 1ª teoria comprovada pela ciência, eu tenho quase toda certeza que vai ter algo que vai ficar mal entendido e que ninguém saberá dar a resposta e é dai que eu tiro a explicação da grande porcentagem de ciêntistas e biólogos terem se declarado cristãos, mais uma vez Religião x Biologia ou Religião - Biologia. :D

Bom, a minha opinião é essa.
Obrigada Coréi sz !

Jéssica Laurindo nº 8 turma: 207t

13 setembro, 2009  
Anonymous Bianca Bolognani Lara - 211 said...

Quando a religião e a biologia falam sobre criacionismo são inevitáveis os conflitos, porém abrem discussões construtivas e que buscam em nós nossa própria opinião. Tenho minha fé, como também acredito muito na ciência. A ciência se baseia em fatos reais e experimentos, estudados e comprovados por especialistas. Já a religião se baseia na fé, nas escrituras da Bíblia e nos milagres. Minha opinião não é tão certa quanto gostaria, pois estão sempre esticando mais e mais essa difusão de opiniões a respeito. Como uma observação, queria citar que cada povo crê em seu Deus, ou deuses; outros negam sua existência. Cada povo interpreta de diferentes formas a religião, mas a ciência é de uma só forma, universalmente. E acho que este assunto não deveria ser cobrado em provas, porque é mais levado para o lado pessoal.

13 setembro, 2009  
Anonymous Diego Henrique Carvalho Laporte said...

Existem várias teorias a respeito da origem da vida, tanto religiosa quanto biológica.
Esse assunto é uma verdadeira polêmica porque o pensamento científico dominante explica a vida na Terra por evolução biológica das espécies, o que descarta a teoria de certas religiões baseadas na Gênese Bíblica, como por exemplo, o Criacionismo.
Por isso que a Religião e a Ciência há muito tempo não se entendem porque todas as vezes que ambas tratam do mesmo assunto, acabam criando teorias diferentes.


Diego Henrique Carvalho Laporte - N:6 - Turma:210

14 setembro, 2009  
Anonymous Erik Borges de Oliveira 211 T said...

Não que Religião e Ciência tenham que ser inimigas naturais, mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas, os conflitos são inevitáveis. O Criacionismo é um dos melhores exemplos. A Ciência, através da razão, e a Religião, através dos dogmas da fé, sempre tentaram explicar a origem do homem. Mas o mistério continua e a Bíblia é preservada como um livro que traz em seu interior os segredos da origem da humanidade, servindo através dos séculos como fonte de descobertas para a ciência e inspiração e vida para a fé religiosa.

14 setembro, 2009  
Anonymous Kaio henrique Paiva Alves Turma: 209T Nº14 said...

Religião e Biologia assuntos muitos interresantes.
A religião ajuda cada pessoa a acreditar em si mesmo mas a ciência ela é bem mais verdadeira pois ela quando está afirmando algo ela tenta comprovar com fatos a ciencia não é so falar pq eles querem provar com fatos.Na bíblia ela fala q Deus criou o mundo em 7 dias mas vc acha que ele poderia criar em 7 dias o universo? Na biblia fala q Deus criou Adão e Eva, mas vc acha q só os dois poderias fazer bilhoes de pessoas?
Na ciencia procura estudar fatos e prová-los q eles são verdadeiros, ciencia fala q nós temos em comum um ancestral do macaco o homo sapiens, pois eles provaram isso, só não sei como, na ciencia eles querem provar para todos q eles são mais verdadeiros q a biblia pois a biblia ela é para os q creem em Deus pois ela relata coisas q contaram para eles, na ciencia esses fatos q sãp narrados na biblia nada daquilo tem cabimento para eles, entaum ciencia baseado ne fatos e religiao baseada na fé, entaum eu acho q esses assuntos devem ser discutidos ao longo da vida.
Taah aew CÒREI...Flww

14 setembro, 2009  
Anonymous Bruna Oliveira Duarte said...

RELIGIÃO versus BIOLOGIA é sem duvida, um assunto, bastante polêmico em relação a origem das espécies e a origem de qualquer coisa relativa ao universo.
O que deve-se levar em conta é que nenhuma dessas "teorias" são totalmente concretas e verdadeiras, pois cada uma delas possui certo numero de "seguidores" que acreditam na mesma.
O que é assunto de destaque e que ouço muitas pessoas dizerem é que o conhecimento científico põe a fé em xeque. Mas quem comprova absolutamente cada uma dessas teorias? Quem acredita completamente nessas hipóteses?
Os Criacionistas alegam que a Teoria da Evolução é uma fraude com o objetivo de anular a Bíblia. Dizem que há uma conspiração secular que predomina no meio científico, com raízes provavelmente no Iluminismo e Positivismo, se não uma manobra ardilosa do próprio Satanás.
Afirmam que a verdadeira Ciência é a que afirma a glória de Jeová e confirma os ensinamentos da Bíblia. Acusam a Ciência de tudo o que eles próprios são também apropriadamente acusados por alguns de seus adversários: Pseudo Cientistas sem compromisso com a verdade e sim com crenças de uma religião ultrapassada a toda a história da civilização. Entretanto o meu objetivo não esticar mais esse 'duelo' de opiniões pessoais a respeito. Cada um pode acusar ao outro das mesmas coisas. Afinal o que é pior? Acreditar ou não em Deus? Estado vinculado ou não a Religião?
Então, com todas essas 'evoluções' que mundo está sofrendo, sem podermos afirmar se amanhã "comprovaram" mais uma hipotese sobre a evolução das espécies, em que devemos realmente acreditar se os criacionistas alegam sem provas uma teoria da biblía e os cientistas, como todo ser humano também se envolvem em erros e estagnações?
Na verdade, mesmo com todas essas 'informações' não posso dizer se acredito absolutamente em uma ou em outra hipótese. Eu seria muito imprudente dando uma opinião sem possuir conhecimentos o suficiente mesmo achando que não se trata só de sabedoria, pois, ninguém consegue julgar verdadeiramente essas teorias.
Enfim, como é possível que tantos indivíduos que passaram por instituições científicas de ensino superior defenderem propostas completamente irracionais e incoerentes com a Ciência?
E como é possível que criacionistas defendem o que não sabem exatamente? Será questão só de fé? E no caso da ciêcia, será que os próprios cientistas acreditam naquilo que nos fazem "ingolir" obrigatoriamente?
Nunca saberemos dessas respostas, isso é certo, pois como poderemos saber delas se nem os próprios "donos" dessas teorias não sabem objetivamente?

Bruna Oliveira Duarte nº 03 TURMA: 210t

14 setembro, 2009  
Anonymous Bruna Oliveira Duarte said...

RELIGIÃO versus BIOLOGIA é sem duvida, um assunto, bastante polêmico em relação a origem das espécies e a origem de qualquer coisa relativa ao universo.
O que deve-se levar em conta é que nenhuma dessas "teorias" são totalmente concretas e verdadeiras, pois cada uma delas possui certo numero de "seguidores" que acreditam na mesma.
O que é assunto de destaque e que ouço muitas pessoas dizerem é que o conhecimento científico põe a fé em xeque. Mas quem comprova absolutamente cada uma dessas teorias? Quem acredita completamente nessas hipóteses?
Os Criacionistas alegam que a Teoria da Evolução é uma fraude com o objetivo de anular a Bíblia. Dizem que há uma conspiração secular que predomina no meio científico, com raízes provavelmente no Iluminismo e Positivismo, se não uma manobra ardilosa do próprio Satanás.
Afirmam que a verdadeira Ciência é a que afirma a glória de Jeová e confirma os ensinamentos da Bíblia. Acusam a Ciência de tudo o que eles próprios são também apropriadamente acusados por alguns de seus adversários: Pseudo Cientistas sem compromisso com a verdade e sim com crenças de uma religião ultrapassada a toda a história da civilização. Entretanto o meu objetivo não esticar mais esse 'duelo' de opiniões pessoais a respeito. Cada um pode acusar ao outro das mesmas coisas. Afinal o que é pior? Acreditar ou não em Deus? Estado vinculado ou não a Religião?
Então, com todas essas 'evoluções' que mundo está sofrendo, sem podermos afirmar se amanhã "comprovaram" mais uma hipotese sobre a evolução das espécies, em que devemos realmente acreditar se os criacionistas alegam sem provas uma teoria da biblía e os cientistas, como todo ser humano também se envolvem em erros e estagnações?
Na verdade, mesmo com todas essas 'informações' não posso dizer se acredito absolutamente em uma ou em outra hipótese. Eu seria muito imprudente dando uma opinião sem possuir conhecimentos o suficiente mesmo achando que não se trata só de sabedoria, pois, ninguém consegue julgar verdadeiramente essas teorias.
Enfim, como é possível que tantos indivíduos que passaram por instituições científicas de ensino superior defenderem propostas completamente irracionais e incoerentes com a Ciência?
E como é possível que criacionistas defendem o que não sabem exatamente? Será questão só de fé? E no caso da ciêcia, será que os próprios cientistas acreditam naquilo que nos fazem "ingolir" obrigatoriamente?
Nunca saberemos dessas respostas, isso é certo, pois como poderemos saber delas se nem os próprios "donos" dessas teorias não sabem objetivamente?

Bruna Oliveira Duarte nº 03 TURMA: 210t

14 setembro, 2009  
Blogger Bruna :) said...

RELIGIÃO versus BIOLOGIA é sem duvida, um assunto, bastante polêmico em relação a origem das espécies e a origem de qualquer coisa relativa ao universo.
O que deve-se levar em conta é que nenhuma dessas "teorias" são totalmente concretas e verdadeiras, pois cada uma delas possui certo numero de "seguidores" que acreditam na mesma.
O que é assunto de destaque e que ouço muitas pessoas dizerem é que o conhecimento científico põe a fé em xeque. Mas quem comprova absolutamente cada uma dessas teorias? Quem acredita completamente nessas hipóteses?
Os Criacionistas alegam que a Teoria da Evolução é uma fraude com o objetivo de anular a Bíblia. Dizem que há uma conspiração secular que predomina no meio científico, com raízes provavelmente no Iluminismo e Positivismo, se não uma manobra ardilosa do próprio Satanás.
Afirmam que a verdadeira Ciência é a que afirma a glória de Jeová e confirma os ensinamentos da Bíblia. Acusam a Ciência de tudo o que eles próprios são também apropriadamente acusados por alguns de seus adversários: Pseudo Cientistas sem compromisso com a verdade e sim com crenças de uma religião ultrapassada a toda a história da civilização. Entretanto o meu objetivo não esticar mais esse 'duelo' de opiniões pessoais a respeito. Cada um pode acusar ao outro das mesmas coisas. Afinal o que é pior? Acreditar ou não em Deus? Estado vinculado ou não a Religião?
Então, com todas essas 'evoluções' que mundo está sofrendo, sem podermos afirmar se amanhã "comprovaram" mais uma hipotese sobre a evolução das espécies, em que devemos realmente acreditar se os criacionistas alegam sem provas uma teoria da biblía e os cientistas, como todo ser humano também se envolvem em erros e estagnações?
Na verdade, mesmo com todas essas 'informações' não posso dizer se acredito absolutamente em uma ou em outra hipótese. Eu seria muito imprudente dando uma opinião sem possuir conhecimentos o suficiente mesmo achando que não se trata só de sabedoria, pois, ninguém consegue julgar verdadeiramente essas teorias.
Enfim, como é possível que tantos indivíduos que passaram por instituições científicas de ensino superior defenderem propostas completamente irracionais e incoerentes com a Ciência?
E como é possível que criacionistas defendem o que não sabem exatamente? Será questão só de fé? E no caso da ciêcia, será que os próprios cientistas acreditam naquilo que nos fazem "ingolir" obrigatoriamente?
Nunca saberemos dessas respostas, isso é certo, pois como poderemos saber delas se nem os próprios "donos" dessas teorias não sabem objetivamente?

Bruna Oliveira Duarte nº 03 TURMA: 210t

14 setembro, 2009  
Anonymous Rafael Rocha Marques - 211 - nº19 said...

É um assunto difícil,porém,legal de se debater,pois se trata simplismente de 2 coisas que movem o mundo : Biologia e religião. As idéias das 2 são inversas, mas no fundo elas se completam...
O Darwin foi muito inteligente de escrever este livro,apresentando evidências da sua teoria. Mas a religião é milenar, e 'indiscutivel',e o Darwin foi muito corajoso de expor as suas idéias em um livro, 'desmentindo' a bíblia e defendendo a sua teoria. Eu achei o texto muito interessante por isso que eu disse acima,das idéias revolucionárias do Darwin e dele ter a coragem de expor elas... Mas eu não concordo com ela,sou do tipo que acredita em Deus como criador do universo _o/


flww Coréi =D

14 setembro, 2009  
Anonymous Pedro Vinicius Gomes 209T Nº 21 said...

A religião e a Ciência são assuntos a serem estudados.A religião nos fazem crer que existe uma pessoa,no caso conhecemos como Deus,ela nos relata que você deve ser uma pessoa boa enquanto vive por que se não você vai pagar muito caro por cada erro,para que tenha uma morte ‘’tranqüila’’.e se basear na fé, nas escrituras da Bíblia e nos milagres e que Deus criou o mundo em 7 dias. Mas a Teoria da Darwin nos fala que viemos de um ancestral comum, que não descendemos do macaco,ela nos diz que com o passar do tempo fomos modificados ate serem adaptados ao meio ambiente.A religião e a Biologia sempre andam juntas, uma idéia sem contrapõe a outra,mas, nenhuma das duas nos deu uma resposta exata.De onde viemos, e para onde vamos.Esse assunto causa muita polemica,mas mesmo com essas duvidas algumas pessoas opinam por seguir pelo lado religioso e outras seguem o caminho da ciência.

14 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Uma explicação suficiente para a criação e o desenvolvimento da vida, sugero que o limitado poder explicativo da evolução faz de Deus uma hipótese necessária.
Parece impossível reduzir tudo ao nível de um evolucionista subproduto. Deus fornece as bases para a realidade da verdade, da estética e da moralidade que a evolução não pode.
No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
É claro que outras pessoas, cristãs e não cristãs discordam, de Darwin, mas para os nossos propósitos, é suficiente para perceber que não havia sentido imediato que a evolução destruiu a fé cristã, limita-se pela concepção do que significou para que Deus seja o criador. para cada pensamento uma cabeça
Existe um ditado que diz: _ “me digas com quem tu andas que di direi quem tu és”, na verdade cada um tem sua opinião então só basta ter fé para conseguir chegar ate o criador.

Rosyane Santos Diamantino nº:23 TURMA:208T

14 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Lucas Ribeiro Moreira Nº: 17 Turma: 209 TardeeE



Esse é um assunto muito polêmico, ele causa discussoes e ate mortes no redor do mundo.
Nessa briga igreja vs ciência, teoricamente nao há ganhador, pois ambos os lados apresentao provas diversas.
Quando falamos em religião dizemos sobre fatos em que a experiência, observação e medição não são basicamente necessários, basta ter fé e acreditar em que sua religião lhe propõe.
Quando citamos sobre biologia deixamos de lado a fé de sua religião, para realizar experiência, medições e observação como referencia.
Não acho que tudo que a ciencia fala é absoluto, afinal os ciencistas vivem em constantes pesquisas para provar o que eles dizem são verdades, mais com tantos avanços e com tantas provas cientificas concretas.
O mundo possui várias idéias filosóficas e científicas, cada uma abrangendo aspectos completamente opostos. A teoria de Darwin conclui que somos descendentes de ancestrais comuns, porém a bíblia relata que Deus criou o universo.
È muito difícil acreditar em que tudo surgiu de uma grande explosão...
Algumas pessoas , qe tem 'mente aberta' procuram conheçer e entender a biologia , a ciencia , a filosofia . outras
se prendem a religião e seus ensinamentos e nao se deixam abrir pras novas ideias do mundo .
Para mim , é extremamente necessário conheçer , os novos meios de progredir e as novas descobertas , pois elas
podem ser nosso passaporte para um futuro vantajoso.




=P

14 setembro, 2009  
Anonymous Tales Arêdes/212T/24 said...

Esse texto gera muita polêmica, pois eu sou cristão e acredito sim que DEUS fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Mas também não discordo da ciência não, porque ela também procura a verdade. Quando falamos em religião dizemos sobre fatos em que a experiência, observação e medição não são necessário, basta ter fé e acreditar em que sua religião lhe propõe.
Quando citamos sobre biologia deixamos de lado a fé de sua religião, para realizar experiência, medições e observação como referencia. Mas eu acho a teoria de Darwin um pouco errada, pois ele fica completamente contra os católicos. Essa é a minha opinião sobre esse assunto.

14 setembro, 2009  
Anonymous Laerte Geraldo Silva Souza said...

Assunto dificíl de se descutir.porque cada um tem uma opiniao e dizer se oq Darwin diz é sim verdade ou nao é meio dificíl porque entre tantos boatos que surgem fica dificíl de você dizer se é sim verdade oq ele afirma.e sobre a ciencia e a religiao outro fator bem complicado de se discutir até porque a cienciaquando ela afirma alguma coisa é porque atras daquela afirmaçao estao provas,pesquisas etc.e a religião diz oq está escrito na biblia ela segue algo que esta escrito mais que nao tem uma prova concreta todos seguem o que está escrito e pela fé quem na religiao que se encontra..
Nao acho de forma alguma certo dizer se Deus criou ou nao os humanos,a vida,o mundo pq tudo q está escrito ou tudo q dizem pode ser ou nao uma verdade,mais se nao exitiu um Deus quem criou a natureza? quem foi tão perfeito pra criar criaturas belas e que concerteza o ser humano nao seria capaz de construir tamanha perfeiçao entao na minha opiniao concerteza tem q ter alguem inteligente o suficiente pra fazer um trabalho igual esse que foi feito.
Estava lendo os comentarios de algumas pessoas e li uma frase que achei muito interessante e acho q vale a pena postar no meu comentario também, essa frase diz tudo.“A ciência não existe para provar a bíblia;
a bíblia existe para orientar a ciência.” (Isaac Newton0)

Flw Córei..!







*Nome: Laerte Geraldo Silva Souza
*Nº 11
*Turma:211
Escola: Estadual Central

14 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião O mundo ainda é um mistério. Apesar das idéias científicas, filosóficas e crenças que nos acercam desde os primeiros séculos, poderíamos abrir nossos corações para sentir apenas o mundo e segui-lo a partir da nossa transformação para o presente.Mas a Teoria de Darwin nos fala que viemos de um ancestral comum, que não descendemos do macaco,ela nos diz que com o passar do tempo fomos modificados ate serem adaptados ao meio ambiente.O mundo possui várias idéias filosóficas e científicas, cada uma abrangendo aspectos completamente opostos. A teoria de Darwin conclui que somos descendentes de ancestrais comuns, porém a bíblia relata que Deus criou o universo.A ciencia tambem vem dos avanços da tecnologia mas na minha opinião não existe ciencia para provar a biblia !!! .



Fernando Smith N°8 Sala 208

15 setembro, 2009  
Anonymous Tales Arêdes/212T/24 said...

Esse texto gera muita polêmica, pois eu sou cristão e acredito sim que DEUS fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou. Mas também não discordo da ciência não, porque ela também procura a verdade. Quando falamos em religião dizemos sobre fatos em que a experiência, observação e medição não são necessário, basta ter fé e acreditar em que sua religião lhe propõe.
Quando citamos sobre biologia deixamos de lado a fé de sua religião, para realizar experiência, medições e observação como referencia. Mas eu acho a teoria de Darwin um pouco errada, pois ele fica completamente contra os católicos. Essa é a minha opinião sobre esse assunto.

15 setembro, 2009  
Blogger Blog said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15 setembro, 2009  
Blogger Blog said...

a frase em que Darwin apresentou em A Origem das Espécies, ideias revolucionárias - a teoria da seleção natural que diz que todos os seres vivos são descendentes de um ancestral comum e as diversas espécies surgiram por uma lenta e gradativa sequência de diferenças, que quando favoráveis à sobrevivência e à reprodução do organismo, tendem a ser preservadas nas gerações seguintes. Darwin teve vários problemas na época da divulgação de suas idéias pois uma das conclusões que se pode tirar dos seus estudos é que não há criadores.Hoje há muitas pessoas que acredita somente na religião.
Eu não estou do lada de nenhum nem da teoria cientifica nem religiosa ,por que ninguem pode comprovar se deus é homen ou mulher,ou se o mundo foi criado por deus ou pela eclosão de duas estrelas.

Wallace Ewerton Pereira Silva 209T
N°24

15 setembro, 2009  
Anonymous Jaqueline Tamires Pinto Aguiar - 209 said...

Achei muito interessante o que a Daphine disse acima : "O mundo possui várias idéias filosóficas e científicas, cada uma abrangendo aspectos completamente opostos. A teoria de Darwin conclui que somos descendentes de ancestrais comuns, porém a bíblia relata que Deus criou o universo.[...]Eu acho que cada pessoa tem que ter o bom senso de saber separar uma coisa
Da outra, pois, tudo tem a hora e o lugar correto !"

Na minha opinião, tudo no mundo, mostra que existe um Deus.Mas isso não significa que eu não acredite na ciência.A estudos hoje em dia que podem nos ajudar muito.

Há oposição em tudo, e cabe a nós acreditar ou não

Há grande polêmica nesse assunto, e eu acho que é necessário separar uma coisa da outra, e com certeza, reafirmando o que minha amiga Daphine disse, o bom senso deve ser usado.Seria tolo da parte de alguém marcar em uma prova do vestibular que existe um Criador Divino, do mesmo jeito que seria tentar provar o que a religião afirma.
A solução para isso, é cada um escolher o que quer seguir.

é isso o que eu acho.
esperoo ter contribuido em alguma coisa ^^

abraçãao Coréi.

Nome: Jaqueline Aguiar - N°: 12
Turma: 209

15 setembro, 2009  
Anonymous Thais Santos said...

Quando se trata de religião x ciência é difícil saber quem está
falando a verdade.
Eu fui criada acreditando em Deus e nos milagres que ele fez,mas tem algumas horas em que eu fico em dúvida,penso se os cientistas podem estar certos sobre algumas coisas.
A ciência busca na observação prática,a comprovação dos fenômenos ocorridos na natureza,e a religião busca o entendimento, os acontecimentos,na natureza da forma que
Deus criou.
Para os cientistas,a religião não explica os fenômenos que ocorrem
no universo,para a ciência todos os fenômenos naturais, ocorrem
através de um profundo conhecimento científico e prático explicados e comprovados por
experiências sucessivas e lógicas
sobre todo movimento e fenômeno evolutivo da Terra.


Uma dica de livro que trata um pouquinhoo essa discussão de religião x ciência
é o "Anjos e Demônios" de Dan Brown
religião x ciência, ele é muito bom, vale a pena ler !

É isso aíi Coréei..
Bjooo !


Nome: Thais Santos
Nº: 23
Turma: 207

15 setembro, 2009  
Anonymous Isabella said...

Na minha opinião,se for em uma prova é claro que estará certa a teoria de darwin e não a do gêneses.Darwin afirma que não há criadores nem um Criador por trás da seleção natural e que isso é um fato mas a teoria dele tambem não seria um fato?
O que eu penso é que somente uma mente brilhante poderia criar coisas tão perfeitas como por exemplo uma planta "respira" mas como se ela não tem pulmão ou diafragma? São Mistérios que só Deus pode nos explicar pois a mente de Deus é infinita e a nossa é finita. Mas para mim não existe certa ou a errada,apenas acredito na teoria do Gêneses pois está na crença de cada um.
Nome: Isabella Cristina R. Ramos
Nº: 07 Turma: 207

15 setembro, 2009  
Anonymous larissa said...

Na minha opinião se fosse em uma prova o criador dela deveria ter a completa certeza de suas afirmativas ao contrario qualquer opção marcada seria valida afinal nenhum de nós podemos afirmar que Deus criou a Terra em sete dias ou demorou tempos para cria-lá.Enfim...a ciencia seje talvez algo que algumas vezes tenha explicação,mas a religião é uma coisa que a cada dia depende mais das crenças de cada um...Sou católica,mas tem várias coisa que não creio muito por isso que acho que cada um tem sua religião e acredita sua religiao e em suas crenças!!!

Nome:Larissa Edelwaiss Hott
Nº:10 Turma:207

15 setembro, 2009  
Anonymous Rafael Henrique dos santos said...

Rafael henrique do Santos n° 18 turma:207
Acho q biologia e religiao tm muitas coisas em comum
muitas coisa na religião
tem ligação com a biologia.
para muitos a bologia e a explicação de tudoo ,e a religiao e apenas lenda ou mitos invetados
mais para outros a religiao e a explicação de muitar coisas da biologia
e levam a religião mais fundo.
A religiao utrapasa a biologia
pq quem tem uma religiao
tem um fé muito grande q as vezes nem preciza ver para acreditar.
a biologia e sempre bazeadas em fatos.
Entao muitas coisas ficam sem explicação , pq nem tudoo acontece aos olhos dos homems .
biologia ou religião no final
tudo tera uma explicação

15 setembro, 2009  
Anonymous Naomy said...

A ciência e a religião deveriam andar juntas na busca pela verdade , ambas tem grande importancia , mas que não devemos de crêr em um duvidando do outro , penso que se todos juntassem as duas idéas poderiam chegar a alguma conclusão . Mesmo sabendo que é dificil acreditar em alguma das duas origens , alguns tem a fé e acham que o lado de Deus foi o verdade e tem outros que acham que a teoria dos cientista é a verdade , ja que ninguem chegou a alguma conclusão , junte os dois ... Em uma questão de prova eu colocaria a opção Darwin, para mim é a correta .


Nome : Naomy Santiago Neves
N°: 18
T : 210

16 setembro, 2009  
Anonymous SERGIO LUIS BELTON FERREIRA said...

É muito comum vermos notícias em revistas ou jornais tratando do suposto conflito entre a Ciência contra a Religião.
Acredito sim que, ciência e religião podem conviver juntas. O fato de eu crer no criacionismo ou no evolucionismo não vai mudar nada na minha vida. Tem gente que crê cegamente na ciência, outros que crêem cegamente na religião. Eu não estava vivo (pelo menos até onde sei) há bilhões de anos atrás para ver se, de fato, alguma outra forma de vida deu origem ao que somos hoje.
A Ciência tem seu lado bom e seu lado mau assim como a Religião. Acho que as pessoa deveriam acreditar nas duas, em suas formas puras. Não acreditem cegamente que os carros movidos a gasolina existem por acaso. Eles existem para financiar as grandes petroleiras. E também não acreditem cegamente na castidade: um velho artifício que a Igreja encontrou de pilhar suas fortunas sem que os rebentos dos padres virassem playboys milhonários, dando um passeio com suas Ferraris luxuosas.


Sérgio Luis Belton Ferreira nº 23
209 Tarde

16 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Não gosto muito deste assunto Coréi mas, me aprofundei em pesquisas para saber mais sobre o assunto, e neste paragráfo encontrei a compreenssão do texto;
"A Bíblia descreve a Criação como uma espécie de representação artístico-poética, interpretando a vida, enquanto Darwin tentou descrever a vida e a Criação como um observador." Enquanto as ciências naturais existem para explicar, a religião, a cultura e a arte servem à compreensão da vida. "Deste modo, ciência e religião não são concorrentes, mas sim formas distintas de descrever a vida, que não são mutuamente redutíveis."
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4041875,00.html

Camila Teixeira Rehfeld
N°-06 212

16 setembro, 2009  
Anonymous Breno Penha Gonçalves sala:210 said...

A partir do século XIX cristalizou-se uma imagem de que a relação entre religião e ciência é sempre uma relação de conflito,
de que essas duas formas de entender a realidade não são conciliáveis ou não se comunicam. O livro Construindo pontes entre a ciência e a religião tenta mostrar que esse é um diálogo possível, que pode inclusive ampliar o conhecimento do mundo seja de cientistas, seja dos intelectuais da tradição religiosa. São treze artigos divididos em três partes: Metodologia, Campo Científico e Campo Religioso. Organizado pelos teólogos Ted Peters e Gaymon Bennet do Center for Theology and Natural Sciences, em Berkeley na Califórnia, Estados Unidos, com a maioria dos articulistas ligada a este Centro, a principal contribuição da obra é ressaltar a importância de se construir pontes entre ciência e religião num mundo global influenciado ao mesmo tempo por esses dois campos.
A teoria da relatividade de Einstein desafia directamente a noção de tempo em fluxo, comum para a maioria dos teólogos, ao eliminar dois pressupostos: de que o tempo presente e de que o ritmo em que o tempo flúi do futuro para o passado são compartilhados por todos os observadores. Em contrapartida, a relação entre a causalidade divina e a natural destaca o desafio para a ciência do século XXI. Aqui a teologia trabalha num esforço de aproximação ou adequação entre a acção divina e as leis naturais deterministas. O teólogo John Polkinghorne, citado no livro, interpreta a teoria do Caos com ênfase na sua imprevisibilidade. A partir daí ele sugere que a natureza é causalmente aberta e, portanto, aberta à possibilidade de que Deus actue sobre ela sem suspender, nem violar a Lei Natural.

17 setembro, 2009  
Blogger Lucão said...

nome : lucas bakir freitas
n : 16
turma :209


Essa batalha entre a religiao e a ciencia que ja ocorre a anos e bastante complicada de ser resolvida
por um lado a religiao que tem o conceito baseado na fe por outro a ciencia que tem os calculos desenvolvidos etc
a ciencia pode prova seus atos duas experiencias tento a sim uma reposta mas algumas dessas responstas vao se alterando ao longo dos anos pois o mundo vai se alterando
a religiao por outro lado nao tem como comprova suas tezes mas tem casos no qual que a ciencia nao tem explicaçao ae fica a duvida em que acredita em que o mundo foi feito em sete dias por um homem superior ou uma grande explosao .
se essa questao caisse no vestibular acho que dependeria de cada pessoa pra respondela em qual religiao a pessoa cre se ela nao cre em nada mas acho que nao tem como corrigir essa questao pois e uma questao sem resposta
acho que cabe a cade pessoa no que se sentir melhor acreditar seja de qualquer religiao ou nao .
Religiões são Teorias? Sim. Não estou criticando nenhuma Religião, pois todas estão certas dentro de suas convicções. Mas pensando ceticamente, qualquer crença não comprovada cientificamente não passa de uma Teoria.
Mas e a Ciência?
Bom, ciência para mim é isto: Jogue um objeto para cima. Se ele cair, a ciência provou que existe a força da gravidade. Se eu pedir uma prova, a qualquer momento, você pode simplesmente jogar um objeto para cima que ele vai cair. É ciência! Agora, e se eu pedir a um místico para me provar a existência de espíritos, por exemplo, agora, neste momento? Ele pode provar?
não estou dizendo que não acredito em espíritos !!!!!!
e se deus for uma galinha ??
mas temos casos que a ciencia tambem nao pode explicar mas aciencia a cada dia tenta aprimorar seus estudos enquanto a igreja fika com o mesmo a sunto
lhes pergunto onde esta essa tal salvador agora ??
deixando bem claro que eu nao tenho nada contra religiao independente de qual seja
mas acho q isso tudo depende de cada pesooa em si cre ou n crer
e isso
flw corei abras !

17 setembro, 2009  
Anonymous Guilherme Amaral Barros - 210 said...

O conceito aceito por todos hoje em dia é que a terra foi feita por DEUS. Se for olhar pelo lado mundial, muitas poucas pessoas pensam que a terra não foi criada por DEUS. Mas ai que vem, olhando pelo lado científico, "DEUS NÃO EXISTE"! Na ciência tudo tem que ser provado com materiais existentes. Por isso existem vários tipos de estudos, só que cada um mostrando uma imagem diferente. Por isso ficamos tão confusos com esse mundo pequeno!

17 setembro, 2009  
Anonymous URL said...

Só uma dica ai... Para não ficar aparecendo sua pagina do orkut, clica encima da foto com botao direitu e clica COPIAR URL e cola aki! Fica bem mais fácil porque ai não precisa carregar orkut e nada. Ja aparece a foto como se fosse uma pagina diferente!

17 setembro, 2009  
Anonymous karina said...

BIOLOGIA & RELIGIÃO

São duas coisas totalmente opostas.
A Religião é um conjunto de dogmas e doutrinas que explicam as coisas como: aconteceu porque Deus quis. A Biologia é o estudo dos seres vivos: sua estrutura, funcionamento, evolução, distribuição e inter-relações, explicam os acontecimentos com várias teorias.
Com tanta diferença entre seus conceitos, fica difícil saber qual é a certa, pois cabe a cada um escolher para si o que acha que é correto, mas lembrando que pessoas que acreditarem que viemos de Adão e Eva, têm que lembrar também que na Biologia, é uma hipótese de que seres humanos descenderem de macacos e com o passar da evolução macacos viraram macacos e homens que descendiam do mesmo viraram realmente homens.
A Biologia e a Religião, jamais concordariam uma com a outra se esse fato (religião= Deus e biologia= evolução...) continuar sendo o pivô de cada uma.



NOME: Karina do Nascimento Fernandes
TURMA: 209 N°: 15

18 setembro, 2009  
Blogger Falker said...

Nossa... A ciência e a religião são coisas que realmente andam juntas, porém as duas não tem o mesmo conceito das coisas.
Um exemplo, é na religião espírita, na qual as pessoas acreditam em projeção astral, na qual nossa alma sai do nosso corpo toda noite, e volta quando agente acorda, e na ciência, chamam isso de sonho lúcido, e não acreditam que isso tenha a ver com alma, ou religião, acreditam que isso é tudo coisa da nossa mente.
Mesmo assim, a ciência e a religião não devem ficar em lados opostos, pois com a ciência foi comprovado muitas coisas que a religião falava.
Não que Religião e Ciência tenham que ser inimigas naturais, mas todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas, os conflitos são inevitáveis. O Criacionismo é um dos melhores exemplos.
E uma coisa que vem pertubando a muitos religiosos, é saber que os cientistas não estão do lado de Deus, por que os cientistas falam que Deus não criou nada, e que foi tudo causado pelo big-bang.
A Bíblia diz q com o aumento da ciência o amor de muitos se esfriariam, e já estamos vendo isso.

18 setembro, 2009  
Anonymous Victor Matheus T. Faria said...

Biologia X Religião

Este assunto gera muita polêmica, pois tanto os religiosos quanto os cientistas buscam a verdade sobre a origem da vida, mas cada um se distingue a uma idéia diferente.
Charles Darwin apresentou a idéia de que todos os seres vivos são descendentes de um único ancestral, e surgiram apartir de uma evolução biológica das espécies, de acordo com os fatores de sobrevivência, reprodução do organismo, climas e locais de diferentes temperaturas surgiram outras espécies.
Já os Religiosos(Cristões) são definidos por crença, etnia e códigos morais estabelecidos na população, eles apontam que a Origem da Vida tenha surgido através de Deus, que tenha criado diversos seres vivos entre eles uma mulher(Eva) e um homem(Adão) a propósito de continuar a arvore genealógica.

NOME:Victor Matheus T. Faria
TURMA:210 N°:24

18 setembro, 2009  
Anonymous jessica lobo santos said...

BIOLOGIA E RELIGIÃO
*Biologia:é o estudo da vida(bio:vida e logia:estudo)
*Religião:é a religaçao com Deus com o homem.
A biologia com a religiao ela nao sao adivisidade,pois na biologia eles dizem q o homem foi decedente do macaco,quando na verdade o homem é feito por Deus a sua imagem semelhança!
jessica lobo santos
sala:209T n:13

18 setembro, 2009  
Anonymous jessica santos said...

*Biologia:é o estudo da vida(bio:vida e logia:estudo)
*Religião:é a religaçao com Deus com o homem.
A biologia com a religiao ela nao sao unidas por varias adiversidade,pois na biologia eles dizem q o homem foi decedente do macaco,quando na verdade o homem é feito por Deus a sua imagem semelhança!
jessica lobo santos
sala:209T n:13

18 setembro, 2009  
Anonymous Festa Level Up said...

Ae galera festa da level up dia 02 de outubro as 21h no espaço brasil.

18 setembro, 2009  
Anonymous maalu caldeira said...

Maria Luiza Rocha Caldeira . numero : 14 turma : 211
BIOLOGIA & RELIGIÃO :]
Na minha opinião somos todos frutos da fertilidade desse planeta . É muito confuso querermos acimilar
o dito e o contardito .
Os nosso conheçimentos , baseiam-se que fomos criados por um ser de elevação moral , por DEUS . conheçemos
a historia de que o mundo foi criado em sete dias , qe somos descendentes de adão e eva , conheçemos
a historia da maçã e etc.
Com o tempo , surge a evoluçãao e novas portas vão se abrindo , e novas descobertas começam . a mudar
o rumo da histórias , a ciencia e a biologia surgem como o oposto, elas buscam respostas , elas buscam descobertas
e provas .
Apesar de acreditarmos na biologia , nao abrimos maãos de nossa religião e principios . ''Darwin teve vários problemas na
época da divulgação de suas idéias'' , ateé hoje noós seres humanos preferimos o certo pelo duvidoso e muitas
vezes não aceitamos ouvir , novas opiniões e idéias , julgando-as sem conheçer .
Algumas pessoas , qe tem 'mente aberta' procuram conheçer e entender a biologia , a ciencia , a filosofia . outras
se prendem a religião e seus ensinamentos e nao se deixam abrir pras novas ideias do mundo .
Para mim , é extremamente necessário conheçer , os novos meios de progredir e as novas descobertas , pois elas
podem ser nosso passaporte para um futuro vantajoso.

''Somos a confusa consequencia das condições de tempo e espaço que podem acontecer em qualquer lugar do universo.''


aê Coréei :]
Beeeiijãaao !

18 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

nome:camila pereira oliveira N:3 turma 207 concordo como que o Henrique disse pois o homem foi criado por deus,porem as teorias de darwin se confirman desse modo os seres ficam confusos sobre a religião e a ciência e assim não sebem em quem acreditam porque a religião afirma que fomos criados por deus atrvés de Adão e Eva, já a ciência afirma que fomos criados através do homoerectus até serem evoluidos para o que somos hoje mas eu acredito naquilo que eu sempre ouvi na verdade por isso darwim sempre esteve em conflito com a igreja porque ele era um homem revolucionário e afrente do seu tempo descobriu uma das maiores conquistas da história da ciência a evolução mas a igreja coloca fatos e parábolas do dia-a-dia mas no final de tudo isso pois de uma serta maneira devemos confiar nas duas tanto na religião quanto na ciência comprovam fatos que ocorrem em nossas vidas por isso é que religião e ciência devem estar sempre unidas pois assim chegaram á uma única verdade.

19 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais, contradiz a crença religiosa na criação divina, tal como é apresentada na Bíblia, no livro de Génesis. As discussões que o livro desencadeou se disseminaram rapidamente entre o público, criando o primeiro debate científico internacional da história


Ricardo Marques dos Santos
208

21 setembro, 2009  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião eu acho que a Bíblia descreve a Criação como uma espécie de representação artístico-poética, interpretando a vida, enquanto Darwin tentou descrever a vida e a Criação como um observador, No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo. E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
É claro que outras pessoas, cristãs e não cristãs discordam, de Darwin, mas para os nossos propósitos, é suficiente para perceber que não havia sentido imediato que a evolução destruiu a fé cristã, limita-se pela concepção do que significou para que Deus seja o criador.

Nome: Paolva Vaeleska n:18 turma: 208

23 setembro, 2009  
Anonymous Cássia Lorena de Almeida Q. n:03 turma:211 said...

Bom, no meu ponto de vista, os nosso conheçimentos baseiam-se que fomos criados por um ser de elevação moral ,ou seja, por DEUS. Conheçemos
a historia de que o mundo foi criado em sete dias , que somos descendentes de Adão e Eva , entre outras.
Com o tempo , surge a evoluçãao e novas portas vão se abrindo para que novas descobertas começem a surgir.
E dessa forma tudo vai se transformando. A religiao e a biologia surgem com o mesmo objetivo (que é provar como tudo começou)mas com ideias opostas, elas buscam respostas , elas buscam descobertas
e provas .
Bom,entao tirando uma pequena conclusao a religião e a biologia são duas formas muito opostas de "ver o mundo" onde cada uma quer mostrar diferentes aspectos de acontecimentos ainda nao provados por nenhuma delas, que no final vão chegar a um mesmo resultado ..... 'estamos aqui e é isso mesmo'.

vlw.

nome:Cássia Lorena de Almeida Q.
turma: 211

24 setembro, 2009  
Blogger Vanessa Cristina said...

“Religião e Biologia“... bacana o nome, é tipo, Café com leite, totalmente diferentes, mas quando se juntam ficam (espaço para uma palavra q eu não sei qual é) !!
Achei esse pedacinho num site e achei interessante:
O livro “A Origem das Espécies” foi um dos livros mais importantes da história da ciência, e ele se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.
Bom, Darwin foi um grande escritor, do mesmo jeito q o Coréi é um bom professor... (puxando saco)
Ficou muito legal seu resumão Coréei ;)

Nome: Vanessa Cristina da Silva Barbosa
Número: 22
Turma: 211

07 outubro, 2009  
Anonymous Camila said...

Religião X Biologia. Essa rivalidade sempre existiu durante toda a trajetória humana. Para explicar a existÊncia do homem sempre houve muitas teorias, a de Darwin é a mais aceita, mas não temos fatos comprovados cientificamente que ela seja verdadeira pois esta é baseada em deduções e semelhanças do homem com o macaco tornando "possível" o homem ter derivado deste atravé da evolução. Nunca se terá certeza ABSOLUTA que a teoria de Darwin é verdadeira e que realmente viemos do macaco.
Quanto a teoria de que Deus criou todas as coisas, inclusive o homem, e que Ele existe, para mim é a que tem maior probabilidade de ser comprovada, pois estudiosos já concluiram que Jesus Cristo e Davi, por exemplo, que são relatados na Bíblia, realmente existiram, tanto é que o fato de Davi ter matado um gigante apenas com um estilingue já foi comprovado cientificamente!
Essa 'guerra" sempre existira pois o homem nao teve ainda recursos de comprovar realmente qual das duas é verdadeira.
Se o homem tivesse vindo do macaco, hoje ja teriamos outros seres derivados dos humanos, o que contesta mais uma vez a teoria de Darwin.
A escolha por uma dessas ideias depende da fé de cada um e da criação que recebeu. Não adianta muito ficar discutindo sobre isso, pois ciencia e relião nunca vão entrar em um concenso!
Acredito que quando este mundo acabar e todos nós estivermos perante DEUS todos vão saber qual é a "verdadeira verdade"!
E então esta prevalecerá para sempre sem nenhuma contestação.

Camila de Castro Quintão Nº5 Turma: 208T

20 outubro, 2009  
Blogger estilos said...

THAYSSA RODRIGUES 208
Pesquisando sobre Darwin, li que seus filhos afirmam que antes de morrer, Darwin se converteu...
Voltando no inicio do que escrevi, para acreditar no surgimento do universo pela ciência ou pela biblia, é preciso ter fé... agora, pq não acreditar em Deus?
A ciência a muitos anos vem tentando explicar e contradizer a bíblia, enquanto ela (a ciência), vem apresentando teorias que de tempos em tempos mudam..
mas ai a ciência nos responde,e com base nesta resposta fazemos a mesma pergunta “e quem criou...”e assim sucessivamente.È por isso que eu prefiro acreditar q há um criador para todas as coisas,não desmerecendo ou criticando a ciência,até porque se não fosse ela talvez eu nem estaria aqui hoje,mas sim pelo simples fato de acreditar que existe um Deus.
esse assunto, se fosse fácil não taria essa polêmica toda ate os dias de hoje.Esse assunto é igual aquela pergunta "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha"uns falam que é o ovo outros que é a galinha,mais acredito que a primeira galinha surgiu com a criaçao de Deus pois Deus criou um par de animais,em fim...Cada um tem suas critícas e seus elogios.
Continuando na minha opinião:A biologia e a religião têm mais coisas em comum do que possam imaginar. Ambas compartilham o fascínio por coisas que não se podem ver.
Tipo muitos pensam da seguinte maneira "acredito na ciência, até onde ela pode explicar. A partir daí, temos que deixar nas mãos de Deus. São mistérios que só a fé pode resolver

26 outubro, 2009  

Postar um comentário

<< Home