quinta-feira, junho 22, 2006

Re-salvem às baleias

O Japão ter perdido por 4 x 1 da seleçinha ( Ronaldinho, Cicinho, Juninho, Robinho e outros inhos) é plenamente normal. O que é uma aberração é ter conseguido apoio para uma moção contra a proibição global de caça às baleias. Por enquanto, o Japão respeita a moratória à pesca comercial de baleias desde que foi forçado em 1986 a parar com a carnificina destes cetáceos. Mesmo assim, junto com a Islândia, usa uma brecha na proibição para uma pesca “científica” de baleias. A Noruega é o único país que ignora a proibição. Engraçado. Países aparentemente desenvolvidos usando a caça como atividade comercial e até mesmo turística! O país dos samurais é muito valente nos filmes de artes marciais. Em compensação no campo e no mar...

Mais de 25 mil baleias foram caçadas e mortas desde que a moratória entrou em vigor.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sabe porque gosto dos japonêses? Eles não me incomodam em nada. Eles moram do outro lado do mundo. A última vez que sairam de seu reduto provocaram milhares de mortes no mundo. Depois os assassinos norte-americanos, como é de seu feitio, se vingaram em cima de suas mulheres, velhos e crianças com as duas bombas de Hiroxima e Nagazaki.

22 junho, 2006  
Blogger Cristiano Contreiras said...

Hoje eu sofri de ansiedade, nesse jogo, viu?!

mas, valeu. E muito!

abraço

22 junho, 2006  
Blogger NIVALDO RIBEIRO said...

Os japoneses tbm não me incomodam em nada. Mas essa da caça a baleia é realmente um absurdo! Fora isso, o que seria do mundo sem a revolução tecnológica implementada, em grande parte, pelos japas?

Abraços!

22 junho, 2006  
Blogger Flávio said...

Marco, realmente um absurdo qualquer tipo de apoio ao morticínio de animais!

22 junho, 2006  
Blogger Taia said...

Absurdo!!!!!!
Sem palavras...
Bj

22 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

É como a gente sempre diz por aí...
Tanta tecnologia avançada. Tanta pompa. Tanta riqueza.
E eles ainda demonstram um lado primitivo.

"E o de cima sobe e o de baixo desce".
É triste!

22 junho, 2006  
Blogger Markus said...

Realmente, lamentável o fato da ultima reunião no aspecto das baleias, os caçadores tenham se levantado da mesa com vitória, mesmo que parcial. Dentro os processos cíclicos que presenciamos na humanidade, tendemos a retroceder em assuntos que anteriormente eram considerados encerrados. O ser humano ainda é muito torpe!

22 junho, 2006  
Blogger Al Berto said...

Viva Marco:

O Japão não tem vergonha mesmo.
E a comunidade internacional deveria ser muito mais interventiva nesta situação degradante.

Conheci o seu blog através do Kafé.
Gostei do que vi. Voltarei. Parabéns.

Um abraço

22 junho, 2006  
Blogger Matilda Penna said...

É um absurdo essa matança de baleias, é um absurdo essa moção, aqui as baleias certa época do ano entram na baía para passear antes de acasalar, são tão lindas!
Mais de vinte e cinco mil? Dá aflição, dá mesmo.
Abraços e obrigada pela visita, :).

22 junho, 2006  
Blogger Anna Flávia said...

Eh lasca isso. Tsc
Isso só vai ter fim qnd não sobrar mais nenhumazinha... =\

bjss

22 junho, 2006  
Blogger André Gondim said...

É cruel como o homem pode buscar instintos tão primitivos para se saciar.

[]´s

22 junho, 2006  
Blogger Laurinha said...

Realmente, um absurdo essa estoria, nao eh?
O Japao perdeu feio hoje, e olhe que eu cheguei a ficar com medo de que fossem ganhar, com o Zico de tecnico. Mas que nada, foi uma goleada. Mas que eu quase fiquei sem voz, eu fiquei. hehe!

22 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

oi marco aurélio, passei no blog do cláudio pra comentar e seu comentário me chamou a atenção.. Vim saber a história completa... E estou chocada.... Tão desenvolvido em algumas coisa, mas tb tão ignorantes em outras... Ah, sobre o jogo, foi maravilhoso hein... beijosssssssssss

22 junho, 2006  
Blogger resíduodigital said...

a brincadeira com a má temática possível da caracterização do número como lingugem me é bem próxima... 'como alguém pode gostar de um troço que é por si só mátemática?' eu dizia desde o pré...

..classe a tua boatemática!

22 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Cara, eu não sabia desse esquema da moção. Tá loco que absurdo.
É... parece que eles não são tão inteligentes quanto parecem.

23 junho, 2006  
Blogger Carlos Medeiros said...

Sou contra a qualquer matança de animais...

23 junho, 2006  
Blogger Tom said...

Oi Marco. Muito obrigado pela sua visita ao meu blog. Tomara que vc volte sempre e vire freguês do "Mundo Diferente".

Quanto aos Japoneses, eles são seres programados para matar, isso desde às épocas mais antigas. Conseguir fazê-los parar é algo, praticamente impossível, pois eles tem o maior poder do mundo, o poder do dinheiro.

Uma pena mesmo, pois a humanidade perde com essa caça predatória. Pois caça científica é só uma fachada, pelo menos na minha opinião.

Forte abraço,

Tom

23 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

MESMO NÃO CONCORDANDO COM A MATANÇA DAS BALEIAS, ACHO QUE PARA ELES DEVE SER UMA QUESTÃO DE HÁBITO OU SOBREVIVÊNCIA...ASSIM COMO NÓS MATAMOS NOSSOS BOIS E FRANGOS, TLVZ!!!

23 junho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi, achei esse blog legal.

Hoje não é mais justificavel consumir baleias por sobrevivencia, mas o é por hábito. Por que seria diferente de um povo que se alimenta da matança de bois ou galinhas em cativeiro?

Por serem as baleias seres inteligentes? Se nós acreditamos que Darwin está certo, todos temos um parentesco com outros animais, em maior ou menor grau. As baleias podem nos ser próximas, mas elas em absoluto fazem parte de um mundo isolado. Todos os animais possuem inteligencia, em niveis variaveis. Bois, porcos, caes sao serem inteligentes, podem nao ser tanto quanto uma baleia ou golfinho, mas sao. Portanto, nao se pode justificar a proibicao da caça às baleias por causa disso.

A verdade é que os defensores da proibicao da matança de baleias o são por causa da possibilidade de extinção.

O que aconteceria se as baleias nao estivessem mais em extinção? O que se vai alegar? Que dá dó matar seres inteligentes? Não, isso não é convincente pois bois também são dotados de cérebro e morrem do mesmo jeito, e em quantidade muito maior.

O que está acontecendo agora é se colocou em dúvida se as baleias estão mesmo em extinção. Na verdade, nao é facil contar baleias. Envolve estimativas que, claro, podem estar erradas. E se elas não estão mais em risco, não há mais motivo para a proibição.

Voltando à questão do hábito, se um povo, independente de ser japonês ou não, consome tal carne por questões culturais, quem pode dizer que uma cultura é superior à outra?

24 junho, 2006  

Postar um comentário

<< Home