quinta-feira, janeiro 31, 2008

Línguas Indígenas Brasileiras em extinção



O Brasil é um pais multilíngüe. Temos cerca de 190 línguas faladas no país, línguas que são ininteligíveis entre os falantes, isto é, não são dialetos de uma mesma língua e sim várias línguas diferentes. Destas línguas muitas estarão brevemente extintas porque as etnias que as falam foram e continuam sendo exterminadas quer física quer culturalmente. Estamos planejando eu (Wapte), minha colaboradora lingüista e uma estudante de mestrado, uma viagem à selva amazônica no Acre para tentar obter dados da língua Nukini da família Pano. Esta língua só tem dois falantes. Duas senhores idosas, uma delas com câncer avançado. Nosso plano é estudar a língua, criar para ela um alfabeto (ela é ágrafa) e escrever cartilhas que poderão ser usadas pelos professores indígenas locais e assim salva-la da extinção. Já fizemos isto com sucesso com a língua Shanenawa (Acre) também da família Pano.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

douglas s. amorim - ex-aluno do pedro 2 em 2005-06....ola, fico contente em saber que o genocidio de nossas etnias esta sendo evitado por colaboradores conscientes ... apesar de nao ter muito a ver com o post, eu faço o mesmo em outra area....ajudo a preservar atraves de academias e incentivos nosso forró universitario...o pe de serra... que tambem vem sofrendo um grande genocidio....nao estou em bh mas o que puder fazer pelos respectivos comentados(como concientizaçao na cidade onde moro)....estarei pronto...qualquer coisa me deixe um e-mail no endereço acima...obrigado!!!

01 fevereiro, 2008  

Postar um comentário

<< Home