sexta-feira, agosto 25, 2006

O Monopolo magnético ainda não foi encontrado.

Um imã tem dois polos. Quando um imã é quebrado em dois, cada um dos pedaços constitui um dipolo N-S. Até o presente, não se descobriu nenhum constituinte da matéria possuindo as propriedades de um monopolo magnético. A inexistência de monopolos magnéticos é um fato experimental de alta relevância no eletromagnetismo. Existem razões teóricas para se acreditar que não é possível encontrar um imã com apenas um polo. Você acreditaria se alguém anunciasse que encontrou um monopolo magnético?

17 Comments:

Anonymous Anônimo said...

no vei,maneroo..
flow

25 agosto, 2006  
Blogger Vanessa Anacleto said...

Entendo xongas mas estou passando pra deixar um abraço, bom fds. bjs

25 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Onde vc achou essa resposta????
www.pudim.com.br

25 agosto, 2006  
Blogger a d´almeida nunes said...

Bendito electromagnetismo!
Sabe, Marco, sou radioamador há mais de 20 anos, CT1CIR (www.qsl.net/ct1cir) e é graças a essas benditas ondas electromagnéticas que nós operamos através de todo o mundo, nas mais variadas frequências e modos (AM, FM, Onda curta, SSTV, TV, GPS, RTTY, Morse já em desuso, Satélite, etc).
Então como vai a vida? Trabalho pelo que vejo.
Um grande abraço.
António

25 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Pedro Henrique Campos do ruii...
Fala Marco Aurelio..blog ta show...
po esse cara dentro de sala de aula é gente fina...aprendi a gosta de matematica por causa dele..
As coisas q ele fala se refletir um poco sempre vai ta certo..
abraçao ai continua asssim...
e qualquer dia vou aparecer na sinuca,vai toma um cora.kkkkkkkk
abraçao

25 agosto, 2006  
Blogger Ricardo Rayol said...

caraca, monopolo no meio de gorilas é uma otima teoria da conspiração

25 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

imã...para que serve?
Se não sabe pesquise.Pesquisou e não entendeu,pergunte ao seu professor.Acredito ser esse o objetivo do Boatemática.Então galera,deixem a "preguiça" no baú e mãos à obra.
Pesquisem!Leiam quantas vezes for necessário,mas não deixem os links do nosso querido professor cair no vazio.
acesse o site www.guia.heu.nom.br/magneto

"Percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências.O que não tem os olhos abertos para o mistérioso passará pela vida sem ver nada".
Albert Einstein(1879-1955)

Olha a vida passando...
Um abraços aos alunos do Marco!
Jaqueline/Líria

26 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Senhor,para que serve um bebê?
Em uma de suas palestras,nos anos de 1840 0 cientista Michael Faraday ilustrou o comportamento peculiar de um imã e de um bocado de fio enrolado cujas pontas estavam ligadas em um medidor elétrico.Ele queria mostrar que era capaz de reproduzir com isso uma corrente elétrica.E realmente o fez;movendo o imã próximo do rolo de fio,o ponteiro do medidor saía do zero,indicando a passagem de uma corrente elétrica.
Ao terminar a palestra,um homem do auditório se aproximou de Faraday e disse:"Sr.Faraday,o comportamento do imã e do rolo de fio foi interessante,mas para que poderá servir?"
E Faraday,educadamente respondeu,com outra pergunta:
"Senhor,para que serve uma criança recém-nascida?"
Foi precisamente tal efeito-a indução eletromagnética-,cuja utilidade se viu questionada tão ingenuamente por um membro do auditório,que Faraday usou para desenvolver o gerador elétrico que,pela primeira vez,tornou possível obter energia elétrica barata e em grande quantidade.
A demonstração de Faraday foi uma criança recém-nascida que cresceu e se transformou num gigante.
E agora com o tal imã monopolo?Nascerá outro bebê?
Alunos,leiam novamente o link do Marco e reflitam.

imã monopolo...para que serve?

Jaqueline/Líria

26 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

sem comentarios, falou tudo!!!!!

valeu!!!

27 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Parece que seus leitores não notaram que isso que vc escreveu é uma grande brincadeira. Ou não leram tudo ou não entenderam!

27 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Fabio!Eu não só entendi a briancadeira como deixei em aberto a frase imã monopolo...para que serve?
Por essa razão que sugeri que lessem o post com mais atenção para pelo menos tirar alguma coisa que realmente tivesse conteúdo para os alunos.Parece que algo do texto (imã dipolo)serviu para alguma coisa,não é?Talvez alguém realmente não tenha entendido a "brincadeira",ou não leu direito,(isso eu não sei)mas defendo àqueles que não tenham entendido e por isso vale perguntar de novo:Qual é a finalidade do nome Boatemática?Com uma boa leitura facilmente identificamos o "real e a fantasia" desse blog.Mesmo nessa brincadeira o Marco fez valer uma parte da física que eu soube tirar proveito.Existem blogs e sites mais sérios para alunos que realmente se ineressam por pesquisas,acho que não seria o caso desse.
E aí Marco,qual é a finalidade do nome Boatemática?
Beijos!
Jaqueline

27 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Sou leitora assídua deste blog. Já presenciei algumas brigas de leitores por causa de vaidades e tendências agressivas neste e em outros blogs. O Marco Aurélio recentemente teve que “agüentar” uma dessas. Teve até que deletar o post. Me pareceram um tanto agressivos os comentários da Jaqueline e da Líria. Gostaria que elas percebecem onde estão freqüentando e pensassem nisso.

28 agosto, 2006  
Blogger Unknown said...

Marco, o blog continua inteligente e instigante.Dizem os teóricos da comunicação da escola americana que o blog ou polemiza, ou morre.
O Boatemática, então, vai muitíssimo bem obrigado.
Até para os maus alunos na matéria, como eu.
Grande abraço.

28 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marco,pela primeira vez fiz um comentário no seu blog e vc viu o atrito que deu.Você conhece bem minha'alma e sabe que jamais teria a intenção de tornar minhas palavras agressivas.Se aos
olhos dos outros leitores isso também ocorreu,então,peço-lhes desculpas.
Fiquei mal com o comentário da "expectadora".Não me fez bem e vc sabe o porque.
Mais uma vez peço desculpas aos seus leitores.

Beijos!
Jaqueline

28 agosto, 2006  
Blogger WAPTE said...

Olá pessoal.!

Se alguém me falasse que encontrou um monopolo magnético, eu ficaria muito surpreso e um pouco decepcionado. Isto porque acho as equações de Maxwell são uma maravilha da natureza. Se vocês se lembrarem do curso de eletromagnetismo, pensarão imediatamente na lei de Gauus. Lembrem-se de que vocês envolviam uma região do espaço com uma superficie, (tem que ser uma manifold de 2 dimensões!!) e que a Divergência do campo elétrico vetorial na supérficie era igual à carga dentro do volume envovido pela superfície. Pois bem, isto porque existe carga elétrica. Se por um acaso existisse carga magnética, ou seja o monopolo magnético, então a divergência do vetor campo magnético na superfície de uma manifold seria diferente de zero e igual a "carga" do monopolo. Entretanto pelas equações de Maxwell esta divergência é nula.
É isto!.

28 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo said...

O Gorila sagrado míope das montanhas do sul do Himalaia me falou q o monopólio magnético foi encontrado...num sei aonde num sei como...soh sei q Chuck Norris e Pudim atacaram de novo

30 agosto, 2006  
Blogger Mano Negra said...

Parece que agora descobriram, pelo menos foi o que apareceu na revista Nature.

13 outubro, 2009  

Postar um comentário

<< Home