segunda-feira, março 15, 2010

Prismas e cristais


Os prismas são formas típicas de cristais. Os Cristais
aparecem comummente na formação de moléculas como no caso do sal de cozinha(NaCl). Um Cristal Iônico é um sólido isolante formado por íons positivos e íons negativos, que se atraem com forças Coulombianas. O exemplo mais simples é o cristal de NaCl, onde o íon de Na+ e íon de Cl- atraem-se eletrostaticamente para formar o cristal. Um cristal ideal tem seus íons distribuídos periodicamente, formando a rede cristalina, e por isso são freqüentemente encontrados na natureza com belas formas externas, que refletem a sua estrutura microscópica. O homem aprendeu a produzir em laboratório muitos desses cristais, a partir de compostos químicos puros. Os prismas e os cristais tem várias aplicações na física e na construção de objetos ópticos. Você sabe como funcionam os prismas, objetos transparentes que mudam de cor quando expostos à luminosidade? Feitos de vidro, os prismas decompõem a luz branca nas sete cores - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O efeito ocorre quando as cores que formam o branco atravessam o vidro de um prisma, cada uma delas sofre um desvio em seu curso; ao voltarem para o ar, os feixes de luz estão separados, seguindo direções distintas entre si. Daí a aparição de raios independentes, de diversas cores. Os prismas mais comummente encontrados na natureza são os hexagonais e bipirâmides bem como os bipirâmides biexagonais e bipirâmides. A maioria dos cristais é formada de maneira irregular, pois algumas faces dos cristais se desenvolvem melhor e são mais pronunciadas que outras; contudo, o ângulo entre as faces permanece sempre constante.Muitos minerais ocorrem em uma combinação de várias formas cristalinas, por exemplo, octaedro e cubo. Como exemplo temos a Calcita que possui 80 combinações conhecidas. Para ler mais consulte na internet. Para mais informações em sites razoáveis, basta clicar aqui. ou aqui Boa pesquisa !!!







6 Comments:

Anonymous Pachecão said...

Irmãozinho
Legal a conexão que fez entre a Geometria Espacial e de como ela aparece de maneira diversa na física e na natureza!
parabens!
abraço

15 março, 2010  
Anonymous Kivia said...

Saudade das suas aulas de Geometria Espacial!
gostei
bj

16 março, 2010  
Anonymous STRONGEST said...

Parabéns pelo seu trabalho e empenho no observatório. Obrigado pela atenção dispensada lá sabado passado! Os brutos também gostam de ciência!
"Forte" abraço

17 março, 2010  
Anonymous Wika said...

Por favor fale sobre cristais do ponto de vista esoterico!

18 março, 2010  
Anonymous ÂNGELA said...

Sobre o comentário acima:
Você não deve conhecer o Marco Aurélio. Se ele quisesse falar sobre cristais do ponto de vista esoterico ele teria falado. Ele DETESTA essas coisas de esoterismo. Ele é um cientista. Não me leve a mal mas essa é a verdade!!!

18 março, 2010  
Anonymous Danilo said...

Prarabéns prof. Marco Aurélio por mostrar para seus alunos e para nós frequentadores deste blog que a matemática não é tão árida como se tem apresentado nas escolas!!
abraço a todos

21 março, 2010  

Postar um comentário

<< Home