quinta-feira, outubro 30, 2008
quinta-feira, outubro 09, 2008
quinta-feira, outubro 02, 2008
um pouco sobre PSICANÁLISE

O ego é a sede da consciência. Freud o considerava como o executivo da personalidade. Está numa relação de dependência quanto às reivindicações do id, bem como quanto aos imperativos do superego e às exigências da realidade. Embora se situe como mediador, encarregado dos interesses totais da pessoa, sua autonomia é apenas relativa.
O papel do superego é semelhante ao de um juiz ou de um censor em relação ao ego. Freud vê na consciência moral, na auto-observação e na formação de ideais as principais funções do superego. O superego tenta inibir os impulsos do id, principalmente os relativos ao sexo e à agressão.
De acordo com Freud, os estágios do desenvolvimento psicossexual são:
Fase Oral: primeira fase da evolução da libido (instinto, desejo sexual). Nela, o prazer sexual está ligado de forma predominante à excitação da cavidade bucal e dos lábios quando acompanha a alimentação.
Fase Anal: fase situada aproximadamente entre 2 e 4 anos. É caracterizada por uma organização da libido sob o predomínio da zona erógena anal. A relação de objeto está impregnada de significações ligadas à função de defecação (expulsão-retenção) e ao valor simbólico das fezes.
Fase Fálica: caracterizada por uma unificação das pulsões parciais sob o predomínio dos órgãos genitais. A fase fálica corresponde ao momento culminante e ao declínio do complexo de Édipo – ver COMPLEXO DE ÉDIPO.
Fase Genital: fase do desenvolvimento psicossexual caracterizada pela organização das pulsões parciais sob o predomínio das zonas genitais. Compreende dois períodos, separados pelo período de latência: o período fálico (ou organização genital infantil) e a organização genital propriamente dita, que se institui na puberdade. Certos autores reservam a denominação “organização genital” para este período, incluindo o período fálico nas organizações pré-genitais. Este texto será completado segundo o interesse dos frequentadores deste blog e que dão crédito as bobagens que falo!