quarta-feira, setembro 10, 2008

acelerador LHC


Hoje é um dia histórico na física de partículas! Feixes de prótons dão volta completa no acelerador LHC Genebra, 10 set (EFE).- A primeira tentativa de colocar em circulação um feixe de milhões de prótons no acelerador LHC, o mais potente do mundo, do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), terminou hoje com sucesso, ao conseguir que as partículas dessem uma volta completa no enorme túnel circular de 27 quilômetros. O êxito deste primeiro teste de funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) foi muito comemorado pelas dezenas de cientistas presentes na sala de controle do organismo, que aguardavam com expectativa o resultado. "Tenho certeza de que funcionará", disse o diretor-geral do CERN, Robert Aymar, minutos antes do início do teste, em um ambiente ainda cheio de expectativa. O diretor do projeto LHC, Lyn Evans, tinha anunciado antes que não era possível saber quanto tempo o feixe demoraria para fazer uma volta completa, o que ocorreu em pouco mais de 50 minutos. Um feixe de um bilhão de prótons conseguiu atravessar os 27 quilômetros do anel em oito períodos, como estava previsto. O anel é dividido em oito partes, e o primeiro teste de hoje consistiu em lançar o feixe e conseguir que passasse pela primeira. Em seguida, foi lançado novamente e o feixe atravessou a primeira e a segunda, no terceiro lançamento correu pela primeira, a segunda e a terceira partes, e assim sucessivamente. A idéia era comprovar que todo o sistema funciona, que cada peça fez o que tinha de fazer, e indicar que tudo ocorreu como programado. Evans assinalou que o objetivo é poder lançar hoje novamente o feixe, para que ele faça todo o percurso sem interrupções. O feixe, que é do tamanho de um fio de cabelo, foi lançado em sentido horário, e se tudo funcionar corretamente e há tempo, pode ser possível que se lance na direção oposta. No entanto, está descartado para hoje o choque de prótons, o que deve ocorrer em alguns meses, depois da realização de todos os testes necessários. Com isso, os cientistas esperam recriar as condições no Universo pouco depois do "Big Bang" e identificar novas partículas elementares que revelem dados muito importantes sobre a natureza do cosmos.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

http://www.secretaria.ruibarbosa.net/index.php

16 setembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

gostaria de saber como os cientistas fazem pra fazerem com que os protons girem ao mesmo tempo em direçoes opostas. muito obrigado m_paula@hotmail.com

18 setembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

essa teoria de que se não der certo, pode abir um buraco negro na terra é verdadeira?

23 setembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Claro que não e verdade, qualquer leigo sabe que a força empregada no Big Bang foi milhões de vezes superior a força empregada nesse projeto. Cada uma viu, rsrs.

23 setembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

mesmo tendo sucesso a experiençia poderá causar um buraco negra, é verdade, mas seria um buraco negro de tal forma pequena que quaisqueres compostos quimicos abundantes em matéria poderiam i
inverter a funçao anti-materia de eese buraco negro.

24 setembro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

A questão do buraco negro sim e verdadeira mas o força empregada seria tão nula que o tamanho seria milhões de vezes menor que um grão de areia e não viveria o equivalente a 10 elevado -27
ou (ou 0,0000000000000000000000000001 segundo).

24 setembro, 2008  
Blogger Marcus Vinicius said...

É verdade que o LHC pode ser a primeira maquina do tempo que se tem noticia? ou é tudo boato???

11 outubro, 2008  
Blogger Unknown said...

GRACIEL DIAS _ HOLAMBRA - SP BRASIL

To preocupado com esse tal de LHC, pois e se der errado eu nem consegui escrever o meu livro.... plantei já uma árvore, fiz um filho, pelo menos eu acho que é meu e o livro.... aaaiiii to mal na fita!!!!!!!!

27 outubro, 2008  
Blogger Unknown said...

GRACIEL DIAS _ HOLAMBRA - SP BRASIL

To preocupado com esse tal de LHC, pois e se der errado eu nem consegui escrever o meu livro.... plantei já uma árvore, fiz um filho, pelo menos eu acho que é meu e o livro.... aaaiiii to mal na fita!!!!!!!!

27 outubro, 2008  
Anonymous Anônimo said...

Essa maquina pode ser o feichamento de um ciclo que já é muito evidente mais vai se tornar mais ainda..o ser humano é sim capaz de se superar,dando certo essa pode ser considerada a maior descoberta que o homem ja fez!

Beijo me liga!

06 novembro, 2008  
Anonymous jean said...

em questao do acelerador de particulas pode criar algum atamo anti-materia e entrar em choque com a materia e criar alguma energia eletrostatica ?

07 junho, 2009  
Anonymous Anônimo said...

A circunferência de 27Km é o suficiente para um portal para a 4ª dimensão, isto é, quarta vertical, mundo etérico, mundo eletro-magnético, mundo jinas... assim com é o triângulo das bermudas (entrada) e existe um portal em Honduras que serve de saída.

09 novembro, 2009  
Blogger Fábio Júnior said...

Se, por acaso, viesse à ser criado um micro buraco negro e o mesmo fosse alimentado por alguma força, não haveria a possibilidade de um crescimento incontrolável capaz de sorver meia Terra?

22 fevereiro, 2010  

Postar um comentário

<< Home