sexta-feira, janeiro 29, 2010

Morreu J. D. Salinger autor de 'O Apanhador No Campo de Centeio'

Ao invés de falar dele prefiro falar um pouco sobre sua melhor e mais famosa obra:

'O Apanhador No Campo de Centeio'

O livro relata um final de semana de Holden Caulfield, um garoto de 17 anos de origem rica de Nova York. Caulfield estudava em um colégio interno para rapazes. Volta para casa no inverno depois de ter sido reprovado em quase todas as matérias. Voltando para casa, vai refletindo sobre tudo o que viveu e vai pensando no “torra” que ia levar da família quando chegasse. Holden, demonstra sua visão de mundo e tenta vislumbrar um caminho para o seu futuro. Antes de se encontrar com os pais, procura pessoas que marcaram sua vida (um professor, uma ex-namorada, sua irmãzinha) e tenta lhes explicar o turbilhão que passa em sua mente. Não há nada demais no livro; É apenas o relato de um adolescente voltando para casa. O interessante no livro é ser uma história de e para adolescentes, e não um livro recomendado para leitura na escola. Foi talvez a primeira vez que o universo típico dos jovens foi analisado a fundo e exposto naturalmente, sem nenhuma pretensão ou didatismo. As idéias, conceitos, bobagens, burrices, e toda a loucura de ser jovem, nunca tinham sido traduzidos de uma maneira tão profundamente sintonizada com a realidade. Cabe lembrar que antes do Apanhador não existia o que há chamamos hoje de uma "cultura jovem". Nos anos 50, época em que o livro foi escrito ( não muito diferente de hoje, passados 60 anos) ser jovem era apenas estar em um estágio detestável entre uma criança e um adulto, uma transição que tinha que passar o mais rápido possível e sem maiores consequências. O Apanhador ajudou a sociedade a se tornar mais atenta de como é “osso” ser jovem. O livro marcou época pelo uso de gírias”pesadas” para a época, e expressões e referências de baixo calão - que já eram usadas pela “galera” da época. Salinger colocou em Holden Caulfield, de forma realista e convincente, tudo o que se passa na cabeça de um rapaz de 17 anos: as preocupações com o futuro, a incerteza de todo o mundo que passa por esta fase, as garotas (evidentemente!)... Tudo de uma maneira que nunca havia sido vista antes, com liberdade de estilo, inteligência e um raro sentimento de proximidade com o universo jovem.O Apanhador é um dos livros indispensáveis na formação de qualquer jovem que deseja compreender melhor a si mesmo, e como o mundo o enxerga! Apesar da cara de doido nesta foto, podem acreditar! Ele era uma cara tímido e modesto em relação a seu talento .Isolou-se em uma casa no topo de uma montanha. Confiram. Vale a pena ler!!

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Astrônomos dizem que planetas habitáveis devem ser encontrados em até 5 anos


















A Nasa e alguns importantes cientistas dizem que, dentro de quatro ou cinco anos, eles devem descobrir o primeiro planeta similar à Terra onde a vida poderia se desenvolver, ou já se desenvolveu. Para saber mais clique aqui.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

O inferno de Dante

O COROT-Exo-7b é um um exoplaneta diferente dos outros planetas extrassolares já descobertos. É formado por rochas e água em forma de vapor. Sua temperatura local é de aproximadamente 1.000 °C. Foi descoberto em Fevereiro do ano passado e é um dos menores planetas fora do sistema solar até então conhecidos. Tem um raio 80% maior do que a Terra e foi descoberto pelo satélite CoRoT que está concentrado em encontrar exoplanetas. Deve ter sido um gigante com proporções similares a Júpiter, mas perdeu matéria ao longo do tempo até ficar apenas 70% maior do que a Terra. Tem a densidade similar a do planeta azul apesar de sua massa ser 5 vezes a massa do nosso. Encontrar um planeta rochoso “similar” a Terra é mais um passo na luta para encontrarmos vida em outro lugar no Universo. É o que esperamos.
A propósito! Quem acredita em vida fora da terra?

sábado, janeiro 02, 2010

2. Observatório Astronômico da Serra da Piedade – UFMG


Hoje estou indo novamente para o observatório e lá passarei a noite. Observe esta foto tirada lá ao amanhecer! linda não é? Dá última vez que estive lá há exato um mês, estava chovendo muito e não pudemos observar o céu, mas assisti uma conferência do professor Bernardo Riedel que me deixou extasiado. Versou sobre “A Origem da Vida na Terra e Vida no Universo”. Pena que não filmei!!! Quem se interessar em ir ao Observatório ou conhecer contato comigo neste blog. Abaixo segue a programação de hoje:

PROGRAMAÇÃO 02 DE JANEIRO DE 2010


CONHECER O OBSERVATÓRIO
Entrada entre 17:00 e 23:00h

AULAS COM RECURSOS MULTIMÍDIA
18:30h- Aconteceu no Início de 1610
Prof. Renato Las Casas (UFMG-OAFR)

20:00h- Raios Cósmicos
Prof. Alaor Chaves (Professor Emérito-UFMG/ICEx)

21:30h- Gravitação
Prof. Benedito Jonas Franco (Professor Aposentado-UFMG/Física)


LABORATÓRIO INTERATIVO

Ondas
Sabrina Priscila e Tatiana M. Campos (Monitoras OAFR)

OBSERVAÇÕES

Telescópio Principal
Júpiter e Nebulosa de Órion

Telescópios Amadores
O que for de interesse do visitante

se quiser conhecer o site do observatório, basta clicar aqui