quinta-feira, janeiro 31, 2008

Línguas Indígenas Brasileiras em extinção



O Brasil é um pais multilíngüe. Temos cerca de 190 línguas faladas no país, línguas que são ininteligíveis entre os falantes, isto é, não são dialetos de uma mesma língua e sim várias línguas diferentes. Destas línguas muitas estarão brevemente extintas porque as etnias que as falam foram e continuam sendo exterminadas quer física quer culturalmente. Estamos planejando eu (Wapte), minha colaboradora lingüista e uma estudante de mestrado, uma viagem à selva amazônica no Acre para tentar obter dados da língua Nukini da família Pano. Esta língua só tem dois falantes. Duas senhores idosas, uma delas com câncer avançado. Nosso plano é estudar a língua, criar para ela um alfabeto (ela é ágrafa) e escrever cartilhas que poderão ser usadas pelos professores indígenas locais e assim salva-la da extinção. Já fizemos isto com sucesso com a língua Shanenawa (Acre) também da família Pano.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Lulla quer "aliviar" ruralistas.


Lulla pretende"ajudar" a bancada ruralista do Congresso no adiamento do pagamentode parte da dívida dos agricultores e pecuaristas, estimada em R$ 140 bilhões (ogoverno alega que a não prorrogação da CPMF deu um rombo de 40 bilhões!!?), 70% mantida junto ao Banco do Brasil. Os ruralistas pressionamo ministro Mantegapara que adie o recebimento de cerca de R$ 30 bilhões em débitos que vencementre janeiro e março. As dívidas sãoprovenientes de recursos emprestados pelo Banco do Brasil ou instituiçõesfinanceiras que movimentam fundos constitucionais para plantio, compra demáquinas e armazenamento. Os juros são os mais baixos possíveis da ordem de6,75% (para nós mortais 138%) ao ano. Querem ainda diminuir esse juro. Abancada ruralista tem 116 deputados que têm um peso fundamental para o governo votar os projetos que aumentam o IOF e a CSLL.




quinta-feira, janeiro 17, 2008

Analfabetismo e Eleitorado



Dos 127 milhões de eleitores do Brasil, 58% não completaram o primeiro grau (6,5% são anlfabetos). 38,6% têm até o nível médio e 3,4% nível superior. O Nordeste sózinho tem 4,2 milhões de eleitores analfabetos, número maior que a soma de 4 milhões de todas as outras regiões do Brasil. Dados do Tribunal Superior Eleitoral, relativos a 2007.
Vocês acham que existe alguma correlação entre os resultados eleitorais no Brasil e essa qualificação do eleitorado?

sexta-feira, janeiro 11, 2008

?

Esse blog tá meio abandonado. Pensei em escrever algo mas tantas coisas me vieram na cabeça que fiquei paralisado. Se alguem ainda estiver me visitando, que tal lançar algum tema? Prometo que escreverei sobre qualquer sugestão.

abraços...

quarta-feira, janeiro 02, 2008

FELIZ 2008