sexta-feira, setembro 29, 2006

Viva o Pudim

Hoje é aniversário do Arthur, meu primo preferido. Muitos acham ele muito doido. Não acho. Talvez eu também seja. Acho sim, ele muito precoce e espirituoso. Gosta muito de Rock and Roll e de um futebolzinho. Hoje a noite vou na casa dele onde acontecem as minhas festas preferidas.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Rock in laje

Amanhã lá no colégio Rui Barbosa vamos fazer um som em cima de uma laje. Os alunos não falam em outra coisa. Será por volta das 10 da manhã. Lembro-me de que quando ia tocar nas escolas em que estudei não conseguia dormir na véspera. Os professores nunca participavam e muito menos davam valor. Ainda bem que tive a sorte de pode fazer o contrário. É muito bom ter a chance de misturar no meio deles. Vou uma música da Cássia Eller, duas do Skank, uma do Cláudio Zolli e no final uma do Creedence que já testei em sala e acredito que vai mexer com a "galera". Tomara que amanhã chegue logo.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Yamaha RD 350

Esta moto é um dos ícones da década de 70. RD 350 “Tampa de Caixão”. O apelido é pelo fato dela acelerar muito e como tinha freio a tambor era quase impossível pará-la.Muitos morreram por isso. Daí alcunha. Esta da foto já tinha freio a disco. Modelo 1973 . Acho-a linda. Foi um de meus sonhos materiais da adolescência. Na arrancada ela "faz" muitas motos de motor quatro tempos de 750 cilindradas. Vi isso várias vezes no alto da avenida Afonso Pena, aqui em Belo Horizonte. Ainda vou ter uma de preferência igual a essa só que verde musgo.Babem amigos!

domingo, setembro 24, 2006

Tá tudo bem no pais do carnaval

Não me julgo neurótico em relação a ameaça de um novo golpe militar no país ,mas uma nota divulgada no site do Clube Militar, que inclui as três forças armadas, me preocupou um pouco. Escreveram que "a sensação é de perigo iminente à Democracia" por causa dos últimos escândalos políticos no Brasil. Foi assinada pelos presidentes do clube Naval, Militar e da Aeronáutica. Eles não se manifestavam há muito tempo. Sofri muito com a ditadura por causa de meu pai e espero não passar por isso novamente. Com os episódios recentes de violência em SP vi crescer um certo saudosismo de 64. Coisa de quem não viveu de verdade o período. Acho que essa nota é só para cumprir tabela. As forças armadas não gozam mais do prestígio de outrora. Até os bandidos sabem disso. Acho melhor eles protegerem os seus quartéis e evitarem as invasões com o intuito de roubo de armas. Enquanto isso vamos curtir o primeiro lugar da segunda divisão do campeonato brasileiro de futebol.

Clicando aqui você confere na íntegra a nota do Clube Militar.

sábado, setembro 23, 2006

Foi tão real!

Toda vez que subia em algo acima do nível do chão, conseguia levantar vôo. Voar é muito bom. Você nem imagina. Dá uma sensação de liberdade que só vendo. O vento bate com força no rosto e tudo lá em baixo fica pequenino e passa depressa. Numa dessas fui a Amazônia . Não sei quanto tempo levei. Fui pelo litoral nordestino e depois virei a esquerda. Em outra ocasião voei tão rápido que voltei no tempo. Precisam ver como são grandes os dinossauros, mesmo quando vistos de cima. Não tive coragem de descer. Só vi uns brontosaurus e uns poucos triceratops, mas quem sabe poderia aparecer um tiranossauro rex? Fiz amizade com um pterodáctilo. Cara gente boa. Um tanto quanto solitário.Já tentei forçar uma ida na casa da minha avó materna lá em Governador Valadares. Ambas já não existem mais.Nem ela nem sua casa.A vista do pico do Ibituruna e do rio doce devem ser demais.Um dia ainda vou lá.
Não adianta forçar. Pode fechar os olhos, tentar não se mexer, controlar a respiração e ir esvaziando a mente. O transe vai chegando e se bobear o galo canta e está na hora de ir trabalhar. Só acontece por acaso, não adianta tentar.Outro dia contarei como tenho conseguido mover as coisas usando apenas a mente. Muito bom. Quase tão bom feito voar.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Só queria um pouco de ar

É incrível como simultaneamente coisas tão diferentes podem acontecer, pensou enquanto tomava ar junto a janela e ouvia o jogo de cartas no bar em frente. Uns se divertindo e outros apenas querendo respirar, resmungou baixinho. Não se lamenteva. Estava apenas nervoso com a falta de ar e com as risadas que vinham do estabelecimento etílico. Já eram duas horas da manhã e aqueles desocupados não paravam de fazer barulho, reclamou com a irmã mais velha que acordou e veio ver o que ele fazia. Perguntou docemente, já sabendo a resposta, o que fazia na janela.Devia estar com uns cinquenta anos quando os primeiros sintomas respiratórios começaram a se manifestar. Quase toda noite desde então tinha que se levantar pois a dificuldade de respirar não o deixava dormir. Ás vezes exausto, conseguia pegar no sono. Era hora de trabalhar. Saiu no horário de sempre. Almoçou no mesmo lugar e quando chegou em casa para fechar o ciclo rotineiro, a única coisa diferente era que seu jornal não tinha sido entregue. Como ia fazer para matar o tempo naquela madrugada quando acordasse sem ar? Teve uma idéia. Lembrou do revolver que seu tio-avô tinha deixado de herança.

quarta-feira, setembro 20, 2006

Professor Amarante


Irei reescrever esta postagem. Preferia que o Wapte fizesse isso.

O Tablado


Quer fazer palhaçada em sala?
Que faça para a gente no:

TABLADO!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Falta de limite

Se você acha que sua escola é bagunçada então clique aqui

domingo, setembro 17, 2006

Encontrada a galáxia mais antiga do universo

Astrônomos anunciaram ter descoberto a galáxia mais antiga já detectada pelo homem. A luminosidade recebida foi emitida há 12,7 bilhões de anos, nos primeiros momentos do universo. O Big Bang ocorreu 750 milhões de anos antes. Quando fazia umas práticas de espectroscopia nas aulas de física experimental no ICEX, analisando o desvio para o vermelho de algumas galáxias, encontrei para a idade do universo aproximadamente 14 bilhões de anos. Dados mais precisos do surgimento do universo apontam para 13,7 bilhões de anos. Bati na trave. Quanta saudade daquelas aulas que começavam a tarde e terminavam a noitinha. A pressa para terminar os relatórios, a volta para casa de “busão” e uma fome do cão. Naquela época já sabia que um dia sentiria muita falta daquilo. Fazendo as contas de quanto tempo essas aulas aconteceram encontrei 1,2 vezes dez elevado a menos nove bilhões de anos!

sexta-feira, setembro 15, 2006

Meus amigos - Ivan Reinaldo

Como aqui é um espaço dos meus amigos, não podia deixar de lembrar que hoje esse "doidão" ai da foto está fazendo aniversário. Por falar em "doidão", em uma época de minha vida que quase ninguem tinha paciência comigo, o Ivan era o único que me ouvia. Já me ajudou muito, não só me escutando como até mesmo me arranjando trabalho. Nos conhecemos na universidade e lá também me deu uma grande força. Não sei como vou retribuir isso. Hoje ele é professor da UFOP. Desejo que ele consiga matar um monstro que mora no local onde nos conhecemos. Parabéns Ivan, não só pelo seu aniversário, mas fundamentalmente por ser esse cara maravilhoso.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Faltam 710 mil professores no Brasil

Uma estimativa do Ministério da Educação indica que faltam aproximadamente 235 mil professores no ensino médio no país. Os números do déficit de profissionais no ensino fundamental são ainda ainda piores. De acordo com o MEC, 475 mil cargos de docentes seriam necessários para completar os quadros. Isso mostra um amplo mercado para quem quer fazer vestibular e se licenciar para dar aulas. Entre as disciplinas, a maior demanda é por licenciados em matemática, física, química e biologia. Infelizmente o atrativo do emprego quase certo é obscurecido pelas longas jornadas, salas de aula cheias, conflitos e baixos salários. Ainda assim, há quem não mude a resposta para a famosa pergunta

"O que você vai ser quando crescer?".
"Quero ser Professor".
Foi o meu caso!

terça-feira, setembro 12, 2006

Debate dos candidatos a senador por MG

Ontem assisti ao debate dos candidatos a senador pelo estado de Minas Gerais. Dos sete candidatos, apenas um faltou seguindo a tendência atual dos candidatos que lideram as pesquisas de faltarem aos debates. No meu entendimento, os que se sairam melhor foram o Omar Peres e o Newton Cardoso. A pior foi a Maria da Consolação. Já começou dando mancada de criticar a posição da mulher na sociedade usando como argumento o banheiro da emissora estar fechado. Claro que um jornalista ironizou dizendo que a emissora tinha outros banheiros e que aquilo não tinha relevância no debate e que alguém devia por certo estar usando aquele banheiro. Para se desculpar ainda se complicou mais dizendo que se estivesse de saia a cadeira não seria própria para se sentar. Omar Peres foi bem objetivo respondendo a todas as perguntas e fazendo outras bem pertinentes. Newton como sempre, com sua demagogia e agressividade, conseguiu se esquivar de todos os candidatos que o bombardearam. O nível está muito fraco. Vou votar no Omar Peres (123 PDT) como voto de protesto. Acredito que seja o menos pior. Formalizou em cartório o compromisso de doar seu salário para uma instituição de caridade. O documento , segundo ele, servirá como um argumento contra sua cassação se a promessa não for cumprida. Como não acredito em papai noel nem cegonha, ficarei de olho nele. Acho que não vai precisar vigia-lo pois o "Newtão" ou o "Eliseu cadê o meu?" (como diria o Wapte) é que vão ganhar. Infelizmente!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Dia D

Hoje faz exatamente 5 anos que dei entrada nos papeis de financiamento de meu apartamento. Estava voltando da Caixa Econômica Federal e quando cheguei na casa de minha mãe e abri a porta da sala, me deparei com a imagem, numa televisão de 29 polegadas ligada na CNN, dos aviões batendo no World Trade Center. Pensei que fosse algum novo filme B de ação dos EUA, só que as imagens eram muito reais. Vou assistir esse filme, pensei. Só depois de alguns minutos que me dei conta do que estava acontecendo. Acho que só daqui há alguns anos que vamos ver as dimensões do que foi esse incidente e de como o declínio Estadunidense começou ali. Acho que os Ianques deviam se lembrar também dos mortos do Vietnã, Iraque, da Nicarágua, e de outras matanças que eles promoveram. Sem falar nos regimes ditatoriais que se instalaram na América Latina com o apóio do Tio Sam. O número de vítimas foi bem mais elevado do que a dos atentados as torres gêmeas. De qualquer jeito sempre os inocentes é que morrem, como no caso do WTC. Pelo menos para mim foi um dia muito bom. Dia D. Dia duplamente importante.

Clicando aqui você vê exatamente as imagens que vi quando abri a porta.

sábado, setembro 09, 2006

Gravidez e sensualidade.

Um dia desses estávamos conversando na sala dos professores sobre gravidez e sobre como algumas mulheres ficavam sensuais nesse período. Uma professora de biologia disse que todas as grávidas ficavam bonitas. Disse que nem todas. Alguns concordaram comigo e outros nem tanto. Clicando nos números você vê uma que acho que ficou muito sensual.

1 ,2 ,3 ,4 , 5 ,6 .

sexta-feira, setembro 08, 2006

Urgente : Ratos detestam queijo, afirmam cientistas!

Como a página pudim está saturada de links, os responsáveis por sua manutenção pediram-me gentilmente para dar uma notícia que revolucionará a ciência do novo milênio. Para ver mais detalhes clique aqui .

quinta-feira, setembro 07, 2006

7 de setembro

O dia das lavadeiras será comemorado hoje em várias partes do país. Na rua só aparecerão tanques e trouxas. Lamento por quem tiver que passar pelos “desfiles”. Dizem que D. Pedro I, quando gritou independência ou morte estava numa profunda caganeira. As borradas posteriores, todos conhecem. Saímos das mãos de Portugal para cairmos nas mão dos EUA e de outros paises. Independência, só por sorte.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Tô ficando véio!

Adivinhe quantos anos
estou fazendo hoje?

terça-feira, setembro 05, 2006

Não sei de nada

segunda-feira, setembro 04, 2006

Feijoada

Reza a lenda que a feijoada teria surgido nas senzalas. Escravos teriam aproveitado os restos de porco que não eram comidos por seus senhores. Especialistas rejeitam essa versão e dizem que o prato foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Acordei hoje com vontade de comer feijoada e deixo então para vocês uma receita para umas 10 pessoas:

Ingredientes

1 Kg de carne de boi (carne-seca)
1 Kg de costela de porco defumada
400 g de lombo de porco defumado
300 g de paio
500 g de lingüiça portuguesa
2 kg de feijão-preto
300 g de cebola picada
150 g de alho picado
100 ml de azeite extravirgem
6 folhas de louro
2 laranjas com casca

Modo de fazer

Coloque o feijão de molho por umas dez horas. Limpe bem as carnes tirando o excesso de gordura e de nervuras e depois use sua criatividade. lembre-se:

Cuidado com a Caipirinha!

Se quiser saber mais sobre a história da feijoada clique aqui .

domingo, setembro 03, 2006

Nunca vou me esquecer!

Sexta feira eu e o André Triginelli fizemos um “showzinho” no Primeiro ano A no último horário. Foi muito legal. Tocamos Skank , Clube da esquina e no final tocamos um Creedence e a participação da sala cantando ficou muito engraçada e animada. Uns faziam como a Solange do BBB, outros cantavam a letra direitinho e eu e o Filipe cantarolamos de uma maneira que ficou muito “peça rara”. Mistura de grunhido com voz emocionada de chapado. Me lembrei, talvez por causa do Credence , de uma festa Junina lá no ICEX nos “idos de 94 ou 95”. Vejam bem ; festa Junina tocando Creedence. Estava assistindo uma aula de Álgebra Linear II do grande Pedro Mendes, umas quatro horas de uma bela tarde de sexta feira um pouco nublada, quando começaram os preparativos. Tudo lá no ICEX tem dimensões consideráveis. Vale lembrar que circulam pelo prédio mais de 10 mil alunos, professores e funcionários diariamente. Quando começaram a testar o som e o Pedro Mendes virou de costas para o quadro, sai correndo e fui buscar uma lata cerveja no D.A. (Diretório Acadêmico). Quando voltei ainda consegui entender o que se passava na aula e comecei a participar bastante. Quando ele se virava para o quadro eu dava um gole. Entusiasmado não consegui sincronizar o gole com a pergunta e ele viu a lata. Riu com uma expressão quase saudosista de quem já pode ter feito algo parecido anos antes. Fiquei sem graça e sai. Voltei para o D.A. O pátio central começou a encher de gente. Fiquei conversando com um pequeno grupo de pessoas e acabamos ficando só umas quatro ou cinco. Eu, uma moça da matemática chamada Gláucia, outra que é leitora assídua dessas bobagens que escrevo e as outras não me lembro. Ela era MUITO bonita. Prefiro não dizer o seu nome. Já estava escurecendo e a noite ficou muito agradável. Sempre que ia buscar uma latinha para mim, trazia uma para ela. Eu não parava de falar e ela só ouvindo. Como não tinha nenhuma chance com ela vou ficar fazendo uma de desinteressado, pensei. Toda hora que ia buscar uma cerveja, dizia para ela que se não quisesse me esperar para continuar conversando, poderia ir embora que eu entenderia e tomaria a lata que eu estava trazendo para ela. Todas vezes ela me esperou. Ficamos meio altos e um professor chato da Física começou a dar em cima dela. Me deu vontade de dar aquele “murrinho tradicional” nele, mas conseguimos despistá-lo indo para o ICB caminhar um pouco. Lá ela sentou em uma escadaria e começou a ficar triste, dizendo que seu curso talvez não fosse o de sua vida e que estava muito triste. Eu também estava muito triste, só que por outros motivos. Ela começou a chorar. Eu a abracei e disse algumas coisas que momentaneamente a consolaram. Voltamos de mãos dadas para a festa. O céu entre o ICEX e o ICB estava lindo. Quando voltamos,estava tendo um casamento na roça muito engraçado. A noiva era uma colega da matemática chamada Rejane Corrêa. Continuamos a conversar e depois fomos caminhar. Nos sentamos numa espécie de jardim entre a parte antiga do ICEX e do departamento de química e acabamos nos beijando. “Ficamos” outras vezes mas não namoramos, muito provavelmente por que ela pensou que eu tinha namorada na época. Tinha sim era uma chata que insistia em ficar me perseguindo e provavelmente por isso não namoramos. Essa festa nunca mais sairá de minha memória.

sábado, setembro 02, 2006

Sitting on a park bench ...

Alguns alunos viram o Link do post anterior e disseram que o Jethro Tull tocando aquela ”musiquinha” é até legal, mas o bom mesmo é rock and roll.Vai ai então o mesmo Jethro em uma música que nunca vai se perder na história do rock .Escute Aqualung . Segura que isso ai é rock and roll!


Já ia me esquecendo. Pediram também uma indicação de um Black Sabbath da minha preferência. Mando uma em homenagem ao meu primo Arthur. Conhecem Hole in the sky ? Esta é mais uma das músicas de que me lembro quando na adolescência saia de carro a noite em direção ao mirante do "alto da Afonso Pena". Se alguém quiser as letras clique aqui ou aqui . Sugiro que o Alex trabalhe com seus alunos a tradução de Aqualung.