quinta-feira, agosto 31, 2006

Infuências

Ontem um aluno me perguntou:

"O que é música boa na sua concepção?"

Respondi rápido pois estava explicando uma coisa difícil e importante e a turma estava absorvida pelo assunto. Disse que de maneira geral, a música instrumental é um dos exemplos de boa música.Usei um simples argumento; como não tinha letra, deveria ter teor musical. Não que obviamente, as músicas letradas sejam ruins e que nem que todas as instrumentais sejam de qualidade. Este disco aí a esquerda e acima é muito bom. Fina música instrumental brasileira. Música Mineira. Conhecia o cara. Marco Antônio Araújo. Tive umas aulas de guitarra com seu irmão Alexandre. Toquei em vários bares com o Eduardo Delgado, seu flautista, que por seu turno, era um dos melhores que já vi. Chegou a tocar com o Ian Anderson do Jethro Tull. Assisti um Show do Marco Antônio Araújo no extinto ginásio do ginástico que foi uma coisa impressionante. Teve um solo de flauta de improviso do Delgado que Deus do céu! Pena que o Marco Antônio morreu precocemente. Confiram o seu trabalho enquanto esteve entre nós! Quem conhece vai sentir saudade!

segunda-feira, agosto 28, 2006

A calculadora em sala.

Você é a favor do uso da calculadora em sala de aulas? Antes de responder, vamos “brincar” um pouco.
Pegue uma calculadora e digite no visor o maior número que puder. Extraia a raiz quadrada deste número, depois novamente, extraia a raiz quadrada do resultado e vá fazendo isso indefinidamente. Você chegará a algum resultado? Se chegar, qual é o resultado? Se você chegou a algum resultado, é capaz de justificá-lo?

Lembre-se que seu computador tem uma calculadora como essa da foto e pode ser transformada em uma calculadora científica. Tente inventar nesta calculadora científica “brincadeiras” feito essa das extrações sucessivas das raízes quadradas. Boa sorte e valorize sua criatividade!

sexta-feira, agosto 25, 2006

O Monopolo magnético ainda não foi encontrado.

Um imã tem dois polos. Quando um imã é quebrado em dois, cada um dos pedaços constitui um dipolo N-S. Até o presente, não se descobriu nenhum constituinte da matéria possuindo as propriedades de um monopolo magnético. A inexistência de monopolos magnéticos é um fato experimental de alta relevância no eletromagnetismo. Existem razões teóricas para se acreditar que não é possível encontrar um imã com apenas um polo. Você acreditaria se alguém anunciasse que encontrou um monopolo magnético?

quarta-feira, agosto 23, 2006

A matéria escura

A descoberta de uma colisão cósmica liberando proporções gigantescas de energia pôs fim a uma discussão sobre a existência de um dos mais misteriosos componentes do universo: a matéria escura.

segunda-feira, agosto 21, 2006

O Grafeno

O que esta imagem diz para você? Pode ser a primeira vez que você viu então um Grafeno, folha de dimensões nanoscópicas (um nanômetro é um milionésimo de milímetro) composta só de átomos de carbono com propriedades quase mágicas. Surge como candidato ao lugar do silício na fabricação de chips de computadores. Foi observado nesse material um fenômeno que se achava que só acontecesse em buracos negros (elétrons atravessam nele barreiras consideradas teoricamente intransponíveis como se elas não existissem). Uma das coisas notáveis sobre o grafeno é que ele permanece sendo um metal mesmo na ausência de elétrons.O efeito faz parte das bizarrices da física quântica (Efeito Hall quântico). Mas para que possa ser útil, os cientistas terão que produzir folhas grandes do nanotecido. Serão necessárias pastilhas de grafeno de alguns centímetros.

Será que a lei de Moore (o número de transistores em um chip dobra a cada 18 meses) ainda vale ? Essa lei vem sendo cumprida desde os anos 60 pelos fabricantes de chips de silício.

Vamos aguardar!

Só mais uma coisa:

Supondo que um pedaço de Grafeno como o da imagem, tivesse 1 nanômetro quadrado. Seriam necessários quantos deles para fazer uma folha de 1 centímetro quadrado ?

Cadê o Grisha?

Um dia desses estava conversando com alguns alunos sobre a Medalha Fields considerada o Prêmio Nobel da matemática, e contei alguns casos celebres sobre alguns agraciados. Quase todos mostraram uma profunda indignação quando souberam que só cientistas com até 40 anos podem disputá-la. A medalha neste ano já tem um forte candidato, o russo Grigori “Grisha” Perelman. Ele anunciou há três anos que encontrou a solução para a conjectura de Poincaré. Tentando ser bem simples, a conjectura diz que qualquer objeto compacto e sem buracos, como uma Pêra ou um coelho, pode ser deformado até transformar-se numa esfera. Não é possível fazer isso com um pneu ou qualquer objeto que tenha um furo. A conjectura de Poincaré desafia os matemáticos há 100 anos e é uma questão central da topologia, ramo da matemática pelo qual sou apaixonado. Será difícil prestar homenagens a Perelman porque ele desapareceu. Acredita-se que ele está vivendo nas florestas próximas a São Petersburgo, onde sempre teve o hábito de caminhar em busca de cogumelos. Segundo um amigo, “Ele sempre pareceu meio fora deste mundo, uma pessoa muito tímida e totalmente desligada de bens materiais”. Se for encontrado Grisha receberá com 1 milhão de dólares do Clay Mathematics Institute como prêmio por ter resolvido a conjectura de Poincaré.

Muito doido!

Se quiser mais detalhes sobre a conjectura de Poincaré clique aqui.

sábado, agosto 19, 2006

Amana

O processo de designação de professores no estado de Minas Gerais é muito injusto. A Amana não está entre nós lá no Pedro II. O “estado” como é chamado pelos professores da rede, está precisando aprender a trocar o 6 pelo meia dúzia. Já seria um bom começo. Pelo menos não mudaria nada. Ficaria estacionado. Agora estão trocando e seis por de dúzia.

Ela manda um beijo para seus alunos e para o povo do basquete.

Essa moça é muito precoce!

quinta-feira, agosto 17, 2006

O Pudim ataca novamente!

Três pescadores mexicanos foram resgatados depois de passarem nove meses à deriva pelo Pacífico. Dois de seus companheiros morreram neste período. O Barco ficou sem combustível e foi arrastado vento. O trio se alimentou de peixes e aves comidos crus e bebeu água da chuva e provalemente urina feito eu o Pudim (meu primo) fizemos numa festa lá na casa dá vovó. Conversávamos sobre a possibilidade de se nos perdêssemos no mar ou em uma floresta, de que seríamos capazes. Alguns que participavam da conversa falaram que faziam e aconteciam. Precisam ver o heroísmo verbal. Na prática, só eu e o Pudim comprovamos do que seriamos capazes. Cada um bebeu a sua é claro. Acham que somos loucos!?

Detalhe: Eu estava tomando cerveja e ele só na coca-cola!

Ele é muito espirituoso e precoce. Um dia ele disse sorrindo lembrando desse caso:

“ Coréio, de sede não, mas fome eu morreria. Só Chuck Norris poderá salvar esse mundo!”

segunda-feira, agosto 14, 2006

Carta ao aluno

Se você é meu aluno clique aqui e leia com atenção. Se você acha que a china é um país de primeiro mundo então clique aqui.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Oitava A - Segundo semestre 2006 - n-1















A foto desta postagem é graças a boa vontade do Pedro Tavares. Da esquerda para a direita em pé, estão o Guilherme, Pedro,Túlio, Laura, Pérola, Jéssica, Yasmim, Nathália e Flávia. Sentados no mesmo sentido no TABLADO estão o Thiago, Clésio e o Rogério. Sentados nas cadeiras estão a Michelle uma pessoa que não identifiquei e esta ponta de cabelo Loiro é a Tamyres que feito disse, e FEZ; ia fazer o primeiro comentário. Deixo alguns exercícios para os meus alunos da 7a A , oitavas séries, primeiros e segundos anos! Vocês deverão clicar aqui . A Sétima série deverá fazer os exercícios 1 e 5. As oitavas deveram fazer os exercícios 2 e 10. Os primeiros anos deverão resolver exercícios 1,2,5 e 10. Os segundos anos deverão resolver todos os exercícios. Um abraço e bom trabalho!

segunda-feira, agosto 07, 2006

Problema das três casas

Clique para ver o problema proposto pelo Luiz Aurélio em seu comentário no post

1+2 +3 + ... + 98 + 99 + 100 = ?

Você encontrará o caminho da resposta no meu comentário na postagem anterior.

sábado, agosto 05, 2006

1+2 +3 + ... + 98 + 99 + 100 = ?

Ontem Na 7a A (Rui Barbosa) estávamos discutindo a possibilidade de se determinar a soma dos 100 primeiros números naturais sem somar parcela a parcela. A calculadora podia ser usada. Alguns alunos começaram a encontrar as possíveis maneiras que Gauss descobriu na infância. Você sabe qual é o resultado?