sexta-feira, junho 30, 2006

Mais uma contribuição do STF para a impunidade

Concordo com a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Pará. O STF estimulou a violência e a impunidade quando permitiu a soltura de Regivaldo Galvão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária Dorothy Stang. O advogado da CPT (Comissão Pastoral da Terra) que acompanha o processo deste caso, disse que a liberdade deste facínora é uma ameaça às testemunhas de acusação e há bons motivos para acreditarmos nisso. É só acompanhar o caso. Por que razão solta-lo então? Segundo o advogado do crápula, "Não há indício de autoria do crime para levá-lo ao julgamento". Realmente esse indício nunca aparecerá. Ele foi o MANDANTE!
A cada dia que passa vou perdendo o respeito pelo STF. Espero que vocês fixem bem o olhar na imagem desta heroína e me digam o que merecem os “homens” que matam ou mandam matar a sangue frio uma senhora de 74 anos que nada mais fez do que ajudar a construir um mundo melhor.
Que eu nunca os encontre em meu caminho...

quinta-feira, junho 29, 2006

Ig Nobel

Alguns “estudos” e “pesquisas” são realmente absurdos e até mesmo chegam ser imbecis! Veja:

Estudo revela que aposta no futebol pode ser melhor que orgasmo

Conhece o prêmio Ig Nobel ?

Falta de senso crítico ou gozação?

quarta-feira, junho 28, 2006

Osesp

OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) faz nesta semana estréia mundial da obra "Salmo23" o meu preferido. Gostaria que o Almir Amarante (na foto é o segundo contrabaixo à direita no fundo) membro desta importante orquestra completasse este post.

terça-feira, junho 27, 2006

Ganhamos a primeira partida

No ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 2005 temos:

Austrália em terceiro lugar
Japão em décimo primeiro lugar
Croácia em quadragésimo quinto lugar
Brasil está na 63ª colocação

Gana é o número 138.

Acho que até agora só ganhamos de verdade de Gana.

segunda-feira, junho 26, 2006

FHC X Lula. Primeiro round.

Lulla disse já como candidato que sua gestão é mais eficiente que a anterior:

“Fizemos em 42 meses mais do que eles em oito anos”

FHC rebateu e provocou:

“Eles estão cacarejando sobre os ovos postos por outros. Não temo a comparação. Venham com qualquer tema. Chega de bazófia, de garganta. E esse presidente fala muito e, quando tem de fazer, deixa para os outros”.

Em época de eleições, porcos defuntos ressuscitam para sentarem em seus rabos. FHC cansou de dizer que o plano real era “dele”. No máximo, o ex- presidente entende de sociologia e nunca de economia. Os mentores intelectuais do plano foram os economistas Edmar Bacha, Pérsio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Chico Lopes e Pedro Malan. O presidente que o sancionou foi Itamar Franco. FHC era apenas um ministro burocrata. Ainda o chamar de falador! Justamente quem. Pegou ainda bem mais pesado escondendo seu extenso rabicó :

“corrupto” e “incompetente”, também apareceram no nhem nhem nhem. E a compra de votos para a reeleição Hein?
Posar para fotos é fácil. Ambos adoram.
Se quiser mais baixaria clique.

domingo, junho 25, 2006

Calor materno

Em Camarões é comum o costume de usar objetos em brasa para queimar os seios de meninas que chegam à puberdade. Quase um quarto das adolescentes camaronesas passam por isso pelas mãos das próprias mães que vêem essa crueldade como o melhor modo de protelar o início da vida sexual das filhas. Os homens de Camarões acreditam que as meninas estão prontas para o sexo assim que elas começam entrar na adolescência. Com o objetivo de evitar a iniciação sexual de suas filhas, as mulheres tentam "esconder" os seios das meninas. Uma delas relata:"Minha mãe pegou um pilão, que havia esquentado no fogo durante um bom tempo e apertou contra o meu peito enquanto eu estava deitada. Eu chorava e tremia o tempo todo, mas não teve jeito." Tenho muita pena dos animais desse planeta imundo. Se coisas assim são feitas com os homens, imaginem com eles!

sábado, junho 24, 2006

A fisica das ondas

A seguinte questão foi lançada pelo Professor Rômulo Petrônio, meu colega, no colégio Rui Barbosa:

Quando a luz penetra num copo de vidro, sua velocidade de 300 000 Km/s é reduzida, ou seja, no vidro sua velocidade é menor que no ar. A luz então perde energia ?

Lembre-se que quando ela sai do vidro, volta a ter no ar, a velocidade original de 300 000 Km/s.


Pense e responda esta:

Uma onda sonora move-se com velocidade de aproximadamente 340 m/s no ar. Quando essa mesma onda sonora penetra em uma piscina ela passa a se propagar na água com velocidade de aproximadamente 1450 m/s! Esse aumento “Violento” de 1110 m/s é instantâneo e não é preciso nenhuma “força” para “empurrar a onda”. Como explicar isso?

sexta-feira, junho 23, 2006

A contribuição do TSE para a Matemática

Marco Aurélio de Mello, infelizmente meu xará, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, negou um pedido do Ministério da Educação para imprimir e distribuir em escolas públicas, cartazes de divulgação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O pedido, reforçava que os cartazes eram o melhor modo de divulgar o evento, pois atingiriam até mesmo as zonas rurais. O “mini-stro”, porém, preferiu engessar-se a uma lei eleitoral que proíbe agentes públicos de distribuirem publicidade pouco antes do pleito. Coisas assim só acontecem no Brasil. O “mini-sinistro” se encontrar sua mulher com outro no sofá de sua casa deverá provavelmente vender o sofá.

quinta-feira, junho 22, 2006

Re-salvem às baleias

O Japão ter perdido por 4 x 1 da seleçinha ( Ronaldinho, Cicinho, Juninho, Robinho e outros inhos) é plenamente normal. O que é uma aberração é ter conseguido apoio para uma moção contra a proibição global de caça às baleias. Por enquanto, o Japão respeita a moratória à pesca comercial de baleias desde que foi forçado em 1986 a parar com a carnificina destes cetáceos. Mesmo assim, junto com a Islândia, usa uma brecha na proibição para uma pesca “científica” de baleias. A Noruega é o único país que ignora a proibição. Engraçado. Países aparentemente desenvolvidos usando a caça como atividade comercial e até mesmo turística! O país dos samurais é muito valente nos filmes de artes marciais. Em compensação no campo e no mar...

Mais de 25 mil baleias foram caçadas e mortas desde que a moratória entrou em vigor.

quarta-feira, junho 21, 2006

Alcoolismo precoce

Uma pesquisa recente realizada em nove capitais brasileiras constatou que aproximadamente um em cada quatro jovens de 11 a 18 anos é dependente de álcool e quase 75% já experimentaram esta droga lícita. Ao contrário do que aprendi na infância o álcool que é a droga “porta de entrada” para as outras drogas. Vi esta noticia ontem em um jornal televisivo. Quando souber mais informações alterarei este post com detalhes.

terça-feira, junho 20, 2006

Fragen sind besser, das antwortet.

Hilbert ao analisar as pesquisas do final do século XIX, durante sua participação no Congresso Interacional de Matemática de Paris em 1900, propôs vinte e três problemas que acreditava que seriam foco da atenção dos matemáticos do século XX.Estava tentando prever os rumos que tomariam as pesquisas matemáticas do século passado. Desde o tempo de Hilbert, foram resolvidos quase todos estes problemas. Os 23 problemas interessam de maneira geral, aos matemáticos e aos que usam a matemática como ferramenta.105 anos mais tarde a revista científica "Science" a publicou 125 grandes perguntas gerais sem resposta para os cientistas do século 21, das quais destacou 25 por sua importância. Eu destaco 11 destas 125.

- Que é a consciência?
- Quanto a vida humana pode ser aumentada?
- O que controla a regeneração de órgãos?
- Como uma única célula "adulta" pode gerar uma planta inteira?
- Como e onde a vida na Terra surgiu?
- Quais são os limites da computação convencional?
- É possível criar uma vacina contra o HIV?
- Quão quente será o mundo-estufa?
- O que pode substituir o petróleo, e quando?
- Há partículas menores do que os quarks?
- Quais são as bases biológicas e psicológicas do vício?

Se quiser ver as outras clique aqui .

Por que escolhi justamente 11?

domingo, junho 18, 2006

Canguru perneta

O “time dos sonhos” do Gagallo ganhou da

GRANDE E PERIGOSA AUSTRÁLIA !!!!!!!!!!!!!


Chutar canguru atropelado é moleza.
E se fosse uma seleção como a do Los Hermanos?
Um pouco mais de humildade é sempre bom. O jogo é jogado e não falado. Falar de fenômeno, seleção estrelada, quadrado mágico, que a meu ver é no máximo um triângulo, é fácil. Quero ver em campo!
Aviso: Cuidado com a Itália ou com Gana.

sábado, junho 17, 2006

Só mais uma. O cara merece!

Fala sério Bussunda.

Hoje quando abri a internet, a primeira noticia que vi foi que o Bussunda tinha morrido na Alemanha. Que era um cara muito legal e engraçado todos sabem então nem vou falar mais nada. Pelo menos não vai ter que engordar mais para imitar o Ronaldinho e nem beber mais para imitar o Lula. Podia ter entrado na seleção com a camisa da foto para substituir o "fenômeno" ou quem sabe um dia ser candidato ao palácio do planalto como forma de protesto. Uma Pena!

sexta-feira, junho 16, 2006

Contra ressaca? Melhor é não beber.

Se você está tentando prevenir-se, nesses tempos de Copa e de churrascos e bebedeiras, contra os efeitos do álcool em excesso, não perca seu tempo. Pão com azeite, reza brava, alcachofra, tomar muita água antes e depois de beber, pílulas , simpatias ou qualquer outra invenção de moda é inócua. Nenhum tratamento contra a ressaca funciona. O único remédio eficaz contra esse mal é não beber, ou beber moderadamente. Falo por experiencia própria, mas para quem só confia na ciência, segundo pesquisadores da escola médica Peninsula Medical School, no sul da Inglaterra, não existe prova convincente de que os tratamentos convencionais contra os efeitos do álcool em excesso sejam efetivos. Só se pode fazer uma coisa contra a ressaca.Deixar que o corpo se recupere sozinho e aprender a lição: não repetir a bebedeira ou “enxuguar” com moderação. O pior de tudo é que o álcool afeta a memória. Sempre nos esquecemos das juras de não beber mais que fizemos nas penúltimas ressacas.

quinta-feira, junho 15, 2006

Borges, Joyce e Rosa

Ontem fez 20 anos que Jorge Luiz Borges morreu e amanhã é o Bloomsday. Dia em que leitores aficionados de James Joyce comemoram o dia onde toda a ação do livro Ulisses se passa. Mais de 800 páginas sobre um único dia na vida de Leopoldo Bloom, sua mulher e alguns de seus amigos. É dos meus livros preferidos. Ler Joyce pode ser frustrante. Muitos param no meio do caminho. O livro tem quase 20 partes, sendo que em cada aparece um tipo de narrativa com umas dez técnicas diferentes, sem falar nas citações que mostram a vasta cultura de seu autor e as alusões históricas, mitológicas e escambau. A meu ver temos aqui no Brasil uma obra equivalente. Grande Sertão: Veredas, que aliás está fazendo 50 anos. Nem tudo no Brasil é futebol. Viva Guimarães Rosa!

terça-feira, junho 13, 2006

Venceu mas não convenceu.

É só o que tenho a dizer!

Nem tudo é futebol nessas terras.















Não gosto e não consigo “decorar fórmulas”. Não é preciso. Sexta feira passada estávamos estudando na 7ªA a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo dado o seu número de lados. Fomos construindo figuras, dos quadriláteros aos octógonos e ficou claro para todos que de cada vértice de um polígono convexo com n lados, partem (n – 3) diagonais e também que, como temos n vértices, o número de diagonais D deste polígono será:

D = n.(n – 3)/2

Pois cada diagonal no produto n.(n – 3) é contada duas vezes.

A Jéssica e a Laura foram para o quadro e construíram um polígono de onze lados e mostraram para os colegas as 44 diagonais(Leitor,CONFIRME com a Fórmula) deste polígono.Deram um exemplo de boa vontade e persistência e comprovaram que podemos ter os mesmos resultados se construirmos os polígonos ou se fizermos as contas com a fórmula. A Thais construiu um icoságono e suas 170 diagonais. A imagem vai depois. Ainda não me enviaram-na. As fotos são produto da boa vontade do Jô, do Adan e do Elvio. Queria agradecer a atenção de TODOS os alunos daquele dia. No meu sentir, foi uma das melhores aulas que tivemos naquela sala. É bom lembrar que o Brasil abriga grandes centros de pesquisa matemática de nível internacional com destaque ao IMPA. Que hoje é a estréia do “brazil” na copa de 2006 todos sabem. O que muitos não sabem é que o país produz bem mais que futebol e carnaval.

Leia O uso politico do futebol

Encontrei um bom texto sobre geometria que inclusive trata deste assunto das diagonais de polígonos. Se quiser ver clique aqui

segunda-feira, junho 12, 2006

Kapitän 171, das Fälscher.

O Ministério Público da Itália pediu a prisão por nove meses de Cafu, lateral da selecinha, por envolvimento na falsificação de documentos para a obtenção de passaporte e de cidadania Italiana. Cafu foi tranqüilizado por seu advogado Italiano:
"Não vai dar em nada,Pode ficar tranqüilo".
Debochado, o capitão que infelizmente nasceu no mesmo pais que eu, fez uma chacota sobre a situação:
"Já pensou? Em vez de participar da Copa, ter que ver da cadeia?", disse aos risos.
Ele e seu advogado macarrão de porta de cadeia estão achando que a Itália é igual ao Brasil. Espero que não seja. Mãos ao alto. Até na seleção!?

domingo, junho 11, 2006

Quase soneto

Sinto saudades de um tempo que não vivi
Da aurora da vida dos outros
De poetas que não conheci

Minto maldades ao vento que não senti
Só para machucar aos poucos
minha amada Ceci

Falar é fácil, julgar mais ainda
quero voar, amar, ser amado
não julgar nem ser julgado
A vida é curta e certamente finda

Quero ler Jorge amado por Zélia Gatai
E mais uma vez a vida é curta e se vai
Vamos beber água, sentir o sol
Respirar e lembrar. Talvez esquecer.

sexta-feira, junho 09, 2006

Quem tem telhado de vidro...

Ontem numa vídeo conferência com Parreira, Lula perguntou ao técnico se o Ronaldinho estava gordo. Hoje em declaração à imprensa, o jogador disse que o presidente deve ter sido influenciado pela mídia e que foi infeliz na pergunta. O repórter insistiu para que o jogador fizesse uma pergunta para Lula. Ronalducho, digo Ronaldinho, disse que muita gente fala que Lula bebe demais e que isso deve ser mentira assim como essa de ficarem falando que ele está gordo. Quem tem telhado de vidro não pode dar uma dessas. Eu teria perguntado sobre o mensalão.

quinta-feira, junho 08, 2006

A Química e a febre.

Imagine que você quer baixar a sua febre. Onde ocorrerá o efeito mais rapidamente:

Diluindo 40 gotas de novalgina em um copo com dois dedos de água ou em um copo cheio de água?

Esta questão foi lançada pelo professor de Química Kleber Menezes na turma 2B do colégio Rui Barbosa, onde trabalhamos juntos.

Não pensamos ainda na resposta. Tivemos várias. De médicos, biólogos, físicos, mães e curiosos.
Agora só falta você.

quarta-feira, junho 07, 2006

Isso é gente do Campo?

Ontem um grupo de baderneiros e vândalos denominados MLST, (Movimento pela Libertação dos Sem Terra) uma dissidência do MST, invadiram e depredaram a câmara dos deputados. Quebraram vidros, portas, plantas e terminais de computadores. Mais de 40 pessoas ficaram feridas. Paus e pedras foram atiradas a esmo. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo não permitiu a entrada de policiais no prédio mas determinou a prisão dos “sem-terra” que invadiram a Casa. A polícia prendeu mais de 400 “manifestantes”, que foram levados para o Ginásio de Esportes da PM. Eles serão autuados por dano e destruição do patrimônio público e agressão.
Sou totalmente a favor da reforma agrária e radicalmente contra a violência e o vandalismo. Claramente podia se perceber que pessoas não ligadas ao campo estavam infiltradas no “movimento”. Vi uma mulher destruindo terminais de computadores com aparência de universitária “patricinha”. Ela só deve ter visto mato, no canto do meio fio ou pela televisão. Pessoas do campo estão acostumadas a produzir, plantar e construir e não a destruir e depredar.
Campo, só se for de batalha!

terça-feira, junho 06, 2006

The number of the beast

Lembro-me bem quando este disco saiu no começo da década de 80. Saí de carro várias vezes com os amigos, na adolescência, ouvindo esse som. Acho graça quando meus alunos me perguntam se conheço. Geralmente a conversa começa quando faço comentários vendo suas camisas estampadas por capas do “Iron” ou pela figura do Eddie the Monster. Geralmente sei mais sobre o grupo do que eles. Grande parte deles usa a camisa por questões de modismo ou para mostrarem que fazem parte de uma "tribo". Muitos amigos músicos clássicos profissionais gostam do Iron Maiden. Pessoalmente acho o fino do Heavy Metal. Algumas letras são engajadas e denunciam guerras, violência e a poluição. Seus integrantes fizeram oposição sistemática a Margaret Thatcher. Se você acredita que 666 tem uma mística leia Uma sequência singular e veja o que penso. Para quem acha que é uma barulheira escute Strange world deles.

But never it forgets that the number of the beast is six hundred and sixty-six !

domingo, junho 04, 2006

A Física na escola e fora dela

Aprendemos na escola que cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem e que núcleos de atomos que não sejam o de hidrogênio, possuem mais de um próton em seu núcleo. O modelo que vemos do atómo lá na escola é o de um micro sistema solar onde o núcleo, composto de protons e neutrons, faz o papel do sol e os eletrons o dos planetas.

Como explicar então que os prótons do núcleo fiquem juntos sem se repelirem?

ENCONTRE A RESPOSTA no primeiro comentário(vá no coments)
Antes de olhar tente responder a pergunta.
Faça um comentário depois que conferir a resposta.
Envie sugestões para os próximos temas.
Um Abraço e até mais!

sábado, junho 03, 2006

Você é uma pessoa atenta

Parabéns por perceber a sutileza. Todos os posts tem relação com suas imagens. Esta noite sonhei com esse fractal depois que consegui pegar no sono. Veja fractais

sexta-feira, junho 02, 2006

Mandamentos de Bill Gates

Falei hoje com alguns alunos sobre uma conferência do Bill Gates para estudantes do ensino secundário onde ele enunciou algumas regras ou conselhos que as escolas não ensinam, e que são necessários para sobreviver no mundo real. Eles se interessaram então decidi publica-las. Não vou colocar todas, apenas as que acho que a maioria dos que conheço devem prestar muita atenção. Ai vão:

1 - O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele antes de vocês sentirem-se bem convosco próprios.
2- Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um chefe. Ele não vai ter pena de vocês.
3 - Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam oportunidade.
4 - Se vocês fracassarem, não será por culpa de vossos pais. Por isso não os culpem dos vossos erros, aprendam com eles.
5 - Antes de vocês nascerem, os vossos pais eram não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagarem as vossas contas, lavarem as vossas roupas. Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração dos vossos pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.
6 – A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não passam de ano e têm tantas chances quantas precisarem até acertar. Isto não tem nada a ver com a vida real. Façam bem à primeira vez, senão...
7 – A televisão não é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boîte e ir trabalhar.
8 - Seja simpático com os estudiosos - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns idiotas. Existe uma grande possibilidade de vocês virem um dia a trabalhar para eles.

Muita gente supervaloriza o Bill Gates. Não é o meu caso. Coloquei estas frases por que concordo com ele e sei que talvez ele seja mais ouvido do que eu.

quinta-feira, junho 01, 2006

Sinal dos tempos

Hoje aqui em Belo Horizonte por volta da 8:30 três homens armados entraram na secretaria municipal de saúde e roubaram 15 mil reais do cofre da seção de recursos humanos. Até ai nada de anormal se o prédio da secretaria não ficasse em frente ao Deoesp (Departamento de operações especiais da policia civil de Minas Gerais). O prédio onde atualmente funciona o Deoesp, na avenida Afonso Pena, esconde em suas dependências uma história de censura, tortura e morte. É lá que se instalava na época da ditadura militar o Departamento de Ordem Política e Social, o temido Dops. Muitos presos políticos que lá passaram nunca saíram de seus porões e outros saíram com marcas eternas como é o caso de um leitor assíduo do Boatemática que prefiro que ele mesmo conte como teve as unhas dos pés arrancadas a alicates na sala “aqui você grita e mamãe não ouve”. Foi uma época nada colorida da nossa história recente. Todos temiam o Dops. Já hoje o Deoesp nem todos.