domingo, abril 30, 2006

Che Guevara

O grande ícone da Revolução Cubana nasceu na Argentina, em 1928. Ernesto Guevara de la Serna era de família abastada. Pouco antes de se graduar em Medicina, abandonou tudo para fazer uma viagem de moto pela América Latina. Na Cidade do México conheceu os irmãos Raul e Fidel Castro. Juntou-se a eles e, em 1956, o grupo desembarca em Cuba. Che se transforma em um dos comandantes do Exército Revolucionário, que toma o poder em janeiro de 1959, ao derrotar as forças do ditador Fulgencio Batista. Manuseava a pena e a metralhadora com igual maestria.Depois de conhecer vários líderes mundiais, discursar na ONU e aproximar o seu país do bloco da Europa do Leste, decide "promover a revolução", como guerrilheiro em Angola e Congo, e depois, em 1966, parte para a Bolívia.Lá é emboscado pelo Exército boliviano e flagrado por um agente da CIA. É executado em 9 de outubro de 1967, aos 39 anos. É o que atesta um envelope que chegou anônimo para o escritor argentino Pacho O'Donnell. O envelope continha as fotos da agonia de Che nos seus últimos momentos no interior da Bolívia. O'Donnell afirma que uma das fotos, a que ele aparece logo depois de receber os disparos, acaba com a polêmica sobre a morte do Che. "Ele não morreu em confronto, foi assassinado". Diz também"A foto em que Che olha para cima tem toda sua mística. Ele sabe que vai morrer, mas não há rancor nem ódio. Há serenidade. Essa foto não deve nada às duas que construíram a imagem do mito, a que está espalhada em camisetas pelo mundo e a dele morto. Essa se junta a elas agora."Viva Che!

Clique aqui para ver mais fotos.

sábado, abril 29, 2006

Poemas de encomenda






PÊNDULO

Passa, passa,
o tempo passa ...
Vai-se a roupa
fica a traça.
Vai-se o vinho
fica a taça.
Tudo passa...
E envolto em fumaça,
O meu sonho também passa.
Resta apenas a lembrança
Tão sublime de quem passa...

Este é o primeiro poema do livro Poemas de encomenda da poetisa e professora Jane Amaral Amarante Ribeiro. Acho esse poema de uma musicalidade e sensibilidade incríveis. Uma pérola da literatura dos novos autores de Belo Horizonte. A efemeridade da condição humana é tratada por imagens singelas e filosóficas. Talvez nem tudo passe. Espero que pelo menos estas palavras cor de vinho! Melhor do que ficar falando é ler o resto do livro que estará em breve disponível por e-mail aos interessados. Um abraço e boa leitura!

quinta-feira, abril 27, 2006

A Física em sua casa - A Geladeira


Por que o congelador fica na parte de cima da geladeira?

Está é uma das perguntas que são analisadas e respondidas no material que está sendo reunido por um grupo de alunos e alunas sob minha supervisão e sob a orintação de um colega professor de Física. O material será em breve, enviado por E-mail para os interessados.

É só enviar o seu E-mail e responderemos.

ENCONTRE A RESPOSTA no primeiro comentário
(vá no coments)

Antes de olhar tente responder a pergunta.

Faça um comentário depois que conferir a resposta.

Envie uma sugestão para os próximos temas.

Um Abraço e até Breve!

segunda-feira, abril 24, 2006

Domingão do chatão e CIA

Não conheço alguém que goste do Faustão. Mesmo assim a emissora o mantém no ar há quase vinte anos. Frases do tipo “ô loco meu” , “Super...” e “tanto no pessoal quanto no profissional” são repetidas a cada instante desde que o programa foi ao ar pela primeira vez. Na hora das entrevistas, faz uma pergunta ao convidado que ao responder, já é bombardeado com outra quando está na metade da resposta.. Ele tenta conversar com o telespectador com piadinhas que nem norte americano que assiste aqueles enlatados com risadas gravadas acha graça.Vira para a câmera frequentemente e diz, “minha senhora, você que não agüenta mais seu marido deitado de pijama no sofá desde sexta feira com uma lata de cerveja na mão...”. Esta deve ser a imagem que ele faz dos lares brasileiros e muito provavelmente deve ter vivido este tipo de experiência na infância. Troféu Santa Clara nele!
Gugu Liberato seu genérico mais popular não fica para trás. Está sendo processado pela armação com falsos membros do PCC( organização criminosa) fazendo ameaças com armas na televisão. Do João Kleber e da Márcia Goldschimth , pelo menos temporariamente, estamos livres, Faltam a Ana Maria Braga, Hebe Camargo, Ratinho,Adriane Galisteu, Luciana Gimenes, Nelson Rubens, Leão Lobo,Gilberto Barros, Regina Volpato e se esqueci de mais algum pária equivalente, me desculpem.
Um canal de TV precisa de uma autorização estatal para funcionar. Não basta ter dinheiro. Tem que ter essa concessão. É fácil melhorar os programas. Basta vontade política. Muita gente pode pensar que estou querendo a volta da censura. Muito provavelmente, ou não assistiu esses programas ou se parece com seus apresentadores. A idéia para este tema surgiu numa festa em família. Lá me propuseram que fosse feita uma enquête com os nomes mais votados daquela noite. Me pediram para deixar o Post uma semana para ver no que ia dar. Se você tem um outro nome, use os comentários. A enquete está do lado direito da tela. Pelo que escrevi fica claro que a meu ver o Faustão é o pior seguido do Gugu. Não quero que minha escolha influencie na votação. Quero uma programação mais digna. E você?

domingo, abril 23, 2006

Lama ou petróleo?

O que adianta o Brasil ser auto-suficiente em petróleo se isso não beneficiar o consumidor? O presidente da Petrobrás disse que mesmo com a auto-suficiência, não haverá redução dos preços dos combustíveis no mercado interno. Claro que esta posição tem forte influência externa da máfia internacional do petróleo. Enquanto isso na bacia de Campos, ao inaugurar, a plataforma P-50, que marca a conquista desta auto-suficiência brasileira na produção de petróleo, Lula imitou Getúlio Vargas, repetindo o gesto de 1952. O presidente molusco molhou as mãos no óleo e imprimiu as marcas no macacão de um funcionário da Petrobrás. A mão dele, por falar em Getúlio, está mais para suja de lama do que para petróleo. Lula tem mania de se comparar à grandes estadistas como Getúlio e JK. Como diria a Gorete Milagres em seu personagem Filó:

“ Ô COITADO”

sábado, abril 22, 2006

Chega de carroças

Daqui a dois meses será aprovada uma lei em São Paulo que proíbe a circulação carroças de tração animal pelas ruas da capital paulista. Além de ser uma maldade com os animais, estes veículos cruéis de séculos passados atrapalham o trânsito. Os animais são esquálidos e em geral estão exaustos. Mesmo nos dias de sol escaldante, nem mesmo água é oferecida aos cavalos. Éguas grávidas são obrigadas a trabalhar e apanham com relhos feitos até mesmo de arame farpado e correntes. Quando velhos ou doentes, os animais são simplesmente abandonados. Temos que acabar com essa situação em todo o país. Alguns vão justificar, e os pobres dos carroceiros?
Que sejam criados postos de trabalho dignos para eles. Quem não estiver satisfeito e for a favor das carroças que olhe estas imagens(http://www.eugostodebicho.com.br/carrocas.htm) e depois diga se ainda concorda com estes"veículos" puxados por animais.

sexta-feira, abril 21, 2006

Tiradentes

Alguns professores de história de uma das escolas onde leciono pediram para que eu escrevesse algo sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier, para que servisse de ponto de partida para um trabalho escolar conjunto . Como sei que esse é um dos vultos mais controversos da história brasileira, vou me limitar a lançar uma das polêmicas que giram ao redor de seu nome. Herói ou um mito fabricado? A história de herói e mártir, todos conhecem. Pesquisando sobre o tema achei versões de que era um “pé rapado”, “bêbado falastrão”, não tinha posses e que certa vez foi acusado de tirar a virgindade de uma menor, vivia embriagado em “botecos” e que foi apenas boi de piranha, ou seja, os ricos que participaram da inconfidência mineira foram poupados ou exilados e Tiradentes pagou o pato e virou o “herói”. O que deverá ter realmente acontecido?

quinta-feira, abril 20, 2006

A próxima é o Palácio do Planalto

Os bandidos do Rio de Janeiro só não invadem o Pentágono por que ele não fica na cidade maravilhosa. Dez homens fortemente armados invadiram a sede da Prefeitura do Rio de Janeiro na manhã de domingo passado e renderam funcionários e guardas municipais que faziam a segurança. Queriam levar dinheiro dos caixas eletrônicos que ficam no prédio. Conseguiram arrombar apenas dois caixas do Banco do Brasil. Os ladrões ousados renderam o guarda que estava na guarita e o levaram para a sala de plantão. Lá o forçaram a chamar os outros guardas para a sala. A medida que iam chegando, eram rendidos e amarrados com lacres de plástico.Levaram também celulares, um spray de pimenta, uma rádio-transmissor, uma farda da Guarda Municipal e uma moto dos guardas. Se esqueceram de levar o prefeito que não faria falta alguma.

quarta-feira, abril 19, 2006

Todo dia era dia de Indio

Maria das Dores de Oliveira Pankararu (mdo@fni.al.org.br ) é índia. É mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas e está terminando o Doutorado na mesma Universidade. Será a primeira indígena a ter doutorado no Brasil. Sua tese é a descrição da língua indígena Ofayé nos níveis da Fonologia e Gramática com perspectiva de aplicação dos resultados na educação escolar indígena dessa etnia. Está elaborando uma cartilha nesta língua. É professora da Fundação Nacional do Índio atuando na educação escolar indígena. Trabalha na articulação dos professores e povos indígenas para fortalecimento da identidade, manutenção da cultura e de seus valores étnicos. Ela tem como desafio não deixar esta língua morrer. Apenas 11 pessoas falam Ofayé. Esta foi uma das poucas vezes que vi uma notícia realmente significativa no dia do Índio.
Conheço um cara que também é lingüista, também tem doutorado, fez cartilha de língua indígena, já morou no Acre com os índios e foi eleito por eles , chefe honoris causa. É o grande chefe cara pálida Wapte também chamado de Lincoln. Sinto muito orgulho em ser seu filho mais velho. Ele deve ter achado que um post em sua homenagem estava demorando. Que dia melhor, nas atuais circunstâncias, que 19 de abril para homenageá-lo, exatamente uma semana antes de seu aniversário?
Já esse da foto usa qualquer tipo de cocar desde que o apóiem.

terça-feira, abril 18, 2006

Um amargo e outro doce


Temos dois temas que julgo importantes para falarmos hoje. Os comentários são de vocês. Só deixo o mote.



I) Me lembro como se fosse hoje. Foi no século passado há exatamente 10 anos. Cheguei para dar aulas neste mesmo horário que estou escrevendo agora e perguntei aos alunos, qual o resultado dos jogos do campeonato brasileiro do final de semana e o que havia acontecido na novela no dia anterior. A primeira pergunta teve resposta de mais da metade da turma. A segunda, pouco menos de um terço. Depois perguntei:

O que aconteceu ontem no Pará?

Umas três pessoas responderam sem saber direito o que tinha acontecido.
Na véspera daquele dia em Eldorado dos Carajás 19 homens foram assassinados por 155 policiais. Faziam parte da “Caminhada pela Reforma Agrária”, constituída de 1.500 famílias de trabalhadores rurais sem terra. A Polícia Militar começou jogando bombas de gás lacrimo­gêneo e disparando tiros para o alto., depois começou a disparar rajadas de metralhadora. Os integrantes do MST se defenderam jogando paus, pedras, foices, terçados e disparando alguns tiros de um revólver. Além dos 19 trabalhadores mortos, a ação da PM resultou em 81 pessoas feridas, sendo 69 sem terra e 12 policiais militares. Dos acusados apenas dois foram condenados, mas continuam livres. Foram condenados a penas de mais de cem anos. Crimes não são evitados usando penas duras e sim quando o criminoso sabe que não ficará impune.

II) Hoje é comemorado O Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, em especial de livros infantis, que nasceu nesse dia (em 1882) e considerado o percursor da literatura infantil no Brasil. Tornou-se conhecido sobretudo com a obra “O Sítio do Picapau Amarelo”. Meu avô teve a honra de trabalhar com Lobato a seu convite na Companhia Editora Nacional. Minha mãe lia o sítio para criançada e depois pedia para cada um que lesse um pouquinho. Acho que o estímulo à literatura deve começar em casa na tenra idade e a escola deve continuar e aprofundar. Se o inicio for na escola pode esquecer. Pelo menos FHC fez algo bom. Foi ele quem oficializou esta data.

Este post foi em homenagem ao meu tio irmão Cacá que se estivesse aqui conosco, faria hoje meio século. Quanta saudade!

segunda-feira, abril 17, 2006

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

O nome deste blog como a maioria dos freqüentadores dele sabe, é um trocadilho com a palavra matemática. Por isso não poderia deixar de divulgar que estão abertas as inscrições para a 2ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A competição terá duas etapas, com uma prova em cada. A primeira acontece no dia 29 de agosto e a segunda no dia 18 de novembro deste ano.Podem participar todos os alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A inscrição é individual e feita pelas escolas. Haverá provas para alunos entre a 5ª e 6ª série, entre a 7ª e 8ª e para alunos do ensino médio.

O ganhador da olimpíada de 2005 foi Paulo Santos Ramos(http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18075.shtml), de 16 anos, aluno da 6º série da Escola Classe 405 Sul em Brasília. O aluno possui deficiência física, visual e auditiva.As escolas interessadas em participar devem acessar o site da Obmep. Os alunos interessados podem me contatar que eu posso orientá-los. A E.E Pedro II onde leciono, teve em 2005 sob a coordenação e o empenho do professor Alfonso Alfredo Chincaro Bernuy o primeiro e o terceiro lugares na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Vamos tentar agora a Olimpíada Brasileira de Matemática. Vale lembrar que estudo, concentração e humildade são fatores decisivos nestas competições. Não se esqueçam que a idéia é participar. Grande parte dos que já ganharam tinham apenas o intuito de participar. Boa sorte aos interessados.

domingo, abril 16, 2006

A involução dos papagaios

Quando era menino no bairro da Serra, uma das regiões mais altas de Belo Horizonte onde venta bastante, gostava muito de soltar papagaios. O divertido além de soltá-los era construí-los. O tempo passou, fiquei adolescente e veio o cerol. Uma combinação de linha, cola, caco de vidro, irresponsabilidade, ganância e maldade. O bacana não era mais soltar e sim “tosar” as pipas, que significa cortar a linha do adversário que deixou de ser o companheiro de brincadeiras. Muitos motoqueiros morreram por causa desta porcaria. Você já deve ter ficado sabendo de pelo menos um caso. Mais uma vez o tempo passou. Fiquei adulto e hoje vi mais um retrocesso. Agora legal é tomar o papagaio no chão com ameaças de espancamento. Vi um grupo de garotos tomando na marra a pipa de um outro menino. Desci de meu apartamento e fui falar com o menino. Me disse que agora essa é a nova “moda” e que não iriam soltar o papagaio. Iam destruí-lo. O tempo vai passar e vou ficar velho. O que virá?

sábado, abril 15, 2006

A vo"u"ta dos Mutantes

É muito provável que será um mico histórico. A volta dos mutantes sem a Rita Lee. Sabe quem vai “substituí-la”? Zélia Duncan. Onde Sérgio e Arnaldo Dias estão com a cabeça? Ce ta pensando que eu sou loki bicho? Rita Lee se recusou a dar vexame. O que passou, passou. A própria Duncan disse:

“ não sou uma substituta. Isso seria ridículo e perigoso para mim”

O Liminha(baixista) também não estará presente. Os Mutantes realmente sofreram sua primeira mutação genética aberrativa. A volta ficará sofrível na voz empolada da vocalista improvisada. Vamos virar o disco e desligar a vitrola!

sexta-feira, abril 14, 2006

Agora é o Irã

Parece que o Irã é a nova bola da vez do presidente cover de Adolf Hitler, George WC Bush. Um possível bombardeio estadunidense contra o país dos aiatolás foi anunciado em uma reportagem da revista "New Yorker". Nela é dito que os EUA estão preparando ataques contra as instalações nucleares iranianas, usando armamento atômico. O diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica disse que seu país colocará 3.000 centrífugas em funcionamento para conseguir a produção de combustível nuclear de forma industrial no país até março de 2007. Segundo o mesmo, tudo será com fins pacíficos. Quem gosta de usar energia nuclear com fins bélicos, são os que anunciaram os ataques contra a antiga Pérsia.

quinta-feira, abril 13, 2006

Samuel Beckett

O dramaturgo, romancista e poeta irlandês Samuel Beckett ,prêmio Nobel de Literatura em 1969,estaria completando hoje 100 anos. Nasceu justamente em uma sexta feira treze, coincidência que ele costumava satirizar. Sua obra influenciou fortemente o teatro brasileiro.
A dúvida é um tema recorrente no teatro de Beckett, e segundo o dramaturgo, a única "certeza inata" dos homens. Esperando Godot, sua peça mais conhecida é um divisor de águas no teatro do século XX. Se passa em um descampado onde dois vagabundos esperam indefinidamente, a vinda do senhor Godot, que nunca aparece. o século XVII foi a inspiração do teatro Beckettiano.Tentou de desconstruir a certeza de que podemos explicar e entender o mundo e até mesmo resumi-lo em réplicas cênicas. O cenário idealizado por Beckett é recriação da paisagem convencional usada nas pastorais renascentistas. A solidão e a improbabilidade permeiam sua obra. Era extremamente perfeccionista e disse a célebre frase:

"tentar, falhar de novo, falhar melhor".
Seu centenário começou a ser comemorado, com festivais, exposições e debates. Não percam!

http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=10491

quarta-feira, abril 12, 2006

O Evangelho Proibido de Judas

Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João apontam Judas Iscariotes como o traidor que entregou Jesus Cristo aos romanos. Em 1978 no Egito, foi descoberto um manuscrito de 1.700 anos que afirma que Judas era amigo de Jesus e que teria cometido a traição a pedido dele. O papiro mostra Judas como o favorito de Jesus e sua colaboração com os seus planos para salvar a humanidade. Essa visão é semelhante à dos cristãos gnósticos que foram denunciados pela igreja como hereges em 180 d.C. Eles acreditavam que Judas teria sido o mais iluminado dos apóstolos e que teria proporcionado a possibilidade da humanidade de se redimir através da morte de Cristo. Sendo assim, Judas mereceria gratidão. Não é a primeira vez que é cogitada a hipótese de que Judas pode ter agido por indicação de Jesus ao entregá-lo com um beijo. No entanto, este é o primeiro texto antigo que defende essa tese. Análises de carbono 14, levaram à conclusão de que deve ter sido escrito por volta do ano 300. O texto tem aproximadamente 30 páginas e perambulou por antiquários durante muito tempo. A National Geographic fez um documentário sobre o assunto intitulado "Segredos da Bíblia: o Evangelho Proibido de Judas”. Acredita-se que tenham pago US$ 1 milhão pelos direitos de divulgação do manuscrito. "A descoberta do Evangelho de Judas é um excitante avanço arqueológico que nos permite compreender melhor o mundo do início do Cristianismo", considera Donald Senior, professor de Estudos do Novo Testamento em Chicago.
Espero que os religiosos entendam isso. A Última Tentação de Cristo, A Paixão de Cristo, e o Código da Vinci foram duramente atacados pelas igrejas. Agora é diferente. Não se trata de um filme ou de um livro. É um documento verídico. Essa vai dar pano para manga!

terça-feira, abril 11, 2006

O caso Richthofen

Suzana Von Richthofen, presa por participar junto com os irmãos cravinhos, do assassinato dos próprios pais, foi capa da Revista Veja desta semana e concedeu uma entrevista ao programa Fantástico da rede “Bobo” . Seus advogados sugeriram à jovem assassina que mentisse e simulasse choro durante a entrevista. A farsa foi descoberta porque, durante a entrevista, um microfone na blusa de Suzane captou as orientações de seus advogados sobre como ela deveria se comportar na frente das câmaras. À revista Veja, disse sentir saudade dos pais, Manfred e Marísia. A fraticida afirmou ainda que seus pais eram os “melhores do mundo”. Vale lembrar que os pais foram mortos a golpes de barra de ferro enquanto dormiam. Ontem à noite foi presa novamente e está onde nunca deveria ter saído. Foi patético ver aquela farsante vestida com uma camisa rosa com a estampa do Mickey e pantufas dizer que estava arrependida. Vi um psicólogo forense afirmar categoricamente que ela é uma pessoa “normal”.
A loira crápula disse à Veja :
”Quero minha vida de volta” .
Parece brincadeira. Manfred e Marísia também devem querer !

segunda-feira, abril 10, 2006

Lula será reeleito ?

Aproximadamente a metade dos eleitores Brasileiros (52%) acredita que Lula será reeleito em outubro. Apenas 18% dos entrevistados acham que Geraldo Alckmin vencerá as eleições presidenciais deste ano. Outros 10% de malucos apostam na vitória de Anthony Garotinho e muito provavelmente também acreditam em papai Noel. A Pesquisa é do Datafolha e foi divulgada ontem na Folha de São Paulo. A guerra das pesquisas começou. Tomara que com ela, não comecem as baixarias e os ataques ao invés da divulgação das plataformas de governo e das intenções dos candidatos. Fernando Henrique Cardoso já começou com suas manotas. Criticou Lula numa entrevista no Programa do Jô Soares. Falou que o poder modificou o comportamento de Lula. "Pobre quando chega lá em cima acha que é outra coisa", teria afirmado FHC. Daqui para frente o Boatemática provavelmente dedicará mais atenção às eleições de outubro. Se vocês quiserem podemos fazer uma enquête com o nome destes candidatos, com votos brancos e nulos e com algum candidato de gozação. O que acham?

domingo, abril 09, 2006

Marcos Pontes está de volta.

O astronauta Marcos Pontes está de volta à terra. Pousou às 20h48 de ontem com a Soyuz no Cazaquistão. Chegou sorridente como sempre. Êta carinha simpático. Eu tinha uma implicância talvez sem razão com o Airton Senna. Apesar de adorar carros detesto fórmula um. Achava aquela agitação da bandeira do Brasil daquele finado piloto, pura média. No caso de Pontes, não acho. É sim orgulho de ser brasileiro e vontade de divulgar para o mundo e para os jovens brasileiros que este país de terceiro mundo não só produz miséria. Muita gente achou um desperdício de dinheiro público esta ida de Marcos Pontes á ISS. Estas mesmas pessoas não reclamam dos 158 bilhões DADOS recentemente aos bancos. O que são 20 milhões de reais perto desta cifra? O custo benefício da ida do cosmonauta brasileiro ao espaço foi sem dúvida positivo. Já consegui detectar entre meus alunos alguns benefícios e uma pontada de inspiração. Pena que ainda preferem o Senna. Coisas da mídia!

sábado, abril 08, 2006

Jimi Hendrix

Este foi o cara que apresentou a guitarra elétrica para o mundo. A primeira vez que vi um documentário, quando era criança, foi sobre sua vida curta, intensa e muito louca. Amigos, fãs e familiares falavam sobre ele como quem fala de uma lenda. Estavam certos. Se alguém falar que toca guitarra e disser que não o conhece pode rir do caboclo. Não sabe de nada. No natal de 1974 meu tio irmão Cacá, ganhou um álbum duplo do meu pai chamado a arte de Jimi Hendrix. Aquelas coletâneas de preços populares que incluíam ícones nacionais e estrangeiros da década de 70. Escutei este disco até empená-lo. Já ouviram Hey Joe, Voodoo Child, Little Wing, Electric Ladyland e Purple Haze? Estas são as dele que todos os que gostam de rock devem conhecer. Se consagrou definitivamente em 69, no festival de Woodstock, fazendo a mais antológica das apresentações. A cena dele tocando hino dos EUA entrou para a história do rock. No dia 18 de setembro de 1970, Hendrix foi encontrado morto, por overdose. O mundo ficou menor. Perdemos Jimi Hendrix. Chega de conversa e ouçam pelo menos as que indiquei!

rock'n'roll will never die!

sexta-feira, abril 07, 2006

Método de ensino não determina sucesso

O problema do insucesso escolar na alfabetização não está ligado ao método. Alunos de escolas de tendências construtivistas aprendem tanto quanto os que priorizam o método fônico ou os que combinam as duas abordagens. É o que mostra um estudo que acompanhou, ano a ano, da primeira a quarta séries do ensino fundamental, quase 20 mil alunos. A pesquisa está sendo desenvolvida por seis universidades (PUC-Rio, UFMG, Unicamp, UFBA, Uems e UFJF). "Os resultados não indicam a superioridade de um método. Houve resultados bons e ruins em turmas com abordagens construtivistas, fônicas ou híbridas. Os dados apontaram que a abordagem híbrida pode apresentar alguma vantagem, mas isso precisa ser mais bem analisado", explicam os coordenadores. Na escola particular onde leciono sempre discutimos se devemos seguir uma tendência pedagógica mais tradicionalista ou uma mais dialógica (usarei este termo para designar uma corrente pedagógica que prioriza o aluno e tira o professor do centro do processo educativo). Acredito que como na pesquisa feita para determinar qual o melhor método de alfabetização, um método pedagógico que combinasse as duas tendências teria melhores resultados.

Na foto estão sentadas minha irmã e colega Cinthia e a Naza. Eu estou em pé. A foto foi tirada na sala dos professores do colégio Rui Barbosa. Este post foi em homenagem a minha amiga Nazareth que tanto me ensina a tentar ser professor.

quinta-feira, abril 06, 2006

OAB elabora relatório sugerindo impeachment de Lula

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vem desde 2005 analisando a possibilidade de abertura de um processo de impeachment contra Lula. Já existe um relatório preliminar que aponta condições técnicas para a abertura de uma ação por crime de responsabilidade contra o presidente molusco. O documento não leva em consideração as condições políticas. Collor tinha apenas PC Farias, o irmão Pedro, a reforma da casa da Dinda e um Fiat Elba como tendão de Aquiles. Lula tem uma lista enorme de “amigos” e uma série de fatos que nem é bom começar para não me estender muito.Todos já sabem. Não acredito que lula tenha se beneficiado dos esquemas de corrupção dos que o cercam, mas uma coisa para mim é cristalina :

TINHA CONHECIMENTO DE TUDO QUE ACONTECIA!

Isso já é um bom motivo para a abertura de uma ação por crime de responsabilidade. Acho que nesta altura do campeonato, um impeachment seria um desastre, sobretudo do ponto de vista econômico, mas no que se refere à ética seria mais do que necessário a abertura do processo. A maioria das pessoas que consultei sobre no que daria, uma vez iniciado, o processo de impeachment disse que todo terminaria como a foto deste post!

E vocês o que acham?

quarta-feira, abril 05, 2006

Uma passagem de ônibus caríssima

I) Cerca de cinqüenta escolas da rede municipal da cidade de São Paulo foram selecionadas para indicarem bons alunos para que concorressem a uma vaga no Colégio Objetivo. Os vencedores além de não pagarem mensalidade na escola, teriam direito a uma vaga no cursinho pré-vestibular do colégio. O Objetivo não é bonzinho. Queria apenas conseguir selecionar alunos que se destaquem no vestibular. Uma parte significativa dos que passaram não puderam usufruir da conquista porque não tinham como pagar uma passagem de ônibus para freqüentarem as aulas. Quanto desperdício de talentos. Como diria Maria Antonieta pouco antes de ser decapitada na Revolução Francesa :

Por que não foram de carro?

II) A passagem de ônibus em Belo Horizonte custa hoje R$ 1,85. Os coletivos ligam bairro a bairro. A maioria dos usuários vai do seu bairro para o centro, logo a passagem nestes casos deveria custar a metade , concordam ?

terça-feira, abril 04, 2006

Cidade de Deus

O Cidade de Deus passou ontem à noite na rede “Bobo” às 22:10.
O filme de Fernando Meirelles retrata o cotidiano de uma favela carioca sobre a ótica da violência e do tráfico. Grande parte do elenco foi escolhido entre garotos que vivem em diferentes favelas do Rio de Janeiro. Mostra um mundo desconhecido da classe média, que vê a favela como um amontoado de barracos, ou como assunto de noticiários policiais.O filme escancara o apartheid social que vivemos no país. Narra aventuras individuais traçando um painel da realidade urbana. Leva quem assiste e analisa a entender melhor as dificeis escolhas que se impõem aos jovens da periferia: Ser honesto e viver em uma digna miséria ou unir-se aos bandidos e viver pouco tempo mas com mais grana e “respeito”. Não tinha assistido a película. Me lembrou um dos casos de quando dava aulas numa escola pública aqui na periferia de Belo Horizonte num dos bairros mais violentos da cidade chamado Alto Vera Cruz. Quando cheguei na escola, encontrei um ambiente que de certa forma estava familiarizado. Nasci num bairro cercado pela maior favela da cidade. O complexo do cafezal. Não demorei a me aproximar dos alunos, com muito cuidado por que eram a primeira vista muito arredios e desconfiados. Um dos primeiros que fiz amizade se chamava Adriano. Era alto, negro, cabelo oxigenado, usava muitas correntes e adereços pelo corpo e portava aquela voz característica da malandragem se é que me entendem. Fanhosa, swingada e cheia de gírias e de jargões. De cara vi que era um bom rapaz e que aquela “capa” de malandro era apenas influência do meio e uma tentativa de parecer menos desprotegido do que era na verdade, como a maioria de seus amigos. Fui me aproximando lentamente e, para a minha surpresa, depois de dizer que conseguia enxergá-lo por trás daquela capa, o cabelo foi raspado, a voz tornou-se normal e os penduricalhos sumiram. Começou a freqüentar as aulas e depois de um tempo sumiu. Pensei o pior. Em poucos meses fiquei sabendo de dezenas de casos de assassinatos por motivos que vocês nem acreditariam. A maioria tinha relação com o tráfico como no filme de Meirelles. Tive noticias que estava trabalhando e que namorava firme. Um ano se passou. Nos reencontramos. Parecia outra pessoa. Me contou seus planos de futuro e disse-me que ia ser pai. Fiquei muito orgulhoso e pensei ,esse vai se dar bem como o Buscapé do filme de ontem. Estava construindo um barraco no fundo da casa da sogra.Trabalhava e tinha planos de comprar um lote num bairro mais afastado para fugir da violência. Não queria que seu filho passasse pelo mesmo que passou. Sumiu novamente. Não me preocupei como da primeira vez. Ele estava no caminho. Passado um tempo me esqueci dele. Um dia na hora do almoço num desses jornais televisivos, vi mencionarem o “Alto” mostrando uma carteira de identidade com uma foto pouco nítida. Preciso continuar ? Acho que quando comecei vocês já imaginavam no que ia dar, não é?
Por causa de um acerto de contas do tráfico, invadiram seu barraco por engano e o mataram na frente da esposa que tinha o filho no colo. Parece coisa de filme, mas juro por tudo quanto me é mais sagrado; ACONTECEU.
Cidade de Deus é um dos filmes que já foi tão comentado e reverenciado que se torna monótono e repetitivo escrever sobre ele. O melhor mesmo é vê-lo. Concordo com Zuenir Ventura.“Assistir a Cidade de Deus é um dever cívico.”

segunda-feira, abril 03, 2006

A festa do BID

É possível um governador mandar ofícios para as escolas para que não ocorram aulas?
Sim. Num caso de calamidade pública. Numa situação onde exista um risco eminente para os alunos, ou em qualquer outro caso onde a segurança dos educandos, esteja ameaçada.

No caso de hoje, o governador sugeriu para que as escolas ficassem fechadas, temendo manifestações que possam atrapalhar a FESTA da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a reunião da Assembléia de Governadores. A FARRA acontecerá no Expominas, no Palácio das Artes, no Buffet Catharina, e no Pic Pampulha.
O aparato utilizado para garantir que não ocorra qualquer incidente durante a reunião da Assembléia é gigantesco. Exército, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, policias militar e civil, seguranças, detectores de metais, rastreadores de escutas telefônicas, equipamentos de raios-x e cães farejadores, helicópteros e uma parafernália nunca antes vista aqui nas Gerais. Fui agora ( 7:10) de carro no centro e a coisa está um inferno. O FOLGUEDO fez as diárias dos hotéis de BH aumentar em mais de 80%. Tomara que a PÂNDEGA traga dividendos não só para os donos de hotéis e demais privilegiados envolvidos. Oxalá os temas sérios que devem ser debatidos e solucionados no encontro tenham a atenção que merecem.

Vocês sabem que é o maior sombra do avô da estória deste país ?

domingo, abril 02, 2006

Tennessee Williams

Quando Tennessee Williams escreveu seus primeiros textos conhecidos, tinha menos de dezoito anos apesar de desde os catorze, segundo o mesmo, já ser um “escritor inveterado”. Suas obras mais conhecidas são:

“Gata em teto de zinco quente” imortalizada num filme de 1958 com Elizabeth Taylor e Paul Newman onde um rico latifundiário ignorando ter um câncer inoperável, enganado por seu médico, comemora o seu aniversário e é visitado pelos dois filhos. Newman, seu filho predileto, é um alcoólatra, ex-craque de futebol americano. A censura da época não permitiu as alusões á homossexualidade, do filho do fazendeiro da versão original da peça.

“Um bonde chamado desejo” - A trama se passa num minúsculo apartamento onde a falta de espaço acirra os confrontos entre um casal e a irmã de um deles. O filme apesar de ser de 1947, é bem “barra pesada”. Aborda a violência, a prostituição o e homossexualismo. Tem a participação de Marlon Brando e Jéssica Tandy.

A companhia das letras lançou uma coletânea de 49 histórias que gravitam entre o poético e o trágico mostrando a obsessão do dramaturgo americano por ambientes sombrios, pelo submundo, por pessoas desajustadas, perdidas e insensatas. Sua personalidade, pelo pouco que li e vi dos filmes inspirados em suas obras, parece bastante angustiada e pessimista sempre tentando penetrar na escuridão das almas alheias. O livro se não me engano custa um pouco menos que 50 reais. Se alguém quiser me emprestar depois que ler, fique à vontade.

sábado, abril 01, 2006

O golpe militar de 64


Em um texto, assinado pelo comandante do Exército, general Francisco Albuquerque, o mesmo que parou outro dia um vôo para que ele e a esposa embarcassem, podemos ler sobre os 42 anos do golpe militar:

"O 31 de Março insere-se, pois, na História pátria e é sob o prisma dos valores imutáveis de nossa Força e da dinâmica conjuntural que o entendemos. É memória, dignificado à época pelo incontestável apoio popular, e une-se, vigorosamente, aos demais acontecimentos vividos, para alicerçar, em cada brasileiro, a convicção perene de que preservar a democracia é dever nacional"

A meu ver este foi um dos períodos mais sombrios da história recente do pais. Censuras, torturas, assassinatos e endividamento externo foram as principais características da chamada erroneamente por alguns de Revolução de 64. Vocês podem achar que é brincadeira com o dia de hoje. Apesar da data oficial do golpe ser 31 de Março, ele realmente se consolidou no primeiro dia de abril com as tropas de Minas Gerais e São Paulo saindo às ruas. Não consultem os livros. Perguntem aos seus familiares mais velhos que devem se lembrar perfeitamente. Os militares por questões óbvias preferem o dia anterior.