sexta-feira, março 31, 2006

Transtorno do Estresse Pós-Traumático

Lendo o último post da Carmen (http://resquiciosdodia.blogspot.com) sobre a moratória psicossocial me deu vontade de escrever sobre o Transtorno do Estresse Pós-Traumático(TEPT) que conheci bem de perto. O TEPT só foi realmente levado a sério depois da década de 80 com os casos dos veteranos da guerra do Vietnã apesar de já ser conhecido desde a primeira guerra. Uma cena clássica do cinema que mostra o transtorno pode ser vista no filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick. Um professor que tem a casa invadida por uma gangue e vê a mulher violentada e morta, revive depois numa cadeira de rodas as lembranças do horror vivido quando um membro da gangue retorna à sua casa. Não é raro este transtorno. As motivações mais freqüentes são assaltos, acidentes, abusos sexuais e morte de entes queridos. As pessoas que vivem eventos traumáticos ficam escravas de lembranças recorrentes e persistentes como se tudo voltasse a acontecer. Alguns chegam a entrar em delírios, transes e até mesmo pânico total. Já presenciei isto uma vez. Não fico muito a vontade para me estender mais, mas sei que uma pessoa altamente capacitada, fará isso por mim. Ela sabe de quem estou falando. Se você já passou por algum tipo de situação que gerou um TEPT precisa desenvolver estratégias para lidar e reduzir as lembranças e quem sabe se libertar. Falar sobre o ocorrido é um grande passo. Procure alguém de confiança e tente. Boa sorte

quarta-feira, março 29, 2006

Festa no céu

Dois fatos “celestes” importantes acontecem hoje :

1) A lua vai hoje cobrir totalmente o sol deixando na escuridão completa algumas zonas da América do Sul, África e Ásia. Os eclipses totais do Sol acontecem a cada 18 meses. A última vez foi em 23 de novembro de 2003 e a próxima vez que o fenômeno ocorrerá será no dia 1º de agosto de 2008.

2) O tenente-coronel da Força Aérea Brasileira e engenheiro aeronáutico Marcos Pontes, se tornará nesta noite o primeiro astronauta brasileiro que viajará rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).Quando isso vai ocorrer novamente ou até mesmo, se vai acontecer de novo, não sabemos.

Os astronautas que integram a missão vêem o eclipse solar no dia do vôo como um sinal de bom presságio. Também vejo a presença brasileira nesta missão como muito inspiradora para os jovens. Como o próprio pontes disse:

"Minha luta não é para chegar ao espaço. Minha luta é para chegar ao coração de cada jovem e mostrar que tudo é possível ,se realmente desejar”

Me lembrei hoje de manhã do professor Amarante(avô) e um dos últimos eclipses que vimos juntos no jardim de sua (nossa) casa como tínhamos o costume de fazer desde que eu era criança.

Este Post foi em homenagem ao amigo e professor Renato Las Casas um dos maiores contribuidores para a astronomia deste país.

segunda-feira, março 27, 2006

Canadá inicia matança das focas harpa

A matança anual de focas harpa começou no do Canadá. O morticínio a pauladas vai matar 335 mil focas neste ano. O governo canadense justifica a matança como uma tradição e como uma forma de controle populacional. A barbárie rende 16,5 milhões de dólares canadenses por ano para os caçadores em vendas de carne e peles. As focas harpa podem ser legalmente caçadas por volta das duas semanas de idade. A primeira vez que tive noticia desta crueldade foi por uma foto num jornal de um bebe foca com aqueles olhinhos doces sendo alvejado por um marmanjo com um porrete. As imagens chocam - gelo e neve, um mar de sangue e corpos de animais por toda a parte. Defensores dos animais dizem que as focas são mortas a pauladas e freqüentemente ainda estão vivas quando sua pele é retirada.

Clique no link abaixo e se prepare por que as imagens são terríveis. http://www.ifilm.com/ifilmdetail/2706268?htv=12

domingo, março 26, 2006

Pega ladrão

A empregada doméstica desempregada Angélica Aparecida Souza Teodoro, de 18 anos, foi libertada em São Paulo onde ficou presa no cadeião Pinheiros durante 128 dias, acusada de ter furtado um pote de manteiga. Angélica,que tem um filho de dois anos tentou furtar um pote de manteiga, no valor de R$ 3,20. O fato de ela estar passando fome e não ter acontecido ameaça contra o dono do estabelecimento não foi levado em conta. Foi presa assim mesmo. E os Marcos Valérios e Dudas Mendonças da vida? O que fazem soltos? Só podia acontecer isso mesmo no país da desigualdade e da impunidade!

quinta-feira, março 23, 2006

Indisciplina na escola

Os motivos da indisciplina em sala de aula são vários. Conversando com alunos , pais, profissionais da educação e com pessoas não envolvidas no mundo escolar, coletei algumas causas por eles faladas:
Problemas familiares, excessiva proteção dos pais, carências sociais, influência de ídolos violentos, desmotivação dos alunos, abuso de drogas, falta de interesse, métodos de ensino ultrapassados, regras escolares arbitrárias, imaturidade, vadiagem, desatenção, incapacidade de fixação, agressividade, desafio a autoridade do professor e inabilidade dos professores de lidarem com os jovens foram as mais citadas.
Como acabar com a indisciplina nas salas de aula ou talvez quem sabe, na pior das hipóteses, como podemos minimizá-la?

Dê suas sugestões e vamos juntos discutir este problema.

quarta-feira, março 22, 2006

AIDS

No Brasil, já foram notificados desde a identificação do primeiro caso de aids, em 1980, até junho de 2005 aproximadamente 371 mil casos de aids. Em 2004, uma pesquisa de âmbito nacional estimou que no pais, cerca de 593 mil pessoas, entre 15 a 49 anos de idade, viviam com HIV e aids. O ministério da saúde afirma que hoje, bem mais de 600 mil pessoas são portadoras do vírus. Apesar destes números alarmantes após a democratização do acesso ao tratamento anti-retroviral , do aumento do uso de preservativos e de intensas campanhas de conscientização observou-se uma queda expressiva na mortalidade pela síndrome.Não podemos nos dar por satisfeitos com nossa situação atual que em relação ao resto do mundo que não é das piores. Temos que ficar sempre alertas e sermos multiplicadores de informação. Viva o sexo com camisinha!

terça-feira, março 21, 2006

Farra em Brasília ?

O sigilo bancário do caseiro Francenildo da Costa que depos na CPI dos Bingos afirmando ter visto o ministro Antonio Palocci em uma casa em Brasília com garotas de programa e recebendo propina de lobbystas, vazou para a imprensa no dia 17/03. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, parece estar mais preocupado com a quebra de sigilo bancário do caseiro do que com os R$ 25 mil em depósitos bancários feitos em data coincidente com os seus depoimentos á CPI. Claro que o PSDB comunga da mesma indignação de Thomaz Bastos. O ministro da Justiça disse que o vazamento de informações é "uma praga" no Brasil. "É uma coisa terrível que precisa ser combatida e coibida e vamos combater isso. Ninguém está fora da legalidade. Ninguém está acima da lei. Isso vai ser investigado e depois de apurado temos certeza que os responsáveis serão punidos." Francenildo rearfirmou ter conversado com Palocci pelo interfone e que confirmará "até morrer" que viu o ministro na casa no Lago Sul de Brasília. O depoimento do caseiro desmente a declaração dada pelo ministro da fazenda à CPI dos bingos. Palocci disse que nunca esteve nessa casa. Muito suspeita essa movimentação bancária. Segundo o caseiro,a origem do dinheiro é o resultado de um acordo com seu pai biológico, que teria dado uma grana para adiar seu pedido de reconhecimento de paternidade. Essa estória pode até ser verdadeira, mas que a perna do ministro está novamente quebrada, ESTÁ!

segunda-feira, março 20, 2006

O Bom uso da calculadora

Clique aqui para ver uma série que dá uma aproximação do número π. Pegue uma calculadora e encontre uma aproximação com 5 Casas decimais. Não se esqueça de apresentar seu resultado nos comentários. Claro que com todas as contas!

Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe era filho de artistas. Perdeu os pais precocemente. Os tempos de dificuldades financeiras , a morte dos pais e a solidão, desenvolveram em Poe um espírito sombrio e quase macabro. Seus contos versavam sobre terror, mistério, paranóias, comportamentos bizarros, delírios, crimes e faziam uma crítica a fé cega na ciência. Era um alcoólatra contumaz. Conseguiu largar o vicio por uns tempos ajudado por uma prima com quem se casou. A menina contava com a metade de sua idade na época do casamento. Quando ela morreu de tuberculose, mesma causa mortis dos pais, Poe voltou a beber e em 1849, é encontrado jogado em uma taverna num estado de embriaguez quase fatal. É Levado a um hospital e morre três dias depois por volta dos 40 anos. Apesar de ser norte americano sofreu forte influência da cultura britânica. Trabalhou em vários jornais.Serviu ao exército mas não deu certo, foi expulso. É o criador da literatura de horror. Já li quase todos os seus contos. Recomendo ler pelo menos o Gato Preto.

http://www.beatrix.pro.br/literatura/o_gato_preto.html

sábado, março 11, 2006

Opala

Adoro carros como a maioria de meus alunos. Está aqui o meu modelo preferido. Eles insistiram muito para eu falar sobre carros e para contar os casos de minha adolescência e como eram as viagens para a fazenda do meu amigo Davi Lima Azevedo e das idas e vindas para as cachoeiras em especial para a Serra do Cipó. Prefiro contar os casos em sala entre um e outro exercício como costumamos fazer. Quanto ao opala é o melhor carro que já dirigi e olha que não foram poucos. A tecnologia pode avançar o quanto for mas o "astral" desta máquina da chevrolet e minhas lembranças são insuperáveis. O primeiro modelo foi fabricado no Brasil no ano em que nasci(quanta coincidência) e o último modelo foi em 1992. O mais conservado e bem cuidado que vi foi o do seu Jefferson pai do meu amigo Renatão. Um modelo de 1982 que roda até hoje. Ontem mesmo o vi na avenida Afonso Pena. O primeiro que dirigi pertencia a Beto Guedes. Seu filho Gabriel (Xexéu) me deixou dirigi-lo na Serra. O carro só não é bom de curva, nada que dois sacos de cimento no porta malas não resolva.Pesa em média 1.400 kg e atinge mais ou menos 160 km/h . Lembrem-se que ele não pára de uma vez. Já passei vários apertos.A suspensão original é muito confortavel, mas faz o carro inclinar muito. Para maiores informações visite as comunidades de fãs do "opalão" como é chamado carinhosamente pelos jovens da década de 80. Quanta saudade!

sexta-feira, março 10, 2006

Medidas Provisórias

O presidente da república, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, pode com força de lei adotar Medidas Provisórias que são dispositivos que delegam ao poder Executivo nos casos de urgência, relevância e do interesse público, a possibilidade de criação de leis sem demora de tramitação. Sua aprovação ou rejeição depende do Congresso Nacional. As medidas podem ser reeditadas, sobre a mesma matéria rejeitada, mas são tornadas sem efeito se não forem votadas em trinta dias. Muitos presidentes vão reeditando de trinta dias em trinta dias as medidas até que consigam a aprovação do Congresso. Lula quando era oposição a FHC o criticou ferozmente no uso abusivo das Medidas Provisórias. Agora no poder,tem feito o mesmo ou pior. Viram a última que trata da possibilidade dos patrões descontarem no Imposto de Renda os gastos com as empregadas domésticas?
O mote é incentivar a contratação formal de empregados domésticos com o intuito de reduzir o número desses profissionais que trabalham sem carteira assinada. Sabemos que na verdade se trata de mais uma de suas estratégias para a reeleição.

quinta-feira, março 09, 2006

O Pasquim

Primeiro jornal de resistência ao golpe militar de 1964. Começou suas atividades em 1969 em resposta ao Ato Institucional número cinco(AI-5). A publicação tinha um toque de humor muito inteligente e refinado. Satirizava e criticava sutilmente a ditadura militar. Contava com a contribuição de Chico Buarque,Antônio Callado, Rubem Fonseca, Glauber Rocha,Jaguar,Henfil,Ziraldo,Millor Fernandes, Paulo Francis, Ruy Castro e sobretudo com os divulgadores que corriam risco de vida ao tentarem distribuir o jornal. Os temas eram os mais diversos possíveis mas foi se tornando cada vez mais político de acordo com o recrudescimento da ditadura. Transformou-se numa expressão do pensamento político das ruas. Tenho vagas lembranças das charges que chamavam muita a atenção nas bancas e das advertências dos adultos para tomarmos cuidado ao lermos aquele jornal. Em 70 a redação do Pasquim foi presa. As bancas começaram a sofrer atentados a bomba e o jornal começou a fazer água. Não durou muito tempo, mas sobreviveu a ditadura militar. Ouvi dizer que vão publicar os exemplares de 69 a 71. Confiram.


quarta-feira, março 08, 2006

Dia internacional da mulher


A Carmen sintetizou muito bem o que penso do dia internacional da mulher.

“Está passando da hora das mulheres tomarem tenência e pararem de aceitar essa baboseira de dia da mulher. Eu quero que meu dia sejam todos. Quero ser respeitada todos os dias. Quero cidadania todos os dias. Não quero esmola simbólica comemorativa. Quero dignidade.”

Só minorias e grupos oprimidos e excluídos tem um dia de “comemoração” para eles. As mulheres hoje tem que agüentar a piadinha idiota

Sabe porque 8 de março é o dia internacional da mulher?
Por que todos os 364 restantes são do homem.

Olhe neste blos o post sobre violência contra a mulher e veja se temos algo a comemorar.

terça-feira, março 07, 2006

Pandemia

O vírus H5N1 por enquanto não é transmitido de pessoa para pessoa. Isso pode acontecer se o vírus sofrer mutações genéticas que possibilitem esse tipo de contágio, fato que vem acontecendo cada vez mais entre as aves e com as cobaias de laboratório. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, se houver uma pandemia da gripe aviária, aproximadamente uma em cada quatro pessoas no mundo será infectada em três meses.O vírus já chegou a Europa e já está contaminando cães e gatos que tiveram contato com aves infectadas. Especialistas afirmam que no ritmo que
se encontram as medidas de combate e prevenção, a chamada popularmente, gripe do frango chegará ao Brasil em menos de um ano e meio.
O Brasil , além dos problemas em relação à saúde de sua população, deve temer a contaminação da suas granjas. O País é o maior exportador mundial de frangos e o terceiro maior produtor. Um único foco de gripe aviária pode comprometer toda a exportação de aves, provocando prejuízos incalculáveis para a economia do país.

segunda-feira, março 06, 2006

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

O Termo de Ajustamento de Conduta é um compromisso firmado entre partes mediado pelo ministério público federal, com sanções ao não cumprimento do estabelecido entre as partes.
A primeira vez que ví este termo já era professor da rede estadulal de ensino de Minas Gerais. Estávamos em greve. O governo do estado da época assinou o tal termo junto ao ministério público aceitando nossas revendicações. Seguros de que estavamos amparados pela lei ,terminamos o movimento e tudo ficou na mesma. O governo não cumpriu o acordo. Lembrei-me disso por que vi hoje um procurador de justiça falando que a Rio Pomba Mineração, empresa responsável pelo vazamento de 400 milhoes de litros de resíduos de lavagem de bauxita no rio Miraí, ia assinar um TAC se comprometendo a reverter os danos ambientais causados pelo vazamento. Exatamente o mesmo fato ocorreu em 2001 e 2003 nas cidades mineiras de Nova Lima e Cataguases e outros termos foram assinados. Tudo terminou como nossa greve. Antes de ver na prática o que significa o TAC, Acreditava muito no ministério público federal.

domingo, março 05, 2006

Chet Baker

A meu ver um dos melhores trompetistas de todos os tempos. Começou a ser conhecido em 1952, aos 20 e poucos anos, ao lado de Charlie Parker. Suas notas longas me arrepiam. Seus improvisos melancólicos são inimitáveis. Quando me arrisquei a tocar jazz foi um dos músicos que mais me influenciou com suas versões dos Standards do bee bop. Era um virtuose mas não daqueles que ficam querendo mostrar técnica com escalas feitas voando ou harpejos cheios de outsides. Sua vida privada foi muito devassada e o seu laço com as drogas em especial com o álcool e a heroína são notórios. Não se sabe se o trompetista caiu, se jogou ou se foi empurrado de uma janela do segundo andar de uma espelunca hotel . Quando acharam seu corpo pensaram se tratar de um mendigo(Lembram de Mozart. Foi enterrado como indigente). Um documentário bem razoável sobre sua vida é o Últimos Dias , que mostra as duas faces do músico, o auge de sua carreira e o seu trágico fim. Lembrei-me de Edgar Alan Poe que também teve um fim parecido. Tema de outro post. Me identifico muito com esses caras.
Ele tem uma versão linda para 'Retrato em Preto e Branco'.Não deixem de conferir suas versões de 'Stella by Starlight’.

Este post é em homenagem ao meu amigo Almir, melhor baixista de jazz que minas já teve.

sábado, março 04, 2006

Violências contra a Mulher


I) A esposa do “ator” e agora pugilista Kadu Moliterno registrou uma queixa de lesão corporal contra o marido no Rio de Janeiro. Ingrid Saldanha disse que o zé goela durante uma discussão no carro, avançou nela e lhe deu dois socos no rosto. "Ele estava nervoso com o congestionamento e veio cortando os carros. Pedi que parasse com aquilo, porque iria matar a gente. As crianças também pediram. Quando chegamos, ele fechou a porta do carro no meu pé e me deu um soco", O covarde está atualmente na novela Bang Bang (um dos lixos da globo) onde interpreta o bandido Jesse James que se veste de Denaide. Vida real e ficção se misturam. O falso bom mocinho mostrou seu lado bandido e de quebra revelou que no fundo quer ser mulher. Quem bate em mulher no fundo tem raiva delas por não ser uma. Ah se eu estivesse perto...

II) Segundo recente Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad), do IBGE, as mulheres catarinenses recebem apenas 40% do salário médio dos homens.

http://an.uol.com.br/2001/mar/04/0ecc.htm

Chamo a primeira violência de vermelha e a segunda de branca.Vamos discutir a primeira, a segunda ou ambas ?

É Bom lembrar que 8 de março esta chegando.

sexta-feira, março 03, 2006

Gasolina, alcool ou água ?

A gasolina tem um rendimento maior que o álcool. Com 70% da mesma quantidade de álcool, o carro a gasolina percorre a mesma distância. Concluímos então que o álcool precisa ter no máximo 70% do preço da gasolína para compensar os litros extras, necessários para equilibrar o rendimento. Matemática simples.
Com base nestes dados e confiando no governo, muitos brasileiros em 2005 apostaram nos carros bicombustível (Total Flex). Quando o álcool estivesse barato, o motorista o substituiria pela gasolina. Ledo engano. Tanto o álcool quanto a gasolina dispararam nas bombas devido ao aumento do preço do álcool nas usinas. Esta alta é multifatorial. Entressafra da cana-de-açúcar, aumento dos preços do açúcar no mercado internacional, elevação das exportações, crescimento da demanda interna com a popularização dos carros bicombustível e especulação, são algumas das causas. Foi reduzida de 25% para 20% a mistura de álcool na gasolina, medida que objetiva diminuir a demanda por álcool e garantir o abastecimento. Claro que em face ao exposto a medida é inócua. Uma das saídas seriam os estoques reguladores do governo, coisa que os usineiros não querem com medo da intervenção baixar demais os preços. E o preço dos fretes ... ? Já tive um Uno a álcool e cheguei a abastecer por R$0,43/l. Pensei nos Total Flex numa ocasião. Agora tenho dúvidas. Como podemos fazer projetos a longo prazo num pais de tantas incertezas ?
Na dúvida continuo com meu golzinho monocombustível que outro dia deu 150km/h na estrada. Vou aderir também a andar um pouco mais a pé com minha garrafinha de água.

quinta-feira, março 02, 2006

I need water

Tenho uma amiga que diz que sua cama tem tentáculos que a abraçam até as oito e meia da manhã e não consegue se libertar deste hábito. A minha tem um repelente que me enxota ás cinco horas mais ou menos todos os dias até mesmo nos feriados. Acordo com uma sede que parece ressaca no deserto. Hoje antes de beber no bico uma garrafa que deixo estrategicamente na porta da geladeira, começei a viajar num assunto muito comum, que surgiu a beira da piscina ainda no sítio, que é tratado como ficção e na verdade não é. A água potável do planeta azul está acabando e os conflitos por sua posse já estão se acirrando.
A humanidade já testemunhou várias guerras, pela disputa de bens econômicos. A água é só mais um desses recursos. Os primeiros incidentes pela disputa da água que se tem notícia ocorreram na Mesopotâmia, por causa dos rios Tigre e Eufrates, no sul do atual Iraque há mais de 4000 anos. O problema é bem antigo. Vamos voar no tempo e no espaço e chegamos em terras brasileiras.
O Brasil tem uma das maiores reservas de água potável do mundo. Não é novidade nem idéia original que a exemplo do que aconteceu com o petróleo no Iraque, podemos também ser alvo de ataques com justificativas fictícias e intenções econômicas verdadeiras de roubar o líquido precioso. Não precisa ter bola de cristal nem ser muito criativo para ver que em breve teremos problemas em escala mundial por causa da falta de água.
A Amazônia já é estudada nas escolas dos EUA como “patrimônio” da humanidade (vi num livro de um primo que mora lá) que está sendo devastada pelos brasileiros. As tropas do tio Sam não saem de nossas fronteiras sob pretexto de combater o narcotráfico. A água é questão de tempo.

http://www.ua.es/dossierprensa/2003/04/12/4.jpg